ForumDefesa.com

Geopolítica-Geoestratégia-Política de Defesa => Países Lusófonos => Tópico iniciado por: Lusitanian em Janeiro 10, 2011, 12:20:33 am

Título: Uma Lusitania (e talvez o futuro de Portugal)
Enviado por: Lusitanian em Janeiro 10, 2011, 12:20:33 am
Ola a todos. Sou novo aqui. Há muito que venho aqui mas só agora registei-me. Quem me conhece sabe que sou patriota e que facilmente fico ofendido por coisas em relação ao meu país, e tambem sou monarquico  :D
Título: Re: Uma Lusitania (e talvez o futuro de Portugal)
Enviado por: PILAO251 em Janeiro 10, 2011, 10:39:22 am
Nahhhhhhhhhhhhhh camarada
Os tempos do Império já lá vão,
Repare, os filhos quando crescem casam e querem casa, cada um vai á sua vida.
Temos é que encontrar o nosso próprio caminho, balizado na nossa experiência e passado.
A língua, esqueça, daqui a 300,400 anos estarão separadas e cada vez mais, e a origem será uma orgulhosa recordação, alias o mesmo acontecerá ao Inglês.
Nenhum inglês de hoje consegue ler o Shakespeare no original, nem tampouco nós o Camões, tudo evolui.
Infelizmente o próprio conceito de Nação anda pelas ruas a amargura.
Dói mas é verdade.
Att
Título: Re: Uma Lusitania (e talvez o futuro de Portugal)
Enviado por: PCartCast em Janeiro 10, 2011, 12:02:10 pm
Citação de: "Lusitanian"
Ola a todos. Sou novo aqui. Há muito que venho aqui mas só agora registei-me. Quem me conhece sabe que sou patriota e que facilmente fico ofendido por coisas em relação ao meu país, e tambem sou monarquico  :D

Antes de mais sê bem vindo.

Como já foi dito, penso que não seria possível..... Tanto, que a prova é a guerra colonial (61-75)..... Pelo lado do Brasil penso que também não desejariam tal.

A nível económico, seria desastroso..... Suportar territórios com economias a diferentes velocidades é suicídio... Nem o Brasil actual (6ª economia mundial) tem capacidade para tal, tanto que ainda nem sequer conseguiu eliminar as suas próprias diferenças económicas internas. Quanto a Portugal.... Pois :(.

Como o Pilão diz, os filhos de Portugal já são maiores e vacinados. Embora eu não concorde com o modelo de descolonização que fizemos.
Título: Re: Uma Lusitania (e talvez o futuro de Portugal)
Enviado por: Lusitanian em Janeiro 10, 2011, 06:55:48 pm
Claro que no inicio todos seriam contra. Mas com informações certas e debates etc etc as pessoas talvez comecem a ver o quão vantajoso é para ambos. Quanto á economia...muitos têm diferentes economias, mas se a Russia, o maior país do mundo consegue sem dificuldade gerir a sua economia não vejo o porquê da Lusitania não conseguir. Claro que no inicio teria-se deixar uns sectores de parte e investir noutras áreas para que haja `equilibrio´ em ambos os territórios lusofonos. Quando se atinjisse esse patamar, terá uma economia própria e um mercado próprio (ou seja, uma economia nacional) e não várias `economias seguindo em diferentes direcções´. Dá-me um enorme pesar Portugal ter este destino. Epá ninguem é santo mas Portugal fez coisas unicas e estraordinarias, feitos, bravuras e coragens que nos fazem de ´meninos do coro´. E tudo isso com um numero de população, que no minimo, seria impossivel. Não digo que deviamos ainda ter aquele grande Império. Mas acredito que, apesar de não se estar todos (Brasil, Angola, Moçambique, etc etc) sobre a bandeira portuguesa, a história que os portugueses fizeram, pode servir para um proposito maior, como este tema do primeiro post que eu escrevi. Simplesmente Portugal está condenado ás sombras, e isso entristece-me imenso. Pior ainda é os que foram colonizados, terem um ódio incrivel por Portugal (pelo menos demonstram isso na Internet). Quando penso em Portugal, penso numa nação de coragem e bravura e audácia que nenhuma outra nação europeia teve, sinto que Portugal fora injustiçado, não por perder o Império pois, tanto seria inevitável como se tivessem efectuado politicas certas podia tê-lo mantido, mas por tudo o que passou e fez, a `recompensa´ é ser-se pobre, odiado, perder o seu povo para imigrantes, o próprio povo emigrar ficando os idosos, e os filhos de imigrantes que de nada têm sentido de amor para com Portugal, transformam isto em mais um...simples país. Acho que Portugal, no minimo, merecia um pouco mais. Não sei o quê mas um pouco mais. Tal como Pessoa disse:
Quem te sagrou criou-te português.
Do mar e nós em ti nos deu sinal.
Cumpriu-se o Mar, e o Império se desfez.
Senhor, falta cumprir-se Portugal.

Portugal, tu tiveste muito azar....mas eu tenho um orgulho enorme  :G-beer2:
Título: Re: Uma Lusitania (e talvez o futuro de Portugal)
Enviado por: HSMW em Janeiro 10, 2011, 07:14:39 pm
Esse não é o mesmo conceito do V Império?  :conf:
Do Sebastianismo?
Título: Re: Uma Lusitania (e talvez o futuro de Portugal)
Enviado por: Lusitanian em Janeiro 10, 2011, 07:24:37 pm
Lol sim é. Mas isso é um pouco confuso. Quer dizer, o Quinto Império pode não ser algo material, ou seja, pode não ser um Império com vastos territórios, mas um império...espiritual uma cena assim  :lol: . Como eu disse, o significado é muito vago, e há várias teorias. Mas gosto de pensar que talvez seja aquilo que eu escrevi no primeiro post. Nunca se sabe...Mas só o aceitaria se Portugal não fosse prejudicado, incluindo os outros países. Todos saiem a ganhar, com excepção de algumas cedencias inevitáveis de ambas as partes.
Tanto quanto sei é apenas palavras para nos dar ilusão de um futuro Império Lusófono. Mas que até seria bom... :G-bigun:
Título: Re: Uma Lusitania (e talvez o futuro de Portugal)
Enviado por: PCartCast em Janeiro 11, 2011, 12:45:05 pm
Citação de: "Ideologia Estado Novo"
Portugal é uma Nação Plurinacional Pluricontinental....

Citação de: "Lusitanian"
Claro que no inicio todos seriam contra.

A  última guerra durou 14 anos. Quanto pensas que esta vai durar???

Desculpa amigo, foi por causa da guerra que os militares se passaram dos carretes, até o ultra-Conservador General Spínola já estava farto da guerra.

