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Forças Armadas e Sistemas de Armas => Forças Aéreas/Sistemas de Armas => Tópico iniciado por: Ricardo Nunes em Abril 13, 2004, 09:45:21 pm

Título: F/A-22 em risco?
Enviado por: Ricardo Nunes em Abril 13, 2004, 09:45:21 pm
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By Jim Wolf
WASHINGTON (Reuters) - The Pentagon may have to scrap its premier fighter jet program to help pay for the war in Iraq, Sen. John McCain, an influential member of the Armed Services Committee, said on Sunday.

"It's obvious that we're paying a heavy price, I think, for not having had enough troops there from the beginning," the Arizona Republican said on NBC's "Meet the Press."

McCain said both the U.S. Army and the Marine Corps must be expanded overall, a position at odds with President Bush's administration. The United States has about 135,000 troops in Iraq, a number that McCain said must rise.

As part of a broad overhaul of U.S. priorities, he said, the Pentagon may have to scrap the $71 billion Air Force program to buy F/A-22 air-to-air fighters built by Lockheed Martin Corp. .

"We may have to cancel this airplane that's going to cost between $250 million and $300 million a copy," said McCain, floating what could become a major new legislative hurdle to a top Air Force priority.

McCain led a drive that stalled what has become a $23.5 billion plan to lease up to 20 and buy up to 80 modified Boeing Co. 767s as mid-air refueling tankers. The plan is on hold pending reviews due next month at the Pentagon.

"We've got to change the way we do business and put the priority where it belongs," McCain said. "And that is making sure that we succeed in Iraq."

Republican Sen. Pat Roberts of Kansas, chairman of the Intelligence committee, said the United States needed more specially trained forces in Iraq.

"People that are in there have to know what the heck we're doing," Roberts said on the CBS program Face the Nation. "If we do have those troops, yes, let's send them."

The Air Force hopes to buy at least 277 F/A-22 fighters, which it describes as key to dominating the skies in future combat. It is about to enter operational testing en route to replacing the F-15C.

Defense Secretary Donald Rumsfeld has resisted calls for any lasting increase in the U.S. occupation force in Iraq and argued against permanently boosting the size of U.S. armed forces unless sought by military commanders themselves.

Last week, Rumsfeld said the Pentagon may postpone the departure of some troops supposed to be heading home now. The Pentagon originally had planned to decrease the numbers to about 115,000 in coming months.

© Reuters 2004. All Rights Reserved.



http://www.reuters.com/newsArticle.jhtm ... ID=4798748 (http://www.reuters.com/newsArticle.jhtml;jsessionid=A0KJTE4YPLVLCCRBAE0CFEY?type=topNews&storyID=4798748)

Pelos vistos não é apenas o F-35A/B/C que anda por maus caminhos. Mesmo assim não dou muita credibilidade  a esta notícia e penso que seja uma manobra interna de modo a mover algumas influências no interior do departamento de defesa norte-americano.
Mesmo assim 300M de dollars por aeronave é obra.  :oops:
Título:
Enviado por: fgomes em Abril 13, 2004, 10:01:00 pm
300 milhões de dólares por aeronave !!!!!

Quem é que além dos EUA vai ter dinheiro para comprar este avião ?

Por este andar a próxima geração de aviões será tão dispendiosa, que mesmo os americanos só poderão adquirir poucas dezenas de exemplares.

Passa-se algo de errado com o complexo militar industrial americano. Quem tem razão é um americano com quem falei há uns tempos que dizia que o principal objectivo de algumas empresas do sector da defesa é ir ao bolso do contribuinte americano !
Título:
Enviado por: Spectral em Abril 13, 2004, 10:20:55 pm
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Passa-se algo de errado com o complexo militar industrial americano. Quem tem razão é um americano com quem falei há uns tempos que dizia que o principal objectivo de algumas empresas do sector da defesa é ir ao bolso do contribuinte americano !


Os americanos precisam do F22 e não têm alternativas. e a Lockeed Martin sabe-o.

É o que dá a concentração das indústrias de defesa que ocorreu nos anos 80-90 ( neste momento só existem 2 empresas capazes de construir aviões militares nos States: a Lockeed e a Boeing): elimina a concorrência e isso nunca é bom...

Bem Feito!
Título:
Enviado por: fgomes em Abril 13, 2004, 10:40:13 pm
Completamente de acordo, se compararmos o número de empresas aeronáuticas existente há 40 anos com as duas de agora é uma grande diferença !
O pior é que a paranóia das fusões e aquisições também chegou a este lado do Atlântico.

A ausência de concorrência vai acabar por diminuir a inovação. No futuro de certeza que vão acontecer mais casos como o do B-52, em vão existir aviões a voar 100 anos depois do primeiro voo do modelo :!:
Título:
Enviado por: Fábio G. em Maio 03, 2004, 04:41:19 pm
MAIS F/A-22 PARA A USAF.

A USAF concluiu as negociações com a Lockheed Martin para dotarse de mais 22 F/A-22 , a um preço de menos 110 M de dólares por avião. Previamente encomendaram-se 44 e lá para 2013 espera-se que se tenham adquirido 277.

Mesmo menos 110 M por avião, quem é que vai comprar algum por muito bom que seja?
Título:
Enviado por: Guilherme em Maio 03, 2004, 05:04:27 pm
Mas não é aproximadamente isso que custa um EF-2000 ou um Rafale? Uns 100 milhoes de dólares?
Título:
Enviado por: Fábio G. em Maio 03, 2004, 05:31:09 pm
Devo-me ter enganado é menos 110M por avião. :oops:
Título:
Enviado por: dremanu em Maio 04, 2004, 02:11:58 am
110M de Euros!!!! Uau!!! Que preço exorbitante, o que será que têm lá dentro que faz esse avião sair assim tão caro.

Provavelmente metade desses custos são os sálarios pagos aos técnicos, de resto o que poderia fazer um avião assim tão caro?

Esse preço é demais, 10 aviões vão custar 1.1B de Euros, porra!!!!

Quanto custa um F-16?
Título:
Enviado por: emarques em Maio 04, 2004, 02:25:09 am
Acho que 110 M$ é o desconto que conseguem. O Ricardo falou de 300 M$ por avião, com o desconto será 190. É assim? Ou os 300 já incluem desconto?
Título:
Enviado por: FFAP em Maio 04, 2004, 11:57:00 am
Penso que o que o Ricardo quiz dizer é que o desconto é de 110 milhões, logo o preço final será de 190 Milhões de dolares.
   Um F-16 acho que deverá andar na ordem dos 50 milhoes de dolares(digo eu...).
Título:
Enviado por: Ricardo Nunes em Maio 04, 2004, 02:56:02 pm
Citação de: "FFAP"
Penso que o que o Ricardo quiz dizer é que o desconto é de 110 milhões, logo o preço final será de 190 Milhões de dolares.
   Um F-16 acho que deverá andar na ordem dos 50 milhoes de dolares(digo eu...).


Ricardo não Pedro! Fábio G. ! ;)
Foi o Fábio que referiu essa notícia dos 110 milhões.
Título:
Enviado por: FFAP em Maio 04, 2004, 03:03:46 pm
Mea Culpa!!

 Peço desculpa ao Fábio.
Título:
Enviado por: Guilherme em Maio 04, 2004, 03:14:26 pm
Acho que uma aeronave de caça não deveria custar mais que 100 milhões de dólares. Com 300 milhões de dólares, a Marinha do Brasil constrói um submarino IKL-209. :shock:
Título:
Enviado por: dremanu em Maio 04, 2004, 06:59:50 pm
Parece que ninguém sabe ao certo qual será o preço do EF, mas sem dúvida nenhuma será um avião com um preço um tanto ou quanto exorbitante.

Acho um absurdo um avião custar mais que 50M de Euros/Dolares para comprar. Pelo menos por enquanto, quem sabe com a inflação daqui a 10 anos 50M não é nada.

Aqui vai umas notícias duma agéncia notíciaria sobre a compra dos EF pelos alemães.

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EUbusiness
30 April 2004  

The German air force announced Friday that it had officially put its first five Eurofighter jets into service in the northern city of Rostock.

The five aircraft, which will be used mainly for training purposes, were given to the Steinhoff fighter squadron based in Laage.

Germany, which was the first country to take delivery of the European-made fighter but the second to put it into service after Italy, has ordered 180 of the combat aircraft at a cost of 80 million euros (95 million dollars) each.

The Eurofighter Typhoon is a multi-role combat jet with a range of 2,500 kilometres (1,560 miles) and can be equipped with a mix of missiles depending on its mission.

It is built by a four-nation consortium involving the French-Spanish-German group EADS, Britain's BAE Systems and Italy's Alenia.

Britain has ordered 232 aircraft, Italy 121 and Spain 87. Last year Austria became the first nation outside the consortium to place an order, asking for 18. Greece has committed to 60 with an option for a further 30 aircraft.
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Aqui vai mais umas informações vindas da revista Forbes

Friday April 30, 3:19 PM EDT

By Nick Antonovics

LAAGE AIR FORCE BASE, Germany, April 30 (Reuters) - German junior defence minister Peter Eickenboom said on Friday he expected the four nations building the Eurofighter military jet to have agreed terms for a second tranche of deliveries by summer.

But Eickenboom declined to speculate on what the final cost of the fighter jet could be amid German media reports that Germany's 180 planes alone could cost 19.5 billion euros rather than the 18 billion euros estimated so far.

