EH-101

  • 1095 Respostas
  • 288077 Visualizações
*

lurker

  • Perito
  • **
  • 427
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #150 em: Abril 11, 2008, 12:25:25 am »
Portucale, ou melhor, a ausência do contrato. :)

O problema é simples: o envolvimento do Reino Unido na guerra do Iraque fez disparar a necessidade de EH-101 e respectivas peças para niveis acima dos "normais".

Contudo, uma vez que isso é uma situação de duração limitada a AW não quer investir em aumentar a capacidade de produção para depois não se ver a mãos com excesso de capacidade e investimentos não amortizados.

E como nenhum contrato de manutenção que obrigue a AW a cumprir prazos, nem sequer vamos ser ressarcidos disso.

Realmente, comprar uma máquina destas sem um contrato de manutenção não passa pela cabeça a ninguém...
 

*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 18177
  • Recebeu: 5486 vez(es)
  • Enviou: 5846 vez(es)
  • +7119/-9506
(sem assunto)
« Responder #151 em: Abril 11, 2008, 09:01:55 am »
O sr.paulo portas "esqueceu-se" de assinar um contrato de manutenção dos EH-101, tal como se "esqueceu" de assinar um para os U-209PN.

Agora querem peças, PAGUEM-NAS bem pagas...

Portanto vão-se preparando para daqui a uns anos ver a novela EH-101 repetida com os Submarinos!

Mas foi o melhor MDN que tivémos...

(não se esqueçam que teriamos , por ele, 2 MARAVILHOSAS O.H.Perry na marinha, ao invés de irmos receber as Karel Doorman)

Disclaimer: não sou ps, detesto o ps, não votei ps
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

*

Daniel

  • Investigador
  • *****
  • 3136
  • Recebeu: 417 vez(es)
  • Enviou: 208 vez(es)
  • +645/-8597
(sem assunto)
« Responder #152 em: Abril 11, 2008, 10:52:43 am »
P44
Citar
não se esqueçam que teriamos , por ele, 2 MARAVILHOSAS O.H.Perry na marinha, ao invés de irmos receber as Karel Doorman)


Pois, pois só pode estar a brincar, pois O.H. Perry maravilhosas c34x
 

*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 18177
  • Recebeu: 5486 vez(es)
  • Enviou: 5846 vez(es)
  • +7119/-9506
(sem assunto)
« Responder #153 em: Abril 11, 2008, 01:43:13 pm »
Citação de: "Daniel"
P44
Citar
não se esqueçam que teriamos , por ele, 2 MARAVILHOSAS O.H.Perry na marinha, ao invés de irmos receber as Karel Doorman)

Pois, pois só pode estar a brincar, pois O.H. Perry maravilhosas c34x


não me diga que pensou que estava a falar a sério???? c34x
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

*

Adamastor

  • Membro
  • *
  • 38
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #154 em: Abril 20, 2008, 02:28:41 pm »
Helicóptero avaria durante operação de resgate

Citar
Um helicóptero da Força Aérea avariou, sexta-feira, a 400 milhas da Ilha das Flores, quando se preparava para resgatar um passageiro de um navio com sintomas de AVC. Entre os 12 helicópteros comprados em 2005, apenas cinco estão operacionais.


Um helicóptero Merlin da Força Aérea Portuguesa avariou, sexta-feira, a 400 milhas da Ilha das Flores, dos Açores, quando se preparava para resgatar um passageiro de um navio com sintomas de Acidente Vascular Cerebral (AVC).

A missão de resgate acabou por ser realizada por um outro aparelho da Força Aérea, enquanto o helicóptero avariado conseguiu chegar à base na Ilha das Flores, apesar de estar inoperacional.

Contactado pela TSF este domingo, o porta-voz da Força Aérea Portuguesa confirmou que o helicóptero avariado faz parte de uma frota de 12 HE101 Merlin, comprados em 2005 e que têm apresentado alguns problemas técnicos.

As falhas noutros aparelhos da frota estiveram na origem de dois incidentes ocorridos no ano passado, um deles envolvendo cinco feridos.

O tenente-coronel António Seabra admitiu que entre os 12 aparelhos, apenas cinco estão actualmente operacionais, apesar de estarem a voar com peças retiradas dos restantes.

Na origem desta situação, explicou o porta-voz da Força Aérea Portuguesa, está o facto de o Estado ter gasto 450 milhões de euros na compra dos doze aparelhos, mas não ter celebrado um contracto para a manutenção dos mesmos.

