Notícias (Forças de Segurança)

  • 718 Respostas
  • 231465 Visualizações
*

Lusitano89

  • Investigador
  • *****
  • 21045
  • Recebeu: 2511 vez(es)
  • Enviou: 257 vez(es)
  • +1163/-1487
Re: Notícias (Forças de Segurança)
« Responder #360 em: Agosto 07, 2015, 10:43:40 pm »
GNR detetou 2255 imigrantes ilegais durante missões internacionais


Militares da GNR detetaram 2.552 imigrantes ilegais e detiveram 11 pessoas no decorrer das missões internacionais que integram de combate à imigração ilegal na União Europeia, indicou hoje aquela força de segurança.

A Guarda Nacional Republicana, através da Unidade de Controlo Costeiro (UCC), participa em três missões internacionais de combate à imigração ilegal da agência Frontex (Agência Europeia de Gestão da Cooperação Operacional nas Fronteiras Externas dos Estados-Membros da União Europeia), com um total de 16 elementos.

O capitão Paulo Gomes, da UCC, disse à agência Lusa que os 16 militares da GNR participam em operações, desde o fim de maio, na Bulgária, Grécia e Hungria com a missão de detetar e encaminhar, através das autoridades locais, os imigrantes ilegais para os centros de acolhimento.

Estas operações da Frontex têm como objetivo proceder "ao salvamento de vidas humanas no mar Mediterrâneo e detetar ilícitos relacionados com a imigração ilegal e com o tráfico de seres humanos", adiantou.

Paulo Gomes afirmou que a Europa está a sofrer uma pressão muito elevada de imigrantes ilegais, tendo as autoridades desses país pedido apoio à Frontex na localização desses imigrantes e controlo de fronteiras da Europa.

Segundo a GNR, os militares da GNR detiveram, desde o início das missões, 11 pessoas por crimes relacionados com o tráfico de seres humanos e o auxílio à imigração ilegal e detetaram 2.552 imigrantes ilegais, dos quais cerca de 50 por cento tiveram necessidade de serem socorridos.

Os militares da GNR vão estar na Bulgária e Hungria até 19 de agosto e na Grécia até ao final do mês.

Lusa
 

*

Lusitano89

  • Investigador
  • *****
  • 21045
  • Recebeu: 2511 vez(es)
  • Enviou: 257 vez(es)
  • +1163/-1487
Re: Notícias (Forças de Segurança)
« Responder #361 em: Agosto 14, 2015, 07:27:36 pm »
 

*

Lusitano89

  • Investigador
  • *****
  • 21045
  • Recebeu: 2511 vez(es)
  • Enviou: 257 vez(es)
  • +1163/-1487
Re: Notícias (Forças de Segurança)
« Responder #362 em: Agosto 17, 2015, 12:23:13 am »
Polícias das forças especiais chinesas vieram treinar a Lisboa





Os agentes de Pequim tiveram aula de tiro tático e reativo com os guarda costas da PSP. China paga formações há anos para polícias treinados desde crianças para o combate.

Uma comitiva de polícias das forças especiais da República Popular da China recebeu formação de tiro reativo e tático com o Corpo de Segurança Pessoal da PSP (na foto, são os que asseguram a proteção aos chefes de Estado e membros do Governo) durante um dia, há quase duas semanas. Ainda em julho, uma equipa de polícias macaenses veio ter uma formação de uma semana com o Centro de Inativação de Explosivos da Unidade Especial de Polícia (UEP).

Se a cooperação policial com Macau, antigo território português, já acontece há décadas, os laços com a China são mais recentes e têm apenas alguns anos. Os polícias das forças especiais chinesas não estão divididos por várias valências numa UEP, como acontece em Portugal, mas congregam essas especialidades (Corpo de Intervenção, Corpo de Segurança Pessoal, Operações Especiais, Explosivos) numa única força de elite, como explica fonte policial. Paulo Rodrigues, elemento do Corpo de Intervenção da UEP e presidente da maior associação sindical da polícia (ASPP/PSP) descreve como "muito bons" os efetivos das forças especiais chinesas, "muitos deles treinados em artes marciais a partir dos seis anos e orientados para a vocação policial a partir dos 16 anos".

Mais do que aprender técnicas que já dominam, os agentes do Extremo Oriente vêm a Portugal, como a outros países ocidentais, ter formações para "estreitar laços" com esses Estados, como refere outra fonte policial. São treinos que gostam de ter com polícias de muitos outros países até para avaliarem em que nível estão, adianta outra fonte, da hierarquia da PSP.


