A Noruega vai comprar 50 F-35 para substituir os F-16

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dremanu

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A Noruega vai comprar 50 F-35 para substituir os F-16
« em: Novembro 26, 2008, 11:43:07 pm »
Como é que eles conseguem justificar gastar os bilhões nesta compra?

Entretanto por aqui o governo Português vende os F-16. Isto é mesmo triste.
"Esta é a ditosa pátria minha amada."
 

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papatango

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« Responder #1 em: Novembro 26, 2008, 11:51:03 pm »
É simples:

Fazem fronteira com a Rússia
A fronteira e a ZEE é disputada e a Noruega acabará por ter problemas com os russos mais tarde ou mais cedo por causa do Mar do Norte.
Nada como ter uma força com alguma capacidade de dissuasão.

É por causa dessa necessidade de capacidade de dissuasão que a Noruega está mais para F-35 que para Gripen.
Convém ter boas relaçoes com os Estates.
É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...
 

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zé do bone

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Re: A Noruega vai comprar 50 F-35 para substituir os F-16
« Responder #2 em: Novembro 27, 2008, 01:29:20 pm »
Citação de: "dremanu"
Como é que eles conseguem justificar gastar os bilhões nesta compra?


Quem tem jazigas de petróleo e gás natural "aos pontapés" como eles têm, pouco ou nada têm que justificar... Compram porque podem !!!

PS - E para um país, como a Noruega, que têm uma orografia bastante acentuada, o F-35 (versão STOVL) é sem dúvida, o avião a eleger.
É fácil ser idealista quando se tem os bolsos cheios. Com eles vazios, a conversa já é outra...
 

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P44

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Re: A Noruega vai comprar 50 F-35 para substituir os F-16
« Responder #3 em: Novembro 27, 2008, 04:24:23 pm »
Citação de: "dremanu"
Como é que eles conseguem justificar gastar os bilhões nesta compra?

Entretanto por aqui o governo Português vende os F-16. Isto é mesmo triste.


quando tivermos "pitrol", como a Noruega, a gente conversa...
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

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Sintra

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« Responder #4 em: Novembro 27, 2008, 05:34:29 pm »
São 48 caças e não 50.
Dos vários Paises que compõe o EPAF apenas Portugal e a Bélgica ainda não lançaram um concurso para a substituição do Viper. Entretanto a Dinamarca como a Holanda devem anunciar brevemente o aparelho escolhido entre O F-35A, o Gripen NG e o Super Hornet (o escolhido vai ser com toda a certeza o Lightning II). No caso da Dinamarca são 48 aviões, no caso da Holanda são 85 unidades.
 

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papatango

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« Responder #5 em: Novembro 27, 2008, 08:07:30 pm »
Citação de: "Sintra"
São 48 caças e não 50.
Dos vários Paises que compõe o EPAF apenas Portugal e a Bélgica ainda não lançaram um concurso para a substituição do Viper. Entretanto a Dinamarca como a Holanda devem anunciar brevemente o aparelho escolhido entre O F-35A, o Gripen NG e o Super Hornet (o escolhido vai ser com toda a certeza o Lightning II). No caso da Dinamarca são 48 aviões, no caso da Holanda são 85 unidades.


Quase que se poderia dizer que os belgas não tomaram a decisão porque têm medo que a Bélgica acabe e que os portugueses não tomaram a decisão porque estão à espera que o país acabe.

Não deixa de ser algo preocupante. A modernização MLU foi feita bastantes anos depois de outros países europeus a terem iniciado, e por isso estamos na situação em que estamos.

Mas o F-35, para as forças aéreas que podem é dificil de não escolher.
A possibilidade de virem a optar pelo Gripen NG no entanto parecia bastante fundamentada.

Mas quando se compara aeronaves e se acredita nas vantagens tácticas das características «Stealth» fica dificil não optar pelo F-35 mesmo que como algun dizem «ligeiramente manco».  :D
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typhonman

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« Responder #6 em: Novembro 27, 2008, 08:23:53 pm »
A intenção da FAP é adquirir o F-35, falta saber se os politicos deixam..
 

