Missão militar portuguesa na RCA

  • 1190 Respostas
  • 290397 Visualizações
*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11017
  • Recebeu: 2330 vez(es)
  • Enviou: 3207 vez(es)
  • +731/-1031
Re: Missão militar portuguesa na RCA
« Responder #330 em: Agosto 16, 2018, 11:25:57 am »
Temos que ter a noção que os militares não se estão a representar a eles proprios nem aos seus desejos pessoais, eles representam sim o país e os interesses do país, acredito que eles façam o melhor possivel pela população no que está ao seu nivel pessoal, entregar umas garrafas de água, brincar com os miudos, dar-lhes um sorriso, os militares até podem saber que na provincia X está lá um grupo que devia ser eliminado, mas se a MINUSCA quer que eles vão para a provincia B, é para a B que eles vão, o soldado até pode não entender a situação a nivel macro, mas para alguém de topo (poder politico, comando da MINUSCA, etc) algum sentido deve ter, isto por vezes até pode interferir com interesses de grandes potências estrangeiras como o Lusitan falou, nós até podemos querer ajudar, mas até um certo ponto, a Portugal não interessa criar uma zanga com a Russia ou outro qualquer por causa da RCA, nem o governo da RCA quer dar-se mal com esses. Quem quer fazer o que lhe dá na cabeça faz como o outro, deserta e vai para as YPG, mas um país, neste caso uma força militar que representa um país, não pode actuar assim, estamos a falar em operações em territorio estrangeiro, logo tem que estar autorizado pelo governo desse país a operar e como operar, ou com acordos bilaterais ou integrados em forças multinacionais.

Acredito que os portugueses merecem muito mais esta medalha do que muitos outros contingentes que por lá andam e se calhar também a vão receber.
« Última modificação: Agosto 16, 2018, 11:41:41 am por Lightning »
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: NVF, Cabeça de Martelo

*

Camuflage

  • Investigador
  • *****
  • 1514
  • Recebeu: 200 vez(es)
  • Enviou: 89 vez(es)
  • +247/-240
Re: Missão militar portuguesa na RCA
« Responder #331 em: Agosto 16, 2018, 09:31:56 pm »
Para confortar a população local enviam-se ONG's.
A missão da ONU é clara: The mission is authorized, by virtue of Chapter VII of the UN Charter, to take all necessary means to protect the civilian population from threat of physical violence and to “implement a mission-wide protection strategy.”

Até agora percebe-se que nenhum líder rebelde é atacado e vários generais rebeldes têm sido poupados por parte das forças no terreno.

Portugal não deve aceitar ser colaboracionista em crimes e muito menos parte de uma guerra suja que não é sua onde não ganha nada. Se quer marcar a diferença então deve enviar meios adequados para começar a eliminar generais desertores que integram forças inimigas, doa a quem doer. Se não o pode fazer, não aceite medalhas nem participe, pois pousar para a foto enquanto dá um chocolate a crianças, depois vai embora e as mesmas acabam mortas, não muda nada!
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11017
  • Recebeu: 2330 vez(es)
  • Enviou: 3207 vez(es)
  • +731/-1031
Re: Missão militar portuguesa na RCA
« Responder #332 em: Agosto 17, 2018, 01:08:55 am »
Penso que Portugal também nunca prometeu que a nossa força ia resolver todos os problemas da RCA.
Quando 2000 Franceses não conseguiram, 150 portugueses ainda menos.
https://en.wikipedia.org/wiki/Operation_Sangaris
 

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10358
  • Recebeu: 5658 vez(es)
  • Enviou: 4353 vez(es)
  • +8476/-1841
Re: Missão militar portuguesa na RCA
« Responder #333 em: Agosto 17, 2018, 06:09:18 am »
Para confortar a população local enviam-se ONG's.
A missão da ONU é clara: The mission is authorized, by virtue of Chapter VII of the UN Charter, to take all necessary means to protect the civilian population from threat of physical violence and to “implement a mission-wide protection strategy.”

Até agora percebe-se que nenhum líder rebelde é atacado e vários generais rebeldes têm sido poupados por parte das forças no terreno.

