ForumDefesa.com

Outras Temáticas de Defesa => Livros-Revistas-Filmes-Documentários => Tópico iniciado por: Duarte em Janeiro 12, 2007, 06:53:19 pm

Título: Filmes Sobre a Guerra Colonial
Enviado por: Duarte em Janeiro 12, 2007, 06:53:19 pm
Recomendações? e onde comprar através da internet?

Quais os 3 melhores que devo comprar/ver?
Título:
Enviado por: Yosy em Janeiro 12, 2007, 09:20:02 pm
Até hoje só o "Non, ou a Vã Glória de Mandar" do Manoel de Oliveira é que recomendo.

O "Inferno" e 20,13 tinham ambos excelentes potencialidades e foram uma grande desilusão.  :cry:

Aguardo ansiosamente o dia de um "Platoon" português.
Título:
Enviado por: Duarte em Janeiro 13, 2007, 04:06:09 am
Muito obrigado Yosy.
Título:
Enviado por: Duarte em Maio 07, 2007, 04:03:17 am
Não é bem sobre a guerra do ultramar, mas aluguei "Capiães de Abril" e vi na semana passada.. Mesmo a calhar, passados poucos dias sobre a efeméride..
Gostei. Bem feito e com rigor histórico. Até as viaturas.. o que não é de estranhar, pois muitas delas ainda estão ao serviço  :roll:

Usaram M-48A5 (lá foram por os velhos chaços a trabalhar..) e desenterraram uma EBR, não sei onde foram arranjar, talvez no DGMG? Uma Ferret também, embora não fosse utilizada naquele tempo, apenas vieram em 1979. Já não havia AML em condições pelos vistos.

Usaram uma corveta JC para fazer o papel da Fragata Magalhães Correia.

A velha Chaimite 'Bula" lá estava também.

Uma crítica.. para quê usar actores estrangeiros? Não havia Portugueses suficientemente bons?.. O diálogo dobrado ficava bem nos filmes de monstros Japaneses dos anos 60, mas neste filme foi um pouco estranho. Pena.

Meteram um romance falido pelo meio da história, para não ser apenas um documentário para os lados do chato, e não faltam as inevitáveis críticas ao antigo regime e a euforia da liberdade. Ganhei um ainda maior respeito pelo Salgueiro Maia.
Enfim, um bom filme. Recomendo.

Estou a aguardar "Non, ou a vão Glória de Mandar" e "A Costa dos Murmúrios" (filme e livro). Chato é que estes apenas há em DVD região 2 PAL. Vou ter que perder uns tempos a importar e modificar o vídeo. Espero que valha a pena..

Mais recomendações?
Título:
Enviado por: Duarte em Maio 22, 2007, 04:53:33 pm
"Preto e Branco" de José Carlos de Oliveira vale a pena ver. Recomendo. Será talvez o mais próximo de um "Platoon" Português até `a data ;)

"A Costa dos Murmúrios" também está bem feito, embora seja mais um filme sobre os horrores psicológicos sofridos por esposas de militares, do que sobre a própria guerra colonial.

Gostei também de "Non- Ou a Vã Glória de Mandar", obrigado pela recomendação.
Título:
Enviado por: Von Einsamkeit em Maio 23, 2007, 05:31:23 pm
Tem algum filme que seja ao menos quase imparcial?
Título:
Enviado por: Cabeça de Martelo em Maio 23, 2007, 05:53:19 pm
Eins ainda não vi um único filme que eu disse-se: porreiro, filme de grande qualidade e fiel aos acontecimentos...preferem fazer filmes "artisticos" ou então peças de ficção sem pés nem cabeça.  :roll:
Título:
Enviado por: Duarte em Maio 23, 2007, 06:22:25 pm
Citar
Tem algum filme que seja ao menos quase imparcial?
Imparcialidade?! Isto já seria pedir muito... :roll:[/quote]

De facto, há pouco por onde escolher. "Preto e Branco" é o melhor até agora visto por mim, mas tem os seus defeitos. Falta de conhecimentos de táctica militar, os soldados Portugueses cometem cada erro estúpido ao longo do filme, resultando na morte desnecessária de dois deles, etc..