O pessoal das ex-colónias preferiu a independência a ser governada por nós, desculpa mas o modelo que propões falhou à já muito tempo :|.
Título: Re: Uma Lusitania (e talvez o futuro de Portugal)
Enviado por: Feinwerkbau em Janeiro 11, 2011, 02:04:39 pm
Lusitanian, gostaria que me explicasses em que é que os paises Lusofonos africanos e o Brasil teriam a ganhar com essa utopia?

vejo da tua parte muito paternalismo saudosista, alguma ingenuidade, mas muito pouco enfoque na realidade.
se para governar este cantinho já é o circo que é, agora imagina promover politicas de desenvolvimento regional em tantos paises tão diferentes e separados geograficamente por uma imensidão, de forma coordenada.
se cá nem  a regionalização avança, com os negativos resultados que está a ter no País extra-Lisboa,  imagina nesse mundo....

como diz o outro, ideia bonita, mas modelo esgotado há muito tempo  :wink:

outra coisa seria criar lobbys e planos de actuação e comercio entre a CPLP, de forma mais coordenada e eficaz.
eventualmente um "diz que é uma especie de união monetária" poderia ser uma abordagem interessante, mas não sei como isso poderia ser possivel.
eliminar burocracias e entraves na circulação de pessoas e bens entre esses paises, outra abordagem, se bem que polémica.

Portugal precisa é de decidir de uma vez 3 coisas:

Quem é? O que pretende no mundo? Como atingir esse objectivo?

enquanto não soubermos quem somos ( não quem fomos ) e onde queremos chegar, isto não vai a lado nenhum... para o fundo é sempre a andar...
Título: Re: Uma Lusitania (e talvez o futuro de Portugal)
Enviado por: Lusitanian em Janeiro 11, 2011, 03:38:32 pm
Pois tens razão. Daí dizer que é uma ideia utópica, quase impossivel. Mas no entanto seria muito interessante. Afinal temos todos uma patria: a lingua portuguesa. E mostrariamos ao mundo que nós somos capazes de nos juntar e que acreditamos. Mas para isso todos têm de querer...verdade tambem é que isto fosse em frente, não seria pelos politicos que temos nem pelos politicos de a restante Lusofonia tem. Seria sim por uma pessoa que tivesse qualidades para convencer e liderar o projecto, mas claro que aí já tou a imaginar um super-politico, um perfeito que não é corrompido e etc lool. Só quis exprimir esta ideia, pois se acontecesse, seria algo...de grande feito.

O que acho é que no minimo, Portugal deve esquecer (não por completo) a União Europeia. Tem sido a nossa desgraça. Deve sim virar-se para onde os nossos antepassados viraram: o mar. Não temos Império e novas descobertas, mas temos países que outrora foram nossos, e podemos virar para aí. Aproveitar no máximo o organismo CPLP. Ou seja, porque não criam uma moeda lusófona? Ficava-se livre do dólar e do euro. Mas claro que tambem pode ter de bom como de mau, pois Angola e Moçambique, e não tanto o Brasil, ainda estão a desenvolver-se e são algo pobres (em relação a infra-estruturas), o que pode dificultar imenso uma criação e manutenção da moeda lusofona. Mas é uma ideia vantajosa, digo eu. Tambem temos outros assuntos como colaboração etc etc. Não concordo com passaporte lusófono que vi noutro tópico. Pode trazer vantagens económicas, mas traz imenso problemas culturais (imigração em massa). Já temos problemas com a falta de controlo nas fronteiras (o chamado Espaço Schegen ou uma cena assim). O dinheiro não é tudo, temmos identidade propria e um mode de vida e de estar unicos. E temos a nossa maneira de falar. Se pensarmos só economicamente, tudo isso será aos poucos destruído (que é o que está a acontecer, há imenso tempo, desde o chamado 25 de Abril). Virem brasileiros e Angolanos em massa seria devastador. Portugal já é metade estrangeirado não se precisa de mais. Enfim há muito por onde virar, mas os politicos vêem como os cavalos, só numa direcção. Eu nem tenho curso de Economia nem Direito etc etc e tenho imensas ideias para um país como Portugal desenvolver.
Título: Re: Uma Lusitania (e talvez o futuro de Portugal)
Enviado por: claudioalfonso em Fevereiro 06, 2011, 02:12:06 am
Olá amigos.
Sou brasileiro e acho muito boa a intenção de se criar uma maior proximidade entre os países lusofonos, desde que tratemos uns aos outros em igualdade e fraternidade. Creio que se os governos se empenharem isso será possível, visto os laços culturais que nos aproximam. Cá no Brasil não temos ódio aos portugueses, aos africanos, etc. Somos uma nação de muitos povos e muitas origens.
Abraços
Título: Re: Uma Lusitania (e talvez o futuro de Portugal)
Enviado por: Lusitanian em Fevereiro 07, 2011, 11:54:22 pm
:G-beer2:
Título: Re: Uma Lusitania (e talvez o futuro de Portugal)
Enviado por: Snowmeow em Fevereiro 11, 2011, 11:41:46 am
A questão da "Lusitania" passa pelos políticos. Se eles não ganharem algo com isso, eles nunca a apoiarão. O dia em que os "manda-chuvas" descobrirem que teriam muito a ganhar com a integração dos países Lusófonos, então se manifestariam abertamente pela causa.
Citação de: "Lusitanian"
Virem brasileiros e Angolanos em massa seria devastador. Portugal já é metade estrangeirado não se precisa de mais.

Mas o que atrapalha ainda mais é esse conceito de "nacionalismo". É estranho defender a integração entre os países Lusófonos e não desejar que integrantes de outros países Lusófonos venham a Portugal, apesar do fato de que os portugueses são sempre bem-vindos no Brasil. Há mais portugueses vivendo fora do que dentro de Portugal.
Citação de: "Lusitanian"
Enfim há muito por onde virar, mas os politicos vêem como os cavalos, só numa direcção. Eu nem tenho curso de Economia nem Direito etc etc e tenho imensas ideias para um país como Portugal desenvolver.
Pois, não se faça de rogado, compartilhe tuas ideias conosco. :G-beer2:
Título: Re: Uma Lusitania (e talvez o futuro de Portugal)
Enviado por: Lusitanian em Fevereiro 15, 2011, 12:12:18 am
Citar
estranho defender a integração entre os países Lusófonos e não desejar que integrantes de outros países Lusófonos venham a Portugal, apesar do fato de que os portugueses são sempre bem-vindos no Brasil. Há mais portugueses vivendo fora do que dentro de Portugal.