Portugal não deve aceitar ser colaboracionista em crimes e muito menos parte de uma guerra suja que não é sua onde não ganha nada. Se quer marcar a diferença então deve enviar meios adequados para começar a eliminar generais desertores que integram forças inimigas, doa a quem doer. Se não o pode fazer, não aceite medalhas nem participe, pois pousar para a foto enquanto dá um chocolate a crianças, depois vai embora e as mesmas acabam mortas, não muda nada!

Portugal não está em estado de Guerra com nenhuma Nação ou grupo organizado, seja ele Terrorista ou não.
Posso afirmar que nem o mandato que possui da ONU, lhe permite, adoptar no TO, esse tipo de intervenção ofensiva, quer queiramos/aceitemos ou não, esta é a realidade !

Abraços
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Lightning

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11017
  • Recebeu: 2330 vez(es)
  • Enviou: 3207 vez(es)
  • +731/-1031
Re: Missão militar portuguesa na RCA
« Responder #334 em: Agosto 17, 2018, 12:26:54 pm »
 

*

Camuflage

  • Investigador
  • *****
  • 1514
  • Recebeu: 200 vez(es)
  • Enviou: 89 vez(es)
  • +247/-240
Re: Missão militar portuguesa na RCA
« Responder #335 em: Agosto 17, 2018, 09:51:05 pm »
Óbvio que não podemos esperar milagres por parte de 150 elementos. Fazem o que podem dentro dos seus limites, isso não está em causa. O que eu me oponho é ao colaboracionismo por parte de Portugal com nações que têm interesses dos quais não vamos usufruir e estamos a obter um destaque que poderá resultar em futuros danos na nossa população. Por outro lado não estamos ajudar rigorosamente em nada a população local, por isso, se não é para melhorar, não vale a pena participar.

Depois podemos alegar que isto é somente culpa da parte politica, blablabla que os militares fazem o que lhes mandam, blablabla, o ponto fulcral é que na prática são humanos, a participação é do foro voluntário e todos vão ao interesse do beneficio pessoal. A missão não serve para nada senão currículo à custa da morte de tantos outros.

O que eu acho que seria correcto? Recusarem participar na missão e baterem o pé aos políticos, deixarem de ser mercantilistas.
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20066
  • Recebeu: 2928 vez(es)
  • Enviou: 2200 vez(es)
  • +1227/-3449
Re: Missão militar portuguesa na RCA
« Responder #336 em: Agosto 18, 2018, 11:01:17 am »
Tu já viste a quantidade de material que foi adquirido por causa desta missão? E não é só isso, mas o treino, experiências reais que vão ser obtidas, a reputação das nossas tropas, tudo isso sofre uma melhoria significativa. Ou tu achas que os Chineses/Franceses/Belgas/etc costumam fazer reportagens acerca das Forças Armadas Portuguesas?
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11017
  • Recebeu: 2330 vez(es)
  • Enviou: 3207 vez(es)
  • +731/-1031
Re: Missão militar portuguesa na RCA
« Responder #337 em: Agosto 18, 2018, 11:55:57 am »
O que eu acho que seria correcto? Recusarem participar na missão e baterem o pé aos políticos, deixarem de ser mercantilistas.

Recusar uma missão é sinal de revolta contra o poder político e que não reconhecem autoridade ao governo, democraticamente eleito, já não estamos no 25 de Abril. Umas Forças Armadas democráticas obedecem ao poder político eleito, só se lhes exigirem cometer crimes tipo matar criancinhas é que se podem negar.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: LM

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11017
  • Recebeu: 2330 vez(es)
  • Enviou: 3207 vez(es)
  • +731/-1031
Re: Missão militar portuguesa na RCA
« Responder #338 em: Agosto 18, 2018, 11:58:58 am »
Óbvio que não podemos esperar milagres por parte de 150 elementos. Fazem o que podem dentro dos seus limites, isso não está em causa. O que eu me oponho é ao colaboracionismo por parte de Portugal com nações que têm interesses dos quais não vamos usufruir e estamos a obter um destaque que poderá resultar em futuros danos na nossa população. Por outro lado não estamos ajudar rigorosamente em nada a população local, por isso, se não é para melhorar, não vale a pena participar.

