Novos Sistemas de Defesa Aérea

  • 991 Respostas
  • 168236 Visualizações
*

LM

  • Investigador
  • *****
  • 2494
  • Recebeu: 912 vez(es)
  • Enviou: 3143 vez(es)
  • +594/-75
Re: Novos Sistemas de Defesa Aérea Novo
« Responder #990 em: Abril 25, 2024, 12:35:09 pm »
Tenho o mesmo receio - pela situação actual, pelo investimento "pífio" e, também, porque parece-me que o Exército também não planeia (e comunica) bem o que deveria ter...

Ter um sistema (V)SHORAD, simples e barato que fosse... começar por comprar um sistema MANPADS em numero decente - eu sou favorável que seja verdadeiramente portátil, como o Piorun-NG polaco; usando o mesmo míssil copiar o MADIS dos US Marines:

Citar
The KONGSBERG RS6 RWS for MADIS RWS includes the XM914E1 30mmx113mm percussion-primed cannon with a co-axial M240C (7.62mm) machine gun, an integration kit for the STINGER Air-To-Air Launcher (ATAL) and provisions for future C-UAS defeat systems. The first 30mm remote weapon system to be qualified on the Joint Light Tactical Vehicle platform (JLTV), MADIS RWS mounts on JLTVs and fights as a complimentary pair, designated as Mk1 and Mk2. The MADIS Mk1 features STINGER missiles, and neutralizes fixed and rotary-wing aircraft. Mk2 fulfills the Counter-Unmanned Aircraft System (C-UAS) mission requirement, while also providing radar and command-and-control for the pair. 

Como comprar Pandur adicionais não será nada fácil (e se o Vamtac ST5 não poder ser utilizado ou o seja mais limitado) que se comprem alguns JLTV; seriam orgânicos da BrigRR e BrigInt.

Paralelamente investimos em uma "bateria" de um sistema como o Sky Sabre (ie com Land Ceptor) britânico... e depois poderíamos ir reforçando em quantidade e, mais tarde, em sistema de alcance superior. 

   
« Última modificação: Abril 25, 2024, 11:11:51 pm por LM »
Quidquid latine dictum sit, altum videtur
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Duarte

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 8549
  • Recebeu: 3904 vez(es)
  • Enviou: 720 vez(es)
  • +4988/-790
Re: Novos Sistemas de Defesa Aérea
« Responder #991 em: Abril 25, 2024, 01:24:59 pm »
Adquirir Pandur extra para determinadas versões em falta, não é de todo impossível ou financeiramente inviável. Isto permitiria ter na BrigInt um número credível de um sistema VSHORAD e C-UAS capaz, na mesma plataforma (ao invés de andar a investir em 2 programas distintos para VSHORAD e outro para C-UAS em veículos), com a vantagem de que, no caso de um M-SHORAD ou Skyranger 30, um único veículo já representa um meio AA completo, com sensores, mísseis e canhão. Em contraste, outros sistemas (como um Atlas RC e outros) obrigam a ter veículos próprios para o radar.

A BrigInt teria assim uma capacidade SHORAD/C-UAS verdadeiramente móvel, com um sistema capaz de acompanhar de próximo os restantes Pandur. A isto, acresce eventualmente a possibilidade de usar RS6 de Pandur modernizados com Stinger para reforçar a capacidade AA da brigada.

A BRR e Fuzileiros, teriam uma solução à base do MADIS:
-Mk1 para os Comandos, nos ST5
-Mk2 (+MANPADS) para Paraquedistas e Fuzos*, em ATV
Ou
-Mk1 (ST5 ou L-ATV) e Mk2 (ATV) na BRR+Fuzos, como meios de apoio geral, sendo disponibilizados para qualquer uma das forças consoante a missão.

A BrigMec seria para já relegada para segundo plano, até se perceber o que se quer desta brigada, onde uma hipotética fusão com a BrigInt permitia resolver o assunto com os Skyranger 30 em Pandur. Em alternativa, seria igualmente possível ir buscar alguns Ripsaw M5 também com Skyranger 30.

A isto, acresce um sistema SHORAD "de topo", generalista. Algo na classe do IRIS-T SLS, ou um sistema SHORAD integrado num sistema HIMAD móvel (NASAMS HML com AIM-9X e AMRAAM por exemplo).

O problema, é que o programa SHORAD em curso empata mais que outra coisa, não havendo qualquer plano para ter capacidade SHORAD realmente afecta aos meios típicos das brigadas, mas sim um sistema genérico, baratucho e em quantidades reduzidíssimas, que provavelmente não poderá operar lado a lado com Pandur, nem com Leopard, e, no máximo, acompanhará os ST5.