A Guardia Civil investiga a estructura portuguesa de ETA.

  • 31 Respostas
  • 11995 Visualizações
*

ferrol

  • Analista
  • ***
  • 710
  • +0/-0
A Guardia Civil investiga a estructura portuguesa de ETA.
« em: Agosto 27, 2007, 08:39:57 am »
http://www.elmundo.es/elmundo/2007/08/24/espana/1187970135.html
Citar
El atentado en Durango refuerza la idea de que ETA tiene infraestructura en Portugal
El sur de Portugal y ETA vuelven a tener relación. El propio director general de la Policía y la Guardia Civil, Joan Mesquida, que se desplazó hasta el lugar del atentado, ha dicho que probablemente la banda terrorista ETA mantenga infraestructuras tanto en Vizcaya como en Portugal

El Seat Ibiza en el que, al parecer, huyeron esta madrugada los presuntos terroristas tras colocar una furgoneta C-15 con entre 80 y 100 kilos de explosivo junto al cuartel de la Guardia Civil de Durango (Vizcaya), había sido alquilado en Cuarteira, en El Algarve portugués.

Para el director general de la Guardia Civil, este hecho "podría confirmar la hipótesis con la que se ha venido trabajando, de la posibilidad de que ETA pudiera tener algún tipo de infraestructura en Portugal".

http://www.elmundo.es/elmundo/2007/08/26/espana/1188121225.html
Citar
España reforzará la estrategia antiterrorista conjunta con Portugal
El ministro del Interior, Alfredo Pérez Rubalcaba, ha anunciado que España espera firmar un acuerdo a mediados de septiembre para crear equipos de investigación conjuntos con Portugal integrados por policías, jueces y fiscales de ambos países. Hoy, lunes, un equipo de la Guardia Civil compuesto por entre tres y cuatro agentes del servicio de información viaja a Portugal para investigar si la banda terrorista dispone o ha dispuesto en algún momento de infraestructura en ese país.

Esta medida reforzaría la lucha antiterrorista conjunta, que ahora centra sus esfuerzos en el país vecino. "Cabe la posibilidad de que ETA tenga una pequeña infraestructura en el sur de Portugal", ha admitido Rubalcaba[...]
Tu régere Imperio fluctus, Hispane memento
"Acuérdate España que tú registe el Imperio de los mares”
 

*

Jorge Pereira

  • Administrador
  • *****
  • 2235
  • Recebeu: 89 vez(es)
  • Enviou: 122 vez(es)
  • +59/-44
    • http://forumdefesa.com
(sem assunto)
« Responder #1 em: Agosto 27, 2007, 05:34:53 pm »
Citar
Portugal espera dados concretos sobre a actividade da ETA

Carlos Varela

As autoridades portuguesas esperam que a Guardia Civil traga para a reunião de hoje ou amanhã dados concretos sobre a actividade da ETA. É que tendo em conta as várias declarações públicas há, para já, uma aparente contradição enquanto a Espanha levanta a hipótese da existência de uma estrutura logística no nosso país, em particular no Algarve, as forças policiais portuguesas mantêm uma posição precisamente contrária.

Os governantes espanhóis usaram inicialmente de alguma cautela, não obstante as declarações do director-geral da Polícia e da Guardia Civil, Joan Mesquida, que logo após o atentado de Durango salientou que parece confirmar-se que a "ETA disporá de um certo tipo de infra-estruturas em Portugal", isto com base no facto de um dos carros usado no atentado ter origem portuguesa.

Mas ontem, no entanto, a posição de Madrid subiu de nível e de tom, com o próprio ministro do Interior espanhol, Alfredo Rubalcaba, citado pela agência Lusa, a declarar que "existe a possibilidade de a ETA ter uma pequena infra-estrutura no Sul de Portugal, provavelmente no Algarve".

E isto quando quer o director da Polícia Judiciária, Alípio Ribeiro, quer o secretário-geral do Gabinete Coordenador de Segurança, Leonel de Carvalho, asseguraram não haver suspeitas da existência de células da ETA em Portugal.

