Se o Clemanceau tem estes problemas tal se passará tambem com o irmão FOCH que agora presta serviço na Marinha Brasileira sob o nome de S. Paulo certo???
Resumindo:
O FS Clemenceau (R 98) foi retirado do activo em 1 de Outubro de 1997, para posterioremente ser desmantelado num estaleiro indiano. A polémica estalou devido à não remoção por parte das autoridades francesas de produtos tóxicos tais como o amianto, o PCB ( penso que seja o Pyranol - utilizado como fluido hidraulico), chumbo e mercúrio, materiais esses presentes na estrutura do navio. Isto é uma violação da Convenção de Basel sobre resíduos perigosos e o seu transporte e armazenamento por páises em vias de desenvolvimento. Depois de umas peripécias com o Greenpeace, o Supremo Tribunal Indiano não autorizou o seu desmantelamento na India, voltando o Clemenceau para o porto de Brest.......e por lá continua.
O NAeL São Paulo (ex-FS Foch ) comprado pelo Brasil em 2001, também tem na sua estrutura os mesmos produtos tóxicos, o que implicará a sua remoção aquando do desmantelamento. Não sei se houve casos de envenenamento da tripulação do São Paulo, já que este tem 43 anos e a sua estrutura pode estar a libertar particulas de amianto e mercúrio que quando inaladas podem danificar os pulmões e o sistema nervoso irreversivelmente