Portugal/Brasil: Formação policial reforçada

  • 0 Respostas
  • 2401 Visualizações
*

comanche

  • Investigador
  • *****
  • 1779
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +0/-0
Portugal/Brasil: Formação policial reforçada
« em: Janeiro 14, 2008, 08:02:18 pm »
Portugal/Brasil: Formação policial reforçada com assinatura de declaração de cooperação


Citar
Lisboa, 14 Jan (Lusa) - A formação policial entre as polícias de Portugal e do Brasil vai ser reforçada graças a uma declaração de cooperação assinada hoje entre os Ministérios da Administração Interna português e o da Justiça brasileiro.

A declaração, assinada pelos ministros da Administração Interna português, Rui Pereira, e o da Justiça brasileira, Tarso Genro, estabelece uma cooperação técnica entre os centros de investigação do Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna de Portugal e a Academia Nacional de Polícia Federal, a Escola Superior de Polícia Federal do Brasil.

De acordo com o documento, a cooperação contempla a disponibilidade de bolsas de estudo, apoio recíproco para formação e capacitação de professores e alunos, transferência de tecnologia e avaliação de resultados e publicações conjuntas.

Esta colaboração tem por objectivo alcançar "uma maior qualificação de profissionais de polícia e segurança pública nos dois países", segundo a declaração, que estabelece ainda a realização, no primeiro semestre deste ano, de uma reunião entre os responsáveis dos estabelecimentos de ensino superior para a elaboração de um plano operacional de cooperação técnica.

Os dois países assinaram o documento tendo em conta a "importância de que se reveste a formação policial nos domínios da prevenção e combate ao crime organizado transnacional" e a experiência de Portugal no âmbito da União Europeia e do Brasil no seio do Mercusol, além de ambos pertencerem à Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

O ministro brasileiro Tarso Genro visita desde quarta-feira Portugal, com o objectivo de debater a ampliação das parcerias jurídicas entre os dois países, que já mantêm parcerias no que respeita à extradição e transferência de presos.

Tarso Genro segue na terça-feira para Espanha onde vai participar no I Fórum Anual da Aliança das Civilizações, organismo presidido pelo ex-chefe de Estado português Jorge Sampaio.