Alípio Ribeiro, antes de qualquer investigação estar concluída, adiantou que "não há indícios absolutamente nenhuns de que exista uma célula em Portugal, mas é evidente que isto demonstra alguma capacidade de movimentação dessas pessoas em Portugal".

As declarações do director da PJ são tanto mais importantes quanto sob a sua alçada está a Direcção Central de Combate ao Banditismo (DCCB), que tem competência reservada no combate ao terrorismo e que investiga no Norte e no Sul do país o envolvimento de carros portugueses no atentado de Durango e na apreensão de pó de alumínio em Ayamonte, em Junho.

Os contactos oficiais entre Lisboa e Madrid têm sido feitos respectivamente entre os ministros da Administração Interna português e do Interior espanhol, mas o Gabinete do ministro Rui Pereira, confrontado pelo JN, não quis comentar a aparente contradição entre as posições portuguesa e espanhola.

Sabe-se, isso sim, que Portugal e Espanha preparam a criação de equipas conjuntas de investigação, que envolvem não apenas elementos das várias polícias, mas também magistrados de ambos os países. A criação das equipas será objecto da assinatura de um acordo ainda em Setembro, segundo o Ministério da Administração Interna.

Fonte

Um dos primeiros erros do mundo moderno é presumir, profunda e tacitamente, que as coisas passadas se tornaram impossíveis.

Gilbert Chesterton, in 'O Que Há de Errado com o Mundo'






Cumprimentos
 

*

Jorge Pereira

  • Administrador
  • *****
  • 2235
  • Recebeu: 89 vez(es)
  • Enviou: 122 vez(es)
  • +59/-44
    • http://forumdefesa.com
(sem assunto)
« Responder #2 em: Agosto 29, 2007, 08:12:32 pm »
Citar
SIS assegura não haver sinais de instalação da ETA no país
 

Carlos Varela

O SIS não tem até agora qualquer elemento que leve a supor existir uma estrutura de apoio logístico da ETA em Portugal e que possa igualmente funcionar como zona de recuo, segundo disse ao JN fonte das informações portuguesas. A questão estará sobre a mesa hoje, numa reunião que se realiza à tarde, em Lisboa, com elementos de forças de segurança dos dois países.

As Informações têm vindo a acompanhar o caso dos carros alugados em Portugal pela ETA, mas a mesma fonte do SIS lembra que há muito os suspeitos de ligações ao grupo terrorista basco são monitorizados sempre que entram no nosso país. Nunca foi detectada qualquer tentativa de instalação. A origem desta informação não é só portuguesa, salienta a mesma fonte, uma vez que as autoridades trabalham em estreita cooperação com as homólogas espanholas. Até agora, "nunca nos foi reportada qualquer actividade", acentua.

As Informações admitem, no entanto, que indivíduos com ligações à ETA possam estar a passar Portugal, mas apenas em trânsito. O aluguer de automóveis é considerado o melhor indício de que não há uma actividade permanente, que supõe a existência de uma habitação que suporte as movimentações de vários indivíduos e a sua circulação entre Portugal e Espanha.

A PSP tem também detectado, em particular em manifestações, a presença de elementos ligados ao Herry Batasuna, o braço político da ETA. As presenças foram particularmente notadas em 2005, aquando de manifestações de extrema-esquerda contra acções de extrema-direita, mas nada que prove a instalação de infra-estruturas.

As investigações, no entanto, continuam a decorrer e a Polícia Judiciária já chegou à conclusão de que o "Seat Ibiza" usado no atentado de Durango foi alugado ainda antes do "Ford" detectado em Ayamonte, em Junho. Quanto ao utilizador, tratou-se de facto de um indivíduo de nacionalidade espanhola, mas cuja identificação falsa o dava como sendo basco e a residir numa cidade do País Basco.