Um filme que seria interessante, e com rigor histórico, poderia ser feito sobre a Operação Mar Verde. O próprio Cmdte. Alpoim Calvão com certeza que poderia fazer um assesoria técnica muito valiosa.

Proponho Joaquim de Almeida para o papel de Alpoim Calvão.

Aquele tipo do Black Skin poderia ser o Sargento Marcelino da Mata, o militar Português mais condecorado. Para fazer o lugar do então Brigadeiro Spínola, qualquer actor de monóculo, botas de cavalaria e pingalim serve  :amazing:
Título:
Enviado por: Von Einsamkeit em Maio 23, 2007, 07:22:21 pm
Existem filmes sobre a Historia de Portugal?
Título:
Enviado por: ferrol em Maio 23, 2007, 07:24:10 pm
Citação de: "Duarte"
Uma crítica.. para quê usar actores estrangeiros? Não havia Portugueses suficientemente bons?.. O diálogo dobrado ficava bem nos filmes de monstros Japaneses dos anos 60, mas neste filme foi um pouco estranho. Pena.

A película é unha coproducción hispano-franco-portuguesa dirixida por María de Medeiros, que desenrolou grande parte da súa carreira en España. É logo normal que parte dos actores e dos traballadores sexan españois, portugueses ou franceses.

Por certo, gustoume o filme. Moi fiel á realidade, aínda que me parecéu que torcía polo bando dos capitáns, o cal é bastante normal, claro.  :o
Título:
Enviado por: Cabeça de Martelo em Maio 23, 2007, 11:08:55 pm
Ferrol olha que a María de Medeiros fez a sua carreira em grande parte em França, até passa (ou passava) uma série Francesa na TV Cabo em que ela participa.

Em relação ao filme...é normal que isso aconteça, os Capitães até eram uns bacanos...  :wink:
Título:
Enviado por: Duarte em Maio 24, 2007, 03:22:51 am
Citação de: "Von Einsamkeit"
Existem filmes sobre a Historia de Portugal?


"Non, ou a Vã Glória De Mandar" tem vários episódios da história militar Portuguesa.
Título:
Enviado por: Von Einsamkeit em Maio 24, 2007, 06:39:02 pm
Aqui temos muita coisa do Periodo até 1822

Sao algumas mini-series e filmes
Título:
Enviado por: lurker em Maio 04, 2008, 04:11:44 pm
Citação de: "Duarte"
Uma crítica.. para quê usar actores estrangeiros? Não havia Portugueses suficientemente bons?.. O diálogo dobrado ficava bem nos filmes de monstros Japaneses dos anos 60, mas neste filme foi um pouco estranho. Pena.


Acho que o único em que se é realmente desagradável o efeito da dobragem (porque fala mais) é o Salgueiro Maia/Stefano Accorsi mas ai a coisa até se perdoa porque o actor é a cara chapada do Salgueiro Maia.
Título: 20,13 em DVD?
Enviado por: Duarte em Maio 05, 2008, 02:58:05 am
Alguém sabe se o filme 20,13 já  foi editado em DVD? Ou a data em que será editado?
Título:
Enviado por: quintanova em Junho 26, 2008, 06:12:21 pm
Vi na RTP há anos um filminho (não é curta, nem é longa - 60 minutos) chamado "Era uma vez um Alferes". Já nem me lembrava do título, pensava que era só "O Alferes". É de 1987.
Entretanto encontrei info na imdb.com - http://www.imdb.com/title/tt0121247/ (http://www.imdb.com/title/tt0121247/) .

Não me lembro muito bem, mas lembro-me do mais dramático. Não sei se ao início, ou ao fim, o Alferes pisa uma mina e fica lá com o pé. E a história é à volta disso.

Gostava de encontrar isso. Deve estar lá guardadinho nos arquivos da RTP à espera de libertação.

