Porta-Aviões Italiano - Cavour

  • 62 Respostas
  • 35788 Visualizações
*

PereiraMarques

  • Moderador Global
  • *****
  • 7931
  • Recebeu: 1267 vez(es)
  • Enviou: 345 vez(es)
  • +5171/-235
(sem assunto)
« Responder #30 em: Outubro 20, 2007, 07:17:46 pm »
Citação de: "european"
Qui in Italia il nickname Gina era per l'aereo Fiat-Aeritalia G91Y de le Frecce Tricolori...

Também em Portugal :mrgreen:

Citar
A “Pero Escobar” era uma fragata ligeira (1250 ton), cedida pela NATO a Portugal. Foi construída nos Estaleiros de Castellamar di Stábia em Itália e aumentada ao Efectivo dos Navios da Armada em 30 de Junho de 1957. Era um navio sob o ponto de vista bélico deficientemente equipado, mas possuía uma instalação propulsora poderosa constituída por 2 turbinas ansaldo de 2x12000 shp e 2 caldeiras aquitubulares de alta pressão fosterwheeler que lhe proporcionavam uma velocidade máxima muito significativa de 33 nós.

Face às suas características era utilizada normalmente em missões de fiscalização e controlo do mar, viagens de instrução e soberania.

Talvez por ser um navio muito bonito designadamente na convergência das linhas de proa e do convés, assim como na forma da chaminé e sua inserção nas superestruturas, desde muito cedo, na gíria naval a fragata passou a ser conhecida por “Gina”, e era muito vulgar nas conversas entre marinheiros quando se abordava a fragata, esta ser tratada apenas por aquela designação. Obviamente  que a comparação tinha a sua lógica na harmonia entre as linhas do navio e as da artista de cinema Gina Lollobrigida e ainda porque ambos eram originários de Itália. Efectivamente Lollobrigida era na época uma actriz italiana de grande popularidade, muito conhecida pela sua beleza. Interpretou diversos filmes tendo ficado célebre a sua actuação na película “O Trapézio”.

Certo dia em Março  de 1962, o navio depois de escalar o Porto Grande de S. Vicente de Cabo Verde e Bissau, em viagem de instrução de cadetes, chega ao Funchal, porto onde é oferecida uma recepção às autoridades locais. Entre os convidados encontrava-se o Consul Geral da Itália, Senhor Emanuele Valle, pessoa muito popular no meio local, que em conversa amena com os oficiais e cadetes ficou a saber que a fragata era conhecida por “Gina” e das razões que a tal levaram.

Apesar de não conhecer pessoalmente a célebre actriz, talvez por razões de nacionalidade ou até pelas funções que desempenhava, mas principalmente pela sua maneira de ser, o Sr. Emanuele Valle escreveu a Gina Lollobrigida contando-lhe o caso.

O tempo foi passando e um dia em Agosto com o navio atracado na Base Naval de Lisboa, o Comandante entra a bordo trazendo um grande envelope, devidamente cartonado e dirigindo-se para a Câmara de Oficiais, estava-se perto da hora do almoço, abre a encomenda, e qual não foi o nosso espanto quando com uma carta do Consul surge uma enorme fotografia da actriz italiana com a seguinte dedicatória:

 Al Comandante e agli Ufficiali della NRP “Pero Escobar” con l’augurio sincero che la loro
bella nave esca sempre vittoriosa da qualunque cimento.

Roma 1962      Gina Lollobrigida



Ao Comandante e Oficiais do NRP “Pero Escobar” com o voto sincero de que o seu belo navio saia sempre vitorioso de todos os perigos.

Roma 1962      Gina Lollobrigida

 Tratava-se de um belíssimo retrato de Gina, de perfil, ostentando um lindissímo diadema de brilhantes.

Surgiu então uma questão complicada. A Câmara de Oficiais da “Pero Escobar” era relativamente pequena, estando as anteparas quase completamente ocupadas com armários e vigias, excepto num local onde já se encontrava a fotografia do Presidente da República.

A colocação da fotografia de Gina na Câmara como era vontade de todos constituía o problema. Mas eis que um dos oficiais presentes teve um vislumbre e em tom muito respeitador dirigiu-se ao Comandante afirmando que – uma vez que o Comandante tinha na sua Camarinha o estandarte nacional e era ali que tratava dos assuntos oficiais, seria natural que também lá tivesse a fotografia do Presidente da República. A ideia a todos convenceu, incluindo o Comandante e assim a fotografia de Gina Lollobrigida pôde ser colocada na Câmara de Oficiais.
 

 
Mais tarde o Comandante e os Oficiais num gesto de reconhecimento e agradecimento,enviaram para Gina Lollobrigida uma grande fotografia do navio com as seguintes palavras:

 À grande actriz Gina Lollobrigida, o Comandante e Oficiais do NRP “Pero Escobar” na homenagem à eterna beleza e harmonia de linhas. Lisboa – 1962.

 Na Câmara de Oficiais da “Pero Escobar” o retrato era o orgulho da sua guarnição e motivo de visita de muitas pessoas que o queriam admirar. Quando o navio foi abatido em 1976, a sua última guarnição, num gesto digno de louvor, não se esqueceu de remeter a já famosa fotografia para o Museu de Marinha.

E, é pois no Museu de Marinha, que se encontra o retrato de Gina Lollobrigida, que perpetua não só a famosa actriz, mas recorda também a fragata “Pero Escobar” e as suas guarnições, no terceiro quartel do século XX.  

