MLU às VdG e/ou BD - Hipóteses

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Re: MLU às VdG e/ou BD - Hipóteses
« Responder #945 em: Abril 01, 2019, 02:06:39 am »
*** ÚLTIMA HORA ***

Mais uma dica para o Restelo e digníssimos membros dos Órgãos de Comunicação Social (OCS).

A classe Iver Huitfeldt trata-se de uma classe de fragatas concebidas e construídas na Dinamarca. Duas das principais características desta classe são a sua modularidade (tal como nos nossos Tejo  ;D) e custo de construção relativamente baixo para os padrões actuais. É um dos desenhos finalistas para o concurso Type 31e da Royal Navy (cinco unidades) e a Indonésia parece também estar a considerar adquirir duas unidades. E que tal adquirir um LPD e um AOR usados (120 milhões no máximo) e utilizar as poupanças orçamentadas (330 milhões) em três unidades destas para substituir as VdG?

Mais uma dica: a Holanda acaba de substituir os SMART-L nas suas quatro De Zeven Provinciën por um modelo mais recente; e que tal adquirir estes radares usados a preço de amigo para as nossas três Iver Huitfeldt? Sempre se poupava algum para adquirir os BM's e os MB do costume.

Ainda mais uma dica: o Brasil acaba de selecionar corvetas Meko (com deslocamento de fragatas); e que tal vender-lhes as VdG dentro de 2 ou 3 anos por uns 180/200 milhões? Era mais dinheiro que podia ser empregue nas IH tugas.

Dica final: e que tal dizer ao Centeno que os 4,7 mil milhões de euros para gastar em aquisições durante a próxima década são simplesmente insuficientes e completamente desadequados  para as necessidades de um país que, dentro de dois anos, terá uma superfície de quase 4 milhões de quilómetros quadrados?

https://en.wikipedia.org/wiki/Iver_Huitfeldt-class_frigate
« Última modificação: Abril 01, 2019, 05:53:06 am por NVF »
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Re: MLU às VdG e/ou BD - Hipóteses
« Responder #946 em: Abril 01, 2019, 02:33:39 am »
Como está a decorrer o MLU da primeira BD? E sempre se vão instalar os ESSM ou isso também ficou em águas de bacalhau? E mais alguma modificação digna de notar, além do mastro novo?
 

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Re: MLU às VdG e/ou BD - Hipóteses
« Responder #947 em: Abril 01, 2019, 01:05:22 pm »
Como está a decorrer o MLU da primeira BD? E sempre se vão instalar os ESSM ou isso também ficou em águas de bacalhau? E mais alguma modificação digna de notar, além do mastro novo?

Ninguém consegue encontrar os buracos do Thales Seawatcher no mastro novo. Mistério...
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 
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Re: MLU às VdG e/ou BD - Hipóteses
« Responder #948 em: Abril 01, 2019, 03:51:50 pm »
Ninguém consegue encontrar os buracos do Thales Seawatcher no mastro novo. Mistério...

Se não vai ser instalado o dito sistema, porquê alterar o mastro de todo?
 

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Re: MLU às VdG e/ou BD - Hipóteses
« Responder #949 em: Abril 01, 2019, 04:15:15 pm »
Para a substituição das VDG´s tambem estão estas Venator 110. Mais baratas de longe que as Iver Huitfeld e super modulares a nivel de construção e opções a nivel de armas e sensores.
Cerca de 300 milhões de € cada. E como a BMT não tem estaleiros proprios seriam logo para fabricar cá.











http://www.bmtdsl.co.uk/bmt-design-portfolio/warships/bmt-venator-110-frigate/

http://www.bmtdsl.co.uk/media/6098065/VENATOR-110%20Technical%20Brief.pdf

 ;)
« Última modificação: Abril 01, 2019, 04:29:58 pm por Stalker79 »
 

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Re: MLU às VdG e/ou BD - Hipóteses
« Responder #950 em: Abril 01, 2019, 04:44:08 pm »
Que tipo de sensores podem ser instalados? Mesmo sendo mais baratos que as Iver, estas últimas têm em teoria a vantagem dos sensores, o que para um país com uma extensão de mar tão grande, é das coisas mais importantes a ter em conta.

Ainda assim, quanto mais hipóteses houverem em cima da mesa, melhor, maior incentivo haverá para uma tomada de decisão.

PS: Serem ou não modulares, não significa nada por cá. As VdG também o são e nada foi feito desde a sua aquisição, tirando a remoção das 20mm à frente da ponte e a modernização dos Phalanx.
 

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Re: MLU às VdG e/ou BD - Hipóteses
« Responder #951 em: Abril 01, 2019, 05:02:41 pm »
Que tipo de sensores podem ser instalados? Mesmo sendo mais baratos que as Iver, estas últimas têm em teoria a vantagem dos sensores, o que para um país com uma extensão de mar tão grande, é das coisas mais importantes a ter em conta.

Ainda assim, quanto mais hipóteses houverem em cima da mesa, melhor, maior incentivo haverá para uma tomada de decisão.

