Portugal Vende Comboios Usados à Agentina

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Rui Elias

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Portugal Vende Comboios Usados à Agentina
« em: Janeiro 05, 2007, 02:51:11 pm »


A CP, empresa pública de transporte ferroviário em Portugal está numa fase de venda de material cirulante usado, e nalguns casos, bem usado à Argentina.

No início do ano de 2006 saiu uma primeira remessa de locomotivas English Electric, série, 1400, construidas em Portugal nos anos 60 e carruagens Budd-Sorefame.

A English Electric 1467 (manteve o nº de série ao serviço da CP) já com as cores da empresa argentina, onde hoje opera:




Estão agora prestes a seguirem viagem para a Argentina mais locomotivas, desta vez, as francesas Brissoneaut, série 1200, e ainda mais carruagens de passageiros.

Para além disso, velhas automotoras Nohab, com motorização Scania, que serviram sobtetudo em inhas no Alentejo e Algarve, e ainda Unidades Triplas Eléctricas (UTE's) dos anos 60, que serviram durante anos nas linhas de Sintra e da Azambuja.

Uma UTE, na linha de Sintra (estes comboios foram retirados ao serviço há mais de 10 anos)


Dado que a bitola usada nos países da AL é semelhante à ibérica, este é um mercado apetecível para a CP que se desfaz de algum material circulante obsoleto, encaixando algum dinheiro, ou que deixou de fazer uso, nomeadamente as locomotivas diesel, já que nos últimos anos se assistiu à electrificação de muitas linhas e ramais em Portugal.

Mais informações e muitas fotos desse material ainda em Portugal, e algum dele já em utilização na Argentina em:

http://paraferroviario.7.forumer.com/viewtopic.php?t=6

http://paraferroviario.7.forumer.com/viewtopic.php?t=35
 

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pedro

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« Responder #1 em: Janeiro 06, 2007, 01:23:52 am »
Boa venda sem duvida por parte da cp.
Cumprimentos
 

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ricardonunes

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« Responder #2 em: Janeiro 08, 2007, 11:17:35 am »
CP vende à Argentina material usado no valor de 27 M€

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A CP vendeu aos caminhos de ferro argentinos carruagens e locomotivas, já fora de circulação em Portugal, no valor de 27 milhões de euros, revelou hoje a empresa.

De acordo com José Natal da Luz, Técnico da Unidade de Gestão da Frota da CP, o contrato, assinado em 2005, inclui um total de quatro carregamentos com onze Unidades Triplas Eléctricas, sete locomotivas, três automotoras e quatro carruagens que sofreram reparações básicas e gerais nas oficinas da EMEF no Barreiro, Entroncamento e Contumil.
Em Maio será feito um terceiro embarque de material para a Argentina composto por 10 locomotivas, oito carruagens e três automotoras.

O último carregamento está previsto para Novembro e inclui outras 10 Unidades Triplas Eléctricas, oito carruagens e três locomotivas.

Na Argentina circulam neste momento 40 carruagens e sete locomotivas diesel-eléctricas enviadas pela CP para aquele país no início de 2006.

José Natal da Luz qualificou o negócio como «excelente» para a CP, dado que este material seria abatido ao activo em Portugal caso não tivesse sido vendido.

Diário Digital / Lusa

07-01-2007 15:13:35
 
Potius mori quam foedari
 

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ricardonunes

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« Responder #3 em: Janeiro 15, 2007, 09:56:56 am »
Peru e Moçambique compram comboios

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A CP está a negociar com o Peru e com Moçambique a venda de material circulante que se encontra desactivado, à semelhança do que fez com a Argentina. Trata-se de material que já se encontra obsoleto mas que recuperado pela EMEF, uma empresa do universo CP, ainda poderá circular por mais dez ou 15 anos.
“Temos ainda algumas locomotivas a diesel, uma centena de carruagens e automotoras de via estreita”, exemplificou ao Correio da Manhã Natal da Luz, da Unidade de Gestão da Frota da CP, confirmando que a empresa se encontra em negociações com vários operadores.

