MARINHA AO ATAQUE

  • 60 Respostas
  • 19950 Visualizações
*

Spectral

  • Investigador
  • *****
  • 1437
  • +4/-1
(sem assunto)
« Responder #15 em: Maio 03, 2004, 07:26:31 pm »
Hum, com estas notícias todas não estará para breve o levantamento de um 2º Batalhão operacional de Fuzos ?

800 homens já é um número razoável.

Quanto aos Lynx, também já vi Lynxs ASW ingleses em patrulha com a Browning  de 12.7 na porta. Sempre me perguntei se alguma vez se tinha efectuado uma coisa semelhante nos nossos ( pôr lá uma metrelhadora de 7.62 não deve ser muito difícil, e o apoio pode-se desenrascar...)

Os Lynxs ingleseses também têm um canhão em pod ( acho que de 20mm), mas é fixo e apenas dispara para a frente, pelo que nas patrulhas na costa do Iraque têm usado as metrelhadoras.
Não seria possível colocar-lhes também uns pods de rockets ?

Cumptos
I hope that you accept Nature as It is - absurd.

R.P. Feynman
 

*

typhonman

  • Investigador
  • *****
  • 5146
  • Recebeu: 743 vez(es)
  • Enviou: 1632 vez(es)
  • +8537/-4167
(sem assunto)
« Responder #16 em: Maio 04, 2004, 09:16:03 pm »
Outra hipotese menos ortodoxa, seria vender os LYNX e comprar para operar nas fragatas MEKO200 SH60F SeaHawk, com capacidade para lançar misseis hellfire2, e armas de 12.7 20mm e 40mm.
O problema seria que as fragatas perry são Short hull, logo n podem receber os SH60. Uma possibilidade seria fazer o que fizeram os espanhois, alongar o deck para poder receber SH60, eles alongaram as perry deles para poder operar o SeaKing.
No futuro se adquirisse-mos fragatas de defesa aérea do tipo F100 elas receberiam também o SH60! Os gregos operam o SH60 nas fragtas Hydra deles.
Podia-mos utlizar o UH60L no GALE em numero de 30 a 40.
Um NH90 custa 4 $ de contos, um UH60L 1,2$ e se virem no site da sikorsky o UH60L pode leavr 18 tropas equipadas para combate + 2 atiradores laterais. O Nh90 leva 21 tropas.

é uma proposta, como tantas outras aqui no forum. :roll: 8)
 

*

Spectral

  • Investigador
  • *****
  • 1437
  • +4/-1
(sem assunto)
« Responder #17 em: Maio 04, 2004, 10:05:38 pm »
Citar
Outra hipotese menos ortodoxa, seria vender os LYNX


Vender helis com 10 anos e substituí-los por aparelhos apenas minimamente mais eficazes ( e mesmo assim em apenas algumas áreas)  :wink: !


Cumptos
I hope that you accept Nature as It is - absurd.

R.P. Feynman
 

*

Ricardo Nunes

  • Investigador
  • *****
  • 1256
  • Recebeu: 4 vez(es)
  • Enviou: 5 vez(es)
  • +3/-0
    • http://www.falcoes.net/9gs
(sem assunto)
« Responder #18 em: Maio 04, 2004, 10:14:06 pm »
A questão dos helicópteros navais é bastante interessante.

Sempre pensei que, a adquirir helis novos, estes deviriam ser desde já NH-90.
Por diversas razões:

O Lynx, embora um óptimo heli, já "sofre" também o peso da idade, e estando nós em 2004, seria escusado adquirir um heli com mais de 20 anos de projecção.

Isto levaria-nos à questão de manutenção, por parte da marinha, de 2 aeronaves de rotores diferentes. Tal, felizmente, não aconteceria visto que o exército irá também operar o NH-90 e é perfeitamente possível uma linha de logística conjunta. Aliás, seria mesmo aconselhável à marinha adquirir o NH-90 para que, no futuro, as frotas da Marinha e Exército fossem a mesma.