"The negotiations that are now going on are about deciding how the money is divided between the second and third tranches and on this point we are getting close to an agreement with industry," Eickenboom told a news conference to mark Eurofighter's entry into service with the German air force.

"We hope we can go with the draft to the (German parliament) budget committee by June so we can get authorisation to give the go-ahead with our partners during the summer break," he said.

Friday's ceremony was 16 years after Germany, Britain, Italy, and Spain first agreed to build what is now known as the Eurofighter, whose development has been plagued by delays.

Those four nations have ordered 620 of the jets being built jointly by EADS, BAE Systems of the U.K. (BA) and Italy's Alenia Aerospazio (SIFI).

Germany's Sueddeutsche Zeitung daily heralded the plane's entry into German service with the headline "Empty shell in the air" and said the plane could fly only in fair weather.

But industry and military officials at the launch ceremony dismissed the report that the two-seater version of the Eurofighter that has already been delivered was not fully operational.

"It's ridiculous. We fly in winter all the time," said Wolfdietrich Hoeveler, head of military aircraft communications at EADS.

Hoeveler said more than 135 Eurofighter jets were in production or had already been delivered out of the first tranche total of 148.

He said second-tranche production was fixed at 236 planes and that had been confirmed by all partners, dismissing reports Britain was seeking to change the size of its commitment.

Hoeveler said that what needed to be negotiated were the conditions and requirements attached to the second tranche.

http://www.forbes.com/business/services ... 55525.html (http://www.forbes.com/business/services/newswire/2004/04/30/rtr1355525.html)
Título:
Enviado por: Rui Elias em Maio 05, 2004, 12:31:09 pm
Eu acho que os preços estão inflacionados.

Mas também acredito que se houvessem muitas encomendas, o preço por unidade baixaria, devido às economias de escala.

De qualquer modo estou em crer que pelo menos para Israel, os EUA farão um preço de "amigo" 8) .
Título:
Enviado por: Spectral em Maio 05, 2004, 07:23:57 pm
Os preços de aparelhos modernos ocidentais andam à volta do seguinte ( claro que os preços variam muito de caso para caso):

F-16 Blck60 ( os dos Emirados Arabes Unidos ) 60M$

EF Typhoon e Rafale ~80M$ ( números optimistas, a contar com futuras vendas do Rafale, e a ocmpra de todas as tranches do EF; já agora parece que a Alemanha sempre vai optar por todos os 260 aparelhos)

F-18 Super Hornet 50-60 M$

F-22 ~200M/300M $ ( não se sabe bem ao certo)

F-35 ~50/60M $ ( foi com este preço que convenceram toda a gente a juntar-se ao projecto, mas com toda a confusão do projecto deverá subir e bastante...)

Mirage 2000-9 e Gripen 60-70 M$


Os Flankers parece que são bastante mais baratos.

Valores recolhidos no fórum da AFM ( no meio daqueles trolls todos há gnete que sabe muito...)

Cumptos
Título:
Enviado por: Guilherme em Maio 05, 2004, 08:08:04 pm
O Su-35 está sendo oferecido à FAB por 35 milhões de dólares.
Título:
Enviado por: Luso em Maio 05, 2004, 09:17:06 pm
35 Milhões...
Imaginem com motores europeus e electrónica israelita...
Título:
Enviado por: Fábio G. em Maio 05, 2004, 10:57:09 pm
Os nossos primeiros F-16 custaram-os 10M euros cada, acho que tinha ouvido isso nalgum telejornal.


Spetral tens a certeza que a Alemanha vai comprar 260 EF-2000, é que em 1985 o acordo foi de 250 Alemanha e Inglaterra e 200 Itália, depois em 1995 o contrato final assinado com numeros oficiais era 180 Alemanha, 232 Inglaterra, 121 Itália e 87 Espanha. Nunca ouvi falar em 260 para a Alemanha por isso pergunto.
Título:
Enviado por: Spectral em Maio 05, 2004, 11:33:17 pm
Tens toda a razão Fábio, foi erro meu.

Tinha visto era a confirmação que a Alemanha sempre vai optar por todos os 180 aviões ( e retirar todos os Tornados excepto os da versão ECR- reconhecimento e SEAD- a médio prazo).

Quanto aos preços, outros números indicam quase 80M$ para os F16 dos UAE ( que roubalheira  8) ) e mais de 300M para o F-22...

É mesmo muito dinheiro...
Título:
Enviado por: Fábio G. em Maio 05, 2004, 11:45:33 pm
Realmente os preços de aviões "made in USA" estão cada vez mais exorbitantes.
Título:
Enviado por: Luso em Maio 05, 2004, 11:48:39 pm
É mesmo MUITA guita...  :shock:

Já agora, e nada a haver com aeronáutica...

Preço do futuro AAAV: USD$10M

Preço de um Lançador de RPG-7: USD$800
Preço de um foguete Type 84 HEAT Chinês: USD$37
Preço de um foguete TBJ-7 (termobárico): USD$231
Preço de um RPG27: USD$450

Interessante, não?
Título:
Enviado por: dremanu em Maio 05, 2004, 11:58:10 pm
US$200 a US$300 por um F-22!!!! Que absurdo!!!

Será que isso não é propaganda psicológica para sabotar o programa e levar a que sejá cancelado.  

Estes governos estam a ficar doidos....se fosse um daqueles aviões ultra-sofisticados como o B2 e os F117, até se aceita que sejam mais caros, porque poucos seram fábricados, mas pagar esse dinheirão todo por um F-22 é uma pura locura.

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$35M tb não é baratinho, mas sempre é melhor. Pois é Luso, se calhar não era má ideia explorar essa combinação que vc propôs.

Airframe Russo, fábricado em Portugal.
Motor Rolls Royce fábricado em Portugal
Eletrónicos fábricados em Israel

NOT A BAD IDEA!!!!

E já agora compartilháva-se os custos de aquisição de matéria prima, e fábrico de partes com os Brasileiros, se eles acabarem por comprar o mesmo avião.
Título:
Enviado por: Fábio G. em Maio 06, 2004, 12:28:02 am
AAAV-7 10M!!! Estes americanos gostam de fazer tudo caro, tem a mentalidade de que tudo o que é caro é bom ou vice-versa.
Título:
Enviado por: Rui Elias em Maio 06, 2004, 01:33:28 pm
87 EF-2000 para a Espanha? :oops:

E ainda acham que apenas duas esquadras de F-16 nos chegam, estratégicamente?

Quando a 2ª esquadra de F-16 estiver concluída esses aviões já poderão estar desactualizados.

Ou não?

E serão só 40. :oops:
Título:
Enviado por: Fábio G. em Maio 06, 2004, 05:45:12 pm
Esta questão já foi muito debatida neste fórum, e claro que seria bom termos mais F-16, mas neste momento temos os possiveis e necessários. Daqui a uns anos se a vontade politica o permiti-se seria bom a aquisição de mais aeronaves.
Quanto aos F-16 MLU estarão a um bom nivel pelo menos até 2015 ou +.
Título:
Enviado por: JNSA em Maio 06, 2004, 10:53:51 pm
Actualmente, se o F-22 é brutalmente caro, a culpa é do Congresso que foi sempre ameaçando acabar com o programa, e que cortou no número de unidades.

Outra consequência desta pressão do Congresso foi, por um lado, a transformação do F-22 em F/A-22, dando-lhe uma capacidade multi-missão que soa melhor aos ouvidos dos políticos nestes tempos de pós-guerra fria; e por outro, a diminuição das capacidades ar-ar dos F-35 (estes sim é que se deviam chamar F/A-35, ou mesmo A-XX), que na prática se tornaram mais um "bomb truck" do que outra coisa (são o verdadeiro sucessor do A-7 na USN). Assim, o Congresso já não podia argumentar que bastaria comprar o F-35, porque este teria que ser complementado com o F-22 para garantir a supremacia aérea.

Isto é uma coisa de que infelizmente as pessoas ainda não se aperceberam (particularmente os países que estão a pensar ter frotas apenas com F-35 - caso de muitos dos utilizadores europeus do F-16 - Portugal incluido). O F-16, quando foi concebido, era um caça para missões ar-ar, de curto alcance, diurno, e com bom tempo, com uma capacidade ar-solo secundária; com o tempo foi ganhando cada vez mais capacidades - all weather, BVR, SEAD, etc... O F-35 não é, por isso, uma repetição do F-16 - estruturalmente não é tão adequado às missões de supremacia aérea, o que provocará, no futuro, um défice de capacidades (já para não falar do stealth, que não é uma característica totalmente inerente ao avião - quero ver o que vai acontecer quando os radares conseguirem detectar o F-35...)

Sendo assim, tenho grandes duvidas que o Raptor esteja verdadeiramente ameaçado.

Quanto ao preço, é caro, mas os EUA podem pagar  :wink:

Esperemos é que haja mais encomendas do EF2000 para que os custos começem a descer...
Título:
Enviado por: Spectral em Maio 07, 2004, 12:32:32 am
Exacto JNSA.

Já agora a designação F/A-22 é ( como no caso dos Hornet) para enganar os papalvos. Por definição um aparelho com a designação F nos EUA é um caça ( missão AA) com capacidades de ataque ao solo, quaisquer que elas sejam. Ou seja, não interessa que apenas possa transportar uma bomba de 200kg ( ou nenhuma) ou transportar 10, ele será sempre um F.
 
Apenas aparelhos que se revelam manifestamente deficientes no sector AA ( como o A-10 ou o A-6) devem ser catalogados como A ( de attacker).

