ARMAMENTO VS PONTES, TGV, AEROPORTO

  • 68 Respostas
  • 22141 Visualizações
*

Instrutor

  • Investigador
  • *****
  • 1309
  • Recebeu: 3 vez(es)
  • Enviou: 1 vez(es)
  • +0/-1
ARMAMENTO VS PONTES, TGV, AEROPORTO
« em: Abril 11, 2008, 10:43:23 am »
E se o dinheiro gasto na nova ponte, tgv e aeroporto fosse para comprar armamento para a modernização das nossas Forças Armadas, o que poderiamos comprar???

1 Ponte sobre o Tejo ......  +/- 1200 milhoes de euros
TGV ..............................  +/- 6000 milhoes de euros
Aeroporto ......................  +/- 3000 milhoes de euros

e se investissemos este dinheiro 10 000 milhoes de euros, na modernização das nossas Forças Armadas que bem precisam, o que poderiamos comprar???

Armada:
- NAVpol .......................  250 milhoes de euros;
- 1 Submarino a juntar aos 2 ja comprados da mesma classe .... 450 milhoes de euros;
- 3 Fragatas tipo F-100 como escoltas do NAVpol 1500 milhoes de euros;
- 10 NPO .............  100 milhoes de euros;
- 2 NPC ...............  10 milhoes de euros;
- 5 Helis Lynx ......... 100 milhoes de euros;

TOTAL: +/- 2400 milhoes de euros

Força Aérea:
- Substituição dos 6 C-130 por 6 A-400M .............  250 milhoes de euros;
- Substituição dos 38 F-16 A/B e MLU por 40 TYPHOONS ............. 1000 milhoes de euros;
- Compra de 3 avioes de transporte tipo Airbus A-310 ......... 150 milhoes de euros;
- Compra de 2 avioes de reabastecimento aéreo ........... 100 milhoes de euros;

TOTAL: +/- 1500 milhoes de euros.

Exército:
- Substituição da G3 .............  100 milhoes de euros;
- Substituição do equipamento da artilharia anti-aérea .........   500 milhoes de euros;
- 100 CC Leopard II A6 ..............    500 milhoes de euros;
- UALE equipada com 10 NH-90 .........  300 milhoes de euros;
- UALE equipada com 10 apaches .......  500 milhoes de euros;
- 300 blindados Pandur II ..................  600 milhoes de euros;

TOTAL: 2500 milhoes de euros

TOTAL DAS FORÇAS ARMADAS: 6400 MILHOES DE EUROS.
TOTAL DOS INVESTIMENTOS EM PONTES, TGV, AEROPORTO: + DE 10 000 MILHOES DE EUROS.

AINDA TINHAMOS DINHEIRO PARA PAGAR UMA FERIAS A TODOS OS PORTUGUESES 4800 MILHOES DE EUROS

E DIZEM QUE NÃO HÁ DINHEIRO........ :roll:
"Aqui na Lusitanea existe um povo que não se governa nem se deixa governar" voz corrente entre os Romanos do Séc. I a.C
 

*

nelson38899

  • Investigador
  • *****
  • 5341
  • Recebeu: 724 vez(es)
  • Enviou: 723 vez(es)
  • +508/-2607
(sem assunto)
« Responder #1 em: Abril 11, 2008, 11:07:17 am »
Opinião pessoal acho que o re-equipamento das nossas forças armadas é necessário e urgente, mas muitas vezes o problema não está em comprar, mas manter os equipamentos e muitos desses que o senhor disse anteriormente tem um preço de manutenção elevado, o caso dos submarinos, etc. Eu prefiro ter pouco e bom material e que seja usado e apto a combater, do que comprar só para dizer que se tem.
  Quanto ás obras enormes que portugal vai realizar nos próximos anos acho que a nova ponte rodoviária sobre o tejo não faz sentido, pois ainda á pouco tempo se construiu uma. Quanto ao TGV acho que não faz sentido para um país da dimensão de Portugal, pessoalmente portugal devia apostar, era em modernizar toda a rede ferroviária do interior e não construir o TGV só para agradar aos de castela.
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva
 

*

Instrutor

  • Investigador
  • *****
  • 1309
  • Recebeu: 3 vez(es)
  • Enviou: 1 vez(es)
  • +0/-1
(sem assunto)
« Responder #2 em: Abril 11, 2008, 11:23:25 am »
Sim tens razão camarada nelson, eu refiro este equipamento num tom irónico, o meu prepósito é dizer que para algumas coisas á dinheiro que sobra, mas para outras nem pensar.

