Restrepo

  • 3 Respostas
  • 2553 Visualizações
*

Desertas

  • Perito
  • **
  • 338
  • +0/-0
Restrepo
« em: Janeiro 08, 2011, 11:47:40 pm »
Citar
'Restrepo', um documentário com duas horas de duração, vencedor do prémio Grand Jury para melhor documentário no Sundance Film Festival de 2010, conta a história do destacamento de um pelotão de soldados norte-americanos no Vale de Korengal, no Afeganistão. O documentário centra-se num grupo de 15 soldados, "Restrepo", nome que foi dado em homenagem a um pelotão médico que tinha morrido no cumprimento do dever. Esta foi considerada uma das operações mais perigosas da história militar dos Estados Unidos da América.
Este é um documentário inteiramente experimental: as câmaras nunca saíram do vale e não há entrevistas a generais ou diplomatas.
Gostaria de saber as opiniões de quem já viu este documentário .

Um Abraço
God and the soldier all men adore
in time of trouble and no more
for when war is over and all things righted
God is neglected and the old soldiers slighted
 

*

AtInf

  • Membro
  • *
  • 256
  • Recebeu: 24 vez(es)
  • Enviou: 1 vez(es)
  • +3/-0
Re: Restrepo
« Responder #1 em: Janeiro 09, 2011, 10:58:56 am »
Para começar devo dizer que só vi uma parte do documentário ( deu no fim de ano no National Geographic ), mas cá vai:
É interessante, dá uma perspectiva que creio ajudar a perceber muito bem como é a vivencia de uma pequena unidade em ambiente hostil e relativamente isolados. A parte que vi explorou, de uma forma algo excessiva na minha opinião, o efeito psicológico que as baixas produzem tanto individual como colectivamente dentro desta unidade.
 

*

TOMSK

  • Investigador
  • *****
  • 1445
  • Recebeu: 2 vez(es)
  • Enviou: 1 vez(es)
  • +1/-0
Re: Restrepo
« Responder #2 em: Janeiro 11, 2011, 01:00:29 am »
Já vi e gostei, como já disse o AtInF explora particularmente a parte psicológica dos soldados, mas também os momentos de convivío entre eles, algumas situações de combate, e as conversações entre as chefias americanos e as "chefias" locais. Não é uma obra-prima, mas mostra a realidade.
 

*

Luso

  • Investigador
  • *****
  • 8525
  • Recebeu: 1621 vez(es)
  • Enviou: 681 vez(es)
  • +934/-7259
Re: Restrepo
« Responder #3 em: Janeiro 11, 2011, 09:58:18 pm »
Partilho igualmente dessa apreciação ao "desequilíbrio psícológico".
Fiquei com a impressão também de uma falta de disciplina ou eficácia de tiro com as armas ligeiras.

Gostei do moço da M240 que afirmou: "My mom was a fucking yippie. I couldn´t play with guns and even a water gun shaped like a a frog was taken from me because it had "gun" written on it." (ou algo do género  :mrgreen:).
O Capitão, ao explicar às suas tropas o que tinha sucedido no outro posto, parecia comportar-se de forma artificial, num daqueles momentos "motivadores" ensinados em vulgaríssimas acções de formação. E parecia que estava a fazer frete em tudo. Provavelmente estaria.
Fiquei com a ideia que aquele povo do vale era muito semelhante ao da minha terrinha: não sabe para onde quer ir nem quer saber.
Ai de ti Lusitânia, que dominarás em todas as nações...