Ou seja, um F/A não faz sentido segundo as regras do jogo porque na definição de F já está o tal F/A.

Mas depois de escolhas de designações como o F-117, o KC-767, ou o F-35 ( esta é então é completamente hilariante :twisted:

Cumptos
Título:
Enviado por: Fábio G. em Maio 07, 2004, 08:09:36 pm
Ao que sei preço do programa EF-2000 para Espanha é 6500M euros o que dá cerca de 75M euros por avião.
Título:
Enviado por: Fábio G. em Maio 08, 2004, 12:04:49 am
Noticias da Arábia Saudita.

A Arábia Saudita está a negociar um grande pedido de
aviões Tornado (novos e modernizados), o pedido deve
chegar aos 100 exemplares com um custo de 4.500M $.
Estes aviões substituiriam os antigos Tornado em uso.
A compra poderia incluir  até 50 Eurofighter por uns
2.560M $.
Título:
Enviado por: JLRC em Julho 10, 2004, 01:38:18 pm
F/A-22 Raptor Has No Role As a Bomber, Legendary Fighter Pilot Says
 
 
(Source: Project On Government Oversight; dated June 17, web-posted June 22, 2004)
 
 
 
Plans by the U.S. Air Force to make the F/A-22 tactical fighter more politically appealing by creating a bomber version of the aircraft should be scrapped, former legendary fighter pilot, aircraft designer, strategic bomber analyst, Air Force Colonel Everest Riccioni says in an upcoming paper supporting these views. His comments come as the Senate and House tussle over funding for the program.  
 
There is no proper, “justifiable niche” for the F/A-22 fighter aircraft to be modified for an air-to-surface/ground support role, or bomber, Riccioni argues in his paper. Riccioni, now retired, has no financial associations with any defense contractors, including his former employer Northrop Grumman.  
 
“The F-22’s original design for stealth and supercruise makes it singularly resistant to modification,” writes Riccioni, the legendary fighter pilot, member of the so-called “Fighter Mafia,” and pioneer of supersonic cruise technology in the 1970s and the Lightweight Fighter Program. “Bombs must be carried internally on stealthy aircraft. The internal weapons bay of the F–22, designed to contain only air-to-air missiles, is necessarily small and it can carry at most only two 1,000 lb, bombs together with a few air-to-air missiles.”  
 
“This puts the Raptor squarely in competition with the very accurate, highly specialized, proven, stealthiest strike aircraft in the world, the F-117 Nighthawk. But the F-117 carries two 2,000 lb bombs - twice the bomb load of the F-22 - at half the F-22’s cost.”  
 
“Here we go again,” said POGO Executive Director Danielle Brian. “The Pentagon is once again trying to make an overpriced and unneeded weapons system more appealing to the public by adding bells and whistles. The only winners are the defense contractors who fatten their bottom lines.”  
 
Among the other conclusions of Riccioni’s soon to be released paper, “History of the USAF F-22 Raptor Acquisition: A National Tragic-Comedy”:  
 
--The F/A-22 Raptor originally was expected to cost “not a dollar more than the F-15C,” according to Riccioni. (In March 2004, the General Accounting Office estimated that the Air Force would only be able to purchase 218 F/A-22’s with the $72 billion total cost of the program. Based on those numbers, the aircraft would cost roughly $330 million each to develop and build.)  
 
--The F/A-22 has no role that can’t be filled by today’s current U.S. fighter aircraft. “Al Qaeda doesn’t train, enlist, or use fighter pilots,” Riccioni writes. “Terrorists do not employ fighter forces. There is no need for new air superiority fighters.”  
 
--The reduced numbers of F/A-22 aircraft will adversely affect the Air Force mission. “Most important - 175-250 fighters do not allow for multiple, simultaneous missions like the thousands in our F-15, F-16, and F-18 fleets can perform,” his paper concludes.  
 
--The F-22 was defined and conceived during the Cold War to penetrate deep into Russia, achieving air superiority, to break up the expected large formations of Warsaw Pact bombers that were to enter and destroy Europe. Now the threats have been removed, Riccioni argues.  
 
The U.S. Senate version of the 2005 Defense Authorization bill cuts $280 million from the F/A-22 fighter aircraft program and “is a step in the right direction,” Brian added.  
 
Debate on the Senate version of the 2005 Defense Authorization is expected as early as this week. The House version of the bill would fully fund the Air Force request for 24 F/A-22s at a total cost of $4.2 billion while the Senate’s would cut the number to 22 aircraft, or $3.9 billion, giving the Air Force time “to improve its production delivery schedule.”  
 
The Senate provision reflects growing concerns about the need for this extraordinarily expensive system during these times of growing deficits. Production of this unneeded, Cold War aircraft should be halted. Even if the F/A-22 were operational during the conflicts in Iraq and Afghanistan it likely would never have left the hanger.
Título:
Enviado por: JLRC em Setembro 23, 2004, 12:30:16 am
Lockheed Martin F/A-22 Program Focused on Reliable Production, Solid Performance and Expanding Capabilities Delivering Air Dominance to the Air Force
 
 
(Source: Lockheed Martin; issued Sept. 15, 2004)
 
 
 WASHINGTON --- Lockheed Martin’s Deputy Vice President for Business Development Rob Weiss said yesterday that the Lockheed Martin-led Raptor industry team has reached a new level of program maturity with reliable production, solid performance and expanding capabilities.  
 
Speaking to reporters at the 2004 Air Force Association National Conference, Weiss said the F/A-22 program is healthy, solid and on track. He added that significant advances in production have been made over the past year, and aircraft committed for delivery in 2004 are completing production build according to schedule.  
 
“We are delivering high-quality aircraft faster than ever before, meeting our 2004 commitment to the Air Force, and we have begun the initial stages of Raptor modernization,” Weiss said. “We are excited that the Air Force’s operational testing is nearing completion and look forward to a full-rate production decision.”  
 
F/A-22 modernization is a robust, long-term plan to inject emerging technologies and expand capabilities.  
Weiss pointed out that the F/A-22’s performance is exceeding requirements in key areas such as stealth, speed, agility and sensor systems performance at Edwards, Nellis and Tyndall Air Force bases, routinely demonstrating the Raptor’s transformational war fighting capabilities.  
 
The Air Force began F/A-22 Initial Operational Test and Evaluation (IOT&E) in late April 2004, and all indications are that IOT&E is proceeding well, although it is not expected to be complete until later this year. According to the Air Force, all scenarios scheduled to be flown are complete.  
 
“In addition to evaluating data gathered during flight scenarios, the Air Force will use modeling and simulation tools to simulate flying operations and maintenance. The Air Combat Simulator in Marietta, Georgia, is being used for the Modeling and Simulation portion of IOT&E,” Weiss said.  
 
“The F/A-22 program is concluding development, ramping up for full-rate production and delivering superior jets to the Air Force,” he said. “All the while we are working closely with the Air Combat Command to craft a prudent modernization ‘flight plan’ that will keep the Raptor on the cutting edge of survivability and lethality for decades to come.”  
 
-ends-
Título:
Enviado por: JLRC em Março 31, 2005, 12:39:42 am
Pentagon Contract Announcement
 
 
(Source: US Department of Defense; issued March 25, 2005)
 
 
 McDonnell Douglas Corp., Saint Louis, Mo., is being awarded a $6,754,307 cost-plus fixed-fee contract modification. This contract is for F/A-22 Spiral 3A Phase A+ integration support to integrate the Small Diameter Bomb on the F/A-22.  
 
This effort includes ensuring functional, mechanical, electrical and environmental compatibility between the F/A-22 and the Small Diameter Bomb; conducting supersonic free-stream wind tunnel testing; continuing strut design and strut interface between the F/A-22 and the Small Diameter Bomb carriage system to finalize a production design; planning and supporting Instrumented Vehicle flight testing; and analyzing data. At this time, $5,218,691 of the funds have been obligated. This work will be complete by March 2006.  
 
The Air Armament Center, Eglin Air Force Base, Fla., is the contracting activity (FA8682-04-C-0019, P00050).  
 
-ends-
Título:
Enviado por: JLRC em Abril 20, 2005, 01:56:27 pm
DOD Approves Lockheed Martin F/A-22 Raptor Aircraft for Full-Rate Production
 
 
(Source: Lockheed Martin; issued Apr. 19, 2005)
 
 
 MARIETTA, Ga.--- The Lockheed Martin F/A-22 Raptor fighter aircraft has been given the green light by Department of Defense acquisition officials to enter into full-rate production.  
 
An acquisition decision information paper released by the Department of Defense on April 18 states "The Under Secretary of Defense (Acquisition, Technology, and Logistics) [Michael W. Wynne] approved the full rate production capability of the F/A-22." This decision officially transitions the Air Force's premier fighter program to a new level of confidence and maturity.  
 
"This is great news for warfighters whether they are soldiers on the ground or airmen guarding the skies," said Larry Lawson, Lockheed Martin Aeronautics Company executive vice president and general manager of the F/A-22 program.  
 
"This decision reflects confidence in the performance of the aircraft demonstrated during an exhaustive Independent Operational Test & Evaluation program as well as the team's proven ability to produce the aircraft," Lawson added. "This is the culmination of a tremendous effort put forward by many in the Air Force as well as industry. The Raptor team understands the overwhelming capability the F/A-22 provides is vital today and must also be relevant for three to four decades to come."  
 
