Governo investe mil milhões de euros na ciência e inovação

  • 20 Respostas
  • 7336 Visualizações
*

Tiger22

  • Perito
  • **
  • 566
  • +1/-0
Governo investe mil milhões de euros na ciência e inovação
« em: Janeiro 17, 2004, 11:10:06 pm »
TSF 2004/01/17

Citar
A «Iniciativa Estratégica: Conhecimento e Inovação» é uma aposta para um prazo de três anos, que o executivo diz assentar em quatro pilares, como a inovação, a sociedade de informação e do conhecimento, modernização da administração pública e desenvolvimento da ciência e do ensino superior.

Durão Barroso, primeiro-ministro, apresentou a proposta governamental, com a presença de todos os ministros e secretários de Estado, referindo que serão «dois programas concretos. O programa operacional 'Ciência e Inovação' e o programa operacional 'Sociedade do Conhecimento'».

O líder do executivo explicou que o «Ciência e Inovação» tem «um objectivo claro, de apoiar as medidas de estímulo à inovação, o financiamento dos projectos de arranque rápido, a promoção da divulgação científica e o apoio ao ensino superior».

Para o segundo programa, sobre a «Sociedade do Conhecimento», tem o objectivo preciso de apoiar a modernização da administração pública, a 'Iniciativa Estratégica: Conhecimento e Inovação', nas áreas da sociedade de informação, da cultura, educação, defesa, da segurança e da saúde».

Iniciativa vai atribuir milhartes de bolsas

A iniciativa vai assim atribuir milhares de bolsas de formação, no que será também uma aposta no combate ao desemprego de jovens licenciados, no que Durão Barroso considera ser o maior investimento nesta área.

«O maior investimento total a disponibilizar para os dois programas é de mais de mil milhões de euros, para o período de 2004, 2005 e 2006. o programa operacional 'Ciência e Inovação' terá 419 milhões de euros, o programa operacional 'Sociedade do Conhecimento' terá 634 milhões de euros, o maior investimento financeiro realizado no nosso país no domínio da ciência e inovação», afirmou Durão Barroso.

O Conselho de Ministros extraordinário
aprovou ainda o «mecenato científico, que visa conceder benefícios fiscais a todos que, através de apoios em dinheiro ou em espécie decidem investir em inovação e investigação, os mecenas poderão ser pessoas singulares ou colectivas, de natureza pública ou privada».

«Entidades que prossigam uma actividade científica, reconhecida pelo Estado, como institutos, fundações, associações, instituições de ensino superior, unidades de investigação e desenvolvimento e centros de investigação», disse.

Investimento e contenção são compatíveis

O objectivo governamental passa por levar a que a iniciativa privada aderia a estas matérias, já que Durão Barroso entende que Portugal deverá apostar no futuro e na formação.

Sobre a articulação entre este investimento e as contenções orçamentais, o primeiro-ministro diz que é uma questão do Governo continuar a fazer o que tem feito, apostando no futuro, não tomando apenas medidas populistas.


É sem dúvida alguma apostando e investindo fortemente na ciência e inovação que podemos dar o salto para colocarmos Portugal no topo da Europa. Veja-se por exemplo aquilo que fez a Irlanda na década passada. Resultado? Aquele que nos sabemos. Um país que até poucos anos tinha um grande número de casos flagrantes de miséria e até de fome, é hoje em dia um “case study” e exemplo de como passar de uma economia pobre e deprimida, a uma economia dinâmica e inovadora. A receita? Reformas estruturais, forte aposta na educação ciência e inovação.
Nesse sentido penso que nós, os portugueses, superamos qualquer outro povo do mundo inteiro. É que somos inventores e descobridores por natureza.
O meu bem-haja a este governo.
No bom caminho :G-Ok:
"you're either with us, or you're with the terrorists."
 
-George W. Bush-
 

*

Spectral

  • Investigador
  • *****
  • 1437
  • +4/-1
re:Assunto: Governo investe mil milhões de euros na ciência
« Responder #1 em: Janeiro 18, 2004, 12:03:32 am »
A importância dada por este governo à área da ciência é realmente muito grande. Para já não falar dos orçamentos congelados nos centros de investigação e universidades, alguém alguma vez ouviu uma intervenção do Ministro ( agora ministra) do Ensino Superior e Ciência sobre esta última ?  :?
E agora é que vêm com estas medidas, depois de votarem o sector a um abandono quase total...