Não é não desejar. Portugal, com uma pequena população, (e sendo o que tem melhor qualidade de vida) iria encontrar-se em apuros com tantas pessoas (falo no aspecto cultural, afinal temos aqui uma maneira de estar e temos a nossa cultura). Brasil com 200 milhoes e Angola com 17 milhoes (penso eu), e muitas dessas pessoas iriam querer ir a Portugal, tal como a vida em Lisboa ser melhor do que viver no interior do país, originando a imigrações para Lisboa (isot serviu apenas de exemplo). Sei bem que se fossemos um país, tanto sambe, como kizumba seria cultura lusofona. Mas como eu disse, para não haver confrontos culturais e deitar por abaixo essa suposta união lusofona, amboas os países teriam que preservar a sua cultura (e não promover). Em Angola promover a cultura angolana, no Brasil, a cultura brasileira, em Portugal, a cultura portuguesa, mas nunca promover cultura portuguesa no Brasil, ou cultura angolana em Portugal. Pois isso origina conflitos (que é o que vemos hoje em Portugal, há muitos movimentos em protejer a identidade de Portugal, pois é só samba e muito vezes Kizomba e Kuduro). Espero ter entendido. Somos muito parecidos, mesmo muito, mas a cultura, a maneira de estar, é muito diferente, esse é o nosso mal.

Citar
Há mais portugueses vivendo fora do que dentro de Portugal.

Não entendo essa afirmação. Vejo muito isso, utilizado (infelizmente para provocar nos videos lá do Youtube) por brasileiros. Portugal não tem mais população fora. Somos 10 milhoes, e oficialmente, temos cerca de 5 milhões de portugueses espalhados pelo mundo. No Wikipédia, diz que se se somarmos os lusos-descendentes, chega a ser 15 milhoes. Portanto, ponde de parte os lusos-descendentes, não temos mais portugueses a viver fora do que dentro....felizmente.

Cabo Verde é que tem esse azar, muitos vivem nos Estados Unidos, França (salvo erro) e Portugal.
Título: Re: Uma Lusitania (e talvez o futuro de Portugal)
Enviado por: Cabecinhas em Fevereiro 15, 2011, 05:24:31 pm
Lusitanian,

Custa a ler o que escreves e a ideia que queres passar.
Título: Re: Uma Lusitania (e talvez o futuro de Portugal)
Enviado por: Snowmeow em Fevereiro 26, 2011, 12:54:38 pm
Citação de: "Lusitanian"
Citar
estranho defender a integração entre os países Lusófonos e não desejar que integrantes de outros países Lusófonos venham a Portugal, apesar do fato de que os portugueses são sempre bem-vindos no Brasil. Há mais portugueses vivendo fora do que dentro de Portugal.

Não é não desejar. Portugal, com uma pequena população, (e sendo o que tem melhor qualidade de vida) iria encontrar-se em apuros com tantas pessoas (falo no aspecto cultural, afinal temos aqui uma maneira de estar e temos a nossa cultura). Brasil com 200 milhoes e Angola com 17 milhoes (penso eu), e muitas dessas pessoas iriam querer ir a Portugal, tal como a vida em Lisboa ser melhor do que viver no interior do país, originando a imigrações para Lisboa (isto serviu apenas de exemplo).
Um plano de estímulo seria necessário para fazer as pessoas voltarem ao interior. No Brasil, algo semelhante está ocorrendo, mas por causa da soja, que abre novas fronteiras agrícolas e atrai pessoas para o Centro-Oeste. Há de se pensar numa estratégia para atrair portugueses para o interior, não necessariamente precisando envolver soja.
Nem todos os brasileiros querem (ou podem) ir a Portugal; com a integração, haveria um aumento, porém pequeno, no fluxo de estrangeiros lusófonos a Portugal.

Já em relação a Angola, o problema me parece que todos os investimentos no país africano se resumem à região de Luanda, que acabou com isso tendo o maior custo de vida do mundo, puxado pelos aluguéis exorbitantes. Uma diversificação nos investimentos para o interior poderiam ajudar a maioria dos angolanos a permanecer e prosperar em Angola.

Citação de: "Lusitanian"
Sei bem que se fossemos um país, tanto samba, como kizumba seria cultura lusofona. Mas como eu disse, para não haver confrontos culturais e deitar por abaixo essa suposta união lusofona, amboas os países teriam que preservar a sua cultura (e não promover). Em Angola promover a cultura angolana, no Brasil, a cultura brasileira, em Portugal, a cultura portuguesa, mas nunca promover cultura portuguesa no Brasil, ou cultura angolana em Portugal. Pois isso origina conflitos (que é o que vemos hoje em Portugal, há muitos movimentos em protejer a identidade de Portugal, pois é só samba e muito vezes Kizomba e Kuduro). Espero ter entendido. Somos muito parecidos, mesmo muito, mas a cultura, a maneira de estar, é muito diferente, esse é o nosso mal.
Concordo contigo nesse quesito. Acho que é por isso que catarinense não gosta de cariocas e paulista não se dá bem com nordestinos. O Brasil possui muitas culturas diferentes, e não sabe mantê-las em seus lugares, preservando-as em suas áreas. Isso precisaria ser estudado para evitar que haja proselitismo cultural em uma possível federação.



Citação de: "Lusitanian"
Citar
Há mais portugueses vivendo fora do que dentro de Portugal.

Não entendo essa afirmação. Vejo muito isso, utilizado (infelizmente para provocar nos videos lá do Youtube) por brasileiros. Portugal não tem mais população fora. Somos 10 milhoes, e oficialmente, temos cerca de 5 milhões de portugueses espalhados pelo mundo. No Wikipédia, diz que se se somarmos os lusos-descendentes, chega a ser 15 milhoes. Portanto, ponde de parte os lusos-descendentes, não temos mais portugueses a viver fora do que dentro....felizmente.

Cabo Verde é que tem esse azar, muitos vivem nos Estados Unidos, França (salvo erro) e Portugal.
Segundo eu havia lido em um site , haviam cerca de 40 milhões de portugueses, espalhados entre todos os continentes, talvez o site tenha me dado uma informação equivocada.
Título: Re: Uma Lusitania (e talvez o futuro de Portugal)
Enviado por: Cabeça de Martelo em Fevereiro 26, 2011, 02:23:57 pm
40 milhões? É um número demasiado elevado para ser verdade, mesmo contando com os Luso-descendentes (2 e 3ª gerações).
Título: Re: Uma Lusitania (e talvez o futuro de Portugal)
Enviado por: Daniel em Fevereiro 26, 2011, 04:08:14 pm
Snowmeow
Citar
Segundo eu havia lido em um site , haviam cerca de 40 milhões de portugueses, espalhados entre todos os continentes, talvez o site tenha me dado uma informação equivocada.

Bem não sei que site é esse, mas segundo fontes consulares, vivem fora de portugal cerca de 6 milhões de portugueses isto creio fora os lusos descendentes, no máximo seremos 20 milhões nunca esses 40 milhões. c34x
Título: Re: Uma Lusitania (e talvez o futuro de Portugal)
Enviado por: Chico Xavier em Março 01, 2011, 07:08:20 pm
Teria que haver um referendum e tenho a certeza que nós,Portugueses,jamais aceitariamos essa federação por tudo o que ela implicaria: entrada massiva de Africanos,Brasileiros...e para isso já basta o que cá temos e que tantos problemas nos trás.....
Título: Re: Uma Lusitania (e talvez o futuro de Portugal)
Enviado por: Snowmeow em Março 01, 2011, 08:03:02 pm
Citação de: "Chico Xavier"
Teria que haver um referendum e tenho a certeza que nós, Portugueses, jamais aceitariamos essa federação por tudo o que ela implicaria: entrada massiva de Africanos, Brasileiros... E para isso já basta o que cá temos e que tantos problemas nos trás...
Vale citar o fato que vocês, Portugueses, não precisariam mais importar combustível dos países Árabes, nem produtos agrícolas e outros bens que comumente importam, e teriam à sua disposição uma indústria emergente, e uma grande fonte de recursos, podendo se livrar da ameaça de anexação por parte de Espanha?

