Base Aérea Nº 8, Maceda (Ovar)

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Charlie Jaguar

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Base Aérea Nº 8, Maceda (Ovar)
« em: Novembro 25, 2023, 10:34:30 am »
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A Base Aérea N.° 8 (BA8), localizada em Maceda, Ovar, nasceu em 24 de novembro de 2023 por transformação do anterior Aeródromo de Manobra N.º 1 em base aérea.

Recuando na história, o Aeródromo de Manobra N.º 1 (AM1) foi uma unidade da Força Aérea edificada a partir de 1957, através de uma construção faseada que ficou concluída em 1966. Inicialmente, teve como finalidade proporcionar facilidades de estacionamento e apoio a aviões de Patrulhamento Marítimo da NATO, em caso de guerra, quando se vivia o período da Guerra Fria.

Em 22 de novembro de 1963, pela Portaria n.º 20183, entretanto revogada pela Portaria n.º 20363 de 06 de fevereiro de 1964, definiu-se que o AM1 dependia da 1.ª Região Aérea "para o enquadramento do pessoal da Força Aérea necessário à guarda das instalações e sua manutenção em estado de utilização". Era sua missão apoiar aviões de patrulhamento marítimo e luta antisubmarina nas áreas "Southern Cinceastlant and Cinciberlant".

A Portaria N.º 20584 de 13 de maio de 1964 atualizou a finalidade do AM1 para "enquadramento eventual de unidades aéreas operacionais", tendo sido utilizado por forças aéreas da NATO: Portugal, França, Reino Unido e Estados Unidos.

Em 2 de abril de 1965 foi atribuída à Força Aérea a responsabilidade da manutenção e operação do AM1/INOVAR, tendo, até à sua desativação, ter-se considerado este dia como o Dia da Unidade.

Nos acontecimentos históricos destaque para novembro de 1975 quando convergiram para o AM1 os meios aéreos adequados que possibilitaram o desfecho conhecido do 25 de novembro de 1975, aqui comemorado em 1980 com a presença de Sua Excelência o Presidente da República.

Desde a implantação e no cumprimento da missão atribuída, o AM1 apoiou inúmeros eventos nacionais e aliados. Assim, na vertente nacional, verificou-se a sua utilização por destacamentos aéreos das Esquadras 501 - "Bisontes" (C-130H) e 601 - "Lobos" (P-3P) que se deslocaram para a Unidade prata efetuar missões de qualificação das suas tripulações.

Igualmente, as Esquadras 201 - "Falcões" e 301 - "Jaguares" (F-16M) ali efetuaram missões de treino operacional e alerta de Defesa Aérea. Também a Academia da Força Aérea (AFA) elegeu o AM1 como unidade ideal para a largada de futuros Pilotos-Aviadores, bem como para a realização dos exercícios de Comando e Liderança e Exercícios Finais.

Na vertente aliada, o AM1 recebeu exercícios internacionais realizados pela Força Aérea e destacamentos da NAEW Component com o E-3A AWACS bem como destacamentos de C-130 da Força Aérea Belga.

Na vertente do apoio a missões de interesse público, o AM1 acolheu o destacamento permanente da Esquadra 552 - "Zangões" da Base Aérea N.º 11, para as missões de Busca e Salvamento na zona norte do país. Paralelamente, foi sendo usada como base para os meios aéreos dedicados a operações de combate a incêndios florestais. Da mesma forma, apoiou missões de transporte de equipas médicas de recolha de órgãos para transplantes urgentes na zona norte do país.

Em 2018, através da Resolução do Conselho de Ministros n.º 139, o Estado Português transferiu a gestão dos meios aéreos para combate a incêndios para a esfera da Força Aérea. Seguidamente, através da Resolução do Conselho de Ministros n.º 27/2021, foi autorizada a despesa para a aquisição de meios aéreos para o combate a incêndios, da qual resultou, entre outros, a aquisição de seis helicópteros UH-60 Black Hawk.