This F/A-22 program milestone follows initial operational test findings in February and March by both the Air Force and the Department of Defense, which judged the aircraft to be "overwhelming effective" in its performance. Air Force pilots will be able to dominate any engagement with the Raptor. The F/A-22 will provide protection for troops no matter where they are, to an extent never before possible.  
 
The F/A-22 Raptor, the world's most advanced fighter, is built by Lockheed Martin in partnership with Boeing and Pratt & Whitney. Parts and subsystems are provided by approximately 1,000 suppliers in 42 states. F/A-22 production takes place at Lockheed Martin Aeronautics facilities in Palmdale, Calif.; Meridian, Miss.; Marietta, Ga.; and Fort Worth, Texas, as well as at Boeing's plant in Seattle, Wash. Final assembly and initial flight testing of the Raptor occurs at the Marietta plant facilities.  
 
The Raptor is slated to reach initial operational capability in December 2005 at Langley Air Force Base, Va. The F/A-22's balanced design of stealth, supercruise speed, supportability and super-agility, along with its advanced integrated avionics, will enable combat commanders to change the way future wars are fought.  
 
-ends-
Título:
Enviado por: JLRC em Junho 09, 2005, 01:00:27 pm
Report: Flight Control System Problem Caused F/A-22 Crash
 
 
(Source: US Air Force; issued June 8, 2005)
 
 
 LANGLEY AIR FORCE BASE, Va. --- A flight control system problem caused an F/A-22 Raptor to crash on the runway at Nellis Air Force Base, Nev., on Dec. 20, according to an Air Force report released June 8.  
 
The pilot ejected and sustained minor injuries. The $133.3-million aircraft, assigned to the 422nd Test and Evaluation Squadron at Nellis, was destroyed when it crashed. Additional damage was limited to an arresting cable, runway guide sign, runway light and the runway itself.  
 
The flight control system malfunction was caused by a brief power interruption to the aircraft’s three rate sensor assemblies, which caused them to fail. The assemblies measure angular acceleration in all three axes: pitch, roll and yaw. With three failed assemblies, the F/A-22 is not able to fly, investigators said.  
 
When the pilot shut down engines for maintenance servicing, he left the auxiliary power unit running. Based on technical order guidance, he believed the power unit would supply continuous power to the flight control system. However, there was a less-than-one second power interruption to the assemblies during engine shutdown.  
 
There is no automatic warning of this condition. To discover it, the pilot would have had performed a diagnostic test. The pilot accomplished a successful test before engine shutdown, and because the power unit was on, he believed a second test was unnecessary.  
 
-ends-
Título:
Enviado por: JLRC em Junho 16, 2005, 01:49:20 pm
Lockheed Martin F/A-22 Raptor Exceeds Expectations in Production and Performance
 
 
(Source: Lockheed Martin; issued Jun 14, 2005)
 
 
 PARIS --- The Lockheed Martin Raptor industry team has reached a new level of program maturity with reliable production, solid performance and expanding capabilities, according to Orville Prins, vice president of business development for Lockheed Martin Aeronautics Company.  
 
The F/A-22 Raptor fighter aircraft recently received the green light by Department of Defense acquisition officials to enter into full-rate production. This program milestone follows initial operational test findings in February and March by both the Air Force and the Department of Defense, which judged the aircraft to be "overwhelming effective" in its performance. Air Force pilots will be able to dominate any engagement with the Raptor. The F/A-22 will provide protection for troops no matter where they are, to an extent never before possible.  
 
In a presentation called "The F/A-22 Raptor: Leading Edge of Global Strike ... the Unmatched Advantage" today at the Paris Air Show, Prins described the F/A-22 as "real, required and relevant" with advanced technologies never before designed into a single fighter.  
 
"The Raptor is now in full rate production and capable of dominating air- to-air and air-to-ground combat. No fighter in the world comes close to the F/A-22 with its overwhelming capabilities," said Prins. "The success in this program to date is the culmination of a tremendous effort by many in the Air Force as well as industry. Our Raptor team understands that the dominant capability the F/A-22 provides is vital today and must also be relevant for three to four decades to come."  
 
The F/A-22 Raptor, the world's most advanced fighter, is built by Lockheed Martin in partnership with Boeing and Pratt & Whitney. Parts and subsystems are provided by approximately 1,000 suppliers in 42 states. F/A-22 production takes place at Lockheed Martin Aeronautics facilities in Marietta, Ga.; Fort Worth, Tex.; Palmdale, Calif.; and Meridian, Miss., as well as at Boeing's plant in Seattle, Wash. Final assembly and initial flight testing of the Raptor occurs at the Marietta plant facilities.  
 
The Raptor is slated to reach initial operational capability in December 2005 at Langley Air Force Base, Va. The F/A-22's balanced design of stealth, supercruise speed, supportability and super-agility, along with its advanced integrated avionics, will enable combat commanders to change the way future wars are fought.  
 
-ends-
Título:
Enviado por: Luso em Abril 19, 2006, 09:25:48 pm
Mais comentários pouco favoráveis ao F22...

http://www.niemanwatchdog.org/index.cfm ... isid=00197 (http://www.niemanwatchdog.org/index.cfm?fuseaction=ask_this.view&askthisid=00197)

The F-22 Raptor is said to be invisible...until it isn't
ASK THIS | April 19, 2006
Analysts liken fighter plane to a WWII Messerschmidt, saying it is a technological marvel with the latest weapons but that it will be poor in combat.

Q. Can the Raptor see the enemy first, outnumber it, outmaneuver it, and kill it quickly?

Q. How does the Raptor stack up against the F-16?

Q. Why did Congress cap production of the Raptor at half the number sought by the Air Force?

This report first appeared in the Panama City News Herald.

By Ed Offley
eoffley@pcnh.com

It was the most impressive fighter aircraft seen to date.

Designed around a breakthrough technology, it was heavily armed with the latest air-to-air weapons and was capable of flying faster than its enemies and destroying previously invulnerable enemy aircraft.

One British pilot called it “the most formidable fighter” that the world had seen to date. Its pilots said it was a delight to fly.

Yet military historians today say the German Messerschmidt 262 fighter had little effect on the air war over Europe during World War II, and two military aviation experts last week warned that the U.S. Air Force has likely set itself up to repeat the harsh lesson of the Me-262 “Stormbird” in a future conflict against an adversary with a modern air force.

Simply put, said Pierre Sprey and James P. Stevenson, the F-22 Raptor is shaping up to be the Sturmvogel of the 21st century: a dazzling piece of technology that fatally ignores some of the unbending realities of aerial combat.

On surface, the Raptor debate ended six months ago. After years of controversy, the Air Force and Defense Department reached a final agreement on the Raptor program, with DoD and Congress approving full production of the stealth fighter while capping the program at 183 aircraft, a 50-percent reduction of the 381 planes that the service had long said it needed at a minimum.

(For Tyndall Air Force Base, where the Raptor pilot training program is located, this has meant a reduction in training squadrons from two to one, with 29 of the sleek fighters to be used in preparing pilots for combat units.)

But to Sprey, a founding member of the so-called “fighter mafia” group that during the 1960s and 1970s ramrodded the F-15, F-16 and A-10 programs into being despite fierce internal opposition, and military author Stevenson, who has written extensively on the Navy’s F/A-18 and A-12 fighters, the Air Force has created a major crisis in its future combat capability by sticking to the Raptor program.

The two analysts presented their stark findings to a symposium at the nonprofit Center for Defense Information on Friday in Washington, D.C. The two analysts provided their findings to The News Herald, and Sprey elaborated on the issues in a telephone interview.

Sprey said his briefing focused on the time-tested factors that define an effective fighter plane: (1) See the enemy first; (2) outnumber the enemy; (3) outmaneuver the enemy to fire, and (4) kill the enemy quickly.

“The Raptor is a horrible failure on almost every one of those criteria,” Sprey said.

The stellar attribute of the F-22 — its invisibility on enemy radar due to a computer-aided stealth design — is a “myth,” Sprey said. That is because in order to locate the enemy beyond visual range, the Raptor (like every other fighter) must turn on its own radar, immediately betraying its location.

Nor is the aircraft design effective simply because its advocates insist so, Sprey said. The 1980s-era F-117 stealth fighter was supposed to be invisible too, but post-Gulf War studies showed that the aircraft had been spotted by Iraq’s ground-based radars, he said.

And in the 77-day aerial campaign against Serbia in 1999, the adversary’s “1950s-era radar” managed to locate and shoot down two F-117s, Stevenson pointed out in his presentation. The situation is actually worse today, he said, because many nations have acquired advanced missiles that can home in on radar emissions.

“Who do you want in a dark alley?” Stevenson asked. “The cop with the flashlight, or the crook with a gun that fires light-homing bullets?”

Because the Raptor ultimately ballooned into a weapon that costs $361 million per copy, even Congress could not stomach the total program cost exceeding $65 billion, Sprey said. As a result, the Air Force is now committed to fielding a fighter program that lacks sufficient numbers to prevail in a major conflict, however effective the individual aircraft may be.

“Hitler had 70 Me-262s in combat,” Sprey said. “They were crushed by the force of 2,000 inferior P-51s that the United States had in the air.”

Early reports from mock deployments of the Raptor also show a major shortfall in the fighter’s sustainability in combat, Sprey said.

“The F-16 costs one-tenth of the F-22 and flies three times as often due to the issues of stealth, complexity and maintenance affecting the Raptor,” Sprey said. Sustainability and the number of aircraft available to fight on any given day, he added, are “vastly more important” than the quality of the F-22. “You have to have numerical superiority to win.”