Quem decide isso é o poder político não são os militares, os militares não tem que saber todos os pormenores a nível de relações internacionais para decidir se cumprem ou não uma missão, os militares não tem que decidir, os militares executam a decisão tomanda pelo poder político. Os militares podem é dizer, mas para fazer isto preciso de X pessoas, y material, etc, mas cumprem, a não ser que seja cometer crimes, isso não podem cumprir.
« Última modificação: Agosto 18, 2018, 12:02:17 pm por Lightning »
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11017
  • Recebeu: 2330 vez(es)
  • Enviou: 3207 vez(es)
  • +731/-1031
Re: Missão militar portuguesa na RCA
« Responder #339 em: Agosto 18, 2018, 12:17:49 pm »
E isso das missões serem de foro voluntário, eu diria isso com uma pitada de sal, pois já houve casos de pessoal obrigado a ir.

Acham que quando o governo diz que vai enviar uma companhia de Comandos para o Afeganistão ou RCA que fazem alguma pesquisa no quartel para saber os desejos do soldados? Claro que não, os generais é que dizem, tenho estas unidades disponíveis, e apesar de poder existir alguma saída e entrada de elementos pois a força que se vai enviar não é igual à que está no quartel.

Um militar até pode conseguir trocar com outro, mas se muitos se negarem, imaginemos todos os Comandos se negarem a constituir uma companhia, a primeira coisa era o governo enviar outra força, Paras, fuzos, etc, e esses militares iam ter muitos problemas disciplinares, legais, etc.

Voces nos vossos trabalhos só fazem as partes que gostam e recusam as partes que não gostam? Ah ah ah
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Cabeça de Martelo, HSMW, jorgeshot1

*

Camuflage

  • Investigador
  • *****
  • 1514
  • Recebeu: 200 vez(es)
  • Enviou: 89 vez(es)
  • +247/-240
Re: Missão militar portuguesa na RCA
« Responder #340 em: Agosto 19, 2018, 08:42:12 pm »
Acho piada ao medo latente de supostas repercussões que podem acontecer aos que negam participar numa missão militar de colaboracionismo. Ainda por cima com um sistema de justiça que tanto é criticado por cá.
Dá a sensação que se está a falar de um bando de meninos que tem medo de ser chamado ao sr General e levar umas reguadas por serem insurrectos.

É mais certo que fizessem cair ministros e mudassem o plano de Portugal do foro internacional, do que algum menino fosse condenado.

Quanto ao material adquirido e suposta "obtenção de conhecimentos", há mais marés que marinheiros, portanto é sempre possível reutilizar em missões com carácter mais útil.
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11017
  • Recebeu: 2330 vez(es)
  • Enviou: 3207 vez(es)
  • +731/-1031
Re: Missão militar portuguesa na RCA
« Responder #341 em: Agosto 19, 2018, 09:50:31 pm »
A mim parece-me é que o Camuflage não percebe nada do que é ser um militar.

Não é medo de reguadas do senhor general pois isto não é a escolinha, os militares têm que estar sientes que insubordinação está contemplado no código de justiça militar que tem consequências penais.

Um militar deve obedecer aos seus superiores e cumprir as missões que lhe são atribuídas. Se é só para fazer o que lhe apetece e quando lhe apetece o melhor é deixar de ser militar.

Acha que um grupo de soldados fazer com que não vão para uma missão internacional muda alguma coisa na política internacional de um país? Acho isso de uma ingenuidade gritante, no fim acabava por ir a GNR e pronto.

O governo tem muitas cartas no baralho para jogar.
« Última modificação: Agosto 19, 2018, 10:08:51 pm por Lightning »
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Cabeça de Martelo

*

Camuflage

  • Investigador
  • *****
  • 1514
  • Recebeu: 200 vez(es)
  • Enviou: 89 vez(es)
  • +247/-240
Re: Missão militar portuguesa na RCA
« Responder #342 em: Agosto 21, 2018, 10:59:02 pm »
A mim parece-me é que o Camuflage não percebe nada do que é ser um militar.

