Mito - Uso de Napalm na Operação Cassange, Angola, 1961

  • 7 Respostas
  • 4308 Visualizações
*

P_Mateus

  • Membro
  • *
  • 16
  • Recebeu: 6 vez(es)
  • +6/-0
Mito - Uso de Napalm na Operação Cassange, Angola, 1961
« em: Agosto 15, 2012, 01:45:02 am »


Artigo que visa desmontar o mito repetido do uso de "napalm" pelos meios aéreos durante a "Operação Cassange" no Norte de Angola de 5 Fevereiro a 19 de Março de 1961. Percorre-se e analisa-se em detalhe desde o artigo da Revista "Grande Reportagem" de Agosto de 2002 - que usa fotos de um avião na Guiné com um tanque de combustível extra e uma bomba convencional - até aos textos de José Maria Ervedosa dos anos de 1970 e à sua repetição por outros autores.

por Pedro Pereira Mateus, em Agosto de 2012, com fotos e referências detalhadas >> http://4cce.org/4cce-cassange-napalm-mito.html

__
 

*

papatango

  • Investigador
  • *****
  • 7441
  • Recebeu: 949 vez(es)
  • +4508/-861
Re: Mito - Uso de Napalm na Operação Cassange, Angola, 1961
« Responder #1 em: Agosto 15, 2012, 04:54:42 pm »
A bomba que está a ser colocada no caça F-86, que de facto nunca esteve em Angola, aparenta ser uma bomba de 500 libras, modelo Mk.82, muito utilizada pelos americanos. Acho-a demasiado grande para ser uma Mk.81, no entanto é uma fotografia.

Aparentemente o artigo inicial, afirma que os bombardeamentos foram feitos com bombas de 45kg, ou seja, bombas de 100 libras.
Em 1961, não se fabricavam já bombas de 100 libras.
No entanto, a Mk81 de 250lb (120kg) de peso total, tinha 96lb (44kg) de explosivo, pelo que os autores podem referir-se a esta bomba.

Vários anos mais tarde voltou a haver referências à utilização de Napalm em Angola.
Relativamente a Angola existe uma referência à presença de bombas de Napalm, armazenadas no aeroporto de Nova Lisboa (actual Huambo) no final da decada de 1970. As bombas estavam em Nova Lisboa, armazenadas, porque a sua utilização não tinha sido autorizada, eram bombas de 750 libras.
Eu não sei se a referência era ao peso total da bomba, ou à sua carga explosiva.

O que concluo é que de facto quem tentou juntar algumas peças de um puzle, inventou quando concluiu que havia coisas que não podiam bater certo.

Segundo o livro «Costa Gomes o último marechal», as tais bombas de 750libras, foram posteriormente enviadas para Moçambique e para a Guiné. Costa Gomes afirma que foram seguramente utilizadas em Moçambique, mas que quanto à Guiné não tem a certeza.

A dedução lógica é a de que Portugal teria utilizado um tipo de bomba de Napalm em 1961 e outro em 1970.
As imagens mostradas são da Guiné e são do final dos anos 60 ou inicio dos anos 70.

Infelizmente, é o mais comum nas alegações contra Portugal. Demasiada névoa, demasiadas meias verdades, que como são meias verdades são sempre difíceis de rebater.
No entanto, não há realmente nenhuma prova clara de que as forças portuguesas utilizaram Napalm, nem sequer sobre qual foi o veículo de entrega (avião) nem mesmo sobre o sistema utilizado (tipo de bomba).

Também concordo que a Grande Reportagem, ao ter representado uma aeronave a ser municiada, e ter errado de forma tão grosseira na representação fotográfica, errando o tipo de bomba e errando o tipo de avião (quando ainda por cima a foto era apresentada como prova), deitou por terra a alegada investigação jornalística.

Cumprimentos
É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...
 

*

zawevo

  • Perito
  • **
  • 387
  • Recebeu: 240 vez(es)
  • Enviou: 46 vez(es)
  • +100/-3589
Re: Mito - Uso de Napalm na Operação Cassange, Angola, 1961
« Responder #2 em: Agosto 23, 2012, 10:19:44 pm »
O que eu vi:

Luanda - Numa das extremidades da BA9 estavam armazenadas os envolucros vazios que depois de carregados eram as bombas napalm. Dizia-se que eram fabricados na Fundição de Oeiras. Acho que haviam 2 tamanhos, mas não tenho a certeza, pois naquela época fazer perguntas sobre marterial militar era complicado. As aeronaves que utilizaram foram os F-84, PV2 e T-6. Pessoalmente só  por uma vez vi uma parelha de F-84 levantar voo com 2 napalm cada.

Nova Lisboa - No campo de aviação não existia nenhum material militar, pelo menos nos anos 60. A haver munições e bombas de aviação só no RI21, GAC2 ou EAMA.

z
 

*

P_Mateus

  • Membro
  • *
  • 16
  • Recebeu: 6 vez(es)
  • +6/-0
Re: Mito - Uso de Napalm na Operação Cassange, Angola, 1961
« Responder #3 em: Agosto 24, 2012, 02:02:48 pm »
"zawevo" - em que mês / ano ?

PM.
 

*

zawevo

  • Perito
  • **
  • 387
  • Recebeu: 240 vez(es)
  • Enviou: 46 vez(es)
  • +100/-3589
Re: Mito - Uso de Napalm na Operação Cassange, Angola, 1961
« Responder #4 em: Agosto 24, 2012, 06:11:36 pm »
P_Mateus de 1969 a 1974.
z
 

*

P_Mateus

  • Membro
  • *
  • 16
  • Recebeu: 6 vez(es)
  • +6/-0
Re: Mito - Uso de Napalm na Operação Cassange, Angola, 1961
« Responder #5 em: Agosto 25, 2012, 12:32:34 am »
"zawevo" - de notar que o artigo diz respeito em excluviso à Operação Cassange, que teve lugar em Fev - Mar de 1961.
 

*

ee02004

  • 24
  • +0/-0
Re: Mito - Uso de Napalm na Operação Cassange, Angola, 1961
« Responder #6 em: Agosto 29, 2012, 03:50:44 pm »
Se a utilização de napalm nos teatros operacionais é mito ou não, não sei.
O que sei é que as nossas forças forças armadas o encomendavam com a referência de Oleo gelatinoso xxxx. Isto foi-me confirmado por um antigo oficial que era responsável por efectuar essas encomendas.
 

*

P_Mateus

  • Membro
  • *
  • 16
  • Recebeu: 6 vez(es)
  • +6/-0
Re: Mito - Uso de Napalm na Operação Cassange, Angola, 1961
« Responder #7 em: Agosto 31, 2012, 04:13:21 pm »
"ee02004" - o artigo em questão não diz respeito aos Teatros de Operações do Ultramar como um todo, nem sequer à globalidade parcial do Teatro de Operações de Angola. Diz exclusivamente respeito à Operação Cassange. Mais ainda, as fontes oficiais reconhecem o uso de napalm em outros contextos (Teatros e Operações) do Ultramar - o que aliás é explicitamente referido neste (meu) artigo, em especial com referência ao trabalho de António de Araújo e António Duarte Silva, "O uso de Napalm na Guerra Colonial - Quatro Documentos"