On the last two points, maneuverability and capability for a “quick kill,” the two analysts assert that the Raptor is inferior to the F-16 and several allied fighter designs in the crucible of “energy-maneuverability.”

“Some (experts) assert that in the next air war,” all of the radars will be off and the air war will merge to air combat maneuvering,” Stevenson observed.

The Raptor’s performance in that mode will be “disastrous,” Sprey added.

“The only thing that will bail the U.S. Air Force out of this mess is the fact that they still have a lot of F-16s in service,” Sprey said, “The day they send the F-16s to the ‘boneyard’ is the day the service becomes a non-Air Force.”
Título:
Enviado por: emarques em Abril 20, 2006, 01:01:19 am
Não é suposto os aviões modernos poderem receber os dados de radar de outros aviões? Ou seja, um caça não pode estar a receber a localização do adversário sem ter que ligar o radar?
Título:
Enviado por: Luso em Abril 20, 2006, 09:18:42 am
Sim, emarques, ou pelo menos é assim que vejo o funcionamento de data links mais recentes. Também já li qualquer coisa sobre planos que existem para dotar os E-2 de capacidade para fazer actualizações de meio curso a mísseis anti-aéreos, pelo que também - eventualmente - também o será capaz de fazer para os ar-ar...
Mas se não existirem AWACS disponíveis?
O F22 não tem IRST, pois não?
Título:
Enviado por: emarques em Abril 21, 2006, 01:57:49 pm
De uma rápida busca:
Citar
Intra-flight data link automatically shares tactical information between two or more F-22s. Airframe contains provisions for IRST and side-mounted phased-array radar.


Ou seja, um F-22 pode ter o radar ligado e "servir de AWACS" a outro que esteja mais próximo dos alvos. Os suecos parece que fazem isso com os Grippen.
Título:
Enviado por: NVF em Abril 21, 2006, 03:06:48 pm
Ou seja, se andam a trocar informacoes via datalink, estas emissoes podem ser detectadas e la' se vai o stealth.  :)
Título:
Enviado por: TazMonster em Abril 21, 2006, 04:23:00 pm
Só aqui uma achega relativamente ao preço das aeronaves.
Li, faz uns tempos, e não me lembro onde (sorry!!! :? ) que nos EUA o preço do avião é calculado com base no numero de unidades a construir e mais o lucro do fabricante (e é claro que aqui está incluido o custo de I&D). Já na Alemanha (não sei se no resto da europa) o custo unitário do avião inclui também a manutenção prevista no aparelho ao longo de toda a sua vida útil).
Não sei se alguém tem mais dados ou informações sobre isto...
Título:
Enviado por: emarques em Abril 21, 2006, 11:19:47 pm
Citação de: "NVF"
Ou seja, se andam a trocar informacoes via datalink, estas emissoes podem ser detectadas e la' se vai o stealth.  ;)

De qualquer forma, também podem ter o radar desligado e limitar-se a detectar o adversário pelas emissões de radar.
Título:
Enviado por: NVF em Abril 22, 2006, 12:11:41 am
Desconheco as caracteristicas dos protocolos militares usados nos links 11, 16 e por ai fora, mas se as aeronaves tem que se sincronizar entao ha' troca de pacotes e o 'silencio' electromagnetico nao existe.
Título:
Enviado por: emarques em Abril 22, 2006, 03:54:24 pm
Sim, seria preciso saber exactamente como é que funcionam as ligações para saber se existe silêncio ou não. Duvido muito é que os americanos vão publicar as especificações do protocolo de comunicação... :mrgreen:
Título:
Enviado por: TOMKAT em Maio 06, 2006, 05:34:59 pm
Por vezes até o mais sofisticado dos sistemas falha onde menos se espera.

Uma falha no sistema hidráulico de abertura da carlinga de um F22 deu nisto....

E o piloto a secar....    :)


(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg343.imageshack.us%2Fimg343%2F2221%2Fsc11mz.jpg&hash=4af4ea094e31e837b7005de4820a6cbb)

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg343.imageshack.us%2Fimg343%2F1111%2Fsc26mi.jpg&hash=984ef93a7b5843763b9a66fa179c0cec)

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg343.imageshack.us%2Fimg343%2F9776%2Fsc33ck.jpg&hash=154cd12f425bc16aaba6b242f76e8ec3)

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg302.imageshack.us%2Fimg302%2F3312%2Fsc44pl.jpg&hash=14ff8eee2e523b2e22a9c785b2c40b7a)
Título:
Enviado por: Azraael em Maio 06, 2006, 06:14:45 pm
Citação de: "TOMKAT"
Por vezes até o mais sofisticado dos sistemas falha onde menos se espera.

Uma falha no sistema hidrálico de abertura da carlinga de um F22 deu nisto....

E o piloto a secar....    :)

n teria sido  mais simples utilizar o sistema de emergencia que abre a carlinga no caso de uma ejeccao do piloto (sem a ejeccao do assento, obviamente)? Ou isso causaria ainda mais danos ao aparelho?
Título:
Enviado por: SSK em Agosto 02, 2007, 09:17:32 pm
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6.3 billions in Multiyear Awards Complete Funding for 183 Raptors

The US Air Force awarded Lockheed Martin (NYSE:LMT) an additional $5 billion from the U.S. Air Force for the production of three lots of
F-22 Raptor air dominance fighters from the year 2008 through 2011. The current award brings the total multi-year F-22 contract value to $7.3 billion and extends the production of the aircraft through the year 2011.

The U.S. government previously awarded $2.3 billion of the contract to buy long lead- time parts and maintain continuous manufacturing flow. The air force also awarded a $1.3 billion multiyear contract to Pratt & Whitney to produce the Raptor's F119 engines. Two F119 engines enable the F-22 to supercruise or achieve supersonic speeds without the use of the afterburner.

"The multi-year contract allows us to generate savings for the taxpayer and continue to deliver the most capable aircraft in the world to the men and women defending our nation," said Larry Lawson, Lockheed Martin Aeronautics executive vice president and F-22 program general manager. A recent RAND Corporation study, the multi-year contract is estimated to save approximately $400 million over Lots 7, 8 and 9 (60 aircraft), compared to a corresponding annual procurement program. This equates to a savings of $6.85 million per aircraft.

The F-22 is produced in partnership with Boeing and Pratt & Whitney with parts and subsystems provided by nearly 1,000 suppliers in 44 U.S. states. F-22 production takes place at Lockheed Martin Aeronautics facilities in Marietta, Ga.; Fort Worth, Tex.; Palmdale, Calif.; and Meridian, Miss., as well as at Boeing's plant in Seattle, Wash. Final assembly and initial flight testing of the Raptor occur in Marietta. Currently, Raptors are being built at a rate of approximately two per month. The multiyear procurement will sustain a production rate of 20 per year, with deliveries starting in late 2008. That plan will bring the total F-22 buy to 183 aircraft, the most allowed under the 2006 Quadrennial Defense Review findings. To date, 105 Raptors have completed final assembly at the Lockheed Martin facility in Marietta, Ga. So far, 99 Raptors have been delivered to the Air Force.

:arrow: http://www.defense-update.com/products/f/F-22.htm
Título:
Enviado por: BC304 em Abril 06, 2009, 10:15:06 pm
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Defense Secretary Robert Gates on Monday recommended halting production of the F-22 fighter jet and scrapping a new helicopter for the president as he outlined deep cuts to many of the military's biggest weapons programs.

The department must ensure it has the right programs and money to "fight the wars we are in today and the scenarios we are most likely to face in the years to come, while at the same time providing a hedge against other risks," Gates said as he revealed details of his budget for the next fiscal year.

The promised emphasis on budget paring is a reversal from the Bush years, which included a doubling of the Pentagon's spending since 2001. Spending on tanks, fighter planes, ships, missiles and other weapons accounted for about a third of all defense spending last year. But Gates noted more money will be needed in areas such as personnel as the Army and Marines expand the size of their forces. [...]

Production of the F-22 fighter jet, which cost $140 million apiece, would be halted at 187. Plans to build a new helicopter for the president and a helicopter to rescue downed pilots would be canceled. A new communications satellite would be scrapped and the program for a new Air Force transport plane would be ended.

Some of the Pentagon's most expensive programs would also be scaled back. The Army's $160 billion Future Combat Systems modernization program would lose its armored vehicles. Plans to build a shield to defend against missile attacks by rogue states would also be scaled back.

Yet some programs would grow. Gates proposed speeding up production of the F-35 fighter jet, which could end up costing $1 trillion to manufacture and maintain 2,443 planes. The military would buy more speedy ships that can operate close in to land. And more money would be spent outfitting special forces troops that can hunt down insurgents. [...]

The Government Accountability Office reported last week that 96 of the Pentagon's biggest weapons contracts were over budget by a "staggering" figure of $296 billion.

A bill in Congress would require the Pentagon to do a better job of making sure proposed weapons are affordable and perform the way they should before the military spends big sums on them. The Defense Department has already adjusted its acquisitions policy to achieve some of those goals.
Título:
Enviado por: JMM em Abril 07, 2009, 10:39:57 am
Atenção que estas são só as recomedações do Secretário da Defesa... nos Estados Unidos, o Congresso é que tem a última palavra e o F-22 tem muitos defensores poderosos, pelo que ainda não é nada líquido que não se produza mais nenhum.

Neste momento a USAF já percebeu que não vai ter os 381 que queria inicialmente e está a fazer lobbying para construir mais 40 a 60, porque (surpresa, surpresa.... até parece que o mesmo não acontece com os B-2) a taxa de disponibilidade ods F-22 é só de cerca de 60% por causa da manutenção dos painéis e revestimentos stealth!