Museu de Marinha

(Texto de Luís Roque Martins, CALM EMQ –

– Director da Revista da Armada)

 
Fonte: http://www.marinha.pt/extra/revista/ra_ ... ag_35.html
 

*

european

  • 75
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #31 em: Outubro 20, 2007, 07:26:48 pm »
:D
EuroFighter Typhoon, the defender of european skies.
 

*

PereiraMarques

  • Moderador Global
  • *****
  • 7931
  • Recebeu: 1267 vez(es)
  • Enviou: 345 vez(es)
  • +5171/-235
(sem assunto)
« Responder #32 em: Outubro 20, 2007, 07:47:00 pm »
Citação de: "european"
:shock:

Storia incredibile.
Portogallo aveva aerei di produzione italiana e un'attrice italiana era conosciuta anche in Portogallo.
Davvero curioso
  :D


Na realidade os nossos G-91 eram em 2.ª mão, ex-Luftwaffe, e fabricados pela Dornier. Tendo Portugal recebido 137 aviões nas variantes R/4, R/3 e T/3, apesar de nem todos terem sido utilizados operacionalmente.

Actually our G-91 were adquired second-hand, former Luftwaffe, and made by Dornier. Portugal received 137 planes, variants R/4, R/3 e T/3, although not all were used operationally.

Pilotos portugueses que serviram no G-91:
Former G-91 Portuguese pilots:





Esquadras que utilizaram a aeronave:
Squadrons that used the plane:



Territórios onde foi utilizado:
Territories where it was used (only G-91 used in combat and only G-91 shoot down by enemy fire, including by SA-7 "Strela" MANPADS in Guinea-Bissau):



Fontes:
Sources:
http://walkarounds.home.sapo.pt/fiat.htm
http://walkarounds.home.sapo.pt/fiat/tigres.htm
http://callsignafp.blogspot.com/2006/08 ... lotos.html
 

*

european

  • 75
  • +0/-0
EuroFighter Typhoon, the defender of european skies.
 

*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 18254
  • Recebeu: 5521 vez(es)
  • Enviou: 5906 vez(es)
  • +7148/-9529
(sem assunto)
« Responder #34 em: Outubro 29, 2007, 03:36:29 pm »
Citação de: "luis filipe silva"
Citar
I believe it is a fregate built in the shipyards of Castellamare di Stabia in the early '60s. It seems similar to the italian destroyers of the time.

Essas fragatas eram similares no projecto à classe Cigno, e foram construídas duas para a Indonésia, uma para Portugal e seis para a Venezuela.

You can see two fotos of a venezuelan navie ship, the GC 12 of the same class.

Aqui pode ver duas fotos da fragata venezuelana GC 12.

 http://www.forumdefesa.com/forum/viewtopic.php?t=5920


aqui existem bastantes fotos da GC12 :
http://www.fav-club.com/galeriafotos/ma ... ghtId=2150
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

*

european

  • 75
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #35 em: Novembro 06, 2007, 11:13:46 am »
Update Cavour:

EuroFighter Typhoon, the defender of european skies.
 

*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 18254
  • Recebeu: 5521 vez(es)
  • Enviou: 5906 vez(es)
  • +7148/-9529
(sem assunto)
« Responder #36 em: Novembro 06, 2007, 01:26:01 pm »
:shock: fenomenal
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20248
  • Recebeu: 2987 vez(es)
  • Enviou: 2240 vez(es)
  • +1334/-3462
(sem assunto)
« Responder #37 em: Novembro 06, 2007, 04:10:42 pm »
Bravo! :G-Ok:
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

Benny

  • Perito
  • **
  • 365
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #38 em: Novembro 07, 2007, 11:34:26 am »
Impressionante, de facto!
 

*

european

  • 75
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #39 em: Novembro 12, 2007, 03:33:39 pm »
Nova foto do Cavour

A cuberta de vó esta lista


« Última modificação: Janeiro 06, 2008, 12:14:17 am por european »
EuroFighter Typhoon, the defender of european skies.
 

*

european

  • 75
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #40 em: Novembro 29, 2007, 04:35:35 am »
EuroFighter Typhoon, the defender of european skies.
 

*

european

  • 75
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #41 em: Dezembro 22, 2007, 07:12:16 pm »
:G-beer2:

MMI recibeu o portaavións Cavour

Aqui algunhas imaxes de helicopteros (AW-101 e AB-212) e AV-8B+ despegando e aterrando


http://cca.analisidifesa.it/downloads/1872327763_it.pdf

 :G-beer2:
« Última modificação: Janeiro 06, 2008, 12:13:41 am por european »
EuroFighter Typhoon, the defender of european skies.
 

*

Raul Neto

  • Membro
  • *
  • 259
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • Enviou: 2 vez(es)
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #42 em: Dezembro 22, 2007, 09:59:14 pm »
Interessante a fotografia nocturna, luzes da pista para serem vistas do ar, e não do mar ou da terra, ou seja embutidas, e com um resguardo a bombordo para tapar o reflexo, muito interessante :wink:
 

*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 18254
  • Recebeu: 5521 vez(es)
  • Enviou: 5906 vez(es)
  • +7148/-9529
(sem assunto)
« Responder #43 em: Dezembro 23, 2007, 11:52:10 am »
Belíssimo Navio!!!!

 :G-beer2:
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

*

european

  • 75
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #44 em: Janeiro 04, 2008, 01:13:51 pm »
Probas de mar e de despegue e aterraxe de AV-8B+ e AW-101:























http://digilander.libero.it/en_mezzi_mi ... cavour.gif[/img]
EuroFighter Typhoon, the defender of european skies.