Concordo com o referendum.
Título: Re: Uma Lusitania (e talvez o futuro de Portugal)
Enviado por: Lusitanian em Março 02, 2011, 01:16:27 am
Citar
Teria que haver um referendum e tenho a certeza que nós,Portugueses,jamais aceitariamos essa federação por tudo o que ela implicaria: entrada massiva de Africanos,Brasileiros...e para isso já basta o que cá temos e que tantos problemas nos trás.....

Entendo perfeitamente, e se isso prejudicasse Portugal eu estaria, sem duvida e sem hesitar, contra. Mas como eu disse, têm que ler o texto com atenção. Meti lá e descrivi as politicas certas que eu considero eficaz e segura. Isto no inicio do processo da União Lusófona. Depois de alguns anos (quando todas as regiões estiverem no mesmo nivel e patamar), existiria só Lusófonos (ou Lusitanos, conforme queiram chamar), portanto esse preconceito que temos agora no futuro não existiria...tal como não temos nenhum preconceito com Açoreanos e Madeirenses ou Alentejanos. Quanto ao regime...inevitávelmente só sobreveria com uma Monarquia. A Républica é demasiada partidária e divisória, é-me impossivel imaginar um futuro desses com uma Republica, devido á sua natureza (partidos dividem a nação, sobretudo com um Presidente que tem uma ideologia partidária, e que não foi criado com o intuito de apenas servir a Pátria e apenas olhar pela Pátria...exemplo de problemas é Portugal, Governo=PS e Presidente=PSD, o Brasil a mesma coisa). OMG já imaginaram o dia em que um imenso exercito lusitano patriótico e unido a marchar sobre a Bandeira e sobre a Patria, a lingua portuguesa? Seria único e incrivel. ;) Mas o Futuro dirá.
Título: Re: Uma Lusitania (e talvez o futuro de Portugal)
Enviado por: Cabeça de Martelo em Março 03, 2011, 12:48:11 am
Sonhos...
Título: Re: Uma Lusitania (e talvez o futuro de Portugal)
Enviado por: Snowmeow em Março 03, 2011, 01:29:15 pm
"Sonho que se sonha só é um sonho que se sonha só... Mas um sonho que se sonha junto pode se tornar realidade"

Por que não divulgarmos esse sonho, com algumas modificações funcionais?

Porque, me perdoe o Lusitanian, mas eu não vejo futuro em uma potencial volta à monarquia. Porque uma monarquia constitucional TEM que ter um Primeiro-Ministro, afinal, é o Primeiro-Ministro quem faz as coisas. Uma monarquia sem Primeiro-Ministro seria uma monarquia absolutista, como a da Arábia Saudita. E, se é pra eleger um Primeiro-Ministro a cada tempo, mantenhamos um Presidente, que é menos complicado.

E quem seria o Monarca da possível "Grã-Lusitânia", seria do ramo Brasileiro ou do ramo Português? Só isso já poria em terra a ideia de Federação. Aqui, no Brasil, os monarquistas se dividem entre D. Luis e D. Gastão, acho.

Sou a favor de uma Federação, mas mantendo a República.
Título: Re: Uma Lusitania (e talvez o futuro de Portugal)
Enviado por: Lusitanian em Março 03, 2011, 06:51:00 pm
Citar
Porque, me perdoe o Lusitanian, mas eu não vejo futuro em uma potencial volta à monarquia. Porque uma monarquia constitucional TEM que ter um Primeiro-Ministro, afinal, é o Primeiro-Ministro quem faz as coisas. Uma monarquia sem Primeiro-Ministro seria uma monarquia absolutista, como a da Arábia Saudita. E, se é pra eleger um Primeiro-Ministro a cada tempo, mantenhamos um Presidente, que é menos complicado.


 Para já, seria uma monarquia muito semelhante á espanhola ou inglesa, portanto não há cá `coisas injustas´. O povo elege o Governo e isso é o mais democrático que existe. Quanto ao Presidente, você prefere pagar os impostos ás várias reformas de ex-presidentes e Presidentes (e futuros Presidentes), quando já está a pagar reformas a ex-primeiro-ministros e a actuais primeiros-ministros, do que a uma...familia? Aquilo que diz eu entendi, mas está a pensar desta forma `é injusto aquela familia ser paga por nós e etc e têm luxos e blá blá ou seja está a pensar que tambem merece e quer alguma coisa, e que é injusto uma familia ser recompensada só porque está á frente da nação. Infelizmente é verdade, mas prefiro isso do que pagar a vários gajos que nem têm experiencia e nem tiveram educação que um Rei ou Infante iria ter. Não se esqueça, A Républica é por natureza, partidária. Quer exemplos de como isso pode ser muito mas muito mau? Olhe o caso da Guerra de Ultramar, e o que isso depois do 25 de Abril trouxe. É cada um por si, o sentido de estado de nação e ajuda para com o próximo e etc são valores que já não existem...e Portugal perdeu tudo. A Républica, com os seus ideias e etc permitiu esses movimentos que muitos consideraram certos e justos e agora o destino de Portugal é o que se vê...uma bosta. Agora a Madeira e Açores têm grupos (sobretudo um que é presidente da Madeira) que defendem a soberania dos arquipélagos. Acredita mesmo que a Républica é a melhor? Informação não falta, cada um tem vantagens e desvantagens mas a Monarquia fica muito á frente...Quanto aos herdeiro da Lusitãnia isso seria discutido pelo povo através de debates e referendos sei lá...para mim era o filho(a) da Familia Real Portuguesa casar com um(a) filho(a) da Familia Real Brasileira e ficariam eles á frente da nação e os seus descendentes...mas claro que os filhos teriam que concordar com isso. Isso é delicado e algo polémico mas é o que eu vejo como solução, enfim são teorias e apenas conversa de café. Quanto ao regime eu mantenho o meu ponto de vista. Uma nação tão grande e dispersa em quatro cantos do mundo teria que ser uma monarquia. Temos que pensar no que é bom para a nação e não para os nossos olhos e ideais. O exemplo de Portugal (e os nossos politicos com a busca de votos e etc) são boas e excelentes lições. A História existe por alguma razão.