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papatango

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« Responder #7 em: Novembro 27, 2008, 08:58:52 pm »
o problema é que se os submarinos, com o custo que têm já são apontados como um gasto exagerado, o que acontecerá com um novo caça ?
Mesmo que o Estado Português inscreva 1000 milhões para a compra de novos caças no orçamento, quantos F-35 poderemos comprar com esse dinheiro ?

Estarão os radares AN/APG-66(V)2 dos F-16 MLU ou mesmo os radares AN/APG-68 dos F-16C/D Block 50/52 em condições de enfrentar ameaças modernas?

Que inimigos encontraremos no futuro que justifiquem possuir este tipo de arma ?
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Daniel

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« Responder #8 em: Novembro 28, 2008, 06:18:12 am »
Sintra
Citar
Dinamarca como a Holanda devem anunciar brevemente o aparelho escolhido entre O F-35A, o Gripen NG e o Super Hornet


Bom a minha pergunta é a seguinte, mas o Super Hornet, faz parte das possiveis escolhas :?:  desculpe mas sou cru nessa area. :wink:
 

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Leonidas

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« Responder #9 em: Novembro 28, 2008, 05:08:36 pm »
Saudações guerreiras

Citação de: "Papatango"
É simples:
Fazem fronteira com a Rússia
A fronteira e a ZEE é disputada e a Noruega acabará por ter problemas com os russos mais tarde ou mais cedo por causa do Mar do Norte.
Nada como ter uma força com alguma capacidade de dissuasão.

Sem dúvida, o que eu acho estranho são os números, só 50 aviões?!! Como refere o Pt e muito bem, só pode ser alguma! Aliás, esta situação já se verificava com o numero de F-16 operacionais, de acordo com o que é conhecido! Como se pode explicar uma frota de F-16 algo a desejar por comparação com uma Holanda que nem sequer tem os cuidados que uma Noruega deve ter. Com os F-16 até diminuiram a sua frota embora usufruam dos mais modernos MLU que por aí andam, se não me falha a memória.
Será a base tecnológica do F-35 a chave do segredo? Faço votos para que nunca venhamos a saber ao certo.

Citação de: "PapaTango"
o problema é que se os submarinos, com o custo que têm já são apontados como um gasto exagerado, o que acontecerá com um novo caça ?
Mesmo que o Estado Português inscreva 1000 milhões para a compra de novos caças no orçamento, quantos F-35 poderemos comprar com esse dinheiro ?
O que mais me espantou foi a celeridade com que os C-295 foram adquiridos. Para aí ninguém aponta gastos e nem outras questões associadas.

Citação de: "PapaTango"
Não deixa de ser algo preocupante. A modernização MLU foi feita bastantes anos depois de outros países europeus a terem iniciado, e por isso estamos na situação em que estamos.

A presença dos F-16 em Portugal, já leva em 14 anos. Aquilo que estava previsto era perfeitamente aceitável, e não seria porque iríamos terminar o MLU alguns anos depois do outros o terem feito, que não se justificaria a sua modernização. O estarmos na situação em que nos encontramos prende-se só com um único factor: o político.

Citação de: "Zé do Bone"
PS - E para um país, como a Noruega, que têm uma orografia bastante acentuada, o F-35 (versão STOVL) é sem dúvida, o avião a eleger.

Porque não adqueriram eles o Harrier? Os americanos também o fabricaram na versão AV-8. Talves os hélis sejam mais indicados para aquilo que tem em mente, a não ser que o Zé queira mesmo que seja o F-35. Os Suiços também têm uma orografia que toda a gente conhece e até agora não foi preciso nenhum avião VSTOL.

Cump.
 

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zé do bone

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« Responder #10 em: Novembro 28, 2008, 05:18:05 pm »
Citação de: "Leonidas"
...
Citação de: "Zé do Bone"
PS - E para um país, como a Noruega, que têm uma orografia bastante acentuada, o F-35 (versão STOVL) é sem dúvida, o avião a eleger.
Porque não adqueriram eles o Harrier? Os americanos também o fabricaram na versão AV-8. Talves os hélis sejam mais indicados para aquilo que tem em mente, a não ser que o Zé queira mesmo que seja o F-35. Os Suiços também têm uma orografia que toda a gente conhece e até agora não foi preciso nenhum avião VSTOL.

