Alentejo tem a maior central solar do mundo

  • 0 Respostas
  • 1825 Visualizações
*

comanche

  • Investigador
  • *****
  • 1779
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +0/-0
Alentejo tem a maior central solar do mundo
« em: Março 27, 2007, 12:32:43 pm »
Alentejo tem a maior central solar do mundo
Energia «limpa» para rede eléctrica nacional nos próximos 15 anos


Citar
A maior central solar do mundo vai ser inaugurada esta quarta-feira no concelho alentejano de Serpa, num investimento de 61 milhões de euros que irá permitir produzir energia «limpa» para a rede eléctrica nacional nos próximos 15 anos, informou a agência Lusa.

A cerimónia de inauguração da Central Solar Fotovoltaica de Serpa (Beja), no local da unidade, situada perto da freguesia de Brinches, deverá contar com a presença do ministro da Economia, Manuel Pinho, e de administradores das empresas envolvidas no projecto.

Piero dal Maso, da Catavento, empresa portuguesa de energias renováveis que desenvolveu e gere o projecto, disse à agência Lusa que a central só entra em pleno funcionamento a partir de quarta-feira, apesar de já estar a funcionar de forma experimental desde Janeiro.

«Desde 21 de Janeiro que estamos a produzir energia para a rede eléctrica nacional, mas de forma experimental para testar e optimizar o desempenho dos equipamentos», precisou, explicando que a electricidade está a ser injectada na linha de média tensão que abastece os concelhos de Beja, Moura e Serpa.

«A inauguração da central representa o culminar de anos de esforços administrativos e regulamentares na nossa estratégia de implementar um grande projecto solar em Portugal» referiu Piero Dal Maso, esperando que a central «demonstre que a energia solar fotovoltaica é uma promissora fonte de energia alternativa, que deveria estar livre de bloqueios».

Localizada numa área de 60 hectares, dos quais 32 estão cobertos por 52 mil painéis fotovoltaicos, a Central Solar Fotovoltaica de Serpa é a maior do mundo, dispondo de uma capacidade instalada de 11 megawatts, quase o dobro do que a actual maior central situada na Alemanha.

Sem custos de fuel ou emissões, a central vai produzir 20 gigawats/hora de energia por ano que, segundo Piero dal Maso, será suficiente para alimentar oito mil habitações e poupar mais de 30 mil toneladas em emissões de gases de efeito de estufa em comparação com uma produção equivalente a partir de combustíveis fósseis.

A central solar de Serpa, a primeira grande instalação do género a entrar em produção em Portugal, será a maior do mundo até à efectiva entrada em funcionamento da central fotovoltaica projectada para o concelho vizinho de Moura.

Vizinhos pouco conhecedores

Em vésperas da inauguração da maior central solar do mundo em Serpa, o autarca do concelho alentejano reconhece a «mais-valia» do projecto, mas os «vizinhos» da unidade continuam sem saber para que serve.

«Já gastei muita lábia a tentar explicar o que é e para que serve a central, mas as pessoas continuam intrigadas», conta à agência Lusa João Vidó, proprietário de um café na freguesia de Brinches.

Em contraste com as dúvidas dos habitantes, surge a certeza do presidente do município de Serpa, João Rocha salienta a «mais-valia» da central «para o desenvolvimento sustentável do concelho».
«Além de produzir energia limpa para a região, aproveitando um recurso natural que abunda no concelho», precisa o autarca, a central, que vai ser inaugurada quarta-feira, «está também a servir de isco para novos investimentos»: «A Câmara tem sido contactada por várias empresas do sector das energias renováveis interessadas em instalar outros projectos do género no concelho».


http://www.portugaldiario.iol.pt/noticia.php?id=790590&div_id=291