1 abraço
I hope that you accept Nature as It is - absurd.

R.P. Feynman
 

*

JNSA

  • Analista
  • ***
  • 833
  • +1/-2
(sem assunto)
« Responder #2 em: Janeiro 18, 2004, 08:57:11 pm »
Haja vergonha, meus senhores!!! Estes 200 milhões de contos estão previstos desde 2000/2001 e fazem parte do 3º Quadro Comunitário de Apoio da UE - isto é uma mera operação de cosmética para fazer passar uma medida do PS como sendo deste Governo  :evil:

O Dr. Mariano Gago tem razões para estar indignado, porque esse sim foi um bom Ministro ( tive o prazer de o conhecer durante uma iniciativa do programa "Ciência Viva" )...

Já é altura deste Governo começar a mudar de atitude... porque senão o melhor é mesmo passar a pasta a outros!!!!!!!

Abraços
JNSA

P.S.
Desculpem a dureza das palavras, mas estas tentativas de ficar com os louros dos outros deixam-me indignado...
 

*

Spectral

  • Investigador
  • *****
  • 1437
  • +4/-1
re: vergonha!
« Responder #3 em: Janeiro 18, 2004, 09:06:05 pm »
Hmm, não sabia desses promenores acerca deste investimento  : :shock:

Um pouco de vergonha meus senhores!!  :evil:

E parece que continuam a perseguição ao Dr. Mariano Gago (estão cheios de vontade de tirar o homem do lugar...) Aliás o próprio Ciência Viva só não foi para o lixo devido às pressões das pessoas a ele ligadas. Certamente devia parecer um desperdício de dinheiro a certas mentes burocratas e economicistas.
I hope that you accept Nature as It is - absurd.

R.P. Feynman
 

*

JNSA

  • Analista
  • ***
  • 833
  • +1/-2
(sem assunto)
« Responder #4 em: Janeiro 18, 2004, 10:34:15 pm »
No site da TSF:

Citar
Durão Barroso anunciou este investimento como o maior de sempre feito em Portugal, na área da ciência e da investigação. Mas Mariano Gago diz que não há nada de novo no investimento anunciado pelo Governo, pois estas verbas já estavam previstas no quadro comunitário de apoio, que começou em 2000 e termina em 2006.

«Não há aqui, que eu perceba, nenhum investimento novo. Portugal assinou o quadro comunitário de apoio com a Comissão Europeia no ano 2000, para o período até 2006. Está em curso, os dois programas operacionais existem, os dois juntos têm cerca de 400 milhões de contos», analisou o antigo ministro socialista.

No entendimento do anterior ministro da Ciência e do Ensino Superior, «este anúncio é rebaptizar os programas para os próximos três anos».

Quanto à criação de um regime de mecenato científico e de bolsas de formação, Mariano Gago aplaude a reconsideração do Governo, «é um recuo do Governo, que em Dezembro do ano passado, quando o Orçamento foi aprovado, acabou com o regime de incentivos fiscais» constatou e acrescentou que desde o final de 2003, que Portugal era o único país da Europa e da OCDE com esta situação.

Ao fim de um mês e de algumas criticas o Governo corrigiu «o rumo», ficando o antigo governante socialista satisfeito com a decisão.


A primeira parte da notícia explica o que eu já tinha referido, e a segunda esclarece que a parte original do plano do Governo é no fundo um recuo face a uma posição que já tinham tomado em Dezembro... ( mas é melhor voltar atrás do que insistir no erro... agora assumir como sua esta proposta é incrível...  )
 

*

Luso

  • Investigador
  • *****
  • 8511
  • Recebeu: 1612 vez(es)
  • Enviou: 666 vez(es)
  • +928/-7195
Ó JNSA!!!
« Responder #5 em: Janeiro 18, 2004, 11:26:46 pm »
"agora assumir como sua esta proposta é incrível... "

Mais incrível é dizer que este Governo é... governo!  :wink:

Eu julgava que era difícil fazer pior que o que Gugu fez, mas este clube de amigalhaços surpreendeu-me...
Ai de ti Lusitânia, que dominarás em todas as nações...
 

