Rede Logística Nacional / Portugal "Logístico"

  • 0 Respostas
  • 2726 Visualizações
*

Marauder

  • Investigador
  • *****
  • 2093
  • +2/-4
Rede Logística Nacional / Portugal "Logístico"
« em: Julho 15, 2006, 09:20:16 am »
Citar
Sócrates inaugura hoje a plataforma do Vale do Tamega

O primeiro-ministro, José Sócrates, inaugura sábado a plataforma logística internacional do Vale do Tâmega, projecto no qual já foram investidos 5,3 milhões de euros de um total de 7 milhões estimados.


José Sócrates será acompanhado pelo ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, Mário Lino, responsável pela implantação da rede de plataformas logísticas em Portugal.

Segundo uma nota do ministério tutelado por Mário Lino, o investimento já realizado em infra-estruturas e edifícios foi de 3,3 milhões de euros, aos quais acresceram 2 milhões de euros em compra de terrenos e acessibilidades, de um total que se estima venha a atingir cerca de 7 milhões de euros, na primeira fase.

A plataforma tem cerca de 10 hectares, mas com possibilidade de expansão para mais 90, e beneficia «da proximidade de eixos rodoviários estruturantes de ambos os lados da fronteira».

A nota do ministério das Obras Públicas divulga ainda que está prevista a construção de um Centro de Transportes que beneficie Portugal e Espanha e que dê apoio ao Parque Empresarial de Chaves e ao sul da Galiza.

De acordo com a informação divulgada os objectivos deste Centro de Transportes são o de «dinamizar a actividade económica de Trás-os-Montes» criando condições que possam captar novos investimentos e facilitando a distribuição da produção da indústria local e o de «reordenar os fluxos logísticos, através da concentração da maioria dos operadores logísticos da região».

A Plataforma Logística Internacional do Vale do Tâmega está integrada no Parque Empresarial de Chaves e faz parte da rede nacional de plataformas logísticas anunciadas em Maio pelo Governo, asseguradas em 85 por cento por investidores privados.

A rede nacional tem previstas 11 plataformas logísticas distribuídas por Valença, Leixões, Maia, Chaves, Guarda, Aveiro, Lisboa, Elvas, Poceirão, Sines e Tunes, e será complementada com dois centros de carga aérea, no Porto e em Lisboa.

A rede tem uma estrutura informática de suporte (Janela Única Logística), que liga todas as plataformas e integra todas as autorizações alfandegárias e administrativas à saída e entrada de bens em Portugal.

Diário Digital / Lusa

15-07-2006 0:13:00


de:
http://diariodigital.sapo.pt/dinheiro%5 ... news=69517