Cump.


Investir no Harrier ??? :lol:
Quanto à Suiça, não conheço em concreto as suas politicas de defesa (alguém as conhece?) portanto, não me manifesto.
É fácil ser idealista quando se tem os bolsos cheios. Com eles vazios, a conversa já é outra...
 

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Cabeça de Martelo

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« Responder #11 em: Novembro 28, 2008, 05:23:39 pm »
Os Suiços têm F-5 e F-18.

Os Harrier já não são fabricados e vão ser substituidos por uma versão dos F-35.

Helis a proteger um espaço aéreo? Dúvido!
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

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Leonidas

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« Responder #12 em: Novembro 28, 2008, 11:14:32 pm »
Citação de: "zé do bone"
Helicópteros para substituir aviões para missões de Defesa Aérea ??? Essa era original... :lol:

Citação de: "Cabeça de Martelo"
Helis a proteger um espaço aéreo? Dúvido!


A questão do avião ser VSTOL levou-me a pensar noutras coisas, logo nesse contexto de defesa aérea só podia dar erro. Eu também duvido muito da sua eficácia contra um simples L-39.

Creio que não está confirmada a versão VSTOL. O mais certo será a versão A, aterragem e descolagem normal.

Cumprimentos
 

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Lightning

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« Responder #13 em: Novembro 29, 2008, 12:03:31 pm »
Citação de: "Leonidas"
Creio que não está confirmada a versão VSTOL. O mais certo será a versão A, aterragem e descolagem normal.


Pois era mesmo isso que eu ia perguntar, já alguém tem a certeza de qual a versão do F-35 que a Noruega pensa adquirir? É que pode muito bem ser a convencional e não tem nada a ver com STOVL.
 

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Sintra

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« Responder #14 em: Dezembro 02, 2008, 11:36:22 pm »
Citação de: "Daniel"
Sintra
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Dinamarca como a Holanda devem anunciar brevemente o aparelho escolhido entre O F-35A, o Gripen NG e o Super Hornet

Bom a minha pergunta é a seguinte, mas o Super Hornet, faz parte das possiveis escolhas :?:  desculpe mas sou cru nessa area. :wink:


 O F-16 Viper é da mesma idade do Northrop YF-17 com o qual concorreu para o concurso "LWF- Light Weight Fighter" em 1974. O F-16 ganhou o concurso e o primeiro avião de série saiu da fábrica em Outubro de 1976.
 Entretanto o YF-17 parecia condenado ao caixote de lixo da história aeronáutica, quando surge o programa "Navy Air Combat Fighter (NACF)" que era um derivado de um outro anterior (VFAX) para um novo caça tático para a US Navy, a diferença era que o Pentágono recebeu ordens explicitas do Congresso e do Departamento de defesa para utilizar ao máximo tecnologias do concurso da USAF que tinha dado origem ao F-16. Só que a US Navy recusou-se a adoptar o Viper... Monomotor, pequeno, etc...
 O resultado foi uma adaptação radical do YF-17 da Northrop, que se veio a transformar no muito maior e mais pesado F/A-18A/B Hornet que voou pela primeira vez em Abril de 1980.
 Passado uma década (inicio dos anos 90) a US Navy perseguia dois programas de aviões de combate de nova geração, o Bombardeiro A-12 e uma variação naval do F-22. Ambos foram cancelados devido em grande parte aos custos dos programas  (e péssima gestão do primeiro), sendo que de um momento para o outro apercebeu-se que não tinha dinheiro para aviões muito sofisticados. Por volta de 1991 faz uma avaliação no "papel" de várias variantes do F-14 Tomcat e do F-18  e acaba por ordenar a aquisição da versão mais simples do Hornet que lhe tida sido proposta pela (então) McDonnell Douglas. Esse avião veio a ser conhecido pelo Super Hornet e é cerca de 25% maior e mais pesado que o F/A-18 original (e é duas vezs mais pesado que o YF-17) e voou pela primeira vez em Novembro de 1995, sendo que o Viper é duas décadas mais "velho".

 Abraço