Orçamento do Estado para a Defesa Nacional

  • 27 Respostas
  • 7835 Visualizações
*

papatango

  • Investigador
  • *****
  • 7485
  • Recebeu: 962 vez(es)
  • +4594/-871
Orçamento do Estado para a Defesa Nacional
« em: Outubro 18, 2005, 12:43:26 am »
É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...
 

*

Pantera

  • Perito
  • **
  • 399
  • +2/-0
(sem assunto)
« Responder #1 em: Outubro 18, 2005, 10:06:36 am »
pois tem de ser.A crise tem de ser pago por todos,mas nao me parece grande cortes,podia ser bem pior. :wink:

*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 18262
  • Recebeu: 5522 vez(es)
  • Enviou: 5913 vez(es)
  • +7154/-9532
(sem assunto)
« Responder #2 em: Outubro 18, 2005, 11:21:08 am »
Se a LPM aumenta 47%, quer dizer que os programas de reequipamnento das FAs se vão manter como previsto (OHPs, NAVPOL, NPOs, Pandurs, etc...) :?:

(Peço desculpa mas só estou por dentro dos assuntos da Marinha)
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

*

papatango

  • Investigador
  • *****
  • 7485
  • Recebeu: 962 vez(es)
  • +4594/-871
(sem assunto)
« Responder #3 em: Outubro 18, 2005, 12:25:38 pm »
-> P44

Não conhecemos como é que vai ser repartido o bolo, mas as criticas do Almirante CEMA não deixam de ser um indicador.

OA quase € 300 milhões têm destino, e esse destino não parece ser muito para o lado da marinha. Os programas do exército, os custos com a modernização dos F-16 (não é só comprar o KIT MLU e pronto, é preciso um trabalho complexo de desmontagem e quase reconstrução do avião) o programa de substituição dos AVIOCAR, etc... podem ter relegado as PErry para fora do orçamento.

A opção decerá ser: Prioridade para o material novo.

E como o dinheiro não chega para tudo...

Cumprimentos
É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...
 

*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 18262
  • Recebeu: 5522 vez(es)
  • Enviou: 5913 vez(es)
  • +7154/-9532
(sem assunto)
« Responder #4 em: Outubro 18, 2005, 01:56:17 pm »
Papatango,

Isto sou eu a fazer simples contas, posso estar a dizer uma grande calinada. :roll:

O Orçamento para a Marinha "apenas" diminuiu 8.4 milhões Eur

As OHPs não ficavam em 80 milhões?

331.7-80 = 251.7 milhões

(e ainda se acrescentava a redução de despesas com o abate das 2 ultimas JB...)

Certo ou errado?
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 18262
  • Recebeu: 5522 vez(es)
  • Enviou: 5913 vez(es)
  • +7154/-9532
(sem assunto)
« Responder #5 em: Outubro 18, 2005, 01:58:23 pm »
Citar
Não conhecemos como é que vai ser repartido o bolo, mas as criticas do Almirante CEMA não deixam de ser um indicador.


Não poderão também ter servido como "forma de pressão" á ultima da hora, justamente por estarmos em vésperas de apresentação do OE???
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

*

papatango

  • Investigador
  • *****
  • 7485
  • Recebeu: 962 vez(es)
  • +4594/-871
(sem assunto)
« Responder #6 em: Outubro 18, 2005, 02:10:52 pm »
-> P44

As verbas a que você se refere, são na sua maioria as verbas para o pagamento de salários e para as despesas correntes (Pitroil, papel higienico etc...).

As aquisições de equipamentos, devem ser financiadas com verbas adstritas à LPM Lei de Programação Militar, que é a lei que determina como se devem distribuir os gastos pelos varios programas de rearmamento.

Portanto, o que há (para todos os ramos das Forças Armadas) são os +/- € 300 milhões. Com os NPO's com verbas inscritas no PIDDAC para a defesa nacional, o orçamento gerido pelo Ministério da Defesa, teria menos essa carga.

Como os restantes programas são relativos a compras ao estrangeiro, e se não pagarmos, a tempo ou temos que pagar multas, ou não nos entregam os materiais, então fica mais facil atrasar programas nacionais como os NPO's.
Afinal os Estaleiros de Viana, têm capital do Estado Português e não podem abrir a boca, ao contrario de empresas estrangeiras com as quais não convém ficar zangado. O Estado Português não tem medo que os ENVC o processem.