Operacionalmente parece-me de incríveis vistas curtas cortar a produção do F-22 quando se sabe que a China, a Rússia e a Índia estão a desenvolver caças de 5ª geração e que os próximos F-22 são muito mais baratos (embora ainda estupidamente caros...) visto que os custos de R&D já estão amortizados... além disso podiam ainda ficar mais baratos se os americanos os vendessem a Israel, Australia e Japão, coisa que estão impedidos de fazer por lei...

É mais um caso típico de preparação para combater a última guerra em vez da próxima, mas quando não há dinheiro alguma coisa tem que ceder...
Título:
Enviado por: nelson38899 em Abril 25, 2009, 01:05:23 pm
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F-22 shootdown by T-38

The successful T-38 kill occurred within the last three months at Holloman AFB, NM, says Lt Col Lloyd Addison, chief of the USAF's T-38 sustainment office.

That means the aircraft is from the same black-painted T-38 unit that escorted F-117s before they were retired. Now, the Holloman T-38's provide proficiency training for F-22 pilots, among other tasks. It seems likely that an experienced F-22 pilot was in the cockpit of the T-38.]

The facts are a bit sketchy here. This clip was posted to YouTube on 18 April by an anonymous user named "d43e49". The video identifies the attacking aircraft as a T-38, but it's not confirmed by anything shown within the clip. At the 35-sec mark, the F-22's shape is clearly visible as it emerges above the target sight after the kill.

As far as I know, this is the first video clip of a simulated F-22 shootdown to reach the public domain. That is newsworthy by itself. Let's also be very clear: a single simulated kill without context says nothing meaningful about the F-22's dogfighting or aerial prowess. Even an EA-18G can apparently get lucky once.

If a T-38 was really involved, then congratulations to the pilot. Your are either absurdly lucky or insanely skilled.

http://www.youtube.com/watch?v=UXmDj3mFrXQ (http://www.youtube.com/watch?v=UXmDj3mFrXQ)
http://www.flightglobal.com/blogs/the-d ... l#comments (http://www.flightglobal.com/blogs/the-dewline/2009/04/video-youtube-clip-purports-f-.html#comments)
Título: Re: F/A-22 em risco?
Enviado por: Smoke Trails em Outubro 01, 2009, 06:56:41 pm
Boa Tarde

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F-22A Raptor

Claim to Fame
The F-22A is less an aircraft than a phenomenon. As an air-to-air fighter it may be the best in the world, especially at close quarters, but for multi-role combat duties the F-22A is hindered by its stealth features that require all ordinance and extra fuel to be carried internally. It may be a ‘fifth generation’ fighter (along with the F-35), but the F-22A is also the warplane that was supposed to cost $90 million apiece and ended up with a sticker price of about $310 million when development costs were included. Now that the Obama Administration is seeking to cap production at 187 airframes, far short of was estimated for overseas sales, with the last to be delivered in 2011, the F-22A will serve in the smallest numbers of any fighter in living memory.

Why?
The F-22A was developed under the Advanced Tactical Fighter programme to ensure air superiority in an atomic war with the Soviet Union. Today, a sufficient number of F-22As would be able to clear the skies of opposing fighters from the most potential US adversaries, ensuring that US ground troops would never com under ground attack from enemy aircraft. With stealth and super-cruise, creating the ability to fly towards its target faster than sound, the F-22A should be able to arrive over the battle-space undetected, shoot down enemy fighters before ever being seen, and kill any survivors in close-quarters dogfights. Low observable features, a speed well beyond Mach 2.0, and the power of two 35,000lb (15,875kg) thrust Pratt & Whitney F119-PW-100 turbofan engines, with afterburners, make the single-seat, twin-engine, twin-tail F-22 a formidable adversary. The ‘why’ of the F-22A remains elusive nonetheless. One recent F-22A squadron commander wonders why the US Air Force did not sink its resources into a less capable but far less costly advanced version of the F-15 Eagle instead.

Conflicts
None yet.

Weaknesses
The USAF fielded its first 134 F-22A (of the 187 planned, included two that have crashed) without having developed a datalink system for the aircraft. This means the F-22A excels in simulated dogfights, but it is nearly useless in ‘net-centric’ conflict – its pilots able to reach the outside world only via voice radio. The F-22A lacks a helmet-mounted cueing sight and there are no plans to integrate one. An Air Combat Command spokesman said: “This is not a concern.” The F-22A is currently unable to employ the AIM-9X advanced Sidewinder heat-seeking missile but plans exist to add the capability by 2016. The F-22A’s M61A1 canon is equipped with just 480 rounds, compared to 940 rounds on the F-15C Eagle.



“We’re cleared for routine flights up to 50,000ft (15,120m) and to Mach 2.0. I spent eight years in the F-15C Eagle and never did anything like that routinely or at standard military power. At that height, and I’m not saying the Raptor can’t go higher, you have a tremendous advantage with your AIM-120 AMRAAM. If I am at 50,000ft (15,120m) and going Mach 2.0, the AIM-120 loves that. Launch the missile and it will go forever and have enormous energy on impact."

An F-22 pilot, 1st Fighter Wing, Langley Air Force Base, Virginia.



“The Raptor’s super-cruise range is not only good but it also sets it apart from previous fighters. The large internal fuel fraction (fuel weight divided by empty weight) allows the aircraft to sustain these high speeds for extended periods. The ingenuity and craftiness of future generations of fighter pilots will determine exactly how this capability will be used. But I can say that this airplane will perform outside the realm of current and projected fighters."

Paul Metz, test pilot, quoted in Lockheed Martin’s ‘Code One’ magazine.



“Six of the Best American Fighters”, by Robert F Dorr, AirForces Monthly October 2009, pages 50-63

Cumprimentos
Título: Re: F/A-22 em risco?
Enviado por: FoxTroop em Novembro 17, 2010, 08:32:31 pm
http://www.flightglobal.com/articles/20 ... aptor.html (http://www.flightglobal.com/articles/2010/11/17/349828/usaf-launches-search-for-missing-f-22-raptor.html)

Desapareceu (caiu) um Raptor.
Título: Re: F/A-22 em risco?
Enviado por: Edu em Novembro 17, 2010, 10:48:22 pm
Até aparecerem os destroços não se sabe se caiu. No Alasca talvez tenha sido uma deserção para a Russia... :N-icon-Axe:
Título: Re: F/A-22 em risco?
Enviado por: Cabeça de Martelo em Novembro 18, 2010, 12:54:03 pm
:arrow: http://www.aviationweek.com/aw/generic/ ... el=defense (http://www.aviationweek.com/aw/generic/story.jsp?id=news/awx/2010/11/17/awx_11_17_2010_p0-270608.xml&headline=Rescue%20Teams%20Sent%20To%20F-22%20Crash%20Site&channel=defense)
Título: Re: F/A-22 em risco?
Enviado por: dc em Setembro 24, 2011, 11:28:55 am
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Quanto custa operar um F-22?


Winslow Wheeler, diretor do “Centre for Defense Information”, obteve os mesmos dados que  Stephen Trimble (do blog The DEW Line) sobre os custos de operação e manutenção das aeronaves da USAF. Trimble tabelou os dados e publicou os mesmos em seu blog. O Poder Aéreo reproduziu as tabelas recentemente, mas naquele estudo não haviam informações sobre o F-22.
 
Wheeler criticou os relatórios enviados, dizendo que os mesmos estavam incompletos e eram inconsistentes. Mas dentro das limitações dos relatórios enviados, foi possível extrair os dados referentes à operação do F-22 Lightning II, o caça furtivo mais avançado do mundo em operação. Leia abaixo os principais pontos levantados por  Wheeler sobre a operação do F-22.
 
O Custo Extraordinário de Apoio a Aeronaves Furtivas
 
Desde que foi inicialmente introduzido no final de 2005 até 2008, o custo da hora de voo do F-22, conforme relatado, tende a cair. Enquanto isso, os custos dos velhos F-15C subiram. Ambos são as tendências esperadas para uma aeronave nova e outra velha, mas mesmo assim o F-22 é quase US $ 10 mil mais caro por hora.
 
Para 2009 – 2010, a média do custo por hora de voo do F-22 é de mais de 54.000 dólares e do F-15C tem uma média de quase US $ 35.000, uma diferença de US $ 19.000, e que certamente irá aumentar.
 
O F-22 não está se mostrando 35% mais barato de operar do que o F-15C, conforme prometido, mas 56% mais caro.
 
Comparado com a versão mais complexa e mais nova do F-15, o F-15E Strike Eagle, o F-22 é 93% mais caro para operar. O F-22 é de longe o caça mais caro de se operar no inventário da USAF.
http://www.aereo.jor.br/2011/09/21/quan ... r-um-f-22/ (http://www.aereo.jor.br/2011/09/21/quanto-custa-operar-um-f-22/)

F-22 Lightning II  :lol:
Título: Re: F/A-22 em risco?
Enviado por: chaimites em Setembro 29, 2011, 05:04:31 am
:shock:  :shock:  :D

podiam ser verdes! :P
Título: Re:
Enviado por: chaimites em Outubro 01, 2011, 03:38:43 am
Citação de: "nelson38899"
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F-22 shootdown by T-38

The successful T-38 kill occurred within the last three months at Holloman AFB, NM, says Lt Col Lloyd Addison, chief of the USAF's T-38 sustainment office.