Logo, penso que o melhor a fazer seria adquirir o NH-90 como novo heli e, quando os presentes Lynx necessitarem de ser substituídos adquirir mais uns NH-90 uniformizando assim a frota do exército e da marinha com o mesmo modelo.
Tal seria também "muito significativo" para indústria nacional visto que a OGMA tem um share de 1.2% no programa.
Ricardo Nunes
www.forum9gs.net
 

*

Luso

  • Investigador
  • *****
  • 8528
  • Recebeu: 1621 vez(es)
  • Enviou: 684 vez(es)
  • +938/-7272
(sem assunto)
« Responder #19 em: Maio 04, 2004, 10:16:40 pm »
"Compará-lo com um aparelho cujo desenho básico tem mais de 20 anos ( e que é reconhecido como uma trabalheira dos diabos para manter, que o digam os Australianos) não é justo, para o UH-60 é claro  ! "

O velho Spectral tem razão...
Eu tenho um fraquinho pelo Lynx mas também é velhote. Alguém sabe de alguma coisa quanto ao Future Lynx?
Ai de ti Lusitânia, que dominarás em todas as nações...
 

*

Ricardo Nunes

  • Investigador
  • *****
  • 1256
  • Recebeu: 4 vez(es)
  • Enviou: 5 vez(es)
  • +3/-0
    • http://www.falcoes.net/9gs
(sem assunto)
« Responder #20 em: Maio 04, 2004, 10:18:17 pm »
Citação de: "Luso"
Eu tenho um fraquinho pelo Lynx mas também é velhote. Alguém sabe de alguma coisa quanto ao Future Lynx?


Humm nunca mais se ouviu falar do Super Lynx, pelo menos desde que a Thales se juntou ao programa ( salvo erro em 2001 ou 2002 ).

Ao que parece é uma solução muito cara. Mesmo assim o Super Lynx foi apresentado como uma solução para o exército britânico e não marinha que, pelos vistos, está bastante impressionada com a operação do EH-101.
Ricardo Nunes
www.forum9gs.net
 

*

Fábio G.

  • Investigador
  • *****
  • 1393
  • +3/-0
(sem assunto)
« Responder #21 em: Maio 04, 2004, 10:23:28 pm »
Estou de acordo com o Ricardo Nunes e o Spectral a adquirir novos helicópteros eu preferiria os NH-90 para o Exército e Marinha aos SH-60 e UH-60. Como o Spectral disse é u m héli de nova geração com capacidades superiores aos anteriores. Eu apostaria pela uniformização da frota Marinha e Exército no futuro com a substituição dos Lynx pelos NH-90.
« Última modificação: Maio 04, 2004, 10:24:52 pm por Fábio G. »
 

*

Spectral

  • Investigador
  • *****
  • 1437
  • +4/-1
(sem assunto)
« Responder #22 em: Maio 04, 2004, 10:23:59 pm »
Pois, esqueci-me de mencionar que a substituir já os Lynx, devia optar-se logo pelos NH-90 ( é óbvio pelo meu post!  :P ), e também de referir a participação portuguesa.

Qto ao future lynx, parece que os ingleses estão muito interessados num desenho desses para substituir os seus Lynxs do exército ( eu diria que a maior razão é o elevado custo do desenvolvimento de um aparelho completamente novo) nas missões de ligação...

Super Lynx é uma das designações que se dá aos Lynx da década de 90 ( mk88 ou superior, mas estou a falar de cabeça), dos quais Portugal foi um dos primeiros utilizadores.
I hope that you accept Nature as It is - absurd.

R.P. Feynman
 

*

Ricardo Nunes

  • Investigador
  • *****
  • 1256
  • Recebeu: 4 vez(es)
  • Enviou: 5 vez(es)
  • +3/-0
    • http://www.falcoes.net/9gs
(sem assunto)
« Responder #23 em: Maio 04, 2004, 10:26:10 pm »
Citação de: "Spectral"
Super Lynx é uma das designações que se dá aos Lynx da década de 90 ( mk88 ou superior, mas estou a falar de cabeça), dos quais Portugal foi um dos primeiros utilizadores.


Westland Super Navy Lynx MK95  :wink:

1 grande abraço,
Ricardo Nunes
www.forum9gs.net
 

*

Guilherme

  • Perito
  • **
  • 379
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #24 em: Maio 05, 2004, 12:38:29 pm »
A Marinha do Brasil possui 12 Super Lynx, se não me engano.
 

