Su-33 é que é, e não precisam de catapulta nenhuma )
Lamento contradizê-lo, mas está completamente errado
Em 1º lugar caro amigo Rui, não é possível operar F 18 de porta-helicópteros porque embora eles já tenham sido lançados, em testes, com a ajuda de um tramplim, eles só podem aterrar num convés equipado com cabos de travagem, que não existem num LHD. Por isso, como já foi dito, só existe actualmente em serviço um avião que pode aterrar num LHD, o Harrior nas suas várias versões. Futuramente deverá haver o hipotético F 35 B, a não ser que a Rússia ressuscite o projecto do Yak-141 Freestyle.
Quanto aos F-16 e F-15 terem um gancho para aterrarem num porta-aviões só em ficção cientifica. para aterrar num porta-aviões não basta o gancho, é preciso um trem de poiso reforçado para aguentar o embate violento no convés do porta-aviões que tem movimentos em várias direcções, na horizontal e também na vertical. Quanto ao Su-32, julgo que não está preparado para operar de porta-aviões. O modelo que opera no
Kuznetsov é o Su-33 e mesmo este precisa de cabos de paragem. O
Kuznetsov é um porta-aviões do tipo STOBAR (Short Take Off But Arrested Gear). Ele não precisa de catapultas mas precisa de um tamplim que no caso do
Kuznetsov tem 60 m e está inclinado 12%. Portanto também não poderia operar num LHD.
Já agora, como parece haver confusão entre o Su-32 e o Su-34, o modelo é o mesmo, sendo o Su-32 a versão para exportação.
Cumprimentos
JLRC