Neste enquadramento, o Decreto Regulamentar n.° 2/2023, de 6 de junho, procedeu à primeira alteração à estrutura orgânica da Força Aérea aprovada pelo Decreto Regulamentar n.° 12/2015, de 31 de julho, preconizando, entre outros aspectos, a criação da Base Áerea N.° 8 por transformação do AM1.

E assim, dois dias depois da apresentação dos dois primeiros UH-60 Black Hawk que ocorreu em 22 de novembro, em 24 de novembro de 2023, pelo Despacho n.° 95/2023 do CEMFA, o AM1 foi transformado em Base Aérea N.º 8. O dia da unidade celebra-se a 24 de novembro, mantendo a BA8 o lema do AM1, "Sou da Forte Europa Belicosa". No mesmo dia, foi reativada a Esquadra 551 - "Panteras", que ali fica sediada a operar o UH-60 Black Hawk, sendo a primeira Esquadra de Voo atribuída à BA8.

A BA8 herda também a permanência do destacamento aéreo da Esquadra 552 - "Zangões", com um helicóptero AW119 Koala dedicado sobretudo às missões de Busca e Salvamento.

https://www.emfa.pt/unidade-237-base-aerea-n-8

Brasão da BA8



Imagens da Cerimónia de Criação da Base Aérea Nº 8:

https://www.flickr.com/photos/forcaaereaportuguesa/albums/72177720312920813

Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

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Re: Base Aérea Nº 8, Maceda (Ovar)
« Responder #1 em: Novembro 25, 2023, 08:12:17 pm »
Ativação da Base Aérea N.º8 e da Esquadra 551-"Panteras"


 
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nelson38899

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Re: Base Aérea Nº 8, Maceda (Ovar)
« Responder #2 em: Dezembro 06, 2023, 10:29:43 pm »
A escolha do local do novo aeroporto, calhou em Alcochete porque causa da BA5, porque segundo o mesmo relatório se não fosse esta base a melhor localização seria a de Santarém.

Será que com a ida dos F35 para ovar, os F16 também poderão seguir o mesmo caminho?
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva
 

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CruzSilva

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Re: Base Aérea Nº 8, Maceda (Ovar)
« Responder #3 em: Dezembro 06, 2023, 10:34:56 pm »
A escolha do local do novo aeroporto, calhou em Alcochete porque causa da BA5, porque segundo o mesmo relatório se não fosse esta base a melhor localização seria a de Santarém.

Será que com a ida dos F35 para ovar, os F16 também poderão seguir o mesmo caminho?
"Cabem" lá?
 

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Subsea7

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Re: Base Aérea Nº 8, Maceda (Ovar)
« Responder #4 em: Dezembro 06, 2023, 10:39:57 pm »
A escolha do local do novo aeroporto, calhou em Alcochete porque causa da BA5, porque segundo o mesmo relatório se não fosse esta base a melhor localização seria a de Santarém.

Será que com a ida dos F35 para ovar, os F16 também poderão seguir o mesmo caminho?

Negativo...
Há muitos milhões investidos em MR, Shelters, bunkers etc.
O mais certo é F-16 em MR e F-35 em Ovar.

Ou seja BA nº8, com F-35A, CL-415,C-130 e UH-60A....
Nada mau...
 

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dc

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Re: Base Aérea Nº 8, Maceda (Ovar)
« Responder #5 em: Dezembro 06, 2023, 10:45:26 pm »
Em teoria, não haveria razão para isso, até porque obrigava a transferir tudo para lá. Com a hipótese de virem F-35, estes serem colocados numa ou noutra base, pouca diferença fará, já que em qualquer dos casos são necessárias obras para os receber.

Agora o futuro pós-F-16, ou seja, numa altura em que todos fossem substituídos, é que fica a incógnita. Se for tudo corrido a F-35, a BA5 deve deixar de ter caças.  A não ser que optemos por 2 modelos de caças nessa altura (F-35 + outro), e o menos barulhento ficar em Monte Real.