DN
 

*

Lusitano89

  • Investigador
  • *****
  • 21045
  • Recebeu: 2511 vez(es)
  • Enviou: 257 vez(es)
  • +1163/-1487
Re: Notícias (Forças de Segurança)
« Responder #363 em: Agosto 26, 2015, 01:10:28 pm »
Multas de trânsito já renderam 86% do objectivo para 2015


O Estado arrecadou nos primeiros sete meses do ano 56,2 milhões de euros em multas por violação ao Código da Estrada, mostram dados da Direcção-Geral do Orçamento, divulgados terça-feira. Este montante equivale a 85,7% do objectivo fixado para 2015.

Para o conjunto do ano, está prevista uma cobrança de 65,5 milhões de euros.

O montante conseguido até Julho representa um crescimento de 55,4% face ao valor arrecadado nos primeiros sete meses do ano passado.

A boa taxa de execução acontece antes da greve de zelo da polícia às infracções de trânsito, que começou esta segunda-feira.

No entanto, esta tomada de posição não deve comprometer o sucesso da cobrança de multas, já que a polícia prepara-se para reforçar os radares para controlo de velocidade.

"Vai haver mais radares na estrada e mais operações como resposta a estas acções de zelo", afirma ao Correio da Manhã o presidente da Associação dos Profissionais da Guarda, César Nogueira.  

A greve de zelo foi a forma encontrada pela PSP e pela GNR para contestar a não aprovação dos estatutos profissionais por parte do Governo.


Económico
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11095
  • Recebeu: 2355 vez(es)
  • Enviou: 3270 vez(es)
  • +741/-1033
Re: Notícias (Forças de Segurança)
« Responder #364 em: Agosto 27, 2015, 11:40:15 am »
Não tem a ver com Portugal, mas na Macedónia, Bulgária e em breve Hungria, estão a usar as Forças Armadas como apoio às Forças de Segurança no reforço do controlo das fronteiras e da vaga de migrantes.

http://www.publico.pt/mundo/noticia/exe ... ia-1705737

http://observador.pt/2015/08/25/exercit ... macedonia/

http://jornaldigital.com/noticias.php?noticia=46257

Em Portugal penso que isto seria muito improvável pois só temos fronteira terrestre com a Espanha, Portugal não fica no caminho Grécia -> Alemanha, e a rota Marrocos -> Espanha nem está a ser muito usada, e mesmo que um dia aumente, a ideia para já é continuar para os paises do norte e não ficar em Portugal.
 

*

mafets

  • Investigador
  • *****
  • 8684
  • Recebeu: 3260 vez(es)
  • Enviou: 1002 vez(es)
  • +4063/-6485
Re: Notícias (Forças de Segurança)
« Responder #365 em: Agosto 27, 2015, 07:27:57 pm »
http://www.publico.pt/sociedade/noticia/novo-estatuto-da-psp-aprovado-em-conselho-de-ministros-1706143
Citar
O Governo aprovou esta quinta-feira, em Conselho de Ministros, o novo Estatuto do Pessoal com Funções Policiais da Polícia de Segurança Pública (PSP). A revisão do estatuto dos militares da GNR, que era uma promessa deste Governo, acabou por ser adiada. Anabela Rodrigues admitiu que não existem condições para aprovar o novo estatuto para a GNR notanto que, no entanto, foi aprovado o diploma que clarifica a passagem à reserva e reforma dos militares da Guarda Nacional Republicana, harmonizando-o com o regime aplicável aos militares das Forças Armadas.

"Há matérias no novo estatuto da GNR que também interessam às Forças Armadas", justificou Anabela Rodrigues, escusando-se a comentar alegadas pressões dos generais das Forças Armadas no processo de negociação destes novos estatutos. Num tom hesitante, e depois de os jornalistas terem insistido no assunto, a governante reconheceu que surgiram "dificuldades que não foi possível ultrapassar durante o processo legislativo”, sem nunca explicar quais. “Há matérias no estatuto da GNR que também interessam às Forças Armadas”, acabaria por dizer.

"Pressões há nas canalizações", ironizou por seu turno o ministro da Presidência, Marques Guedes, confirmando que falta articular o novo estatuto da GNR com o que foi aprovado no início do ano para os militares das Forças Armadas. "Basicamente o trabalho está feito, mas esta é uma matéria que terá de ser resolvida mais para a frente", acrescentou.