Não tenho que perdoar ninguem, você tem e deve, exprimir a sua opinião, tal como eu  :G-beer2:  e nisso, tentamos explicar as nossas visões e porquê, etc  :D
Título: Re: Uma Lusitania (e talvez o futuro de Portugal)
Enviado por: Luso-Efe em Março 05, 2011, 11:18:50 pm
É com apreço que vejo esta ideia ser ventilada por um jovem. Eu próprio já aqui defendi várias vezes que o futuro para Portugal está no mar e na relação transatlantica com o Brasil, e com os Palop's. :!:

Mas no actual cenário geo-politico é impossivel, mesmo partindo do principio que estavam reunidas as condições politicas por parte de Portugal e dos restantes países lusófonos, depois a NATO por ventura não o aceitaria, e pior do que tudo, esta UE comandada por paises que historicamente são nossos inimigos e passaram os seculos a invadirnos também não o permitiriam.

Neste momento temos é que por o nosso pais na linha e ter cuidado, com ameaça do abutre do lado, mas face ao regabofe dos ultimos 30 anos, e ao estado que  pais está  a nivel económico, por o pais na linha é tarefa para pelo menos 20 anos. As gerações futuras essas poderão pensar em reconstruir o 5 Império Portugues, o sonho do Padre António Vieira.

Contudo louvo a acção do Lusitanian e a criação deste tópico.  :G-beer2:

Cumprimentos.
Título: Re: Uma Lusitania (e talvez o futuro de Portugal)
Enviado por: Thiago Barbosa em Março 07, 2011, 06:16:39 am
Com estas condições? De forma alguma. Gostaria de ver Portugal federado ao Brasil, mas apenas como um estado. Essa ''Lusitania'' só beneficiaria um Portugal a muito decadente. De qualquer forma vejo com melhores olhos uma possível anexação do Uruguai ao Sul do Brasil do que uma possível federação de Portugal ao Brasil, além de ser infinitamente mais viável. Nessa união a única coisa que Portugal teria a agregar seria um bom IDH e uma qualidade de vida boa, mas claro o idealizador deste ''país'' deixou explícito que haveriam politicas de controle de tráfego de pessoas e eu até entendo a preocupação. De repente teríamos africanos e portugueses aos montes no RJ e em SP e brasileiros e africanos aos montes nas cidades portuguesas... impensável. O Brasil está bom da forma que está caminhando, espero que esse tipo de união jamais ocorra.
Título: Re: Uma Lusitania (e talvez o futuro de Portugal)
Enviado por: Daniel em Março 07, 2011, 11:09:27 am
Thiago Barbosa
Citar
Gostaria de ver Portugal federado ao Brasil, mas apenas como um estado.

Gostavas isso é bom, mas tira o cavalinho da chuva que é para ele não se molhar.

Citar
Essa ''Lusitania'' só beneficiaria um Portugal a muito decadente.

Pois é que o Brasil agora é o país das maravilhas c34x não quero nem pensar. Estou completamente de acordo quando diz que o Brasil está bem da forma como vai caminhando, eu também espero que esse tipo de união nunca ocorra, cada um em sua casa. c34x
Título: Re: Uma Lusitania (e talvez o futuro de Portugal)
Enviado por: Snowmeow em Março 07, 2011, 02:18:49 pm
Citação de: "Thiago Barbosa"
Gostaria de ver Portugal federado ao Brasil, mas apenas como um estado.
Citação de: "Daniel"
Gostavas isso é bom, mas tira o cavalinho da chuva que é para ele não se molhar.
Portugal federado apenas como um estado seria falta de respeito para com os irmãos Portugueses.

Citação de: "Thiago Barbosa"
Essa ''Lusitania'' só beneficiaria um Portugal a muito decadente.
Citação de: "Daniel"
Pois é que o Brasil agora é o país das maravilhas c34x não quero nem pensar. Estou completamente de acordo quando diz que o Brasil está bem da forma como vai caminhando, eu também espero que esse tipo de união nunca ocorra, cada um em sua casa. c34x

O que precisamos entender é que a Federação, com voz igual para ambas as partes, traz mais vantagens do que desvantagens. O Brasil cresceria, e Portugal se garantiria. Portugal teria acesso aos recursos do Brasil, como petróleo e alimentos, e o Brasil também teria acesso às vantagens de Portugal, como a Universidade de Coimbra. Unidos, teríamos uma voz mais forte perante as Nações Unidas, e cresceríamos ainda mais, rumo ao status de país realmente desenvolvido.
Título: Re: Uma Lusitania (e talvez o futuro de Portugal)
Enviado por: Lusitanian em Março 07, 2011, 03:57:05 pm
Chico, antes de mais agradeço o interesse no tópico.

Apesar de voçê ter a sua visão, eu nunca, leia bem, eu nunca aceitaria um Portugal federado ao Brasil. Quanto mais federedo com o Brasil. Repare que meti duas palavras a negrito. As diferenças entre uma e outra? A primeira implica que Portugal esteja a mando do Brasil, ou seja, Portugal seria mais um estado brasileiro, mas na Europa. A segunda é Brasil e Portugal juntos, nenhum é mais que outro, em termos politicos (é claro que entre nós sabemos que o Brasil, devido á sua dimensão e á grande população sairia a ganhar). Portanto, nem uma nem outra. Portugal sai a perder nas duas. Não me faz sentido e, é para mim como português, inaceitável Portugal submeter-se ou juntar-se ao Brasil, sozinho. Portugal seria, por muito `fortes´ que fossemos, devorados pelos Brasileiros, seja na lingua, cultura e economia. Eu defendo e apoio, com politicas certas e vantajosas (na minha perspectiva, é a que está escrito no primeiro post deste tópico), a União Lusófona, se e se, todos os países lusófonos se juntassem. Pura e simplesmente isso. Se no futuro, e sei que temos, encontrarmos uma saída só para Portugal, como nação soberana e independente, eu irei defendir isso. A União Lusófona é apenas um meio de alcançar ainda mais vantagens e `peso´ no planeta, e para todos aqueles que acreditam, e amam, a lingua portuguesa. Onde tudo começou - Portugal - e onde tudo se lutou e conquistou - Brasil, Angola, Moçambique, tudos os países Lusófonos - para pura e simplesmente, no final estarmos sobre um bandeira unica, e forte no mundo, e sobre uma lingua. Nada mais importa. Não consigo exprimir em pessoa nem em escrita o sentimento de alegria (e receio) de ver um feito destes. Portanto ou Portugal junta-se numa causa que todos apoiam (quando digo todos é todos os cidadãos lusófonos e os seus respectivos paises) e que irá servir de exemplo ao Mundo, ou simplesmente fica sozinho a tentar a sua sorte. Não há cá Portugal com Espanha (credo, anos a lutar contra estes gajos e agora poêm essa hipótese? Isso é cuspir sobre os nossos antepassados que morreram e sofreram para nós existirmos, e para Portugal existir), nem com Brasil. Espero que tenha entendido a minha visão sobre uma Lusitania...ninguem é mais que outro, mesmo que um país seja de dimensões continentais e outro de dimensão menor que um estado brasileiro.  :)

Não entendo o porquê de mencionar o Uruguai...nem a exigencia de ser território brasileiro...o país é para voçês o `Kosovo´?
Título: Re: Uma Lusitania (e talvez o futuro de Portugal)
Enviado por: Snowmeow em Março 07, 2011, 05:36:20 pm
Citação de: "Lusitanian"
Chico, antes de mais agradeço o interesse no tópico.