Não é medo de reguadas do senhor general pois isto não é a escolinha, os militares têm que estar sientes que insubordinação está contemplado no código de justiça militar que tem consequências penais.

Um militar deve obedecer aos seus superiores e cumprir as missões que lhe são atribuídas. Se é só para fazer o que lhe apetece e quando lhe apetece o melhor é deixar de ser militar.

Acha que um grupo de soldados fazer com que não vão para uma missão internacional muda alguma coisa na política internacional de um país? Acho isso de uma ingenuidade gritante, no fim acabava por ir a GNR e pronto.

O governo tem muitas cartas no baralho para jogar.

A pensar assim nunca se irá muito longe, alias nem nenhuma revolução teria ocorrido.
A lei tem interpretação, não é estritamente aplicada, a insubordinação desde que justificada, pode não conceder qualquer pena, alias um advogado com experiência saberá tirar partido do assunto e basta envolver os media para a coisa correr mal para as outras partes.
Não vale a pena julgar-me por ter pensamento livre, mas sim reflectir porque continuam a subjugar-se ao pensamento medieval do tem que ser, o morrer em vão e dar o corpo por algo que não estão a defender, quando estamos no século XXI.
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11017
  • Recebeu: 2330 vez(es)
  • Enviou: 3207 vez(es)
  • +731/-1031
Re: Missão militar portuguesa na RCA
« Responder #343 em: Agosto 22, 2018, 01:14:59 am »
Temos opiniões diferentes e pronto.

Vou ficar à espera que isso do colaboracionismo e insubordinação dê nas notícias.
« Última modificação: Agosto 22, 2018, 09:11:00 am por Lightning »
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20066
  • Recebeu: 2928 vez(es)
  • Enviou: 2200 vez(es)
  • +1227/-3449
Re: Missão militar portuguesa na RCA
« Responder #344 em: Agosto 22, 2018, 10:27:50 am »
A mim parece-me é que o Camuflage não percebe nada do que é ser um militar.

Não é medo de reguadas do senhor general pois isto não é a escolinha, os militares têm que estar sientes que insubordinação está contemplado no código de justiça militar que tem consequências penais.

Um militar deve obedecer aos seus superiores e cumprir as missões que lhe são atribuídas. Se é só para fazer o que lhe apetece e quando lhe apetece o melhor é deixar de ser militar.

Acha que um grupo de soldados fazer com que não vão para uma missão internacional muda alguma coisa na política internacional de um país? Acho isso de uma ingenuidade gritante, no fim acabava por ir a GNR e pronto.

O governo tem muitas cartas no baralho para jogar.

A pensar assim nunca se irá muito longe, alias nem nenhuma revolução teria ocorrido.
A lei tem interpretação, não é estritamente aplicada, a insubordinação desde que justificada, pode não conceder qualquer pena, alias um advogado com experiência saberá tirar partido do assunto e basta envolver os media para a coisa correr mal para as outras partes.
Não vale a pena julgar-me por ter pensamento livre, mas sim reflectir porque continuam a subjugar-se ao pensamento medieval do tem que ser, o morrer em vão e dar o corpo por algo que não estão a defender, quando estamos no século XXI.

Parafraseando alguém que sabe um pouco mais disto do que eu ou tu:

Manda quem pode, obedece quem tem juízo.

Aristóteles, 384-322 a.C.  - Política. [S.l.] : Vega, 1998. 664 p. . ISBN 972-699-561-2

Ou então algo bastante mais simples, um tipo com 18/20 anos dá-se como voluntário para uma Tropa Especial, tem o sangue na guelra e quer ser operacional. Das duas uma, ou vai para uma missão num TO muito complicado, mas onde pode fazer a diferença, ou então fica em Portugal a capinar na unidade e a fazer trabalho que não devia ser o seu (ajudar no combate aos fogos florestais). Eu sei muito bem para onde queria ir! Se a missão na RCA não presta para ti, então qual é que presta?! Eles estão a defender a estabilização de um país onde se mata e morre por cêntimos! Entre uma RCA e um Iraque, penso que faz muito mais sentido irmos para a RCA.
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.