Assim, para já, o Governo aprovou apenas um decreto-lei que "clarifica os regimes transitórios de passagem à reserva e reforma" que estabelece regras transitórias e nos mesmos termos para militares da GNR e Forças Armadas. "Acaba-se com uma situação de desigualdade e injustiça relativa", considerou Anabela Rodrigues.

Após um longo e polémico processo negocial com os sindicatos, o Governo aprovou o novo estatuto para a PSP. Segundo Anabela Rodrigues, no diploma estão identificadas as questões-chave relacionadas com o horário de trabalho (que fica nas 36 horas semanais), revisão salarial e passagem automática para a pré-aposentação. Sem querer avançar como muitos detalhes, a ministra adiantou que "no essencial" a versão final aprovada é a mesma que foi discutida com os sindicatos. Ficou estabelecido que os agentes terão 22 dias de férias, informou.

Entre outras mudanças, o diploma prevê duas novas categorias (uma na carreira de agente e outra na de chefes) e a alteração de tempos mínimos da antiguidade, que, considerou Anabela Rodrigues, contribuem para a "valorização da carreira e salvaguarda das especificidades" da PSP. Sobre o mecanismo de passagem automática à pré-aposentação, a ministra fez questão de sublinhar que "não significa uma redução de efectivos". Quanto às questões relacionadas com porte de arma, Anabela Rodrigues adiantou apenas que o "o regime aprovado é em tudo igual ao que está em vigor para as Forças Armadas".

Com a aprovação do novo estatuto da PSP, o Governo deverá conseguir travar as manifestações anunciadas pelos sindicatos desta corporação para o período de campanha eleitoral - mas não as da GNR. “Os protestos eram contra o atraso na aprovação do prometido estatuto. Agora que está aprovado já não fará sentido manter as manifestações. Mas vamos falar primeiro entre sindicatos e tomar uma decisão final sobre essa matéria”, adiantou ao PÚBLICO o presidente do Sindicato dos Profissionais de Polícia (SPP), Mário Andrade.

Num comunicado enviado às redacções numa altura em que a ministra da Administração Interna ainda falava na conferência de imprensa realizada após do Conselho de Ministros, o SPP congratulava-se já com “o facto de ter sido aprovado” o “novo Estatuto da PSP que vem trazer uma maior dignidade profissional a todos os policias”. O sindicato salientava ainda que o novo estatuto respeita o memorando assinado entre o ministério e os sindicatos.

Cumprimentos
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 

*

Menacho

  • Investigador
  • *****
  • 2815
  • Recebeu: 302 vez(es)
  • Enviou: 60 vez(es)
  • +6/-50
Re: Notícias (Forças de Segurança)
« Responder #366 em: Outubro 08, 2015, 07:45:34 am »
Citar
La Policía Nacional ya cuenta con nuevos vehículos. El ministro del Interior, Jorge Fernández Díaz, ha presentado este martes una parte de los 942 nuevos radiopatrullas que ha recibido la institución durante el pasado mes de septiembre y que, además de suponer un aumento en más de 150 unidades de los medios disponibles, supone la renovación y modernización del 47 por ciento de este tipo de vehículos, que recorren habitualmente las calles de las ciudades españolas.

El acto ha tenido lugar en el complejo policial Ángeles Custodios, ubicado en Colmenar Viejo (Madrid), donde se encontraban todavía 122 unidades de estos vehículos denominados Z y que son los que irán destinados a los Organismos Centrales de la Policía Nacional. El resto, han sido distribuidos ya entre las 20 Jefaturas Superiores de Policía en base al tamaño de las plantillas policiales, población y recorrido del patrullaje.

Fernández Díaz ha explicado que "las características técnicas y mecánicas de estos nuevos vehículos suponen un importante avance respecto a los modelos anteriores porque son más seguros, su equipamiento es de alta calidad y su mecánica está pensada para una conducción eficiente y baja en emisiones". Además, todos cuentan con preinstalación para incorporar una tableta de uso corporativo, prevista por la Dirección General de la Policía en el proyecto Policía 3.0.


La adquisición de estos nuevos vehículos fue aprobada por el Consejo de Ministros a principios de abril de este año y supondrá un montante económico total de 36,2 millones de euros. Los mismos irán a cargo de los presupuestos de la Policía Nacional durante los próximos cuatro años, periodo durante el cual se extiende el programa de renting firmado con Citröen, que ha servido a la institución 942 coches C4 Picasso fabricados en su planta de Vigo.

Blindado contra subfusiles y escopetas
Cada vehículo irá configurado e identificado según las especificaciones de Interior, entre ellas, el blindaje de la carrocería e interiores.