A CP pretende assim vender material que já não usa há anos, evitando a sua degradação e encaixando alguns milhões de euros.

Foi nesse sentido que assinou em 2005 um contrato com a Argentina que prevê o envio de 60 carruagens, seis automotoras, 28 locomotivas e 21 Unidades Triplas Eléctricas (UTE), isto é, constituídas por três peças, duas das quais motorizadas.

O contrato prevê quatro carregamentos – o segundo seguiu na semana passada para Buenos Aires – até ao final deste ano.

Neste momento, já se encontram naquele país da América Latina, 40 carruagens e sete locomotivas, enviadas no início de 2006.

O valor global do contrato é de 27 milhões de euros, 15 milhões dos quais pela venda de material e os restantes 12 milhões pelas reabilitações realizadas pela Empresa de Manutenção de Equipamento Ferroviário (EMEF).

Estas operações de venda são interessantes para a CP porque “dão a possibilidade de recuperar material que estaria condenado à sucata, já que com a imobilização a degradação é muito rápida, e permite dar trabalho à EMEF, o que é bom para as empresas e para o País”, explicou Natal da Luz.

Trabalho na EMEF

Com efeito, este contrato internacional, e também o firmado com a Bósnia, tem permitido rentabilizar as instalações da EMEF.

Recorde-se que o governo bósnio encomendou 356 vagões, um contrato que representa um encaixe de 32 milhões de euros, cuja execução ainda decorre. Os caminhos--de-ferro daquele país do Leste Europeu encomendaram três tipos de vagões, para cargas a granel, embaladas e cerealíferos, com capacidade para 52 toneladas de carga.

Para além da construção em Portugal, a EMEF tem técnicos na Bósnia a recuperar 211 vagões destruídos pela guerra.

Aliás, uma visita da secretária de Estado dos Transportes, Ana Paula Vitorino, à Bósnia, para a entrega dos primeiros 30 vagões construídos pela empresa portuguesa, abriu as portas a futuras encomendas.

MATERIAL VENDIDO

LOCOMOTIVAS

Estas locomotivas circularam sobretudo no Sul do País. Estiveram ao serviço, nomeadamente, nas ligações realizadas no Litoral Algarvio.

AUTOMOTORAS

Estas automotoras Nohab garantiam o serviço, até há poucos anos, nas linhas do Alentejo (Vendas Novas-Évora) e do Litoral Algarvio.

COMPOSIÇÕES

Estas composições circularam, na Linha de Sintra, entre os anos 60 e 90, tendo passado a servir o ramal de Tomar e Figueira da Foz.



Correio da Manhã
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Marauder

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« Responder #4 em: Janeiro 15, 2007, 11:19:51 am »
Fazem bem, é bom ver algum esforço por parte da administração para tornar a empresa menos inviável.
 

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komet

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« Responder #5 em: Janeiro 15, 2007, 09:38:26 pm »
Tenho um fascínio mt especial por comboios...  :wink:
"History is always written by who wins the war..."
 

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ricardonunes

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« Responder #6 em: Janeiro 15, 2007, 09:42:17 pm »
Citação de: "komet"
Tenho um fascínio mt especial por comboios...  :wink:


Deixemo-nos de ilusões, ficamo-nos pelo material circulante, porque a sucata militar que temos ninguém deve querer :wink:
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lurker

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« Responder #7 em: Janeiro 15, 2007, 09:58:32 pm »
Para beneficio dos outros fãns de comboios, para substituir as locomotivas que estão a ser vendidas e abatidas, a CP vai adquirir 15 locomotivas novas.

http://www.transportes-xxi.net/tferrovi ... frota/4700
 

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Rui Elias

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« Responder #8 em: Março 05, 2007, 04:46:08 pm »
Fotos do embarque de material CP para a Argentina em Janeiro de 2007 (2º lote de material), no porto de Setúbal:

http://paraferroviario.7.forumer.com/vi ... 5ac7ab9419