Alternativas

  • 22 Respostas
  • 6287 Visualizações
*

NomeFicticio

  • 50
  • +0/-0
Alternativas
« em: Novembro 03, 2008, 01:54:16 pm »
Boas tardes, em primeiro lugar gostava de vos dar os parabensa todos por este grande forum.

Estou com um grande dilema pessoal que gostava que me ajudassem... Tenho 19 anos, e após 3 anos a tentar fazer uma disciplina para terminar o secundário, finalmente me apercebi do que quero para a minha vida.

Sempre senti grande fascinio pelo campo da segurança, entao à cerca de 10 meses comeceia  trabalhar numa empresa de Segurança privada, e sem dizer nomes, posso dizer que ja estive em alguns cenários escuros. (Entrei para a segurança apenas porque sabia que ganhavam bem e tinham liberdade horaria... Mas desde o primeiro dia que trabalho porque gosto)

Neste momento posso dizer que AMO a minha profissao, e todos os meus supostos planos de tirar um curso de gestao ou seja o que for foram por agua abaixo.

Estou decidido a manter-me neste ramo, e como tenho apenas 19 e estou a um ano de concluir o secundário, decidi tambem que quero "progredir" e entrar para uma força de segurança pública, pois acho que devo aproveitar que sou novo para aproveitar esta oportunidade.

Como infelizmente sou uma pessoa muito ambiciosa, gostaria de me manter no ramo, mas com uma remuneraçao maior, e portanto, assumir cargos maiores do que o de agente, ou soldado raso.

Gostaria de saber os vossos preciosos conselhos, ajudem-me a escolher um caminho, seja no exercito, na PSP, ou na GNR. Se poderem mostrem-me alterntivas... Tenho pesquisado bastante, mas apenas o site do exercito tem boa informaçao.

Os meus cumprimentos, AF
 

*

AJ

  • 207
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #1 em: Novembro 03, 2008, 05:21:11 pm »
Assim à cabeça, recomendava-te seguires carreira de Oficial.

Se fores para a PSP, tens que entrar no ISCPSI (http://www.esp.pt/). Tens no site as condições de ingresso. Sais Sub-Comissário, tal como todos os restantes.

No caso da GNR tens a Academia Militar, de onde sais Oficial também, mas aí já podes escolher tirar cursos superiores, como é o caso de Medicina.

Seja qual for a tua escolha, visto que ainda estas dentro do limite de idade, recomendava-te tentar seguir carreira de Oficial.

Se gostares de mais acção, não te preocupes, porque posso dizer-te que no caso da PSP, são Oficiais que comandam no terreno as equipas do GOE e do CI, por exemplo.

*

NomeFicticio

  • 50
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #2 em: Novembro 03, 2008, 05:36:15 pm »
Citação de: "AJ"
Assim à cabeça, recomendava-te seguires carreira de Oficial.

Se fores para a PSP, tens que entrar no ISCPSI (http://www.esp.pt/). Tens no site as condições de ingresso. Sais Sub-Comissário, tal como todos os restantes.

No caso da GNR tens a Academia Militar, de onde sais Oficial também, mas aí já podes escolher tirar cursos superiores, como é o caso de Medicina.

Seja qual for a tua escolha, visto que ainda estas dentro do limite de idade, recomendava-te tentar seguir carreira de Oficial.

Se gostares de mais acção, não te preocupes, porque posso dizer-te que no caso da PSP, são Oficiais que comandam no terreno as equipas do GOE e do CI, por exemplo.


Oficial, ou seja, Academia militar... mas depois nao estou limitado a trabalhar apenas na GNR ?

Sim e verdade, eu gosto e de acçao, dai este problema todo.
 

*

AJ

  • 207
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #3 em: Novembro 03, 2008, 07:21:42 pm »
Repara uma coisa: se fores Oficial, seja onde for, tens que trabalhar para "eles".

Podes sempre tentar a via militar, que segundo sei, podes trabalhar no sector civil. Agora uma coisa é certa: vais ter sempre que trabalhar para a força onde tirares o curso (pelos menos durante "x" anos).

*

abatista

  • Membro
  • *
  • 209
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #4 em: Novembro 03, 2008, 07:41:28 pm »
Oficial é uma óptima escolha, se quiseres fazer carreira militar. Senão, passas 5 anos a tirar um curso superior que não tem grande valia cá fora..
 

*

AJ

  • 207
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #5 em: Novembro 03, 2008, 08:12:11 pm »
Isso não é verdade! Senão não existiriam Oficiais Médicos e Engenheiros neste momento a trabalhar no civil.

*

abatista

  • Membro
  • *
  • 209
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #6 em: Novembro 03, 2008, 08:30:18 pm »
A única excepção é, talvez, medicina. Tudo o resto são cursos sem grande valia. Isto não quer dizer que não arranjem emprego cá fora, quer dizer que ficam atrás de muitos, formados em universidades públicas..
 

*

AJ

  • 207
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #7 em: Novembro 03, 2008, 08:40:36 pm »
Repara uma coisa: hoje em dia, quanto um jovem licenciado sai para o mercado de trabalho, raramente (e se conseguir) arranja um emprego decente, que enriqueça substancialmente o curriculum.

Uma das vantagem do regime militar nesse sentido, é de que começam logo a trabalhar na área.

É normal que existam especialidades no exército, marinha, força aérea, etc, que não sirvam de grande coisa no civil, mas a meu ver, tirar um curso pelo militar ainda compensa!

Nota: Os cursos do militar são tirados em Universidades Públicas (ex. Universidade do Porto).

*

abatista

  • Membro
  • *
  • 209
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #8 em: Novembro 03, 2008, 09:01:51 pm »
Hum, que curso é tirado na UP?
 

*

raphael

  • Investigador
  • *****
  • 1668
  • Recebeu: 389 vez(es)
  • Enviou: 339 vez(es)
  • +99/-45
(sem assunto)
« Responder #9 em: Novembro 03, 2008, 09:23:21 pm »
Citação de: "abatista"
Hum, que curso é tirado na UP?


Bom AJ agora também fiquei curioso uma vez que as Academias dos três ramos são na área de Lisboa... que curso é esse e de que Ramo?
Já agora os cursos não são integralmente "tirados" nas Univ. Públicas, tirando o de Medicina... mas já agora esclarece-nos lá sff.
Um abraço
Raphael
__________________
 

*

AJ

  • 207
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #10 em: Novembro 03, 2008, 10:48:58 pm »
Estava a referir-me a Medicina (Marinha), a área do meu conhecimento.

*

abatista

  • Membro
  • *
  • 209
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #11 em: Novembro 04, 2008, 12:20:02 am »
Na UP?! :?
 

*

AJ

  • 207
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #12 em: Novembro 04, 2008, 01:06:52 am »
Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP).

*

abatista

  • Membro
  • *
  • 209
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #13 em: Novembro 04, 2008, 10:59:00 am »
Não encontro isso nem no siFmup, nem na página da escola naval.. A única referência que encontro é à FMUL.. ;)

http://www.academiamilitar.pt/ - Academia Militar - Exército
http://escolanaval.marinha.pt/ - Escola Naval - Marinha
http://www.emfa.pt/www/po/afa/ - Academia da Força Aérea - Força Aérea
 

*

AJ

  • 207
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #14 em: Novembro 05, 2008, 01:39:26 pm »
Venho aqui corrigir o meu lapso. A pessoa em questão tirou a licenciatura em Medicina na FMUP e ingressou de seguida na Marinha.

Por tal, lamento pela informação errada.