*

Ricardo Nunes

  • Investigador
  • *****
  • 1256
  • Recebeu: 4 vez(es)
  • Enviou: 5 vez(es)
  • +3/-0
    • http://www.falcoes.net/9gs
(sem assunto)
« Responder #6 em: Janeiro 21, 2004, 07:21:42 pm »
Vá lá camaradas! Sejamos optimistas!  :D
Ricardo Nunes
www.forum9gs.net
 

*

Spectral

  • Investigador
  • *****
  • 1437
  • +4/-1
(sem assunto)
« Responder #7 em: Junho 26, 2004, 10:45:16 pm »
Bem, é uma "thread" antiga, mas existem alguns desenvolvimentos interessantes.

Depois de tanta conversa dos milhões todos bla, bla, bla, que ainda niguém viu, qual é a triste realidade da ciência em Portugal?
 Devido ao não pagamento das quotas, Portugal foi suspenso do ESO (Observatório Europeu do Sul), perdendo o direito de voto e vendo o acesso aos telecóspios ameaçado, até que as quotas de 2003 e 2004 sejam pagas.

Como se já não bastasse este escândalo, agora também não aparece o dinheiro comprometido para a participação portuguesa no LHC (Large Hadron Collider) no CERN, talvez o maior projecto científico europeu nos últimos 20 anos.

Parabéns, exma. ministra Maria da Graça Carvalho ! Com que proeza nos quer brindar a seguir ( humilhar quero eu dizer) ?

Citar
Portugal Não Está a Cumprir Compromissos com o CERN
Sábado, 26 de Junho de 2004

Problema arrasta-se há dois anos

Atraso nos pagamentos pode comprometer parte do novo acelerador de partículas europeu

Teresa Firmino

O Laboratório Europeu de Física de Partículas (CERN), em Genebra, na Suíça, está a construir um novo acelerador de partículas. É o Large Hadron Collider (LHC), que deverá começar a funcionar em 2007, acelerando partículas subatómicas e fazendo-as colidir, para desvendar os mistérios mais ínfimos da matéria. Mas para entrar no mundo do muito pequeno, os aceleradores têm de ter detectores que analisam as partículas resultantes dos choques - é no desenvolvimento de um desses detectores, o CMS, que participam cerca de 25 cientistas portugueses. O problema é que não receberam as verbas previstas para 2003 e 2004, destinadas à construção de componentes vitais do CMS. Por isso, o director-geral e o presidente do Conselho do CERN planeiam visitar Portugal em breve.

Para o físico João Varela, o coordenador do grupo português na experiência CMS, esta situação é "grave". "Portugal está em vias de perder a face", diz o professor do Instituto Superior Técnico (IST) e investigador no Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas (LIP), ambos em Lisboa.

A participação no LHC de Portugal, um dos 20 países-membros do CERN, desde 1985, foi acordada em 1995. O país assinou um acordo de colaboração na experiência ou detector CMS, que é composto por quatro detectores (o de fotões e electrões, o de muões, o de hadrões e o de partículas carregadas).

Para se perceber a importância do CMS, nele participam 2500 cientistas de 120 instituições de várias partes do mundo - o LIP, que lidera o grupo português, é uma das 120. Desde universidades e institutos de investigação até empresas, dos países-membros do CERN e de outros países com acordos de colaboração, como os EUA, o Canadá ou Rússia, participam na construção do CMS.

Portugal comprometeu-se a contribuir com 2800 milhões de francos suíços (1848 milhões de euros), seguindo um calendário até 2007, destinados à construção do sistema de selecção e aquisição de dados do detector de fotões e electrões do CMS. Deste montante, 400 mil francos (264 mil euros) seriam em dinheiro e já foram pagos. Os restantes 2400 milhões de francos (1584 milhões de euros) seriam em equipamentos desenvolvidos pelos cientistas e pela indústria portugueses. "As verbas começaram a ser transferidas em 1996, e não houve percalços até 2002. Até agora, foram transferidos 1600 milhões de francos suíços", diz João Varela.