Eu não quero deixar de lembrar que este tipo de explicação é uma explicação simplista. As coisas são mais complexas que isto, mas eu apenas tento fazer um comentário de forma a que caiba aqui.

Cumprimentos
É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...
 

*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 18262
  • Recebeu: 5522 vez(es)
  • Enviou: 5913 vez(es)
  • +7154/-9532
(sem assunto)
« Responder #7 em: Outubro 18, 2005, 02:13:45 pm »
Citação de: "P44"
Papatango,

Isto sou eu a fazer simples contas, posso estar a dizer uma grande calinada. :roll:

O Orçamento para a Marinha "apenas" diminuiu 8.4 milhões Eur

As OHPs não ficavam em 80 milhões?

331.7-80 = 251.7 milhões

(e ainda se acrescentava a redução de despesas com o abate das 2 ultimas JB...)

Certo ou errado?


uppppppppppppsssss :roll: [/b]

EDITADO: Pois, estava a ver os gastos do pitroil e do papel higiénico :mrgreen:
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

*

papatango

  • Investigador
  • *****
  • 7485
  • Recebeu: 962 vez(es)
  • +4594/-871
(sem assunto)
« Responder #8 em: Outubro 18, 2005, 02:33:15 pm »
O problema do meu ponto de vista é:

Qual deveria ser o valor previsto na LPM para este ano, se o Ministro fosse o Paulo Portas. É preciso ver, que as coisas podem mudar de um governo para o outro, conforme as coisas são negociadas ou renegociadas. Só a negociação dos C-295, por exemplo, poderia ter alterado as prioridades, dependendo das negociações (more speculation).

Tanto quanto sei, o MDN terá que dizer como é que se reparte o bolo.

Para já o que sabemos, é que de facto há mais dinheiro (mas já se esperava que houvesse, pois de outra maneira seria impossivel, efectuar as modernizações e compras de material novo).

Eu confesso que não entendo muito bem a questão das OHP, porque há uma dúvida que me continua a assaltar, e sobre a qual até ao momento ainda não consegui juntar os bocados do puzzle. Neste  momento estou oficialmente confuso. :mrgreen:

Cumprimentos
É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...
 

*

PereiraMarques

  • Moderador Global
  • *****
  • 7931
  • Recebeu: 1267 vez(es)
  • Enviou: 345 vez(es)
  • +5171/-235
(sem assunto)
« Responder #9 em: Outubro 18, 2005, 02:39:01 pm »
Eu também estou um pouco confuso, afinal as duas OHP não vinham à borla? E o dinheiro que se ia gastar com elas não era apenas com a modernização e não com a aquisição?

Posto isto porque é que elas não vêm simplesmente e depois se houver dinheiro logo se vê? Desde que o canhão, o lançador de misseis e os lançadores de torpedos funcionem, já é melhor do que nada...

Cumprimentos
B. Pereira Marques
 

*

Miguel

  • Investigador
  • *****
  • 2490
  • Recebeu: 45 vez(es)
  • Enviou: 8 vez(es)
  • +461/-579
(sem assunto)
« Responder #10 em: Outubro 19, 2005, 06:17:26 pm »
pelo aquilo que entendi o que fica de fora e

para a Armada: as 2 sucatas OHP, acho que é boa ideia :twisted:

afinal parece-me que priviligia-se o material novo!

uma duvida fica, o que vão fazer dos 20  F16(usados do II lote) que não vao ser modernizados? vender? ??? :?:
 

*

Johnnie

  • Analista
  • ***
  • 721
  • Recebeu: 90 vez(es)
  • Enviou: 36 vez(es)
  • +95/-88
(sem assunto)
« Responder #11 em: Outubro 19, 2005, 07:11:40 pm »
Provavelmente ficar com eles para canibalizar, mas já agora onde foste buscar tal informação?

os quits MLU já foram pagos e a execução desta obra é vital para o equilibrio financeiro das OGMAS, não se trata somente do aspecto militar da coisa.
«When everything is coming your way... You are in the wrong lane!!!!"
 

*

Johnnie

  • Analista
  • ***
  • 721
  • Recebeu: 90 vez(es)
  • Enviou: 36 vez(es)
  • +95/-88
(sem assunto)
« Responder #12 em: Outubro 19, 2005, 07:22:59 pm »
E mais os OCU do PA I são 19 e não 17...
Do PA II 3 estão prontos e o 4º deve estar prestes a sair para fora...