Em primeiro lugar para se ter este equipamento que frizei é preciso primeiro de tudo ter massa humana capaz de garantir a sua operacionalidade, o que também não é difícil.
Vejamos os seguintes pontos para chamar militares para as Forças Armadas:

1º Acabar com o contrato rídiculo de 6 anos; É preciso abrir quadros premanentes para praças garantindo a sua continuidade;
2º Forças Armadas Profissionais e não de desenrasca, é imperativo os efectivos das Forças Armadas vejam o serviço militar como uma profissão altamente dedicada e profissional e não como uma passagem de trabalho temporário;
3º Aumentar os salários atractivos a todas as classes de militares dos 3 ramos;
4º Impedir a saída de PILav´s para o mercado civil, quem quer ser PILAV tem de servir a Força Aérea e não ganhar experiencia de pilotagem e depois abandonar o barco para as companhias civis;
"Aqui na Lusitanea existe um povo que não se governa nem se deixa governar" voz corrente entre os Romanos do Séc. I a.C
 

*

papatango

  • Investigador
  • *****
  • 7482
  • Recebeu: 962 vez(es)
  • +4580/-871
(sem assunto)
« Responder #3 em: Abril 11, 2008, 11:27:01 am »
instrutor -> relativamente aos seus planos de compras. No caso das aquisições militares, onde é que você pretende colocar as praças de portagem?

E como é que pagamos? é ao km, ao tiro ou ao mês ?
É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...
 

*

Instrutor

  • Investigador
  • *****
  • 1309
  • Recebeu: 3 vez(es)
  • Enviou: 1 vez(es)
  • +0/-1
(sem assunto)
« Responder #4 em: Abril 11, 2008, 11:30:49 am »
Não percebi essa papatango??? Pode ser mais explicito??? :shock:
"Aqui na Lusitanea existe um povo que não se governa nem se deixa governar" voz corrente entre os Romanos do Séc. I a.C
 

*

papatango

  • Investigador
  • *****
  • 7482
  • Recebeu: 962 vez(es)
  • +4580/-871
(sem assunto)
« Responder #5 em: Abril 11, 2008, 11:45:47 am »
É simples:

As pontes, o TGV, as auto-estradas, têm a sua construção promovida pelo Estado Português, mas quem as acaba por pagar é o Zé Povinho.

Não apenas através da parte que o Estado paga (que vem dos impostos) como da parte maior, que é paga através das portagens, pelas pessoas que utilizam essas vias e esses serviços.

Eu sempre que passo na ponte Vasco da Gama e na Auto-Estrada pago sempre.

A minha questão é:

Para fazer uma comparação entre TGV/pontes etc. por um lado e as compras militares por outro, você tem que arranjar uma forma de financiamento para as compras militares.

Eu calculei que você também fosse buscar dinheiro às portagens (não estou a ver outra forma de arranjar dinheiro).

O dinheiro não aparece do Ceu. Nos é que criámos em Portugal esta ideia de que «o dinheiro aparece sempre» sem entender que ele aparece porque mais tarde ou mais cedo nós pagamos.

Portanto, como é que você pretende arranjar os tais 6400 milhões para financiar as compras militares ?

Parto do principio de que sabe que esse dinheiro não existe nos cofres do Estado, e que vamos precisar pedir emprestado, para depois com o dinheiro das portagens pagar de volta aos bancos  ...


Cumprimentos
É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...
 