Mas em 2003 e 2004, as verbas previstas - 700 mil francos suíços, ou 462 mil euros - não chegaram à equipa portuguesa, composta por investigadores do IST e do Instituto de Engenharia e Sistemas de Computadores (Inesc) de Lisboa, além do LIP. Também participaram cientistas do Instituto de Engenharia Mecânica e Gestão Industrial (Inegi), no Porto, que já concluíram a sua parte. Entre 2005 e 2007, a equipa deverá ainda receber 500 mil francos (330 mil euros).

"O problema é que as verbas de 2003 e 2004 não chegaram, nem se sabe quando vão chegar", diz João Varela. Tem falado com o director do LIP, o físico e ex-ministro da Ciência José Mariano Gago. "Pergunto-lhe o que se passa, mas ele também não sabe."

Com essas verbas, a equipa ia passar a construir, em colaboração com a indústria, entre 2003 e 2005, os protótipos que desenvolveu. "Corremos o risco de não ter financiamento para construir a instrumentação que nos responsabilizámos a construir. Tem de ser construída agora", sublinha o físico. "O grupo português responsável pela construção de componentes vitais para a experiência CMS no LHC não tem condições de respeitar os compromissos por falta de verbas", alerta.

Credibilidade portuguesa em causa

Que consequências podem ter essa falta de verbas, que deviam ter sido pagas pelo Estado português? "Podem ser muito desagradáveis. Se Portugal não construir este sistema, a experiência CMS não funciona", responde João Varela. "É impensável que Portugal não respeite este compromisso. Seria um golpe demasiado rude na credibilidade da ciência portuguesa. Os 2500 cientistas que participam na experiência CMS não se privariam de espalhar a notícia. Espero que o Governo compreenda a tempo o que está em jogo", alerta ainda.

"Se não solucionarmos o problema, a nossa credibilidade baixa a um ponto mínimo e a possibilidade de integrarmos outras colaborações reduz-se. Ninguém vai querer colaborar com uns tipos que depois não cumprem os compromissos. E vai afectar outras áreas, porque estas coisas sabem-se."

O CERN está a par deste problema, até porque Portugal também não pagou parte das quotas de 2003 e as de 2004. Ontem, o assessor de imprensa do CERN, James Gillies, referiu que a organização espera a "resolução amigável" do problema. O director-geral do CERN, Robert Aymar, e o presidente do conselho, o órgão de decisão máxima, Enzo Iarocci, planeiam vir a Portugal em breve, acrescentou.

Para já, o país vai ter de pagar juros pelas quotas de 2003 e se, até ao fim de Dezembro, não saldar a contribuição de 2004, não só terá de suportar esses juros como perderá o direito de voto no conselho do CERN. É isso que acontece quando se falha o pagamento das quotas por dois anos.

O Ministério da Ciência e do Ensino Superior (MCES) garantiu, também ontem, que pagará: "Está já a decorrer no âmbito do Ministério das Finanças a tramitação para o pagamento das contribuições em dívida, as quais integram algumas experiências no âmbito do CERN e nas quais se inclui o projecto que é referido." Os pagamentos serão feitos com verbas do Plano de Investimento e Despesas de Desenvolvimento da Administração Central (PIDDAC) do MCES, e já foi pedida autorização para tal ao Ministério das Finanças.


http://jornal.publico.pt/2004/06/26/Ciencias/H01.html
I hope that you accept Nature as It is - absurd.

R.P. Feynman
 

*

JLRC

  • Investigador
  • *****
  • 2505
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +4/-85
(sem assunto)
« Responder #8 em: Junho 27, 2004, 02:22:46 am »
Espero que a previsível mudança de governo não venha prejudicar ainda mais a resolução deste problema. Qualquer governo que venha não deverá ser pior que este, pois pior não deverá ser possível.
JLRC
 

*

Luso

  • Investigador
  • *****
  • 8511
  • Recebeu: 1612 vez(es)
  • Enviou: 666 vez(es)
  • +928/-7195
(sem assunto)
« Responder #9 em: Junho 27, 2004, 11:19:50 am »
Meus senhores:

A atitude de qualquer governo dominado ou constituido por "jotas" é a de apenas fazer anúncios, utilizar frases sonantes, aparecer mas sobretudo Parecer.
Porque eles nunca souberam... fazer.
Nunca contem com nada dessa gente a não ser com a grande probabilidade dos meus amigos virem a ser usados por eles.


