Penso que esta é uma das (várias) razões do atraso dos NPO: os ENVC estão a aproveitar as encomendas derivadas das contrapartidas dos submarinos para mostrar ao mercado que podem construir depressa e bem. Já estão a entregar navios porta-contentores encomendados, por um armador alemão, no ano passado (em Agosto, se não me engano). Desta forma estão a melhorar a imagem no mercado. O problema é que a Marinha está a ficar para trás (até porque são encomendas garantidas). Por isso, há muito que eu acho que os NPO, tratando-se de navio de construção modular, deviam ser construídos em conjunto com outros estaleiros, a quem a construção de parte dos módulos seria subcontratada. Em alternativa, passar a ser o Arsenal do Alfeite a construir os NPO, da mesma forma ou em parceria com os ENVC. É que com um número razoável de encomendas urgentes para a Marinha (NPOs, LFCs, esperemos que o LPD e AOR), não é possível estar a adiar para dar lugar a encomendas comerciais dos ENVC. Tem que se arranjar uma solução para isto, até para ver se se consegue uma encomenda de exportação (que eu vejo mais possível para as LFCs do que os NPOs).
JQT