Mas não me admirava que, dado o conceito "loyal wingman" tipicamente prever pelo menos 2 drones por cada caça tripulado, isto, no papel, significaria que se o plano de 24 F-35 se concretizasse, estes seriam acompanhados por mais 48 UCAV a jacto furtivos. Espetar isto tudo em Ovar não deve dar jeito, portanto não seria de descurar ter os F-35 em Ovar e os drones em Monte Real.

Mas isto é tudo suposição, até porque vir a ter 24 F-35 já é uma passo que hoje ninguém consegue imaginar (um governo a tomar essa decisão), e ainda mais complementados por 40+ drones de combate furtivos, totalizando 60+ aeronaves de combate de primeira linha. O futuro é este para os países "a sério", agora é ver se Portugal quer entrar nesse campeonato, ou prefere manter-se na 3ª divisão.
 

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Charlie Jaguar

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Re: Base Aérea Nº 8, Maceda (Ovar)
« Responder #6 em: Dezembro 06, 2023, 11:04:10 pm »
A escolha do local do novo aeroporto, calhou em Alcochete porque causa da BA5, porque segundo o mesmo relatório se não fosse esta base a melhor localização seria a de Santarém.

Será que com a ida dos F35 para ovar, os F16 também poderão seguir o mesmo caminho?

Negativo...
Há muitos milhões investidos em MR, Shelters, bunkers etc.
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Ou seja BA nº8, com F-35A, CL-415,C-130 e UH-60A....
Nada mau...

Já agora, há alguma ideia do que se pretende fazer com a Base Aérea do Montijo? A CTI pronunciou-se por Alcochete para o NAL, o que hipoteticamente deveria salvaguardar a BA6, mas também já deu para perceber que há aqui demasiados interesses em jogo, desde logo com a ANA à cabeça, e a continuidade da base aérea não parece ser um dado adquirido mesmo se for construído de raiz um novo aeroporto nos terrenos do CTA.
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Lightning

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Re: Base Aérea Nº 8, Maceda (Ovar)
« Responder #7 em: Dezembro 06, 2023, 11:24:00 pm »
Salvaguarda um bocado, mas nada de impossivel, o Montenegro já veio dizer que nenhum governo é obrigado s cumprir com as conclusões da CTI, aquilo é simplesmente uma "avaliação técnica", que o poder político tem o dever de analisar, mas a decisão é política, que pode ou não ir de acordo com a CTI.

E pelo que entendi do comentador da SIC José Gomes Ferreira, a ANA/VINCI  não tem interesse neste aeroporto gigsnte, eles não querem gastar tanto dinheiro, querem o Montijo por ser mais barato de transformar, e eles tem a exclusividade dos aeroportos na area de Lisboa, o que significa que um aeroporto em Alcochete pode significar numa indemnização à VINCI e/ou no aumento de tempo deles a controlar a ANA.

Também disse uma que me pareceu lógica, se a TAP for privatizada é pouco provável que o hub de Lisboa ganhe mais voos, se ganharem os alemães as coisas devem ficar mais ou menos como estão, mas se ganharem os franceses ou os espanhóis ele acha que o mais certo é certas ligações internacionais passarem pars Paris ou Madrid, logo diminuindo o tráfego no aeroporto de Lisboa.

https://sicnoticias.pt/pais/2023-12-05-Novo-aeroporto-Eu-diria-que-ha-solucoes-muito-mais-baratas-afirma-Jose-Gomes-Ferreira-52137fcc

Eu esperava primeiro para resolver o assunto da TAP
« Última modificação: Dezembro 06, 2023, 11:45:36 pm por Lightning »
 
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Re: Base Aérea Nº 8, Maceda (Ovar)
« Responder #8 em: Dezembro 06, 2023, 11:27:39 pm »
Resumindo, tanta coisa, e no fim ainda escolhem Montijo.  :toto:

Acho que aqui ninguém ficava surpreendido, dado o país que temos.
 