Encontrei uma crítica num blogue:

“Era uma Vez um Alferes” (1988), de Luís Filipe Costa: Uma média-metragem (55 minutos) produzida para a RTP a partir de um conto de Mário de Carvalho. A história não se concentra nos combates mas sim nas relações entre os militares portugueses, mostrando uma situação extrema (um alferes pisa uma mina, tendo de se manter imóvel de modo a evitar a explosão) mas não isenta de surpresas. Com boas interpretações (José Jorge Duarte e Júlio César, entre outros), o filme possui um nível técnico regular. in: http://pipocarasca.blogspot.com/2005/04/guerra-lusa.html
Título:
Enviado por: tgcastilho em Julho 02, 2008, 04:00:55 pm
Também existe "os imortais",embora não fale directamente da guerra.


Os Imortais” (2003), de António-Pedro Vasconcelos: A memória de mais esta “história de veteranos” ainda está fresca. A guerra surge em “flash-backs” credíveis, mas o melhor é o trabalho dos actores (grande Nicolau Breyner, estreia convincente de Rui Unas) e a maneira clara de contar uma história que tantas vezes falta por cá.
Título:
Enviado por: quintanova em Julho 03, 2008, 02:17:20 pm
Uma pequena história para ilustrar o cenário do cinema português e a sua relação com as guerras. O meu pai aceitou assessorar Manoel de Oliveira no seu "Non, ou a Vã Glória de Mandar", nomeadamente no que concerne a um acampamento-base na Guerra do Ultramar e a sua disposição.
Todas as dicas que o meu pai passou foram ignoradas, pois não ficava esteticamente bem. A colaboração (não paga, aliás) foi rapidamente concluída.

Obviamente que o Manoel de Oliveira tem o direito de realizar o seu filme da forma que quiser, mas quando sabemos que outros cinemas levam os seus military advisers a sério, ao mínimo pormenor, ficamos a saber porque não há filmes portugueses decentes acerca da Guerra.

O grande problema que impede um filme decente é que a Guerra ainda é vista num prisma ideológico bacoco, passadista e pequeno-burguês, e não um conflito militar puro e simples, já ele cheíssimo das suas complexidades próprias.
Os Maneis e os Josés que viram a sua primeira retrete no quartel, que lutaram na África e que criaram elos eternos com os seus companheiros, esses serão sempre esquecidos, pois a história e o cinema é composto de parisienses e argelinos que por mais que se mordam nunca conseguirão uma sonoplastia de jeito, quanto mais um guião genuíno acerca da guerra.
Título:
Enviado por: triton em Outubro 20, 2008, 10:35:05 pm
Na minha opinião existe um filme ainda melhor que o Capitães de Abril, o FIlme chama-se A Hora Da Liberdade, é muito bom, só não tem um brigadeiro a chamar filhos desta e daquela, e tambem não tem nenhum romance nem um Sargento mal disposto. :lol:
Título:
Enviado por: quintanova em Outubro 20, 2008, 11:13:23 pm
Por outro lado, os "Capitães de Abril" tem o mérito de acertar com as cores das boinas utilizadas na altura, coisa que a "Hora da Liberdade" não faz. Diga-se também que é a unica coisa boa que o filme da Medeiros tem, mais não seja porque o cinema português não consegue atinar com a sonoplastia que é sempre do piorio (e não me refiro apenas às dobragens dos vários, demasiados, actores estrangeiros, claramente feitas em estúdio como os filmes do extinto canal 18).
Título:
Enviado por: Ermit em Abril 15, 2009, 01:09:58 am
Boas deixo aqui um link onde tem todos os filmes e documentários sobre a Guerra colonial produzidos pela RTP1...

É só disfrutar  :arrow: http://www.rtp.pt/guerracolonial/?id=89&t=0#thumb89 (http://www.rtp.pt/guerracolonial/?id=89&t=0#thumb89)

Acho que está muito bom. Além dos actuais ainda tem também filmes da época.

Cumprimentos