“Las áreas de blindaje comprenderán la protección de las zonas opacas de las puertas delanteras, contornos, solapes, cerraduras, adosado de espejos retrovisores y demás elementos de serie, así como la mampara central y los reposacabezas (en su máxima altura) de los asientos delanteros”, tal y como se indica en los pliegos del contrato.

Entre las especificaciones se incluye que el vehículo debe ser resistente a cuatro disparos de subfusil a 5 metros de distancia o más, o a tres disparos de escopeta de postas a 4 metros, sin que resulte dañado ningún ocupante





 

*

Trafaria

  • Investigador
  • *****
  • 2117
  • Recebeu: 139 vez(es)
  • Enviou: 112 vez(es)
  • +54/-1
Re: Notícias (Forças de Segurança)
« Responder #367 em: Outubro 15, 2015, 09:52:15 pm »
Citação de: "CanivetePort"
Bom dia,

Uma pergunta "off topic": os oficiais do GOE e CSP, têm o respectivo curso, tirado com os agentes e sub-chefes, certo? Embora possam ter algumas variantes, admito eu.

E os oficiais do CI, tiram o curso de ordem pública, ou a formação que têm no curso já os habilita a ser do CI?

Os oficiais do GOE e CSP têm o respectivo curso, sem variantes, é igual para todos; mas, como oficiais, têm uns módulos de complemento, pois comandar numa unidade daquelas contem cambiantes muito especificas e distintas de comandar numa esquadra ou divisão policial, que é o que para foram formados.

No caso do CI não possuem curso (de ordem publica) - caso único. Entende quem decide nessas matérias que o que aprenderam como aspirantes tirocinantes durante o estagio no CI é suficiente.
::..Trafaria..::
 

*

raphael

  • Investigador
  • *****
  • 1685
  • Recebeu: 398 vez(es)
  • Enviou: 349 vez(es)
  • +100/-45
Re: Notícias (Forças de Segurança) - Novo Estatuto PSP
« Responder #368 em: Outubro 19, 2015, 11:27:58 am »
MINISTÉRIO DA ADMINISTRAÇÃO INTERNA
Decreto-Lei n.º 243/2015
de 19 de outubro


CAPÍTULO I
Disposições gerais
Artigo 1.º
Objeto
O presente decreto-lei aprova o estatuto profissional do pessoal com funções policiais da Polícia de Segurança Pública (PSP).

https://dre.pt/application/conteudo/70737912
Um abraço
Raphael
__________________
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11095
  • Recebeu: 2355 vez(es)
  • Enviou: 3270 vez(es)
  • +741/-1033
Re: Notícias (Forças de Segurança)
« Responder #369 em: Dezembro 29, 2015, 09:23:01 am »
 

*

Lusitano89

  • Investigador
  • *****
  • 21045
  • Recebeu: 2511 vez(es)
  • Enviou: 257 vez(es)
  • +1163/-1487
Re: Notícias (Forças de Segurança)
« Responder #370 em: Fevereiro 25, 2016, 12:18:45 pm »
Abuso de álcool e drogas vão constituir infracções muito graves para polícias



Um quadro de repetido abuso de bebidas alcoólicas e consumo de drogas passam a constituir infracções disciplinares muito graves na proposta de alteração do regulamento disciplinar da PSP.

O anteprojecto de proposta de lei, a que agência Lusa teve acesso, refere que os polícias que faltem ao serviço cinco dias seguidos ou 10, com intervalos, sem justificação, constituem também infracções muito graves.

A proposta do Ministério da Administração Interna pretende ainda eliminar as penas disciplinares de repreensão verbal e aposentação compulsiva para os polícias.

Nesse sentido, os polícias passam a estar sujeitos às penas de repreensão escrita, multa até 30 dias, suspensão simples (de cinco a 120 dias), suspensão grave (de 121 a 240 dias) e demissão, prevendo-se também a possibilidade dos elementos da PSP serem alvo de transferência compulsiva.

A proposta do MAI, já enviada aos sindicatos da PSP, procede a "uma melhor caracterização da pena de multa, que agora não pode exceder dois terços do vencimento do infractor", e elimina a possibilidade da pena ser agravada após o polícia já ter sido notificado da respectiva sanção disciplinar.

Segundo o anteprojecto, aos polícias a cumprir uma pena deve-se garantir "um rendimento mínimo de subsistência".