That means the aircraft is from the same black-painted T-38 unit that escorted F-117s before they were retired. Now, the Holloman T-38's provide proficiency training for F-22 pilots, among other tasks. It seems likely that an experienced F-22 pilot was in the cockpit of the T-38.]

The facts are a bit sketchy here. This clip was posted to YouTube on 18 April by an anonymous user named "d43e49". The video identifies the attacking aircraft as a T-38, but it's not confirmed by anything shown within the clip. At the 35-sec mark, the F-22's shape is clearly visible as it emerges above the target sight after the kill.

As far as I know, this is the first video clip of a simulated F-22 shootdown to reach the public domain. That is newsworthy by itself. Let's also be very clear: a single simulated kill without context says nothing meaningful about the F-22's dogfighting or aerial prowess. Even an EA-18G can apparently get lucky once.

If a T-38 was really involved, then congratulations to the pilot. Your are either absurdly lucky or insanely skilled.

http://www.youtube.com/watch?v=UXmDj3mFrXQ (http://www.youtube.com/watch?v=UXmDj3mFrXQ)
http://www.flightglobal.com/blogs/the-d ... l#comments (http://www.flightglobal.com/blogs/the-dewline/2009/04/video-youtube-clip-purports-f-.html#comments)


 A vantagem do F22 esta na capacidade de combate fora do alcance visual.  num dog figthing é  um avião  que pode ser abatido como os outros
Título: Re: F/A-22 em risco?
Enviado por: cmc em Outubro 20, 2011, 07:53:45 pm
De saltos altos no campo de batalha:

Título: Re: F/A-22 em risco?
Enviado por: Smoke Trails em Outubro 21, 2011, 07:06:11 pm
Boa noite,

Citação de: "TOMKAT"
Por vezes até o mais sofisticado dos sistemas falha onde menos se espera.

Uma falha no sistema hidráulico de abertura da carlinga de um F22 deu nisto....

E o piloto a secar....    :)
Desde as 08:30 até quase ás 13:00!!!

Citação de: "Azraael"
n teria sido  mais simples utilizar o sistema de emergencia que abre a carlinga no caso de uma ejeccao do piloto (sem a ejeccao do assento, obviamente)? Ou isso causaria ainda mais danos ao aparelho?
Esse sistema também não funcionou!

Citação de: "FoxTroop"
Desapareceu (caiu) um Raptor.
Relativamente á queda do F-22 no Alasca, concluiu-se que foi devido á contaminação do oxigénio. Quando ainda estava no interior do hangar, e devido ás condições atmosféricas, o sistema interno gerador de oxigénio terá aspirado gases de exaustão dos motores, o que levou á recomendação de que o sistema só deve ser accionado quando o avião estiver fora do hangar.

Citação de: "chaimites"
A vantagem do F22 esta na capacidade de combate fora do alcance visual.  num dog figthing é  um avião  que pode ser abatido como os outros
Porque a furtividade não é compatível com a manobrabilidade.

Citação de: "cmc"
De saltos altos no campo de batalha:
Quando molhada, a pintura stealth perde parte das suas capacidades; isso já tinha sido constatado no B-2.

O piloto do F-22 apenas não pode comunicar com outros sistemas num ambiente net-centrico.

Diferentes partes do Typhoon são produzidas em vários países, no entanto no final, todas “encaixam” sem nenhum problema.

Cumprimentos
Título: Re: F/A-22 em risco?
Enviado por: HSMW em Dezembro 11, 2011, 08:40:15 pm
Último Raptor deixará fábrica da Lockheed na próxima terça


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O fim de uma era para a Lockheed em Marietta está chegando. Na próxima terça-feira o 195º e último caça F-22A Raptor sairá da linha de montagem da fábrica.

Apesar de manter sua coroa como o “caça dos caças”, o Raptor tornou-se vítima de “fogo amigo” dos falcões de Orçamento do Congresso e do Pentágono. A administração Obama deu o golpe final.

Os críticos há muito se queixam do alto custo do avião (cerca de 140 milhões dólares por avião), e muitos têm argumentado não há missão clara para o Raptor, agora que a Guerra Fria acabou. E é claro que há pouco ou nenhum papel para o Raptor na batalha contra o terrorismo. Ele não foi empregado sobre o Iraque e nem no Afeganistão.

Defensores do Raptor, por outro lado, afirmam que a China comunista tem uma mentalidade expansionista e está construindo um exército enorme. Eles também lembram que a China e a Rússia possuem agora projetos de aviões furtivos como o Raptor.

A Lockheed ganhou o contrato para construir o F-22 em abril de 1991 após uma árdua disputa de cinco anos. Um título muito grande em cima da página do The Marietta Daily Journal do dia seguinte da vitória anunciava, “nós vencemos!” A primeira página inteira, e mais da primeira seção do jornal, foram dedicados a cobertura do anúncio.

O primeiro vôo do F-22 ocorreu em 07 setembro de 1997, uma manhã de domingo. No comando o piloto de teste Paul Metz.

Blackwell, na época vice-presidente da Lockheed, continua a ser um árduo defensor do avião que ele ajudou a nascer. “O F-22 não tem apenas uma aeronave da Guerra Fria”, argumenta ele. “Sim, ele pode abater qualquer inimigo no céu, mas também foi projetado para destruir mísseis SAM”, tornando os céus seguros para os aviões dos EUA.

Inicialmente a Lockheed esperava construir mais de 1.400 Raptors, mas a Marinha retirou-se do programa pouco tempo depois da assinatura do contrato. Ao longo do seu desenvolvimento as encomendas foram sistematicamente reduzidas e a empresa foi proibida de realizar vendas no exterior para compensar a diferença.

Embora os dois protótipos do YF-22 tenham sido montados em Palmdale (Califórnia) na década de 1980, todos os Raptors de teste, pré-produção e aeronaves de produção foram construídos em Marietta.

http://www.aereo.jor.br/2011/12/11/ulti ... ima-terca/ (http://www.aereo.jor.br/2011/12/11/ultimo-raptor-deixara-fabrica-da-lockheed-na-proxima-terca/)
Título: Re: F/A-22 em risco?
Enviado por: HSMW em Dezembro 17, 2011, 11:57:17 pm
Título: Re: F/A-22 em risco?
Enviado por: HSMW em Janeiro 29, 2012, 06:49:13 pm
Título: Re: F/A-22 em risco?
Enviado por: nelson38899 em Maio 05, 2012, 09:25:44 pm
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Jeremy Gordon e Josh Wilson disseram ao programa '60 minutos' da CBS (emitido pela SIC Notícias) que, desde janeiro, recusam voar os aviões de caça furtivos F22 por causa de receios ligados ao sistema de alimentação de oxigénio a bordo.

Os F22 foram imobilizados no ano passado após uma série de incidentes envolvendo pilotos que perderam a consciência ou que sentiram vertigens durante o voo. Uma investigação não permitiu detetar qualquer defeito na conceção dos aparelhos.
Os aviões foram novamente autorizados a voar em setembro de 2011, mas os engenheiros ainda tentam resolver um problema no sistema de alimentação de oxigénio a bordo.
Os dois pilotos recusaram em janeiro voar no F22. Questionado sobre a segurança do avião, Jeremy Gordon respondeu ao jornalista. "Não estou à vontade para responder a essa pergunta. Não me sinto confortável para voar nos F22 neste momento", disse, segundo os excertos da entrevista, que será difundida na integra no domingo nos EUA.
Um novo episódio que vem alimentar a polémica que envolve este avião, considerado como muito caro por certos peritos e congressistas norte-americanos. Construídos pela Lockheed Martin, há 187 aviões F22 ao serviço dos EUA desde 2005. Há dois anos, um deles caiu durante um voo de teste.
As autoridades militares recusaram comentar as declarações do piloto, mas um porta-voz lembrou que a segurança é uma prioridade absoluta.

dn.pt
Título: Re: F/A-22 em risco?
Enviado por: miguelbud em Maio 08, 2012, 08:54:10 am
Aqui fica o vídeo para quem nao viu.

http://www.cbsnews.com/video/watch/?id= ... .galleries (http://www.cbsnews.com/video/watch/?id=7407680n&tag=re1.galleries)
Título: Re: F/A-22 em risco?
Enviado por: whiskey01 em Junho 16, 2012, 02:22:16 am

F-22, um caça de cortar a respiração... literalmente


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É o avião de combate mais caro e avançado do mundo, mas ninguém consegue perceber o problema que tem no sistema que fornece oxigénio aos pilotos e os coloca em risco.

O F-22 Raptor é o avião caça mais avançado e mais caro do mundo. É invisível aos radares, voa a 619 metros por segundo, cada unidade vale 150 milhões de dólares (119 milhões de euros), está equipado com a mais avançada tecnologia (conhecida) à face da Terra, que o torna a arma mais letal com asas. Mas, feitas as contas, até hoje tem sido mais um motivo de preocupação do que de segurança para os EUA. Tudo por causa dos problemas com o sistema que administra oxigénio aos pilotos.

Numa iniciativa inédita, alguns dos «ases pelos ares» da Força Aérea norte-americana chegaram a dar a cara no influente programa «60 Minutes» da estacão televisiva CBS, para denunciar o receio de voar a bordo da avançada máquina de guerra. Alguns deixaram mesmo de voar, por se queixaram de hipóxia, ou privação de oxigénio, de desorientação e até de problemas mas graves.