*

routechecker

  • Membro
  • *
  • 93
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #6 em: Abril 11, 2008, 11:52:05 am »
Citação de: "Instrutor"
4º Impedir a saída de PILav´s para o mercado civil, quem quer ser PILAV tem de servir a Força Aérea e não ganhar experiencia de pilotagem e depois abandonar o barco para as companhias civis;

Seria extremamente interessante que o "instrutor" se informa-se antes de expectorar asneiradas. A historia de a saida de Pilavs ser a causa de todos os males da FAP ( e a partir deste post do "instrutor" de todos os males das forças armadas) já enjoa.

rgds
When people speak to you about a preventive war, you tell them to go and fight it. After my experience, I have come to hate war. War settles nothing: Dwight David Eisenhower : 34th president of the United States, 1890-1969
 

*

Instrutor

  • Investigador
  • *****
  • 1309
  • Recebeu: 3 vez(es)
  • Enviou: 1 vez(es)
  • +0/-1
(sem assunto)
« Responder #7 em: Abril 11, 2008, 12:00:33 pm »
As pontes o tgv e o aeroporto são obras desnessessárias para o país, e quem vai pagar é sempre o zé povinho, as despesas militares tb são o zé povinho quem as paga. Ja que o zé povinho paga, que pague ao menos coisas que fazem falta ao país, por exemplo a sua defesa.
Relativamente á outra questão a Força Aérea um dos principais problemas que enfrenta é de facto a saída de PILAVs e técnicos especializados, que chulam a entidade atraves da sua formação e depois a abandonam a procura de melhores salários, e isto não é para enjoar mas sim para resolver, porque se a Força Aérea não começa a ter mão firme nestes senhores acabamos por ter os ceus patrulhados por andorinhas, pardais e afins. Tenham juízo e apresentem aqui soluçoes e não comentários futeis para resolver os problemas das nossas Forças Armadas. Ganhem juízo :evil:
"Aqui na Lusitanea existe um povo que não se governa nem se deixa governar" voz corrente entre os Romanos do Séc. I a.C
 

*

papatango

  • Investigador
  • *****
  • 7482
  • Recebeu: 962 vez(es)
  • +4580/-871
(sem assunto)
« Responder #8 em: Abril 11, 2008, 12:08:26 pm »
Citação de: "instrutor"
As pontes o tgv e o aeroporto são obras desnessessárias para o país, e quem vai pagar é sempre o zé povinho, as despesas militares tb são o zé povinho quem as paga. Ja que o zé povinho paga, que pague ao menos coisas que fazem falta ao país, por exemplo a sua defesa.


Estamos plenamente de acordo neste ponto. É o Zé Povinho quem paga.

A minha questão é exactamente essa. Já sabemos como é que teremos que pagar as pontes as auto-estradas, pois já estamos habituados a pagar portagens.

Mas como é que você propõe que paguemos os tanques ?

É com portagens ?

Qual é a solução ?
É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...
 

*

nelson38899

  • Investigador
  • *****
  • 5341
  • Recebeu: 724 vez(es)
  • Enviou: 723 vez(es)
  • +508/-2607
(sem assunto)
« Responder #9 em: Abril 11, 2008, 12:13:33 pm »
uma solução é fazer como ouvi há uns tempos espanha alugou os LE02A4 à alemanha.

Cump.
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva
 

*

PereiraMarques

  • Moderador Global
  • *****
  • 7926
  • Recebeu: 1259 vez(es)
  • Enviou: 344 vez(es)
  • +5169/-235
(sem assunto)
« Responder #10 em: Abril 11, 2008, 12:16:15 pm »
========

A discussão está muito interessante mais o tópico vai ser transferido para a parte de "Geopolítica - Política de Defesa - Portugal".

Cumprimentos
B. Pereira Marques

========
 

*

ricardonunes

  • Investigador
  • *****
  • 4874
  • Recebeu: 407 vez(es)
  • Enviou: 81 vez(es)
  • +266/-5962
(sem assunto)
« Responder #11 em: Abril 11, 2008, 12:34:27 pm »
Fiquei curioso  :conf:

O senhor Instrutor, se um dia, se se puser a fazer a viagem de Alfandega da Fé a Lisboa, vem de  :arrow:


 :?:  :?:  :?:  :?:
« Última modificação: Abril 11, 2008, 03:59:56 pm por ricardonunes »
Potius mori quam foedari
 