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Re: Base Aérea Nº 8, Maceda (Ovar)
« Responder #9 em: Dezembro 07, 2023, 05:57:22 am »
Resumindo, tanta coisa, e no fim ainda escolhem Montijo.  :toto:

Acho que aqui ninguém ficava surpreendido, dado o país que temos.

https://www.forumdefesa.com/forum/index.php?topic=13514.0

O tópico para o novo aeroporto já existe pessoal.

Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 
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Re: Base Aérea Nº 8, Maceda (Ovar)
« Responder #10 em: Dezembro 07, 2023, 05:58:43 am »
A escolha do local do novo aeroporto, calhou em Alcochete porque causa da BA5, porque segundo o mesmo relatório se não fosse esta base a melhor localização seria a de Santarém.

Será que com a ida dos F35 para ovar, os F16 também poderão seguir o mesmo caminho?

Negativo...
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O mais certo é F-16 em MR e F-35 em Ovar.

Ou seja BA nº8, com F-35A, CL-415,C-130 e UH-60A....
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Já agora, há alguma ideia do que se pretende fazer com a Base Aérea do Montijo? A CTI pronunciou-se por Alcochete para o NAL, o que hipoteticamente deveria salvaguardar a BA6, mas também já deu para perceber que há aqui demasiados interesses em jogo, desde logo com a ANA à cabeça, e a continuidade da base aérea não parece ser um dado adquirido mesmo se for construído de raiz um novo aeroporto nos terrenos do CTA.

https://www.forumdefesa.com/forum/index.php?topic=13514.0

O tópico sobre o NAE, já existe.

Abraço
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Re: Base Aérea Nº 8, Maceda (Ovar)
« Responder #11 em: Dezembro 07, 2023, 06:00:12 am »
Salvaguarda um bocado, mas nada de impossivel, o Montenegro já veio dizer que nenhum governo é obrigado s cumprir com as conclusões da CTI, aquilo é simplesmente uma "avaliação técnica", que o poder político tem o dever de analisar, mas a decisão é política, que pode ou não ir de acordo com a CTI.

E pelo que entendi do comentador da SIC José Gomes Ferreira, a ANA/VINCI  não tem interesse neste aeroporto gigsnte, eles não querem gastar tanto dinheiro, querem o Montijo por ser mais barato de transformar, e eles tem a exclusividade dos aeroportos na area de Lisboa, o que significa que um aeroporto em Alcochete pode significar numa indemnização à VINCI e/ou no aumento de tempo deles a controlar a ANA.

Também disse uma que me pareceu lógica, se a TAP for privatizada é pouco provável que o hub de Lisboa ganhe mais voos, se ganharem os alemães as coisas devem ficar mais ou menos como estão, mas se ganharem os franceses ou os espanhóis ele acha que o mais certo é certas ligações internacionais passarem pars Paris ou Madrid, logo diminuindo o tráfego no aeroporto de Lisboa.

https://sicnoticias.pt/pais/2023-12-05-Novo-aeroporto-Eu-diria-que-ha-solucoes-muito-mais-baratas-afirma-Jose-Gomes-Ferreira-52137fcc

Eu esperava primeiro para resolver o assunto da TAP

https://www.forumdefesa.com/forum/index.php?topic=13514.0

O tópico sobre o NAE,  já existe.

Abraço
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

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Re: Base Aérea Nº 8, Maceda (Ovar)
« Responder #12 em: Dezembro 07, 2023, 08:02:58 am »
O Off-Topic foi meu amigo Tenente, aproveitando o post do Subsea7. Mea Culpa, Mea Culpa, Mea Maxima Culpa. :-[:domador:

Siga a Marinha, neste caso a Força Aérea. :mrgreen:
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Re: Base Aérea Nº 8, Maceda (Ovar)
« Responder #13 em: Dezembro 07, 2023, 02:26:16 pm »
Meter os ovos todos no mesmo cesto não me faz muito sentido.
Monte Real e Ovar, faz .
 
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Charlie Jaguar

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Re: Base Aérea Nº 8, Maceda (Ovar)
« Responder #14 em: Dezembro 15, 2023, 07:55:45 pm »
Koala de Alerta em Ovar.

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