Acho queem torno desta questão do programa MLU há muita especulação, senão vejamos...

O Programa MLU tem uma importancia que ultrapassa o caracter militar da questão...Trata-se de viabilizar e impulsionar as OGMAS, questões de transferencia de Know-how e dominio de tecnicas que interessa trazer para o nosso pais.

Se fosse uma questão exclusivamente monetária, meus caros o lógico seria comprar os MLUs excedentários que existem para venda, já prontinhos a voar na Holanda e na Belgica.
Rapido e porventura mais barato, creiam...

Mas a opção não foi essa, devido a toda esta teia de interesses, logo o projecto MLU é para prosseguir, embora a um ritmo mais lento, esta é a ultima informação que disponho, se sabem algo de concreto em contrário tb gostaria de saber...

Quanto ás OHP sinceramente nãos vejo grande drama em não virem...Preferia o 3º submarino ás duas OHP mesmo á borla...
«When everything is coming your way... You are in the wrong lane!!!!"
 

*

Miguel

  • Investigador
  • *****
  • 2490
  • Recebeu: 45 vez(es)
  • Enviou: 8 vez(es)
  • +461/-579
(sem assunto)
« Responder #13 em: Outubro 19, 2005, 08:12:30 pm »
concordo consigo jonhie :D
 

*

papatango

  • Investigador
  • *****
  • 7485
  • Recebeu: 962 vez(es)
  • +4594/-871
(sem assunto)
« Responder #14 em: Outubro 19, 2005, 10:58:55 pm »
Citação de: "Johnnie"
O Programa MLU tem uma importancia que ultrapassa o caracter militar da questão...Trata-se de viabilizar e impulsionar as OGMAS, questões de transferencia de Know-how e dominio de tecnicas que interessa trazer para o nosso pais.

Se fosse uma questão exclusivamente monetária, meus caros o lógico seria comprar os MLUs excedentários que existem para venda, já prontinhos a voar na Holanda e na Belgica.
Rapido e porventura mais barato, creiam...

Os kits para aplicar nos F-16, constituem uma parte do custo do programa. Os aviões têm que ser quase reconstruidos, e ficam quase novos. Essa é a grande vantagem de fazer o upgrade cá. Os MLU holandeses, já têm uma década em cima, enquanto que os nossos MLU, serão de facto mais modernos que os holandeses (além de 10 anos mais novos). A Força Aérea prevê "esticar" a utilização do F-16AM/BM, enquanto que na Holanda se pensa no F-35.

Um atraso no programa MLU, é esperavel, da mesma forma que noutros programas, e não será nada de mais.

Além disso, como sabemos (já discutimos aqui a questão) a OGMA estava a demorar tanto tempo com os MLU, que os trabalhos deixaram de ser feitos lá.
Além disso, a recuperação da OGMA, não depende do MLU. Neste momento parece estar muito mais dependente das negociações com a EADS/CASA e C-295.

Citar
Quanto ás OHP sinceramente nãos vejo grande drama em não virem...Preferia o 3º submarino ás duas OHP mesmo á borla...

 :shock:  :shock:  :shock:

Eu também preferia o 3º submarino, principalmente porque isso queria dizer que poderiamos arcar com o custo de mais   €400 (e tal) milhões de que custa cada um.

Estamos a falar de um orçamento anual para a LPM que é de €180 milhões, e o preço de um submarino é superior a duas vezes isso.

As Perry, são antigas, mas ainda dão à marinha uma capacidade que neste momento não tem. Ou seja, alguma capacidade (limitada é certo)  para defesa de área, com os misseis SM-1. As Perry, representam um aumento de 67% na nossa capacidade militar oceânica.

O mar, é o único lugar onde é possível defender o país. O único argumento que temos perante o mundo, é que nas nossas aguas e nas nossas aguas adjacentes passa grande parte da riqueza do mundo. Sem qualquer capacidade para agir nessas águas, somos apenas um minusculo país no fim do mundo.

Para mim, era preferivel mandar os Pandur às urtigas, desactivar os M-60 e os M-113, do que reduzir a nossa capacidade oceânica. Sem ela, ficamos reduzidos a praticamente nada.

Cumprimentos.
É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...