PS: Serem ou não modulares, não significa nada por cá. As VdG também o são e nada foi feito desde a sua aquisição, tirando a remoção das 20mm à frente da ponte e a modernização dos Phalanx.


E a utilização de um radar como o SMART-L justifica-se para um pais que nunca irá utilizar defesa BMD!?
Pensei que o objectivo era arranjar as soluções economicas e racionais que fossem não só acessiveis mas plausiveis.
Cada Iver não fica por menos de 500 milhões de euros. Mas quem achar que se justifica por mim está no seu direito.
Não vale a pena estarmos a iludirmo-nos com fragatas "top of the line" como os paises grandes.
Para funções mais avançadas a nivel de sensores mais vale esperar pelas DZP usadas daqui a uns anos.
 :-X
 

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Re: MLU às VdG e/ou BD - Hipóteses
« Responder #952 em: Abril 01, 2019, 06:09:40 pm »
E a utilização de um radar como o SMART-L justifica-se para um pais que nunca irá utilizar defesa BMD!?
Pensei que o objectivo era arranjar as soluções economicas e racionais que fossem não só acessiveis mas plausiveis.
Cada Iver não fica por menos de 500 milhões de euros. Mas quem achar que se justifica por mim está no seu direito.
Não vale a pena estarmos a iludirmo-nos com fragatas "top of the line" como os paises grandes.
Para funções mais avançadas a nivel de sensores mais vale esperar pelas DZP usadas daqui a uns anos.
 :-X

Não me refiro àquela capacidade como defesa de mísseis balísticos. Agora num país que tem tamanha extensão marítima, e com um exército com capacidades de defesa aérea fraquíssimas, em que, de todos ramos, o único capaz de garantir alguma capacidade de defesa do espaço aéreo é a FAP com os seus F-16 e escassos mísseis Amraam, parece-me que uma fragata com estas características seria uma grande mais valia. Para não falar que a vigilância do espaço aéreo está assente em radares fixos que são alvos fáceis para qualquer agressor que nos queira colocar "às cegas".

Mas é exactamente por questões de custos que estou a perguntar que sensores pode levar. O projecto parece-me interessante, no entanto a MP não ganha nada se tiver que gastar 300 milhões (por navio) em fragatas cujas capacidades são apenas uma pequena percentagem superiores às VdG com uma modernização decente. Aliás, podia vir aqui perguntar se o SMART-S Mk2 poderia ser instalado nas VdG, e que alternativa há para o DA-08.

Eu também não levava a mal a opção pelas DZP, é tudo uma questão do horizonte temporal em que estes estarão disponíveis. Ainda acho que a modernização das VdG é tardia, e talvez compense mais seguir para um projecto novo. Esperar por algo em segunda-mão vai estar sempre dependente de terceiros. Importante aqui seria mesmo comparar as capacidades de navios como essas Venator 110 com as Absalon por exemplo. Gosto do conceito das Venator, parecem-me muito mais apelativas que as Sigma que se falava há uns anos. Venham mais opções.
 

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Re: MLU às VdG e/ou BD - Hipóteses
« Responder #953 em: Abril 01, 2019, 06:24:39 pm »
E a utilização de um radar como o SMART-L justifica-se para um pais que nunca irá utilizar defesa BMD!?
Pensei que o objectivo era arranjar as soluções economicas e racionais que fossem não só acessiveis mas plausiveis.
Cada Iver não fica por menos de 500 milhões de euros. Mas quem achar que se justifica por mim está no seu direito.
Não vale a pena estarmos a iludirmo-nos com fragatas "top of the line" como os paises grandes.
Para funções mais avançadas a nivel de sensores mais vale esperar pelas DZP usadas daqui a uns anos.
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Não me refiro àquela capacidade como defesa de mísseis balísticos. Agora num país que tem tamanha extensão marítima, e com um exército com capacidades de defesa aérea fraquíssimas, em que, de todos ramos, o único capaz de garantir alguma capacidade de defesa do espaço aéreo é a FAP com os seus F-16 e escassos mísseis Amraam, parece-me que uma fragata com estas características seria uma grande mais valia. Para não falar que a vigilância do espaço aéreo está assente em radares fixos que são alvos fáceis para qualquer agressor que nos queira colocar "às cegas".

Mas é exactamente por questões de custos que estou a perguntar que sensores pode levar. O projecto parece-me interessante, no entanto a MP não ganha nada se tiver que gastar 300 milhões (por navio) em fragatas cujas capacidades são apenas uma pequena percentagem superiores às VdG com uma modernização decente. Aliás, podia vir aqui perguntar se o SMART-S Mk2 poderia ser instalado nas VdG, e que alternativa há para o DA-08.

Eu também não levava a mal a opção pelas DZP, é tudo uma questão do horizonte temporal em que estes estarão disponíveis. Ainda acho que a modernização das VdG é tardia, e talvez compense mais seguir para um projecto novo. Esperar por algo em segunda-mão vai estar sempre dependente de terceiros. Importante aqui seria mesmo comparar as capacidades de navios como essas Venator 110 com as Absalon por exemplo. Gosto do conceito das Venator, parecem-me muito mais apelativas que as Sigma que se falava há uns anos. Venham mais opções.