O futuro regulamento disciplinar da PSP permite ao director nacional determinar a suspensão de funções e a perda de um sexto da remuneração mensal base nos casos em que um polícia é acusado de um crime com uma pena de prisão igual ou superior a três anos.

A perda de um sexto da remuneração mensal base é reparada em caso de absolvição, refere a proposta, ressalvando que a absolvição ou condenação em processo-crime não impõem decisão em sentido idêntico no processo disciplinar.

O MAI pretende também que o polícia possa pagar a multa em prestações, sendo que em caso de incumprimento há lugar ao desconto da remuneração mensal.

No anteprojecto, o MAI propõe a possibilidade de suspensão provisória do processo, quando a infracção "seja susceptível de vir a ser aplicada a pena de repreensão ou de multa, mediante o cumprimento de injunções e regras de conduta pelo arguido".

As infracções disciplinares qualificam-se em leves, graves e muito graves, tendo em conta o comportamento do infractor, a título de negligência ou dolo e a gravidade dos danos causados por tal acção, segundo a proposta.

A proposta do regulamento disciplinar da Polícia de Segurança Pública propõe e redução das formas processuais com a eliminação do processo de averiguações, passando o inquérito e a sindicância a constituir as únicas formas processuais pré-disciplinares.

O regulamento disciplinar da Polícia de Segurança Pública, que já não era alterado há 26 anos, aplica-se a todo o pessoal com funções policiais, mesmo aqueles que se encontram a exercer funções em outros organismos e na pré-aposentação.

O estatuto disciplinar aplica-se aos polícias que estão na aposentação quando são constituídos arguidos por crimes dolosos, cometidos naquela situação, em que a qualidade de polícia tenha sido invocada ou determinante para a sua prática.

O MAI refere que na proposta ao estatuto disciplinar foram tidas em consideração anteriores projectos apresentados pela PSP ao Ministério da Administração Interna. Pede agora aos sindicatos da PSP, que há muito reivindicavam alterações ao regulamento disciplinar, para que enviem os seus contributos no prazo de 30 dias.


Renascença
 

*

Camuflage

  • Investigador
  • *****
  • 1522
  • Recebeu: 205 vez(es)
  • Enviou: 89 vez(es)
  • +263/-258
Re: Notícias (Forças de Segurança)
« Responder #371 em: Março 06, 2016, 07:34:12 pm »
Tenho visto desde o natal policias armados com mp5 e com coletes balísticos em locais de grande concentração de pessoas nomeadamente shoppings e aeroporto aqui para os lados do Porto. Ainda hoje passei pela Rua de Santa Catarina estavam vários elementos da UEP armados e com coletes misturados com agentes da PSP em diferentes zonas próximas do Via Catarina. Que se passa afinal?
 

*

Get_It

  • Investigador
  • *****
  • 2279
  • Recebeu: 534 vez(es)
  • Enviou: 466 vez(es)
  • +837/-827
Re: Notícias (Forças de Segurança)
« Responder #372 em: Março 06, 2016, 10:56:58 pm »
À tempos foi referido aqui no fórum por um colega o problema que era elementos da UEP andarem a ser utilizados em patrulhas e vigilância devido à falta de agentes. Pode ser algo tão simples quanto isso. Embora no caso do aeroporto já será outra questão.

Cumprimentos,
:snip: :snip: :Tanque:
 

*

HSMW

  • Moderador Global
  • *****
  • 12774
  • Recebeu: 3106 vez(es)
  • Enviou: 7616 vez(es)
  • +804/-1321
    • http://youtube.com/HSMW
Re: Notícias (Forças de Segurança)
« Responder #373 em: Março 06, 2016, 11:40:02 pm »
Desde os atentados de Novembro que que houve um aumento nas medidas de segurança especialmente em épocas festivas ou eventos especiais.
https://www.youtube.com/user/HSMW/videos

"Tudo pela Nação, nada contra a Nação."
 

*

Camuflage

  • Investigador
  • *****
  • 1522
  • Recebeu: 205 vez(es)
  • Enviou: 89 vez(es)
  • +263/-258
Re: Notícias (Forças de Segurança)
« Responder #374 em: Março 07, 2016, 08:57:27 am »
Nunca vi tanta policia e armada nas ruas do Porto como ontem e não havia qualquer evento especial.
Parece-me que desde os atentados em Paris andam todos borradinhos ou a partilha de informações não é sequer boa o suficiente, mantendo um nível de alerta acima do necessário.
Sinceramente vendo elementos armados desta forma significa que há um perigo iminente, não dando sensação alguma de segurança à população.