Entretanto, o gabinete do ministro da Defesa, Nuno Severiano Teixeira, disse à TSF que os contratos de manutenção a longo prazo dos helicópteros Merlin estão em fase final de negociação.


http://tsf.sapo.pt/online/vida/interior ... =TSF191032
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11074
  • Recebeu: 2352 vez(es)
  • Enviou: 3258 vez(es)
  • +740/-1031
(sem assunto)
« Responder #155 em: Abril 20, 2008, 03:44:29 pm »
Espero que não seja necessário uma tragédia para por os EH101 a voar como deve ser... :evil:
 

*

lurker

  • Perito
  • **
  • 427
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #156 em: Abril 20, 2008, 03:54:29 pm »
Todas as máquinas avariam ocasionalmente. A meu ver, não há razão para pensar que esta avaria está relacionada com os problemas de peças para manutenção.
 

*

Akagi

  • Membro
  • *
  • 64
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #157 em: Abril 20, 2008, 05:38:05 pm »
E ninguem é responsavel por isto?

Gastam-se milhões para modernizar a frota de helicopteros, e depois estes estão inoperacionais por falta de contrato de manutenção, e não se apuram responsabilidades, e ninguem vai assentar o "tutu" no banco dos tribunais?

Assim não dá. Podemos ser patriotas, até ter jurado defender o País dando a própria vida se fornecessario para tal (como eu fiz), mas com politicos destes a comandar o destino de Portugal........realmente, não sei o que diga mais!
 

*

lurker

  • Perito
  • **
  • 427
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #158 em: Abril 21, 2008, 12:35:50 am »
[edit]

Eu tinha aqui escrito Paulo Portas mas também merece um bocado de desconto: o Sócrates foi eleito PM em Março de 2005, a FAP começou a operar os EH-101 em Fevereiro de 2006 e estamos em Abril de 2008 ainda com um acordo provisório de manutenção.

A modo que há muitas culpas para distribuir...
 

*

nonameboy

  • 205
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #159 em: Abril 26, 2008, 03:58:54 pm »
A situaçao mantem-se?  :cry:

Nenhum progresso?

Cumps

*

FS

  • 95
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #160 em: Abril 28, 2008, 03:44:22 pm »
Esta estoria de que e o Paulo Portas que tem culpa de tudo serve de desculpa a muita gente... e confortável especialmente para o governo...


Para que servem as OGMA????? Nao faz mais sentido pagar a manutenção as OGMA que dar o dinheiro aos estrangeiros??? Para mim faz! Pagar por pagar mais vale o dinheiro ficar por cá!

Se me disserem que devia de haver um contracto para pecas eu concordo...

Mas também ja foi aqui discutido que o problema das pecas não e so a falta de contracto, e a falta de sobressalentes que se faz sentir em todos os países que compraram este helicóptero!!! Também e culpa do Portas???

Ps. Nao tenho afiliação a nenhum partido politico... para mim sao todos iguais... mas acho que devemos de ser justos...
 

*

comanche

  • Investigador
  • *****
  • 1779
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #161 em: Abril 29, 2008, 11:36:22 pm »
Defesa: Governo vai assinar contrato de manutenção de longa duração para helicópteros EH-101 - MDN

Citar
Lisboa, 29 Abr (Lusa) -- O ministro da Defesa, anunciou hoje "estar em condições de assinar, desde agora", um novo contrato de manutenção por cinco anos para os Helicópteros EH-101 da Força Aérea Portuguesa (FAP), com o fabricante AugustaWestland.

Nuno Severiano Teixeira, que falava à Lusa à saída da Comissão Parlamentar de Defesa, esclareceu que a manutenção dos helicópteros da FAP era feita até este momnto com base num "contrato de curta duração e que era preciso fazer um de longa duração".

O governante sublinhou ter havido "um longo processo" de negociações entre o fabricante, o Estado e o utilizador, a Força Aérea, e que essas negociações tinham "levado a bom termo".

"Temos neste momento concluído um contrato para cinco anos, renovável se o Estado assim o entender, e que estabelece os mínimos do ponto de vista da operacionalidade (da frota) que a FAP tem necessidade e que o fabricante se obriga a cumprir", explicou .

"Estou em condições de poder autorizar, desde agora, a assinatura desse contrato para os próximos cinco anos", declarou. o ministro.

Anteriormente, existia um contrato para a manutenção desses helicópteros por um período de seis meses, prorrogáveis por mais seis, e que foi assinado pela Defloc, Locação de Equipamentos de Defesa, empresa da "holding" da Defesa, EMPORDEF, com a Agusta Westland.

O fabricante revelou anteriormente que, no caso de existir um contrato de longa duração, admitiria fazer parcerias com empresas ligadas à indústria de defesa portuguesa.