A viagem a Portugal de uma equipa de investigadores irá lançar as sementes para uma colaboração que o Governo espanhol quer ver formalizada. O ministro do Interior, Alfredo Pérez Rubalcaba, anunciou, anteontem, que espera ver assinar um acordo em meados de Setembro.

A constituição da equipa, integrada por elementos do serviço de informação da Guarda Civil, foi ontem contestada pelo Sindicato Unificado da Polícia (SUP) espanhol. Em comunicado, o SUP considera que as competências para os contactos com polícias estrangeiras cabem à Polícia Nacional e não à Guarda Civil e que, como tal, deveriam ser agentes do primeiro corpo a vir a Portugal.


O juiz espanhol Baltasar Garzón anunciou que vai solicitar a criação de uma equipa conjunta de investigação (ECI) com elementos portugueses e espanhóis para investigar o atentado cometido na sexta-feira passada, no quartel da Guarda Civil em Durango, País Basco. Fontes judiciais indicaram, ontem, que o próprio Garzón poderá deslocar-se a Portugal com um procurador espanhol e elementos da equipa que investiga o atentado, para estudar uma colaboração, no âmbito deste caso, com as autoridades portuguesas. Esta iniciativa, que ainda necessita de trâmites judiciais, decorreria à parte de uma outra anunciada pelo ministro do Interior espanhol, Alfredo Pérez Rubalcaba, que pretende uma investigação conjunta à eventual existência em Portugal de uma estrutura da ETA. A avançar, o grupo conjunto de investigação será abrangido por legislação europeia que existe nesta matéria.

Fonte

Um dos primeiros erros do mundo moderno é presumir, profunda e tacitamente, que as coisas passadas se tornaram impossíveis.

Gilbert Chesterton, in 'O Que Há de Errado com o Mundo'






Cumprimentos
 

*

Jorge Pereira

  • Administrador
  • *****
  • 2235
  • Recebeu: 89 vez(es)
  • Enviou: 122 vez(es)
  • +59/-44
    • http://forumdefesa.com
(sem assunto)
« Responder #3 em: Agosto 29, 2007, 08:16:10 pm »
Citar
ETA não está em Portugal


Carlos Varela

Os oficiais da Guardia Civil espanhola que estiveram em Portugal, no âmbito da luta contra a ETA e na sequência da utilização de viaturas portuguesas pelo grupo basco, não trouxeram qualquer elemento que possa mostrar Portugal como base de retaguarda.

O próprio secretário-geral do Gabinete Coordenador de Segurança, Leonel Carvalho, disse, ontem, em conferência de Imprensa e após a reunião com os oficiais espanhóis, que "não existe um facto provado que indique a existência de uma estrutura da ETA em Portugal".

Leonel Carvalho admitiu apenas que os elementos da ETA possam recolher-se temporariamente em território português, beneficiando das facilidades da "livre circulação de pessoas e bens e com o facto de Portugal ser uma país aberto ao turismo". Em Portugal, é também mais fácil o aluguer de automóveis e apenas a existência de suspeitas concretas permitirá evitar esse recurso.

Com efeito, face às declarações, primeiro, do director-geral da Polícia Nacional e da Guardia Civil, e depois do próprio ministro do Interior de Espanha, que apontavam a possibilidade da existência em Portugal de uma infra-estrutura da ETA, as autoridades portuguesas viam com alguma expectativa a chegada dos oficiais da Guardia Civil.

Por um lado, havia o interesse em operacionalizar algumas condutas numa área em que as polícias portuguesas têm pouca experiência, mas, por outro, face à insistência espanhola e ao nível das declarações, as autoridades portuguesas esperavam elementos concretos para fundamentar a alteração de procedimentos.

Apreensão portuguesa

A insistência espanhola quanto à base logística levantou alguma apreensão nas autoridades portuguesas, uma vez que nada havia de concreto sobre a possibilidade, ou seja, como apontou ao JN uma fonte policial, "em termos teóricos tudo é possível, mas a nível de investigação essa hipótese nunca foi levada a sério".

