Caros amigos eu gostaria de vos fazer a seguinte pergunta o que que Portugal o a Geci deveriam fazer depois do Skylander visto que segundo o presidente da Geci todo o material da fabrica vai ficar em Portugal depois da construcao do Skylander?
Eu acho que se deveria tentar entrar na aviacao militar com um pequeno aviao para treino.
Cumprimentos e espero as vossas opinioes.
Caro Pedro, a Geci depois deste projecto não vai abandonar Portugal, pelo menos não está no pensamento estratégico...ninguém faz investimentos para produzir 1 avião e depois fecha a fábrica...a não ser que o avião se revele uma bosta e ninguém o compre e a Geci vai por água abaixo.
Ou seja, devemos considerar a Geci como parceiro no longo prazo. E mais, o estado português também não constrói aviões, como é lógico. A acontecer algo teria que ser fruto do capital de alguma empresa (embora usando empresas públicas seja possivel o estado construir aviões ehehe).
Agora, se me perguntares acerca do que tenciona a Geci fazer depois do Skylander...bem...é muito difícil falar, mas dá para criar cenarios. Falando no cenário que nos interessa, tendo o Skylander uma aceitação no mercado entre muito boa a razoavel, penso que a companhia deve continuar no mesmo tipo de avião, logo não investir em aviões de treino pequenos.
(Não quer dizer que seja possível, mas o know how da empresa estará ligado a tal tipo de avião. Mas se a Geci tiver recursos, e realizar uma aliança com a Pilatus....why not?)
Continuando com o cenário, bem, a Geci depois terá sempre 2 opções na criação de um sucessor do Skylander ...civil, ou virar-se para uma construção mais militar. Pessoalmente penso que ficará no civil, mercado maior, e não existem assim grandes key players que arrebatam grande maioria dos contractos ( C-27, CN-295, russos, etc etc..e isto são aviões maiores, aviões do tamanho do Skylander nas FAs não existem muitos).
Na realidade existem muito mais opções em que a Geci poderá gastar o dinheiro, mas pronto...isto é como todo o mundo dos negócios. Tantas coisas, como trocar motores para a jacto, ou decidir por aviões pequenos, aviões mais vocacionados para a carga ou para passageiros...e outras opções tecnicas..
Cumprimentos..
Pessoalmente espero que este projecto realmente descole e se crie um cluster nacional..