A Lei de Programação Militar (LPM) previa um máximo de 12 milhões de euros para a manutenção dos novos helicópteros, encomendados em 2001 pelo então ministro da Defesa, Paulo Portas.

A Força Aérea começou a operar no início de 2006 os helicópteros EH-101, que substituíram os 10 helicópteros Puma, ao serviço desde a guerra colonial, e que entretanto, foram parcialmente reintroduzidos nos Açores, devido à baixa operacionalidade da frota dos EH101.

Ao todo, Portugal encomendou 12 aparelhos com três configurações diferentes ao consórcio anglo-italiano Agusta Westland.

Dos oito aparelhos, seis estão apetrechados para busca e salvamento e dois para efectuar missões de fiscalização de pescas e vigilância marítima.

Os restantes quatro helicópteros dispõem de uma blindagem ligeira e estão preparados para transporte táctico, salvamento e combate.

Actualmente, dadas as dificuldades de manutenção e reposição de sobressalentes apenas cinco do novos helicópteros EH 101 estão efectivamente operacionais, par além dos quatro velhos PUMA reintegrados ao serviços

O ministro disse ter feito aos membros da Comissão Parlamentar "um ponto de situação" sobre as forças nacionais destacadas nos diferentes teatros onde Portugal tem militares e falado sobre questões internacionais da NATO e da União europeia e sobre outras questões de natureza interna das Forças Armadas.

 

*

lurker

  • Perito
  • **
  • 427
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #162 em: Abril 29, 2008, 11:55:20 pm »
Caro FS,
será de ver em que pé isto fica quando se assinar o contrato mas creio que as OGMA eram uma das hipóteses a ser equacionadas.

Espero que a conclusão das negociações e a assinatura do contrato sejam um ponto de viragem no problema da operacionalidade. E já agora, que os custos de manutenção se comecem finalmente a aproximar do esperado pela F.A.P.
 

*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 18177
  • Recebeu: 5486 vez(es)
  • Enviou: 5846 vez(es)
  • +7119/-9506
(sem assunto)
« Responder #163 em: Abril 30, 2008, 09:08:53 am »
Citação de: "FS"
Esta estoria de que e o Paulo Portas que tem culpa de tudo serve de desculpa a muita gente... e confortável especialmente para o governo...


Para que servem as OGMA????? Nao faz mais sentido pagar a manutenção as OGMA que dar o dinheiro aos estrangeiros??? Para mim faz! Pagar por pagar mais vale o dinheiro ficar por cá!

Se me disserem que devia de haver um contracto para pecas eu concordo...

Mas também ja foi aqui discutido que o problema das pecas não e so a falta de contracto, e a falta de sobressalentes que se faz sentir em todos os países que compraram este helicóptero!!! Também e culpa do Portas???

Ps. Nao tenho afiliação a nenhum partido politico... para mim sao todos iguais... mas acho que devemos de ser justos...


Quando (se?) chegarem os submarinos, também sem contrato de manutenção, a gente conversa...

E quanto ás OGMA, alguém lhe disse se as Agusta-Westland estava interessada em atribuir o contrato de manutenção ás OGMA?

Ps-também não sou afiliado a nenhum partido politico , muito menos ao PS

Cumprimentos
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

*

FS

  • 95
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #164 em: Abril 30, 2008, 01:00:04 pm »
Politica a parte...

Quem faz a manutenção dos  alouette, da classe de submarinos Albacora e fez a manutenção dos Puma?

Porque e que as OGMA e o Alfeite não apreendem a fazer a manutenção das novas aquisições?

Para que e que se enviaram 200 "técnicos" para acompanhar o desenvolvimento dos novos submarinos, não e para aprenderem a fazer a manutenção?

Digam-me que a tecnologia e mais complicada... acredito... mas os nossos quadros não tem capacidade de apreenderem? Nao temos pessoal qualificado a sair da engenharias???? (E ate a nível de desenvolvimento do pais o que e que este pessoal vai fazer, procurar emprego no estrangeiro?!)...

A mim pareceu que a ideia original de quando se fizeram os quadros era dar a manutenção a entidades portuguesas... E dai a falta de contractos de manutenção... Posso estar enganado... Agora se na pratica as coisas não sairam como previsto...

Citar
E quanto ás OGMA, alguém lhe disse se as Agusta-Westland estava interessada em atribuir o contrato de manutenção ás OGMA?


Caro P44, não percebo a sua pergunta... Nao e o estado português que tem que estar interessado em dar o contracto as OGMA? Ou somos obrigados a ter a manutenção da Agusta-Westland com ou sem contracto?