Carrinha de valores assaltada na A2

  • 29 Respostas
  • 7940 Visualizações
*

jmg

  • Analista
  • ***
  • 640
  • Enviou: 15 vez(es)
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #15 em: Agosto 23, 2008, 02:42:37 pm »
Citação de: "Cabecinhas"
Nas notícias disseram que era o C4  :shock:


isso é por causa dos filmes de guerra em que tudo o que é explosivo plástico é C4.
Eu duvido que algun jornalista saiba que existem vários tipos de explosivos plásticos.
Não te fies de mim, se te faltar valentia.
(Inscrição gravada num antigo punhal.Autor desconhecido)

ΜΟΛΩΝ ΛΑΒΕ
 

*

Trafaria

  • Investigador
  • *****
  • 2117
  • Recebeu: 139 vez(es)
  • Enviou: 112 vez(es)
  • +54/-1
(sem assunto)
« Responder #16 em: Agosto 23, 2008, 03:37:28 pm »
Sim, parece que o explosivo utilizado foi mesmo o C4.
Mas quanto a isso também tenho as minhas reservas. É que não sei como é que um indivíduo, por mais sábio que seja, por mais experiencia que tenha, pode chegar ao local de uma explosão e só pelo que vê consiga dizer sem margem para erro que tipo de explosivo foi utilizado. Só as análises químicas o podem confirmar … até pode ter sido mesmo esse, mas quem primeiramente o declarou limitou-se a especular, a mandar com o barro à parede… pode ser que acerte e cole, a margem de erro também naõ é grande, afinal trata-se do tipo de “plástico” mais conhecido e também mais espalhado.

Notem: quando falei nos “civis” não me referia ao tipo de explosivo.
Era antes uma maneira de retirar o enfoque, o possível labéu, de cima do pessoal com passado pelas unidades especiais.

Para quem sabe montar uma carga explosiva (e a monta com boas ou más intenções) é-lhe indiferente se é material da classe militar ou não. A montagem é em tudo igual, só que mais fácil.

Os explosivos militares são mais estáveis, logo mais seguros. Mais potentes, logo precisam de uma menor quantidade para obter os fins em vista.
Se em vez de uma vela de um qualquer tipo de gelamonite (que necessitaria de acessórios para ser fixa na superfície vertical da carrinha) for um explosivo plástico militar, moldável e auto-aderente (Formex, Semetex, Demex, C3, C4, PE4, PE4A, etc…) tanto melhor.

Para quem “sabe da poda”, mesmo que seja civil, os explosivos militares não são um obstáculo ou um impedimento, antes pelo contrário; são uma vantagem.

Estranho os nossos militares não usarem o C4, devido à nossa ligação à NATO. É todavia o mais usado na PSP.
« Última modificação: Agosto 23, 2008, 03:41:52 pm por Trafaria »
::..Trafaria..::
 

*

Trafaria

  • Investigador
  • *****
  • 2117
  • Recebeu: 139 vez(es)
  • Enviou: 112 vez(es)
  • +54/-1
(sem assunto)
« Responder #17 em: Agosto 23, 2008, 03:39:32 pm »
Citar
isso é por causa dos filmes de guerra em que tudo o que é explosivo plástico é C4.
Eu duvido que algun jornalista saiba que existem vários tipos de explosivos plásticos.

Exactamente!
Ouviu-o certamente de algum cinefilo que ia a passar pelo local...  :lol:
::..Trafaria..::
 

*

Treespirit

  • Membro
  • *
  • 80
  • +0/-0
Assalto A2
« Responder #18 em: Agosto 23, 2008, 04:41:39 pm »
Segundo o Jornal SOL roubaram 3 milhões de Euros e no Correio das Mentiras (Correio da Manha) dizem que foram 2,5 milhões.
Lindo...
Estes assaltantes merecem uma estátua...
« Última modificação: Janeiro 28, 2010, 12:11:04 am por Treespirit »
What goe's arround come's arround.
 

*

Cabecinhas

  • Investigador
  • *****
  • 1505
  • Recebeu: 5 vez(es)
  • Enviou: 11 vez(es)
  • +4/-0
(sem assunto)
« Responder #19 em: Agosto 23, 2008, 04:48:20 pm »
Quem fez o assalto sabia mesmo para o que ia  :shock:
Um galego é um português que se rendeu ou será que um português é um galego que não se rendeu?
---
 

*

Tilt

  • 85
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #20 em: Agosto 23, 2008, 10:47:09 pm »
JMG, Trafaria eu se fosse da judite ponha vos ja na minha lista de suspeitos  :roll:
 

*

Trafaria

  • Investigador
  • *****
  • 2117
  • Recebeu: 139 vez(es)
  • Enviou: 112 vez(es)
  • +54/-1
(sem assunto)
« Responder #21 em: Agosto 23, 2008, 11:40:11 pm »
Sim, tambem acho que foi explosivo a mais.
Mais uma razão para afirmar que nao é preciso uma sumidade na matéria para mandar com a porta abaixo (ou pó caneco, como se diz na minha aldeia :lol:

