A questão dos helicópteros navais é bastante interessante.
Sempre pensei que, a adquirir helis novos, estes deviriam ser desde já NH-90.
Por diversas razões:
O Lynx, embora um óptimo heli, já "sofre" também o peso da idade, e estando nós em 2004, seria escusado adquirir um heli com mais de 20 anos de projecção.
Isto levaria-nos à questão de manutenção, por parte da marinha, de 2 aeronaves de rotores diferentes. Tal, felizmente, não aconteceria visto que o exército irá também operar o NH-90 e é perfeitamente possível uma linha de logística conjunta. Aliás, seria mesmo aconselhável à marinha adquirir o NH-90 para que, no futuro, as frotas da Marinha e Exército fossem a mesma.
Logo, penso que o melhor a fazer seria adquirir o NH-90 como novo heli e, quando os presentes Lynx necessitarem de ser substituídos adquirir mais uns NH-90 uniformizando assim a frota do exército e da marinha com o mesmo modelo.
Tal seria também "muito significativo" para indústria nacional visto que a OGMA tem um share de 1.2% no programa.