Suspeita-se que foi um problema relacionado com o fornecimento de oxigénio que causou um acidente fatal no ano passado, que levou a que a frota ficasse em terra durante cinco meses.

Agora são dois membros do Congresso dos EUA que revelam que este é o problema é mais grave do que se pensava.

Adam Kinzinger e Mark R. Warner divulgaram dados da Força Áerea que dão conta de cerca de 26 incidentes de privação de oxigénio por cada 100 mil horas de voo, uma taxa 10 vezes mais elevada do que com qualquer outro avião militar norte-americano.

«Esta informação confirma que o programa do F-22 não esta a correr a 100 por cento e os incidentes de privação de oxigénio são muito mãos graves do que se pensava», disse Kinzinger, antigo piloto da Guarda Nacional, segundo cita o jornal «Los Angeles Times».

Os congressistas revelaram ainda que num inquérito realizado no início de 2011 «a maioria dos pilotos do F-22 não se sentia confiante» a bordo do aparelho, devido a este problema.

O F-22, desenvolvido pela Lockheed Martin, é o caça mais caro do mundo. Mesmo assim, e apesar da frota ser manobrada por pilotos de elite, nunca foi usado em operações de combate, desde a sua entrada ao serviço, em 2005.

A Força Aérea tentou resolver o problema instalando um filtro de ar de alto desempenho. Mas os testes que foram realizados revelaram que os pilotos eram afectados negativamente por este sistema.

Os especialistas dizem não conseguir detectar o problema. Até lá a actividade do caça, considerado quase insuperável em combate, pelo menos em teoria, continuar asfixiada.

Num projecto com cada vez mais falta de ar, até o secretário de Defesa, Leon Panetta, já impôs restrições ao uso do F-22, no mês passado.

http://www.tvi24.iol.pt/internacional/f ... -4073.html (http://www.tvi24.iol.pt/internacional/f-22-aviao-caca-tvi24-eua/1355481-4073.html)
Título: Re: F/A-22 em risco?
Enviado por: nelson38899 em Novembro 04, 2012, 02:13:46 am
F22 nas lajes.

http://www.youtube.com/watch?v=Bv_siFL5smg&feature=youtu.be

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fsphotos-d.ak.fbcdn.net%2Fhphotos-ak-snc6%2F285610_566043440076004_1172300702_n.jpg&hash=d5195adacb82824c88558fdd6403397d)

http://www.facebook.com/media/set/?set=a.566043140076034.96249842.124839820863037&type=1
Título: Re: F/A-22 em risco?
Enviado por: Veritas em Janeiro 19, 2014, 03:49:58 pm
Parece que o F22 è uma valente merda!

Vejam:
"PIERRE SPREY* ON WHY THE F-22 WAS CANCELLED"
http://www.youtube.com/watch?v=eAq6oMG7DoE (http://www.youtube.com/watch?v=eAq6oMG7DoE)

*: Pierre Sprey foi engenheiro aeronáutico que ajudou a desenvolver o "F16 Fighting Falcon".
Título: Re: F/A-22 em risco?
Enviado por: mafets em Janeiro 19, 2014, 09:57:35 pm
Citação de: "Veritas"
Parece que o F22 è uma valente merda!

Vejam:
"PIERRE SPREY* ON WHY THE F-22 WAS CANCELLED"
http://www.youtube.com/watch?v=eAq6oMG7DoE (http://www.youtube.com/watch?v=eAq6oMG7DoE)

*: Pierre Sprey foi engenheiro aeronáutico que ajudou a desenvolver o "F16 Fighting Falcon".

Nem tudo o que se diz é verdade (ou no mínimo bem enquadrado e explicado).  :twisted: ), agora não existiu necessidade disso, da mesma forma que num conflito de baixa intensidade ter um Super Tucano trás mais vantagens que um caro F-22 que foi feito para ser um caça puro num ambiente de guerra convencional (http://en.wikipedia.org/wiki/Panavia_Tornado). Porem, veja-se os problemas que os brasileiros tem tido com congressistas e empresas de armamento americanas para fornecerem 3 dúzias de aparelhos Super Tucano (que já demonstraram a sua qualidade e podem no caso de não ser necessários em Coin fazer treino) que vão directamente para os afegãos, já que o proteccionismo e o gosto por brinquedos caros é um problema de mentalidade americana que só serve os interesses de alguns (inclusive os que os aprovam mas depois querem fechar programas).
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.xvsqnassociation.co.uk%2FIMAGES%2Ftorn-gulf.jpg&hash=01483aa1ebb86a1d75b53fe46cb3d259)
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi1.ytimg.com%2Fvi%2Fo_TEOsxiCXE%2Fhqdefault.jpg&hash=bf2a1ceff010ccfd67fc6aea053b26cb)
Os problemas reais com o F-22 foram os que a maioria dos aviões dos EUA tiveram nos últimos 50 anos. O B-52 vazava combustível, o F-4 teve parte da electrónica com falhas graves e falhava inclusive como caça, o F-111 foi vitima de vários acidentes com perda total no Vietname causados desde o fogo inimigo, falhas técnicas e pelo tempo húmido e chuvoso, mas todos tiveram/têm vidas longas e de relativo/grande sucesso. O próprio  B-1A colocado em armazenamento pela administração democrata do Presidente Carter por múltiplos problemas, foi ressuscitado por Reagan que colocou o B-1B em produção e mesmo tendo falhas no radar, estrutura e ECM (que inclusive interferia nos próprios sistemas do avião) teve contrato concluído e as falhas resolvidas.
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fcdn-www.airliners.net%2Faviation-photos%2Fphotos%2F7%2F0%2F1%2F0985107.jpg&hash=0a42abdbc087628becafa01cd6159a5d)
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fupload.wikimedia.org%2Fwikipedia%2Fcommons%2Fthumb%2F4%2F4a%2FB-1B_over_the_pacific_ocean.jpg%2F1280px-B-1B_over_the_pacific_ocean.jpg&hash=0cf1deb74a1c7d018e5a04f94ebe2e28)
O fim da produção do Raptor tem a ver com a tradicional politica democrata, com o desenvolvimento do F-35 (mais barato e versátil que o f-22), com desenvolvimento dos UAV , falta de concorrentes à altura (o Pak-fa e o J-20 ainda são protótipos) e com a necessidade da USAF manter vários outros programas, inclusive o da sucessão do F-22. O resto é conversa de políticos, militares, analistas e engenheiros que nada disseram quando aparelhos como o A-37, Ov-10 ou OV-1, ideais para a guerra de guerrilha foram desactivados após o Vietname (ainda tentaram com o A-10 após o Golfo mas como nada lhe chega aos calcanhares em apoio cerrado, tramaram-se e tiveram que gravar mais uma actualização  :mrgreen:  ) e agora com upgrade (vários foram propostos, mas nada) dariam um jeitasso no Afeganistão (já para não falar do exercito que comprou veículos MRAP às carradas para o Iraque e Afeganistão e agora deixam-nos lá todos).  
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.courtesyaircraft.com%2FInventory%2520Images%2F91RW%2520A-37%2520Images%2FA-37_Dragonfly_40%2520by%2520Greg%2520Morehead.jpg&hash=a3d115029f31bf61107788a463db0e6a)
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.ov-10bronco.net%2Fpix%2Fusmc%2Fusmc_ov10d_over_ocean_sapero_big.jpg&hash=4db7edb1c6ce37ba6f6b702f8f8f3667)
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.impdb.org%2Fimages%2F9%2F99%2FOV-1.jpg&hash=e8a71fba49a66db3c9b17151c3487d94)
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi33.photobucket.com%2Falbums%2Fd52%2Fareamilitar%2Fa_Ter%2FMRAP_rg33L.jpg&hash=02a386a16be8e046649aa7062a907156)


Cumprimentos
Título: Re: F/A-22 em risco?
Enviado por: HSMW em Junho 12, 2016, 08:31:06 pm
Is the F-22 Raptor Coming Back from the Dead?
Título: Re: F/A-22 em risco?
Enviado por: Cabeça de Martelo em Abril 06, 2019, 02:42:43 pm

Título: Re: F/A-22 em risco?
Enviado por: Charlie Jaguar em Abril 06, 2019, 03:51:23 pm


Junta também o artigo de ontem no The Drive que está a fazer correr muita tinta e que vem dar voz àquilo que todos já falavam em surdina: que o YF-23 era de facto superior ao F-22, e que foi a enorme máquina encarregue do marketing da Lockheed Martin que fez toda a diferença. ;)

https://www.thedrive.com/the-war-zone/27309/the-only-man-who-flew-both-the-f-22-and-the-yf-23-on-why-the-yf-23-lost
Título: Re: F/A-22 em risco?
Enviado por: Cabeça de Martelo em Abril 06, 2019, 05:23:04 pm
Eu não queria dar as coisas de mão beijada, preferi meter os vídeos para que o pessoal ouvisse o que eles dizem. :G-beer2:
Título: Re: F/A-22 em risco?
Enviado por: Red Baron em Abril 07, 2019, 10:22:23 am
São dois aviões algo diferentes. Um é basicamente e a tentativa de fazer um F-15 Stealth outro é tentar fazer do f-117 um caça.

Mas embora se perceba o porque da USAF preferir o F-22, no fim foi uma decisão política.

Geralmente neste tipo de projetos no final temos sempre duas soluções diferentes para o mesmo problema. No final os políticos decidem.
Título: Re: F/A-22 em risco?
Enviado por: Cabeça de Martelo em Agosto 21, 2019, 06:47:06 pm
2019 Chicago Air & Water Show