É que, não obstante as declarações de responsáveis espanhóis, nada indiciava tal possibilidade de uma base logística. E, aliás, a confusão era tanto maior quando o próprio SIS contrariava tal hipótese, inclusive com base nas informações trocadas com os serviços espanhóis, tal como o JN ontem noticiou.

A reunião de ontem acabou por clarificar a situação, e fundamentar o modo de actuação português. Em contrapartida, as polícias portuguesas esperam agora dos homólogos espanhóis a transmissão de mais dados e elementos concretos sobre os movimentos de indivíduos suspeitos de ligações à ETA que possam usar o território português para melhor se movimentarem. "O risco é sempre de Espanha para Portugal, ou seja nós não podemos saber quem são os suspeitos que estão no nosso país se a polícia espanhola não nos der informação definida", apontou ao JN uma fonte policial.

Fonte

Um dos primeiros erros do mundo moderno é presumir, profunda e tacitamente, que as coisas passadas se tornaram impossíveis.

Gilbert Chesterton, in 'O Que Há de Errado com o Mundo'






Cumprimentos
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20066
  • Recebeu: 2928 vez(es)
  • Enviou: 2200 vez(es)
  • +1227/-3449
(sem assunto)
« Responder #4 em: Agosto 30, 2007, 10:27:09 am »
É mesmo o diz que disse... :lol:
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

ferrol

  • Analista
  • ***
  • 710
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #5 em: Agosto 30, 2007, 11:20:52 am »
El Mundo.es:
Citar
La policía lusa admite como hipótesis que ETA utilice Portugal para atentar en España
LISBOA.- La policía lusa ha admitido como hipótesis que ETA utilice Portugal para organizar atentados que después son cometidos en España.

"Existe la hipótesis de que ETA pueda aprovechar el territorio luso para preparar actos de terrorismo", dijo en conferencia de prensa el teniente general Leonel Carvalho, jefe del gabinete de seguridad del Ministerio del Interior. No obstante, aseguró que "en estos momentos no hay ningún indicio concreto de que ETA tenga una estructura en Portugal".

"Los hechos son que (ETA) alquiló dos coches en nuestro país", añadió, pero que eso no significa que la banda terrorista tenga una célula en Portugal.[...]

El general Carvalho, es "muy importante agilizar y reforzar la ayuda en el ambito de la cooperación e intercambio de información en esta materia entre los dos países. Portugal ya se ha comprometido en agilizar la ayuda a España", aseveró

ABC.es:
Citar
La policía lusa admite la hipótesis que ETA utilice Portugal para preparar atentados en España
La policía lusa ha admitido hoy como hipótesis que ETA utilice Portugal para organizar atentados que después son cometidos en España. "Existe la hipótesis de que ETA pueda aprovechar el territorio luso para preparar actos de terrorismo", dijo en conferencia de prensa el teniente general Leonel Carvalho, jefe del gabinete de seguridad del Ministerio del Interior.

Carvalho dijo, además, que dada la cercanía geográfica y la libertad de circulación en la frontera común es muy fácil para miembros de ETA operar en territorio portugués. Ha explicado que debido a los últimos atentados de ETA, en los que fueron utilizados coches con matrícula portuguesa, dos miembros de la Guardia Civil española mantuvieron hoy en Lisboa un encuentro técnico con miembros de distintos cuerpos de seguridad lusos
Tu régere Imperio fluctus, Hispane memento
"Acuérdate España que tú registe el Imperio de los mares”
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20066
  • Recebeu: 2928 vez(es)
  • Enviou: 2200 vez(es)
  • +1227/-3449
(sem assunto)
« Responder #6 em: Agosto 30, 2007, 12:23:31 pm »
Agora é que eu não percebo, como é que as mesmas instituições dizem coisas completamente diferentes em Portugal e em Espanha?  :shock:
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

Lancero

  • Investigador
  • *****
  • 4213
  • Recebeu: 83 vez(es)
  • +74/-3
(sem assunto)
« Responder #7 em: Agosto 30, 2007, 12:37:30 pm »
As declarações são as mesmas, depende da interpretação jornalística que lhes são dadas.
A Portugal não convém ter cá a ETA e há que desdramatizar.
Em Espanha vende dizer que a ETA está cá para ficar.

