Guardas-Nocturnos

  • 9 Respostas
  • 6386 Visualizações
Guardas-Nocturnos
« em: Março 29, 2011, 09:40:27 pm »
Venho por este dar a conhecer um pouco da actividade de Guarda-Nocturno.

O Guarda-Nocturno exerce uma actividade para-policial e é um agente encarregue de um Serviço Público, no exercício da actividade subsidiaria e complementar da actividade das forças e serviços de segurança do Estado, sendo revestido de poder de autoridade inerente ao serviço público que desempenha, tendo como missão a protecção de pessoas e bens, e prestação de auxilio a quem careça ou solicite, rondando e vigiando as ruas da sua área permitindo assim um reforço da Segurança Pública, sendo a compensação financeira feita através de contribuições voluntárias de pessoas singulares ou colectivas.

O Guarda-Nocturno tem que prestar auxílio ás Forças de Segurança e Protecção Civil.

O Guarda-Nocturno durante o serviço encontra-se devidamente uniformizado e identificado com emblemas próprios,  inicia e termina diariamente o serviço nas instalações da Força de Segurança da área em que exerce as funções, estando devidamente licenciado pelas Câmaras Municipais.

O equipamento do Guarda-Nocturno é composto por arma de fogo, bastão, algemas, aerossol de defesa (gás pimenta), aparelho de descarga eléctrica e rádio com comunicação directa com as Forças de Segurança (em algumas cidades).

As pessoas que contribuem para o Guarda-Nocturno, poderão ter os alarmes ligados ao telemóvel do mesmo, tendo assim uma resposta rápida e eficaz ao alarme.

Derivado a muitos dos assaltos violentos ocorrerem durante a madrugada, e a pensar na segurança dos contribuintes, o Guarda-Nocturno efectua a compra de medicamentos urgentes, e leva os respectivos ao domicilio, aumentando assim o grau de segurança de quem contribui para os seus serviços, evitando a deslocação a uma Farmácia durante a madrugada.

Poderão esses mesmos contribuintes solicitar a presença do Guarda-Nocturno junto das residências ou estabelecimentos comerciais, quando estão a chegar ou a sair dos mesmos, por se sentirem inseguros para o fazer.

Na detecção de um crime, o Guarda-Nocturno actua de forma proporcional e com os meios ao seu alcance, para pôr termo ao mesmo.

Mais informações em http://guarda-nocturno.blogspot.com/ e http://pt.scribd.com/aspguardasnocturnos

Um abraço.
 

*

Cabecinhas

  • Investigador
  • *****
  • 1505
  • Recebeu: 5 vez(es)
  • Enviou: 11 vez(es)
  • +4/-0
Re: Guardas-Nocturnos
« Responder #1 em: Março 30, 2011, 10:36:27 am »
Este tópico deveria ser passado para forças de segurança.

Os meus dois cêntimos!
Um galego é um português que se rendeu ou será que um português é um galego que não se rendeu?
---
 

Re: Guardas-Nocturnos
« Responder #2 em: Abril 05, 2011, 07:03:15 pm »
Obrigado pelos seus 2 centimos e aos administradores deste forum que criaram um topico sobre os Guardas-Nocturnos.
 

*

nelson38899

  • Investigador
  • *****
  • 5345
  • Recebeu: 726 vez(es)
  • Enviou: 728 vez(es)
  • +509/-2608
Re: Guardas-Nocturnos
« Responder #3 em: Abril 08, 2011, 08:19:15 pm »
É sempre importante conhecer uma profissão, que trabalha quase gratuitamente em prol da sociedade.
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva
 

*

Trafaria

  • Investigador
  • *****
  • 2117
  • Recebeu: 139 vez(es)
  • Enviou: 112 vez(es)
  • +54/-1
Re: Guardas-Nocturnos
« Responder #4 em: Abril 08, 2011, 09:06:38 pm »
Quase o quê?
::..Trafaria..::
 

Re: Guardas-Nocturnos
« Responder #5 em: Abril 09, 2011, 06:08:59 pm »
Com a nova lei, as juntas e associações de moradores podem pedir à câmara que crie um serviço de guarda em determinada zona.
 
O novo decreto-lei que vai regular a actividade de guarda nocturno vai permitir que os profissionais tenham direito a uso e porte de arma (pistolas semiautomáticas calibre 6,35 mm e revólveres .32) em serviço e fora dele.

Os guardas nocturnos ficam sujeitos ao regime geral de uso e porte de arma, e podem recorrer, durante o serviço, a aerossóis e armas eléctricas e a meios de defesa não letais.

O diploma está nas mãos do Ministério da Administração Interna (MAI) e, ao que tudo indica, merece o consenso da tutela e dos profissionais do sector, representados pela Associação Sócio-Profissional dos Guardas-Nocturnos.

Apesar da actividade de segurança de pessoas e bens ter vindo tendencialmente a privatizar-se, numa aproximação aos modelos norte-americanos, a manutenção dos guardas nocturnos tem sido defendida como um complemento da missão genérica atribuída às forças de segurança públicas.

O novo diploma, a ser aprovado, prevê que as câmaras municipais fiquem responsáveis pela actividade dos profissionais. Juntas de freguesia e associações podem pedir às autarquias a implementação de um serviço de guarda nocturno. A definição e alteração das áreas de actuação são competência das câmaras que tem ainda a responsabilidade de passar e revogar as licenças dos profissionais.