Ilegalizem os "jotas"!
Ai de ti Lusitânia, que dominarás em todas as nações...
 

*

JNSA

  • Analista
  • ***
  • 833
  • +1/-2
(sem assunto)
« Responder #10 em: Junho 27, 2004, 11:59:41 am »
Citação de: "Luso"
Meus senhores:

A atitude de qualquer governo dominado ou constituido por "jotas" é a de apenas fazer anúncios, utilizar frases sonantes, aparecer mas sobretudo Parecer.
Porque eles nunca souberam... fazer.
Nunca contem com nada dessa gente a não ser com a grande probabilidade dos meus amigos virem a ser usados por eles.


Ilegalizem os "jotas"!


Eu partilho do seu pessimismo face ao futuro governo do país, mas não me parece que a culpa seja só dos "jotas"... Tenho a certeza que há lá pessoas competentes e com vontade de trabalhar... (sim, Ricardo, talvez mesmo até na Juventude Popular e na JSD  :wink: ).

O problema central para mim é o provável futuro PM, o Dr. Santana Lopes - esse vai-se encarregar de nomear os que mais contribuirem para lhe fazer subir o ego e fazer a gestão corrente, enquanto ele aparece, diz que faz, bota discurso, e depois à noite vai para a Kapital ou para o Kremlin... :(

......

Spectral, fez bem em reavivar este thread com essa notícia - é a nossa triste realidade... Espero que quando o PS voltar ao poder, volte a dar a pasta da Ciência ao Dr. Mariano Gago.
 

*

Ricardo Nunes

  • Investigador
  • *****
  • 1256
  • Recebeu: 4 vez(es)
  • Enviou: 5 vez(es)
  • +3/-0
    • http://www.falcoes.net/9gs
(sem assunto)
« Responder #11 em: Junho 27, 2004, 12:02:35 pm »
Citar
Eu partilho do seu pessimismo face ao futuro governo do país, mas não me parece que a culpa seja só dos "jotas"...


 :lol:  :P  :wink:
Ricardo Nunes
www.forum9gs.net
 

*

Tiger22

  • Perito
  • **
  • 566
  • +1/-0
(sem assunto)
« Responder #12 em: Junho 27, 2004, 03:18:51 pm »
Citação de: "JNSA"
Espero que quando o PS voltar ao poder, volte a dar a pasta da Ciência ao Dr. Mariano Gago.


Esperemos que tal tragedia não volte a acontecer nas próximas décadas.
"you're either with us, or you're with the terrorists."
 
-George W. Bush-
 

*

Luso

  • Investigador
  • *****
  • 8511
  • Recebeu: 1612 vez(es)
  • Enviou: 666 vez(es)
  • +928/-7195
(sem assunto)
« Responder #13 em: Junho 27, 2004, 05:07:14 pm »
Ricardo!!!!!!

Não me digas que és um jótinha!!!!
Tu deixa-te disso rapaz, que ficas cego!
(Mas quando fores ministro não te esquças aqui do Luso!)  :mrgreen:
Ai de ti Lusitânia, que dominarás em todas as nações...
 

*

Ricardo Nunes

  • Investigador
  • *****
  • 1256
  • Recebeu: 4 vez(es)
  • Enviou: 5 vez(es)
  • +3/-0
    • http://www.falcoes.net/9gs
(sem assunto)
« Responder #14 em: Junho 27, 2004, 05:28:04 pm »
Citação de: "Luso"
Ricardo!!!!!!

Não me digas que és um jótinha!!!!
Tu deixa-te disso rapaz, que ficas cego!
(Mas quando fores ministro não te esquças aqui do Luso!)  :mrgreen:


Eu? "J"? Por amor de Deus! Não sou, nem ambiciono ser.
Mas conheço alguém que sim.  8)
Ricardo Nunes
www.forum9gs.net