Também já li que em Espanha noticia-se que a ETA está em Ourique. Só quem não conhece aquela região sabe que jamais passaria despercebido, sequer, a passagem de um carro de matrícula espanhola, ou dois espanhóis a comprar pão na padaria  :roll:
"Portugal civilizou a Ásia, a África e a América. Falta civilizar a Europa"

Respeito
 

*

pedro

  • Investigador
  • *****
  • 1435
  • +1/-0
(sem assunto)
« Responder #8 em: Outubro 08, 2007, 05:55:04 pm »
Forças policiais em vigilância devido a ameaça de bomba em Faro

Todas as forças de segurança do Algarve foram accionadas na sequência de um telefonema para um jornal da região a alertar para uma bomba da ETA em Faro, disse à Lusa a Governadora Civil.

Apesar do alerta, a Governadora Civil de Faro disse à Lusa que a população não deve ficar alarmada.

«Houve uma chamada anónima para a redacção de um jornal dando conhecimento de uma ameaça de bomba», disse a Governadora Civil de Faro, Isilda Gomes, referindo que por estarem em causa «razões de segurança» foi accionado de imediato o gabinete coordenador de segurança que é composto por todas as forças de segurança da região.

«As forças de segurança tomaram as medidas convenientes e adaptadas à situação eventual de uma bomba», explicou Isilda Gomes, especificando que desde o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, passando pela Polícia Judiciária, PSP, GNR, Autoridade Marítima, Aeroporto de Faro e mesmo o SIS estão a fazer prevenção.

A Lusa contactou a PSP de Faro que confirmou que está em curso um conjunto de diligências de prevenção, vigilância e unidades adequadas à situação na sequência de uma chamada telefónica anónima sobre uma alegada ameaça de bomba.

O sub-director Nacional da Directoria da Polícia Judiciária de Faro remeteu para mais tarde eventuais esclarecimentos sobre o caso.

A responsável pelo Governo Civil de Faro acredita que este telefonema anónimo não passa de mais um falso alarme, «daqueles que muitas vezes são feitos», mas que a situação não pode ser descurada.

A chamada anónima - na qual um indivíduo falava em espanhol e francês - foi feita para o Jornal do Algarve, publicação com um historial de 50 anos e sede em Vila Real de Santo António, a dezenas de metros da fronteira espanhola e do rio Guadiana.

Segundo uma funcionária do Jornal do Algarve, que pediu anonimato, o número do semanário recebeu o telefonema às 09:10 e percebeu-se «em basco que estavam a fazer uma ameaça de bomba em Faro», mas não se «percebeu o local».

O director do Jornal do Algarve, Fernando Reis, adiantou à Lusa que a funcionária que recebeu a chamada disse que a voz do outro lado da linha telefónica pertencia a um homem de meia idade que falou num «tom sereno» em três idiomas diferentes: francês, espanhol e basco.

A mesma funcionária também disso que apesar do «muito ruído na linha» conseguiu entender que era da ETA e que estava a informar de uma ameça bombista em faro.

«O homem [da chamada anónima] disse que ia explodir uma bomba em Faro, mas não falou em hora, nem em dia», explicou Fernando Reis.

O director do Jornal do Algarve adiantou ainda que foi contactada a Portugal Telecom (PT) para conhecer o registo da chamada, mas as chamadas recebidas só são identificadas quando se encontram sob escuta telefónica.

Em Junho, a polícia espanhola descobriu em Ayamonte, sul de Espanha, um veículo abandonado com matrícula portuguesa verdadeira, com cerca de 100 quilos de explosivos da ETA no interior e em marcha uma operação «stop» fiscalizando os automóveis que saem de Ayamonte, sul de Espanha, em direcção ao Algarve, Portugal.