No entanto a "operação" no seu todo foi um mimo... diz lá que não!?
::..Trafaria..::
 

*

Trafaria

  • Investigador
  • *****
  • 2117
  • Recebeu: 139 vez(es)
  • Enviou: 112 vez(es)
  • +54/-1
(sem assunto)
« Responder #22 em: Agosto 23, 2008, 11:52:44 pm »
Citação de: "Tilt"
JMG, Trafaria eu se fosse da judite ponha vos ja na minha lista de suspeitos  :lol:  :lol:
::..Trafaria..::
 

*

Trafaria

  • Investigador
  • *****
  • 2117
  • Recebeu: 139 vez(es)
  • Enviou: 112 vez(es)
  • +54/-1
(sem assunto)
« Responder #23 em: Agosto 24, 2008, 12:48:57 am »
Citação de: "jmg"
Citação de: "Cabecinhas"
Nas notícias disseram que era o C4  :shock:

isso é por causa dos filmes de guerra em que tudo o que é explosivo plástico é C4.
Eu duvido que algun jornalista saiba que existem vários tipos de explosivos plásticos.

Finalmente dei uma vista de olhos por varios sites ligados à imprensa e reparei que agora falam em explosivos do tipo do C4. Já está melhor!
::..Trafaria..::
 

*

jmg

  • Analista
  • ***
  • 640
  • Enviou: 15 vez(es)
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #24 em: Agosto 24, 2008, 10:36:44 am »
Citação de: "Tilt"
JMG, Trafaria eu se fosse da judite ponha vos ja na minha lista de suspeitos  :roll:


Para fazer um trabalho mais limpo teria sido preciso testar o explosivo e se possível numa carrinha igual ou pelo menos sobre uma chapa blindada apresentando as mesmas características.
E isso dá nas vistas e talvez o explosivo fosse escasso para fazer experiências.
No Exército existem tabelas próprias para saber que quantidade de explosivo se deve aplicar em diferentes tipos de material.
Mas neste caso sem carrinha para treinar/experimentar mais vale fazer como diz o TRAFARIA. Aplica-se o factor cagaço aos cálculos e aumenta-se a quantidade.
Os sacos de dinheiro devem concerteza apresentar boa protecção contra o fogo para proteger as notas.
Agora a brincar: Se eu fosse PJ começava a procurar quem anda a tentar passar notas chamuscadas. :lol:
Não te fies de mim, se te faltar valentia.
(Inscrição gravada num antigo punhal.Autor desconhecido)

ΜΟΛΩΝ ΛΑΒΕ
 

*

safurdao

  • 291
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #25 em: Setembro 29, 2008, 09:48:15 pm »
Citação de: "Cabecinhas"
Quem fez o assalto sabia mesmo para o que ia  :shock:


Falso, não houve fugas de informação e para que fique eles atacaram no dia errado, se fosse 24h depois levavam 3x mais dinheiro...

Abraços
"Ocidental Praia Lusitana..."
 

*

Trafaria

  • Investigador
  • *****
  • 2117
  • Recebeu: 139 vez(es)
  • Enviou: 112 vez(es)
  • +54/-1
(sem assunto)
« Responder #26 em: Setembro 29, 2008, 09:53:06 pm »
Nada disso. Tudo bem planeado.
É que os montantes do dia seguinte atingiriam um nivel tal que as companhias de seguros forçariam o emprego de outro tipo de recursos de investigação. Profissional sabe controlar a gula!  :wink:
::..Trafaria..::
 

*

triton

  • 361
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #27 em: Setembro 29, 2008, 09:54:08 pm »
As carrinhas de valores deviam levar dois seguranças na parte traseira, e de preferência armados com uma pistola de 9mm ou então se for um caso de muito dinheiro do género mais que 2 milhões, deveriam ser escoltados por dois carros da policia e com dois batedores na frente.
 

*

AJ

  • 207
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #28 em: Setembro 30, 2008, 12:31:11 am »
Citação de: "triton"
As carrinhas de valores deviam levar dois seguranças na parte traseira, e de preferência armados com uma pistola de 9mm ou então se for um caso de muito dinheiro do género mais que 2 milhões, deveriam ser escoltados por dois carros da policia e com dois batedores na frente.


Eh pá, já estás a pedir muito. E depois quem escoltava os ministros, deputados, familiares, cão, piriquito, etc?

*

Gina

  • 690
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #29 em: Setembro 30, 2008, 11:47:19 am »
É... admira-te de um dia haver uma BPAE VIPs... Brigada de Protecção de Animais de Estimação VIPs!!! Já esteve mais longe!!!! Lol!  :lol:
Sorri :) Para que a vida te sorria de volta!