Helicópteros "Black Hawk" para a FAB

  • 0 Respostas
  • 2290 Visualizações
*

Paisano

  • Especialista
  • ****
  • 901
  • Recebeu: 6 vez(es)
  • +1/-0
    • http://defesabrasil.com/forum
Helicópteros "Black Hawk" para a FAB
« em: Setembro 22, 2004, 09:31:12 pm »
Força Aérea Brasileira analisa a compra de Helicópteros "Black Hawk"

A Força Aérea Brasileira estuda a aquisição de helicópteros "Black Hawk" S-70A americanos, fabricados pela Sikorsky, para substituir os H-1H Iroquois que operam no País há mais de três décadas, de acordo com o programa de reaparelhamento e modernização de sua frota.

O "Sapão", como os pilotos chamam o H-1H, foi utilizado na Guerra do Vietnã e está com os dias contados, devido à decisão do governo americano, seu maior operador, de desativá-lo. Com isso, haverá redução na oferta de peças, onerando ainda mais a manutenção dessas aeronaves.

O modelo pretendido pela FAB é similar ao adquirido pelo Exército Brasileiro (S-70 A). Essa aeronave tem capacidade para transportar 22 pessoas, voa em qualquer tempo e opera em áreas críticas. É considerado ideal para as missões que a Força Aérea realiza na região amazônica.

Para a FAB, os helicópteros são de vital importância para operações nos Estados do Norte do País, tanto em ações militares, quanto em vôos de atendimento às comunidades locais e isoladas.

Prova disso, no último dia 2, foi o salvamento de 13 pessoas feridas em um acidente rodoviário na estrada Transamazônica, entre Lábrea (AM) e Humaitá (AM), a 160 km de Porto Velho. O acesso estava obstruído por causa das chuvas, por isso os helicópteros do Segundo Esquadrão do Décimo Grupo de Aviação (2º/10º GAV) foram acionados. Dois Oficiais médicos foram levados até o lugar do acidente e prestaram os primeiros atendimentos às vítimas.

Helicópteros da FAB também têm participado de inúmeras missões de apoio, como o combate ao trabalho escravo e o transporte de vacinas e profissionais de saúde para comunidades distantes e isoladas.

Do ponto de vista operacional, os estudos para a aquisição dos "Black Hawk", do mesmo modelo já usado pelo Exército Brasileiro, sinaliza para uma economia nos custos de manutenção, pois poderá ser feita em um único centro.

Por enquanto, a FAB não assumiu compromisso para a aquisição dos helicópteros, apenas manifestou interesse. A compra e o número de "Black Hawk" a ser adquirido depende da conclusão dos estudos e da disponibilidade de recursos orçamentários.

Fonte: www.defesanet.com.br
As pessoas te pesam? Não as carregue nos ombros. Leva-as no coração. (Dom Hélder Câmara)
_________________
Volta Redonda
_________________