*

Instrutor

  • Investigador
  • *****
  • 1309
  • Recebeu: 3 vez(es)
  • Enviou: 1 vez(es)
  • +0/-1
(sem assunto)
« Responder #12 em: Abril 11, 2008, 02:50:30 pm »
Sim em principio vou de burro ja que o distrito de bragança é o único a nível do país que nem uma auto-estrada tem... andam os impostos dos transmontanos a pagar as auto-estradas dos lisboetas e afins... ou o senhor pensa que os imposto para se construirem infra estruturas como as autoestradas so se pagam de portagens............. coitado do governo se as portagens fossem o único meio de sustento do país...
"Aqui na Lusitanea existe um povo que não se governa nem se deixa governar" voz corrente entre os Romanos do Séc. I a.C
 

*

papatango

  • Investigador
  • *****
  • 7482
  • Recebeu: 962 vez(es)
  • +4580/-871
(sem assunto)
« Responder #13 em: Abril 11, 2008, 04:01:08 pm »
Bom, a tirada do ricardo nunes foi infeliz, mas isso não impede que a questão continue a colocar-se.

As portagens não são meio de sustentar o país. São o meio de pagar as auto-estradas, e apenas isso.

Como sabe, enquanto que na região de Lisboa as pessoas pagam quando andam nas auto-estradas, em muitas regiões do país essas auto-estradas não são pagas por mais ninguém que não seja o contribuinte.

Veja, que eu não estou a protestar por ter que pagar para andar de autoestrada, quando as pessoas em outras regiões não pagam. Eu sou a favor de se apoiarem as regiões do interior, e também não acho bem que só agora se esteja a construir uma auto-estrada até Bragança.

Mas nada disto invalida uma coisa:

As auto-estradas, o TGV, ou os aeroportos têm meios e formas de financiamento que são conhecidos. Isto, iondependentemente de todos sabermos que continuaremos sempre a pagar do nosso bolso.

Mas quando você estabelece a comparação que estabelece, então tem que nos mostrar como é que pretende pagar todos esses equipamentos militares.

As auto-estradas, o TGV, os aeroportos, têm objectivos a atingir e destinam-se a desenvolver o país. A compra pura e simples de equipamentos militares é importante, mas não pode ser comparada a autoestradas ou aeroportos.

São coisas diferentes.

Você aqui desculpe-me a franqueza se posso parecer rude, mas fez-me lembrar a anedota do alentejano que vendeu a televisão para comprar o aparelho de video.

Para o país ter dinheiro para comprar os equipamentos que as Forças Armadas deveriam ter, primeiro tem que criar as infraestruturas para criar riqueza. Os impostos sobre essa riqueza, é que deverão possibilitar os gastos militares.

Ficaria eu muito contente, se as F.A. (nomeadamente o exército) não tivessem os problemas que hoje têm, com gastos enormes em despesas de pessoal, com um efectivo que no papel até é suficiente, mas que quando se vai olhar para a operacionalidade das forças nos deixa constrangidos.

Esse é o problema e não o TGV, as autoestradas ou os aeroportos.

Cumprimentos
É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...
 

*

ricardonunes

  • Investigador
  • *****
  • 4874
  • Recebeu: 407 vez(es)
  • Enviou: 81 vez(es)
  • +266/-5962
(sem assunto)
« Responder #14 em: Abril 11, 2008, 04:07:54 pm »
Citação de: "Instrutor"
Sim em principio vou de burro ja que o distrito de bragança é o único a nível do país que nem uma auto-estrada tem... andam os impostos dos transmontanos a pagar as auto-estradas dos lisboetas e afins... ou o senhor pensa que os imposto para se construirem infra estruturas como as autoestradas so se pagam de portagens............. coitado do governo se as portagens fossem o único meio de sustento do país...


Agora pegue nessa sua "revolta" e multiplique por "1000".

É mais ao menos isso que o comum do Português iria sentir se o Governo um dia chega-se e disse-se que se iam parar de construir infra-estruturas,  para reequipar (da forma como queria) as Forças Armadas.

Se até a porra de dois submarinos já são um osso de roer.... :roll:
Potius mori quam foedari