No dia 30 de setembro, Portugal e Espanha assinaram um acordo para criar uma equipa com polícias e magistrados dos dois países que investigará a existência de uma eventual infra-estrutura da organização ETA em território português.

Diário Digital / Lusa

08-10-2007 17:09:00
 
 Agora era so o que faltava.
 

*

iroquois

  • 8
  • +0/-0
ajudar a eta
« Responder #9 em: Novembro 20, 2007, 02:02:31 pm »
Para nos é optimo que a eta se mantenha no activo...a verdade é que nao escondemos que o ideal seria a espanha se fragmentar em pequenos paises, que se odiariam entre si...para nos seria optimo, por isso acho que deveriamos prestar ajuda logistica a eta. essa ideia da espanha como nacao esta a entrar em entropia...esta a consumir-se a ela propria...ja nada mais resta as autoridades espanholas, que estao a abusar da pseudo constituicao para abafar os cada vez mais gritantes apelos à independencia dos diferentes povos que a compoem...os catalaes, os vascos...etc...merecem ser livres...eu apoio incondicionalmente o desejo dos povos à liberdade, a autoexpressão...deixem-os escrever o seu proprio destino...
por mais que as autoridades do estado espanhol neguem a existencia da autoproclamação dos povos hispanicos que se encontram sob o jugo marcial da constituição monarquica espanhola...ela existe e cada vez aumenta mais...cada vez é mais numerosa...a liberdade destes povos é uma causa que mais cedo ou mais tarde se tornara real...resta saber se a custa de sangue.....
 

*

Bravo Two Zero

  • Especialista
  • ****
  • 1007
  • Recebeu: 13 vez(es)
  • Enviou: 16 vez(es)
  • +1/-0
Re: ajudar a eta
« Responder #10 em: Novembro 20, 2007, 04:47:35 pm »
Citação de: "iroquois"
Para nos é optimo que a eta se mantenha no activo... por isso acho que deveriamos prestar ajuda logistica a eta. .


O que se lê por aqui.. :roll:

Estão acha que deveriamos apoiar uma organização terrorista responsável por 817 mortes, incluindo 339 civis ?
"Há vários tipos de Estado,  o Estado comunista, o Estado Capitalista! E há o Estado a que chegámos!" - Salgueiro Maia
 

*

Lancero

  • Investigador
  • *****
  • 4213
  • Recebeu: 83 vez(es)
  • +74/-3
(sem assunto)
« Responder #11 em: Novembro 20, 2007, 04:59:33 pm »
O nós deve ser o iroquois e o siouqori  :roll:
"Portugal civilizou a Ásia, a África e a América. Falta civilizar a Europa"

Respeito
 

*

iroquois

  • 8
  • +0/-0
Re: ajudar a eta
« Responder #12 em: Novembro 20, 2007, 05:47:38 pm »
Citação de: "Bravo Two Zero"
Citação de: "iroquois"
Para nos é optimo que a eta se mantenha no activo... por isso acho que deveriamos prestar ajuda logistica a eta. .

O que se lê por aqui.. :roll:

Estão acha que deveriamos apoiar uma organização terrorista responsável por 817 mortes, incluindo 339 civis ?



organizacao terrorista???? caro colega de forum, desde quando é que lutar pela sua liberdade, pelo seu direito de expressar-se enquanto povo livre é sinonimo de actividade terrorista???
a luta do povo vasco nao tem 10, 30 ou 100 anos...tem muito mais...
como quer que se lute por uma causa? os tribunais espanhois reprimem a causa vasca, prendendo os seus politicos, a televisao espanhola descredibiliza uma causa justa identificando os seus defensores de terroristas e assassinos...entao caro colega como vao lutar os vascos??? com laranjas?
 