O SMART-S MK2 pode ser instalado nas VDG, e o substituto do SA-08 é o SMART-L. Com o SMART-2 MK2 já se podiam instalar ESSM´s nos MK29 que já lá estão instalados.
Nas Venator 110 pode ser nstalado o SMART-S MK2 ou o Sea Giraffe 4A. E penso que podem ser modificadas a pedido para acomodar os sistemas que o cliente quiser, pelo menos é o que a BMT diz.
 

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Re: MLU às VdG e/ou BD - Hipóteses
« Responder #954 em: Abril 01, 2019, 08:51:47 pm »
Se esse desenho for escolhido pela RN, então tudo bem. Mas que sejam outros a testar equipamentos novos. Nós não temos estaleca para isso e depois acabamos a cancelar antecipadamente (que 'estória' tão familiar). Fazer compras militares via catálogo de vendas não se coaduna com os parcos recursos atribuídos à nossa defesa: há que adquirir coisas testadas e utilizadas pelos nossos aliados. Talvez uma das decisões mais acertadas de sempre, em termos de aquisições de artigos de defesa, tomadas pelas 'elites'.
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Re: MLU às VdG e/ou BD - Hipóteses
« Responder #955 em: Abril 01, 2019, 09:34:34 pm »
Se esse desenho for escolhido pela RN, então tudo bem. Mas que sejam outros a testar equipamentos novos. Nós não temos estaleca para isso e depois acabamos a cancelar antecipadamente (que 'estória' tão familiar). Fazer compras militares via catálogo de vendas não se coaduna com os parcos recursos atribuídos à nossa defesa: há que adquirir coisas testadas e utilizadas pelos nossos aliados. Talvez uma das decisões mais acertadas de sempre, em termos de aquisições de artigos de defesa, tomadas pelas 'elites'.


Atenção que o projecto da BMT para a Royal Navy é o Arrowhead 140, não tem nada a ver com a Venator 110 e será bastante mais caro.


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Re: MLU às VdG e/ou BD - Hipóteses
« Responder #956 em: Abril 01, 2019, 11:58:16 pm »
Tens razão. Mas, originalmente, o projecto apresentado a concurso pela BMT era o Venator 110 (110 metros). Quando a BMT se aliou à Babcock e à Thales é que foram ao segundo concurso com o Arrowhead 140 (140 metros), baseado nas IH. O projecto original da Babcock era o Arrowhead 120 (120 metros de comprimento), mas as três empresas optaram, para o segundo concurso, por um design baseado nas IH por ser maior, com maior capacidade de expansão, baseado num modelo testado e em uso e, consequentemente, com menores riscos económicos.
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Re: MLU às VdG e/ou BD - Hipóteses
« Responder #957 em: Abril 02, 2019, 07:15:23 am »
Ninguém consegue encontrar os buracos do Thales Seawatcher no mastro novo. Mistério...

Se não vai ser instalado o dito sistema, porquê alterar o mastro de todo?
Chuning?
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
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Re: MLU às VdG e/ou BD - Hipóteses
« Responder #958 em: Abril 02, 2019, 05:15:29 pm »
Ninguém consegue encontrar os buracos do Thales Seawatcher no mastro novo. Mistério...

Se não vai ser instalado o dito sistema, porquê alterar o mastro de todo?
Chuning?

É tudo estratégia, estilo chineses com os porta-aviões/aviões falsos, quando os piratas da Somália ou os traficantes de droga do Atlântico virem um navio com um mastro todo moderno borram-se todos e entregam-se logo. Mal sabem eles que aquilo serve só de efeito.  :mrgreen:
 

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Re: MLU às VdG e/ou BD - Hipóteses
« Responder #959 em: Abril 02, 2019, 08:06:09 pm »
Ninguém consegue encontrar os buracos do Thales Seawatcher no mastro novo. Mistério...

Se não vai ser instalado o dito sistema, porquê alterar o mastro de todo?
Chuning?

É tudo estratégia, estilo chineses com os porta-aviões/aviões falsos, quando os piratas da Somália ou os traficantes de droga do Atlântico virem um navio com um mastro todo moderno borram-se todos e entregam-se logo. Mal sabem eles que aquilo serve só de efeito.  :mrgreen:

O que eu acho mais hilariante no meio disto tudo é o secretismo destes [pseudo] processos de modernização de meios militares em Portugal. Em qualquer país com responsabilidades militares muito maiores que as nossas é tudo feito às claras, conhecem-se cadernos de encargos, ou então são divulgados os termos gerais em que são efetuadas as modernizações.

Aqui, para meter uma fisga mal amanhada numa casca de noz é segredo de Estado!

Qual país tercerio mundista...
« Última modificação: Abril 02, 2019, 08:07:03 pm por Cláudio C. »
E Pluribus Unum
 
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