Apesar de voçê ter a sua visão, eu nunca, leia bem, eu nunca aceitaria um Portugal federado ao Brasil. Quanto mais federado com o Brasil. Repare que meti duas palavras a negrito. As diferenças entre uma e outra? A primeira implica que Portugal esteja a mando do Brasil, ou seja, Portugal seria mais um estado brasileiro, mas na Europa. A segunda é Brasil e Portugal juntos, nenhum é mais que outro, em termos politicos (é claro que entre nós sabemos que o Brasil, devido á sua dimensão e á grande população sairia a ganhar). Portanto, nem uma nem outra. Portugal sai a perder nas duas.
Devido à pequena participação da população brasileira nas questões políticas, posso ter o direito de discordar desta última frase. Nem todos os brasileiros sonham em ir a Portugal.

Citação de: "Lusitanian"
Não me faz sentido e, é para mim como português, inaceitável Portugal submeter-se ou juntar-se ao Brasil, sozinho. Portugal seria, por muito `fortes´ que fossemos, devorados pelos Brasileiros, seja na lingua, cultura e economia.
A cultura paulista nunca invadiu o Norte do Brasil, por mais forte que seja. A economia Portuguesa é muito atuante, acho que até mais, no Brasil do que a brasileira em Portugal. E a língua é a mesma, algumas formas de escrever que diferem muito pouco, basta serem ambas aceitáveis.

Citação de: "Lusitanian"
Eu defendo e apoio, com politicas certas e vantajosas (na minha perspectiva, é a que está escrito no primeiro post deste tópico), a União Lusófona, se e se, todos os países lusófonos se juntassem. Pura e simplesmente isso. Se no futuro, e sei que temos, encontrarmos uma saída só para Portugal, como nação soberana e independente, eu irei defendir isso. A União Lusófona é apenas um meio de alcançar ainda mais vantagens e `peso´ no planeta, e para todos aqueles que acreditam, e amam, a lingua portuguesa. Onde tudo começou - Portugal - e onde tudo se lutou e conquistou - Brasil, Angola, Moçambique, tudos os países Lusófonos - para pura e simplesmente, no final estarmos sobre um bandeira unica, e forte no mundo, e sobre uma lingua. Nada mais importa. Não consigo exprimir em pessoa nem em escrita o sentimento de alegria (e receio) de ver um feito destes. Portanto ou Portugal junta-se numa causa que todos apoiam (quando digo todos é todos os cidadãos lusófonos e os seus respectivos paises) e que irá servir de exemplo ao Mundo, ou simplesmente fica sozinho a tentar a sua sorte. Não há cá Portugal com Espanha (credo, anos a lutar contra estes gajos e agora poêm essa hipótese? Isso é cuspir sobre os nossos antepassados que morreram e sofreram para nós existirmos, e para Portugal existir), nem com Brasil. Espero que tenha entendido a minha visão sobre uma Lusitania...Ninguem é mais que outro, mesmo que um país seja de dimensões continentais e outro de dimensão menor que um estado brasileiro.  :)
Título: Re: Uma Lusitania (e talvez o futuro de Portugal)
Enviado por: Lusitanian em Março 07, 2011, 07:37:05 pm
Citar
Devido à pequena participação da população brasileira nas questões políticas, posso ter o direito de discordar desta última frase. Nem todos os brasileiros sonham em ir a Portugal.

Então? Se Portugal juntasse ao Brasil, obviamente os portugueses e brasileiros, iriam participar na politica de ambos. Aliás, seriamos um povo, afinal juntámos ao Brasil. Logo, os brasileiros iriam ter o direito de participar na politica em Portugal, e vice-versa. Sendo assim, é-me obvio que a politica brasileira tenha mais influência, já que o numero de politicos brasileiros seria muito mais que portugueses. Quanto á pequena participação isso é apenas de passagem, veja lá o interesse dos portugueses na politica. É quase nula, pois é só palhaços e não se tem nada a escolher, é sempre uns a apontar o dedo a outros, e nós já ficamos com dores de cabeça só de ouvi-los. Não têm visão para o futuro, só para o presente. No Brasil suponho que seja a mesma coisa. Tambem não podemos comparar as infra-estruturas brasileiras com as portuguesas. O Brasil cresce e moderniza-se a passos largos, mas ainda está um pouco longe do que Portugal tem, o que faz com que o povo brasileiro não participe muito na politica (alguns nem sabem a politica actual brasileira, de certeza).

Citar
A cultura paulista nunca invadiu o Norte do Brasil, por mais forte que seja. A economia Portuguesa é muito atuante, acho que até mais, no Brasil do que a brasileira em Portugal. E a língua é a mesma, algumas formas de escrever que diferem muito pouco, basta serem ambas aceitáveis.

Eu não sei muito sobre a cultura brasileira, e estou a supor que voçe saiba. Mas o que disse, penso eu, é a mesma coisa que dizer, que a cultura lisboeta (se é que tem alguma  :)

PS: Eu ás vezes ouço na boa Kizomba para relaxar-me. Mas de ouvir de vez em quando a passar a promover Kizomba nas escolas secundárias e em festivais de musica e nunca ou quase pouco divulgar a cultura portuguesa, é no minino, dizer que cultura portuguesa é péssima e não merece ser divulgada. Fogo nas escolas? Onde se aprende a História e outras coisas e ensinam os miudos a gostar mais de coisas estrangeiras sobretudo de África? Irra haja senso comum. Não admira que o patriotismo e amor á sua nação e terra não seja, actualmente, um valor alto na sociedade. Defendo primeiro que tudo Portugal, e se todos quiserem uma Lusitania, então aceitarei a cultura de outros como minha, pois um angolano e brasileiro iriam ser meus camaradas, e vice-versa.

Tenho que habituar-me a escrever coisas pequenas e só responder a questoes que interessam...um gajo escreve e depois surge ideias que quero transmitir e escrevo tambem isso...assim ninguem lê o que escrevo  :mrgreen:  força de hábito  :?
Título: Re: Uma Lusitania (e talvez o futuro de Portugal)
Enviado por: Snowmeow em Março 07, 2011, 09:53:22 pm
É, estás certo.

Mas resta descobrirmos a grande resposta para a grande pergunta, talvez a pergunta mais importante no tocante à Lusitania, essa união de países de língua Lusófona, que uns querem que surja, outros, nem tanto:
"--Por onde começamos?"
Discutir é bom, especular até que é gostoso, e sonhar não custa nada. Mas qual devia ser o primeiro passo para começarmos a fazer isso crescer e tomar dimensões de projeto realizável?