*

iroquois

  • 8
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #13 em: Novembro 20, 2007, 06:08:01 pm »
Citação de: "Lancero"
O nós deve ser o iroquois e o siouqori  :roll:


caro moderador...penso que nao faltei ao respeito a ninguem, simplesmente dei uma opiniao num forum que penso ser livre de expressao...nao como a sociedade espanhola faz que defende as caricaturas a maomé justificando-as pela liberdade de expressão e quando alguem se lembra de caricaturizar o principe filipe é julgado e condenado...essa é a liberdade do estado espanhol...um estado imperialista e opressor...a minha opiniao é so uma a da liberdade dos povos ibericos sem concessões. lembrando tambem que nao procuro impor a ninguem a minha opiniao respeitando a de cada um.
quanto ao meu nick, olhe escolhi por acaso...faz referencia a uma confederacao de nativos americanos que praticavam a liberdade do individuo quando os estados europeus ainda eram regidos por realezas sedentas de poder...dessa confederacao, foram os pais da revolucao americana beber os seus conceitos de liberdade e igualdade do individuo...

e sim a eta causou mortes, muitas mortes as quais lamento e repudio ainda que numa guerra as mortes sejam o principal elemento. mas tambem lamento as mortes no iraque, e essas lamento muito mais pois foram obra de um autentico assalto as riquezas de um pais (petroleo), justificado pela presença de armas de destruicao macica e por massacres ao povo curdo...ainda agora assistimos ao inofensivo povo turco emboscar e provocar atentados em territorio turco...sadam foi enforcado de uma forma lastimavel, ultrajado por um assassino pior que ele como é bush! bush mentiu, forjou provas e é responsavel por milhares de mortes no iraque...porque é que nao é julgado? e condenado? porque é que se lamenta a morte de civis espanhois pela mao de um povo que deseja a independencia...e nao se lamenta tao vivamente a morte de milhares por causa do petroleo???? por que é que nos portugueses olhamos para o lado? porque é que ninguem se manifesta contra a decisao de durao barroso de nos envolver nessa guerra fratricida? ainda agora veio dizer que foi enganado mas que portugal nao deve lamentar-se...pois nao, eu nao me lamento porque nunca apoiei essa guerra de ladroes, mas ele, ele deve lamentar-se todos os dias, pois tal como bush ele tambem tem as maos sujas de sangue....esperemos que a mulher nao venha dizer que o sr durao continua a ser um peixe de qualidade...para mim ele nao passa de um carapau sem valor...muito obrigado.
 

*

Lancero

  • Investigador
  • *****
  • 4213
  • Recebeu: 83 vez(es)
  • +74/-3
(sem assunto)
« Responder #14 em: Novembro 20, 2007, 06:40:57 pm »
Se
Citar
Para nos é optimo que a eta se mantenha no activo...a verdade é que nao escondemos que o ideal seria a espanha se fragmentar em pequenos paises, que se odiariam entre si

e
Citar
e sim a eta causou mortes, muitas mortes as quais lamento e repudio ainda que numa guerra as mortes sejam o principal elemento


então acertei na mouche e, de facto, é um problema de dupla personalidade.

Caso seja o representante eleito de uma qualquer entidade, e então fale pelos seus, tudo bem (tudo mal) mas identifique. Caso contrário não lhe reconheço legitimidade para falar em "nós" (portugueses, porque suponho que o seja). Eu não acho desejável nem ideal que o Estado espanhol se divida pelas armas e pelo sangue dos mortos. Acredito piamente que as guerras na televisão são 'giras' de se 'apreciar' e 'comentar' porque estão longe.
O Estado espanhol tem problemas de separatismos, sim senhor, mas devem ser resolvidos democraticamente. Ou seja, em eleições e pelos naturais das respectivas nações se a sua maioria assim o entender.

Vá perguntar o que acha da ETA a família de Maria Teixeira Gonçalves, a empregada doméstica portuguesa assassinada a 11/11/86 em San Sebastian. E se lhe disser que ela morreu no hospital após três semanas de agonia?
"Portugal civilizou a Ásia, a África e a América. Falta civilizar a Europa"

Respeito