Estrangeiros podem concorrer A nova lei, que só deverá ser aprovada na próxima legislatura, define que os candidatos podem ser, além de portugueses, cidadãos de um estado-membro da União Europeia ou de país de língua oficial portuguesa. Outros requisitos prendem-se com ter mais de 21 anos e menos de 65, possuir a escolaridade mínima obrigatória, plena capacidade jurídica, não ter sido condenado, com sentença transitada em julgado, pela prática de crime com pena prisão superior a três anos ou infracção disciplinar com pena de demissão, não exercer, a qualquer título, cargo ou função na administração central, regional ou local, não exercer a actividade de fabricante ou comerciante de armas e munições, engenhos ou substâncias explosivas, não ter sido membro dos serviços que integram o sistema de informações da república nos cinco anos anteriores, não se encontrar no activo, reserva ou pré-aposentação das forças armadas ou de força ou serviço de segurança, não ser titular de licença ou alvará destinados à prestação de serviços de segurança privada, bem como não ser funcionário de segurança privada, possuir robustez física e perfil psicológico comprovados por atestado médico e ser idóneo para o exercício da actividade.

Os guardas nocturnos ficam, desta forma, com a missão de vigilância e protecção de pessoas e bens da sua área geográfica e ainda obrigados a prestar informações às forças de segurança. Podem, segundo o novo diploma, deter e revistar suspeitos de crime punível com pena de prisão, em caso de flagrante delito. No entanto, ficam obrigados a entregar imediatamente os suspeitos ao órgão de polícia criminal territorialmente competente.

No dia 10 de Março, a secretária de Estado da Administração Interna, Dalila Araújo, reuniu com a Associação Sócio-Profissional dos Guardas-Nocturnos onde o novo diploma foi discutido, e conforme o i apurou, com o acordo das partes.
 
Em: http://www.ionline.pt/conteudo/116155-guardas-nocturnos-lei-na-gaveta-ja-permite-o-uso-e-porte-arma

Nota da ASPGN
Apenas de referir que os Guardas-Nocturnos andam armados em serviço e fora dele, como sempre aconteceu, não sendo uma situação inovadora, apenas a regulamentação da actividade que continua a prever as armas de fogo.
 

*

Fuzu 95

  • 2
  • +0/-0
Re: Guardas-Nocturnos
« Responder #6 em: Abril 12, 2011, 09:49:58 pm »
Boas noites,a aproximadamente 12 anos trabalhei directamente com um guarda nocturno,só por isso e que respondi a este tópico,a ideia de que ganham pouco e errada,porque depende e muito da zona que teem,para quem eu trabalhava em particular ganhava muito bem para terem uma ideia aproximada eu se fizesse uma angariação de 1000§ na época ele dava-me 3000§,que eram 3 meses para mim e dai em diante para ele, ora bem a nossa zona era bastante grande e com muitos moradores dai o ordenado do homem ser muito bom mesmo,só o cobrador ganhava a vontade uns 250 contos por mês uns meses melhores outros piores tudo depende de desistências e novas angariações,mas ganhar mal esta fora de questão.

 Abraços a todos.
 

Re: Guardas-Nocturnos
« Responder #7 em: Abril 14, 2011, 04:37:07 pm »
Pois caro fuzu, mas generalizar é facil, mas não se esqueça que foi há 12 anos, e diz que era uma zona grande, mas não sabe se era uma zona ou muitas zonas, em que o Guarda-Nocturno acumulava funções, pois é natural que se uma pessoa fizer o trabalho de 5 que tenha um bom ordenado, poderá é não prestar um bom serviço.
Muitos falam no ordenado do Guarda-Nocturno, pois bem, mas falem tambem do combustivel que gastam, que ronda os 100Km diários, os desgaste da viatura, a compra do fardamento e todo o equipamento de trabalho, a falta do subsidio de ferias e natal, o pagamento da segurança social, Iva, Irs, os seguros obrigatórios por lei, a formação que é paga pelos próprios, troca de viatura derivado ao desgaste, falta de subsidio de desemprego, falta de indeminizações se for morto em serviço bem como apoio à sua familia, trabalho precário entres outros.
Contudo isto é natural que o Guarda-Nocturno tenha que ter um bom ordenado, para fazer face às despesas, e se acha que ganham bem, força, concorra que terá o nosso apoio, mas esqueça a vida social, pois enquanto os seus amigos se divertem, o Sr. terá que trabalhar, quando a sua familia vai para dar uma volta de manha, o Sr. estará a descansar, e quando acordar, já todos estarão cansados, e mesmo nas tardes que estará acordado, terá que fazer a angariação e a cobrança, que muitas vezes vai das 15 às 21, que com o trabalho da 00 às 06 dá 12 horas de trabalho.
Como diz, depende das zonas, existe quem ganhe o ordenado minimo e existe quem ganhe 1500, mas se prestar um bom serviço, até poderá ganhar mais, pois será merecedor do que recebe, como qualquer trabalhador independente, e como é sabido, trabalhador satisfeito, trabalho bem feito...
Se vale a pena ser Guarda-Nocturno? Vale! Mas tem os seus sacrificios, o que ganhar hoje terá que dar para viver no futuro, pois não tem qualquer protecção social.
 

Re: Guardas-Nocturnos
« Responder #8 em: Abril 21, 2011, 03:21:14 am »
Esta aberto concurso para admissão de Guardas-Nocturnos na cidade de Matosinhos, mais informações em http://guarda-nocturno.blogspot.com/201 ... ardas.html
 

Re: Guardas-Nocturnos
« Responder #9 em: Julho 22, 2011, 01:10:02 am »
Encontra-se aberto concurso público para admissão de um Guarda-Nocturno em Alenquer.