Temos lá, alguns sites e blogs que discutem essa "União Lusófona", como o Movimento Internacional Lusófono (http://http), o Quintus (http://http), a Tribuna Lusófona (http://http), entre outros. Será que já não estaria na hora de chamar por simpatizantes pelo mundo lusófono afora para essa proposta começar a tomar forma?
Título: Re: Uma Lusitania (e talvez o futuro de Portugal)
Enviado por: Thiago Barbosa em Março 08, 2011, 03:00:10 am
'' Não entendo o porquê de mencionar o Uruguai...nem a exigencia de ser território brasileiro...o país é para voçês o `Kosovo´? ''

- Quem escreve isso conhece pouco o Uruguai e os uruguaios, no mínimo. O Uruguai já foi um estado brasileiro, possui muitas semelhanças com o estado do RS e a população vê com bons olhos uma possível anexação. Tenho muitos amigos uruguaios e frequento foruns e comunidades uruguaios e boa parte gostaria de uma federação.

'' Devido à pequena participação da população brasileira nas questões políticas, posso ter o direito de discordar desta última frase. Nem todos os brasileiros sonham em ir a Portugal. ''


- A grande maioria dessas pessoas que vão para Portugal ou gostariam de ir, são as mesmas que lotam os grandes centros como RJ, SP, MG e o Sul do Brasil, ou seja, pessoas atrás de melhores condições.


'' Portugal federado apenas como um estado seria falta de respeito para com os irmãos Portugueses.''


- Acho que não entendi. Falta de respeito por que? Não vê os estados brasileiros de forma digna? Pois eu sim.


'' Pois é que o Brasil agora é o país das maravilhas  tirando a fome, criminalidade enfim tanto que se poderia dizer. ''

- De fato está longe de ser o ''país das maravilhas'', mas é um país em desenvolvimento, com grande capacidade e que com o passar das décadas sem dúvida resolverá os seus problemas. E Portugal? É como o Uruguai, boa qualidade de vida, bom IDH, mas condenado a falta de importância. Daqui a 20 ou 30 anos não estará melhor do que está agora e provavelmente, nem pior. Talvez seja anexado à Espanha, o que seria uma pena.


'' Bem vamos por partes, pelo menos no Rio já tem portugueses aos montes, africanos está o brasil cheio de norte a sul, em Portugal também já temos brasileiros aos montes e aqui sim, não sei se é mau se bom pois sabemos a fama que têm os brasileiros, o que me preocuparia na verdade seria derrepente os bandidos das favelas do Rio e de São Paulo virem para Portugal  não quero nem pensar. Estou completamente de acordo quando diz que o Brasil está bem da forma como vai caminhando, eu também espero que esse tipo de união nunca ocorra, cada um em sua casa. ''


- Saiba que os portugueses também não gozam de boa fama no Brasil, nem no mundo. Também não acho que os bandidos do RJ e SP têm algum interesse em ir para Portugal, ou talvez sim, visto que seus dias estão contados no Brasil. Claro, também espero que essa união jamais ocorra. Africanos cheios de norte a sul? Onde? O que temos são pessoas de origem africanas, trazidas por quem? Adivinhe... rs, rs, rs.


Obs: Quando digo que Portugal está a muito decadente, falo o comparando com nações que existem a muito mais tempo que o Brasil. Das grandes potências do XV, XVI, XVII, e etc., Portugal é a mais atrasada de todas, sem levar em consideração os fatores economicos.

Obs2: Não tenho interesse nenhum na ruina de Portugal, até porque os países vizinhos foram colonizados pela Espanha, que esteve infinitamente melhor que Portugal na segunda metade do século XX e está no início do século XXI. Nos faz parecer baixos.
Título: Re: Uma Lusitania (e talvez o futuro de Portugal)
Enviado por: Snowmeow em Março 08, 2011, 12:40:09 pm
Citação de: "Thiago Barbosa"
- Quem escreve isso conhece pouco o Uruguai e os uruguaios, no mínimo. O Uruguai já foi um estado brasileiro, possui muitas semelhanças com o estado do RS e a população vê com bons olhos uma possível anexação. Tenho muitos amigos uruguaios e frequento foruns e comunidades uruguaios e boa parte gostaria de uma federação.
Oi, poderia me passar alguns fóruns uruguaios onde a questão da Federação estaria sendo discutida? Gostaria de me inteirar sobre o assunto antes de falar qualquer outra coisa.

Citação de: "Thiago Barbosa"
'' Devido à pequena participação da população brasileira nas questões políticas, posso ter o direito de discordar desta última frase. Nem todos os brasileiros sonham em ir a Portugal. ''
- A grande maioria dessas pessoas que vão para Portugal ou gostariam de ir, são as mesmas que lotam os grandes centros como RJ, SP, MG e o Sul do Brasil, ou seja, pessoas atrás de melhores condições.
Ultimamente, as melhores condições (incluindo salários atraentes) está na "Zona da Soja" no Centro-Oeste, o que tem causado surgimento de novas cidades, e a ida de pessoas desses centros acima mencionados para MT, MS, GO e até RO.

Citação de: "Thiago Barbosa"
'' Portugal federado apenas como um estado seria falta de respeito para com os irmãos Portugueses.''
- Acho que não entendi. Falta de respeito por que? Não vê os estados brasileiros de forma digna? Pois eu sim.
Sim, eu vejo, mas creio que os portugueses se sentiriam ofendidos ao ver seu país de mais de 900 anos reduzido a um mero estado de outro país. Pense como a Tchecoslováquia, eram um país, a Eslováquia não era província da República Tcheca, nem vice-versa.
Pedro Bidarra, da agência de propaganda Almap BBDO, sugeriu a fusão de Portugal como um estado brasileiro mas, creio eu, ele estava com troça, como no caso de "Portugal West Coast".
O orgulho português não os permitiria serem brasileiros. Uma Federação conjunta, eles até aceitariam; Portugal submetido ao Brasil, não.

Citação de: "Thiago Barbosa"
'' Pois é que o Brasil agora é o país das maravilhas  tirando a fome, criminalidade enfim tanto que se poderia dizer. ''
- De fato está longe de ser o ''país das maravilhas'', mas é um país em desenvolvimento, com grande capacidade e que com o passar das décadas sem dúvida resolverá os seus problemas. E Portugal? É como o Uruguai, boa qualidade de vida, bom IDH, mas condenado a falta de importância. Daqui a 20 ou 30 anos não estará melhor do que está agora e provavelmente, nem pior. Talvez seja anexado à Espanha, o que seria uma pena.
Nenhum país é o "País das Maravilhas". Veja os EUA, pujantes na economia, na militaria, na tecnologia, mas cuja população de pessoas abaixo da linha de pobreza supera a população de muitos países. Há muitos pobres, muitos crimes, muita falta de qualidade de vida lá. Em certos aspectos, o Brasil tá melhor que os EUA, até.
E, se for para ver Portugal anexado à Espanha, prefiro mil vezes vê-lo anexado ao Brasil como um Estado Associado ou uma Federação. Ao menos, a língua Portuguesa em Portugal seria mantida.