*

Rui Elias

  • Investigador
  • *****
  • 1696
  • +2/-2
(sem assunto)
« Responder #25 em: Maio 05, 2004, 12:45:29 pm »
Guilherme:

Já qui escrevi uma vez que pelos vistos, o Brasil é uma espécie de gigante desarmado.

Olhem que o Chile e a Colômbia não fazem a coisa por menos, e tanto quanto julgo saber até a Argentina tem uma marinha superior à vossa (é certo que actualmente a Argentina não tem dinheiro para mandar cantar um cego).

As tentações mundiais sobre a apropriação da Amazónia é grande.

Se um dia a coisa der para o torto, que capacidade tem o Brasil para garantir a sua integridade territorial?
 

*

Ricardo Nunes

  • Investigador
  • *****
  • 1256
  • Recebeu: 4 vez(es)
  • Enviou: 5 vez(es)
  • +3/-0
    • http://www.falcoes.net/9gs
(sem assunto)
« Responder #26 em: Maio 05, 2004, 12:53:27 pm »
Rui, a capacidade militar de defesa do Brasil é bem maior do que a capacidade militar de ataque de qualquer um desses países.

Siga-me o racciocínio. A defesa do território brasileiro seria muito mais fácil do que a sua conquista. Nenhum dos países da América do Sul tem, por enquanto, capacidades para derrotar o Brasil.

O Brasil tem ainda muito que evoluir, em particular em termos aeronáuticos, se quer realmente ser considerado uma "potência" ( detesto dar estas conotações a países ). O programa F-X, mais o programa dos P-3B e CN-295, são um bom início mas pecam pela demora da classe política em tomar decisões.
Não esquecer também que, em termos de projecção aérea é o Brasil que possuiu a maior frota de ataque do continente sul-americano, com os seus AMX.

E claro, acredite que ninguém bate o Brasil em luta de selva.
O Brasil possui o melhor centro do mundo em instrução de guerra em ambientes tropicais. Estou a falar do GIGS ( centro de instrução de guerra na selva ). Sem dúvida que, em caso de guerra,  na Amazónia, o controlo seria brasileiro.  :wink:

Cumprimentos,
Ricardo Nunes
www.forum9gs.net
 

*

Rui Elias

  • Investigador
  • *****
  • 1696
  • +2/-2
(sem assunto)
« Responder #27 em: Maio 05, 2004, 01:04:55 pm »
Ricardo Nunes:

Que Deus o ouça.

De qualquer modo, não há uma ameaça eminente contra o Brasil neste momento, mas como o mundo está a evoluir nas suas relações rápidamnte, nunca se sabe.

Acredito no que disse, mas relembro-o da má reação que o governo brasileiro teve quando os EUA armaram até aos dentes a Colômbia, nomeadamente ao nível de meios aéreos, com a desculpa de combater ao narco-tráfico, e que de uma assentada ofereceu 60 Black Awks a esse país, o que levou o Brasil a considerar que se tinha assim verificado uma alteração do peso estratégico na região.

Claro que não seriam os helicópteros colombianos a conseguir invadir o Brasil, mas acho que este país deveria investir mais em meios aéreos.
 

*

Guilherme

  • Perito
  • **
  • 379
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #28 em: Maio 05, 2004, 01:34:26 pm »
Rui, a Marinha argentina não é mais poderosa que a do Brasil, nem o Exército deles. A Força Aérea argentina, no momento, pode ser considerada mais moderna que a do Brasil. A Marinha do Brasil, nas Américas, só é menos poderosa que a US Navy.

Meios da Marinha do Brasil:

http://www.mar.mil.br/Marinha_do_Brasil/menu_navios.htm

Meios da Armada Argentina:

http://www.ara.mil.ar/La_Armada/MediosyCapacidades/Flota_de_Mar.htm
 

*

Guilherme

  • Perito
  • **
  • 379
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #29 em: Maio 05, 2004, 01:35:54 pm »
A maior ameaça ao Brasil não vem de nossos vizinhos, mas do Atlântico Norte...