Citação de: "Thiago Barbosa"
'' Bem vamos por partes, pelo menos no Rio já tem portugueses aos montes, africanos está o brasil cheio de norte a sul, em Portugal também já temos brasileiros aos montes e aqui sim, não sei se é mau se bom pois sabemos a fama que têm os brasileiros, o que me preocuparia na verdade seria derrepente os bandidos das favelas do Rio e de São Paulo virem para Portugal  não quero nem pensar. Estou completamente de acordo quando diz que o Brasil está bem da forma como vai caminhando, eu também espero que esse tipo de união nunca ocorra, cada um em sua casa. ''
- Saiba que os portugueses também não gozam de boa fama no Brasil, nem no mundo. Também não acho que os bandidos do RJ e SP têm algum interesse em ir para Portugal, ou talvez sim, visto que seus dias estão contados no Brasil. Claro, também espero que essa união jamais ocorra. Africanos cheios de norte a sul? Onde? O que temos são pessoas de origem africanas, trazidas por quem? Adivinhe... rs, rs, rs.
Conheço alguns portugueses e os que eu conheço são boa gente. Minha namorada é portuguesa, a sócia do salão de cabeleireira da minha madrinha é portuguesa, meu colega de trabalho é português, tive professor português, e todos eram boa gente. E que mal há contra os africanos e os afro-descendentes, afinal?
E vocês não sabem o que falam quando esperam que a união jamais ocorra. Brasil tem muito a ganhar com Portugal e Angola, e Portugal mais ainda, e Angola nem se fala.

Citação de: "Thiago Barbosa"
Obs: Quando digo que Portugal está a muito decadente, falo o comparando com nações que existem a muito mais tempo que o Brasil. Das grandes potências do XV, XVI, XVII, e etc., Portugal é a mais atrasada de todas, sem levar em consideração os fatores economicos.
Obs2: Não tenho interesse nenhum na ruina de Portugal, até porque os países vizinhos foram colonizados pela Espanha, que esteve infinitamente melhor que Portugal na segunda metade do século XX e está no início do século XXI. Nos faz parecer baixos.
Portugal está melhor que a Grécia, asseguro-te. E Angola também esteve decadente por causa da guerra civil, mas bastou a pacificação pra ver o fenômeno que está se tornando. Claro, Portugal não está em guerra, mas imagine a força que Portugal pode ter apoiado em uma Federação.
Título: Re: Uma Lusitania (e talvez o futuro de Portugal)
Enviado por: PCartCast em Março 08, 2011, 02:08:50 pm
Desculpem....

Portugal parte do Brasil???..... Portugal anexado por Espanha?????

Por amor de Deus parem de dizer disparates.

Na realidade se houvesse uma União Portugal-Brasil como ficaria a questão da UE??? Como poderia Portugal continuar como membro da UE se este fosse assimilado pelo Brasil?? É claro que não podia.... Da mesma forma que duvido que a UE alguma vez aceitasse que 9/10 do território de um dos seus membros se situasse fora do espaço europeu.

Não sendo possível a conjunção UE/Brasil.... Portugal optaria sempre pela UE em detrimento do Brasil.... Uma União com o Brasil seria voltar a trás... a nível de qualidade de vida e a nível económico.

Quanto á questão da anexação por parte de Espanha, já existe um tópico a respeito do assunto.

Sou apoiante da autodeterminação dos Povos, desde que fundamentada, isso inclui a autodeterminação dos povos que, outrora, fizeram parte de Portugal.... Assim, uma vez mais, Uma Lusitânia seria algo artificial, tal como foram os Impérios coloniais... logo... condenados a fracassar.
Título: Re: Uma Lusitania (e talvez o futuro de Portugal)
Enviado por: Snowmeow em Março 08, 2011, 02:25:50 pm
Citação de: "PCartCast"
Desculpem....
Portugal parte do Brasil???..... Portugal anexado por Espanha?????
Por amor de Deus parem de dizer disparates.
Essa ideia te ofende? Desculpe, mas se não for um, será outro, com o passar do tempo. Eu não penso no agora, mas no adiante, coisa de 25, 50 anos.

Citação de: "PCartCast"
Na realidade se houvesse uma União Portugal-Brasil como ficaria a questão da UE??? Como poderia Portugal continuar como membro da UE se este fosse assimilado pelo Brasil?? É claro que não podia.... Da mesma forma que duvido que a UE alguma vez aceitasse que 9/10 do território de um dos seus membros se situasse fora do espaço europeu.
A Dinamarca possui cerca de 9/10 de seu território fora da Europa. Conhece a Groenlândia? É grande, fica na América do Norte, e pertence à Dinamarca. E a Dinamarca faz parte da UE.

Citação de: "PCartCast"
Não sendo possível a conjunção UE/Brasil.... Portugal optaria sempre pela UE em detrimento do Brasil.... Uma União com o Brasil seria voltar a trás... a nível de qualidade de vida e a nível económico.
Quanto á questão da anexação por parte de Espanha, já existe um tópico a respeito do assunto.
Muitos sites portugueses criticam a "sujeição a Bruxelas" que se tornou a UE. Alguns analistas dizem que a UE não tem futuro. Já ouvi falar de um possível desligamento dos PIIGS da UE para aliviar a situação econômica europeia. E, apesar de ser off-topic, a anexação de Portugal por parte de Espanha é, sim, um perigo plausível.
E eu acho que a UE seria favorável à união Brasil/Portugal, imagine o mercado consumidor!

Citação de: "PCartCast"
Sou apoiante da autodeterminação dos Povos, desde que fundamentada, isso inclui a autodeterminação dos povos que, outrora, fizeram parte de Portugal.... Assim, uma vez mais, Uma Lusitânia seria algo artificial, tal como foram os Impérios coloniais... logo... condenados a fracassar.
Por quê? Porque o Brasil não está encostado na Europa? Porque, se for pensar por esse prisma, a Espanha e a Grã-Bretanha também são artificiais, pois são muitos países dentro de um só (E a Grã-Bretanha possui muitos territórios dependentes fora de seu continente).
Você acha que vai fracassar? Por que não experimentarmos primeiro? Vai que dá certo... :twisted:
Título: Re: Uma Lusitania (e talvez o futuro de Portugal)
Enviado por: PCartCast em Março 08, 2011, 04:06:30 pm
Citação de: "Snowmeow"
Citação de: "PCartCast"
Desculpem....
Portugal parte do Brasil???..... Portugal anexado por Espanha?????
Por amor de Deus parem de dizer disparates.
Essa ideia te ofende? Desculpe, mas se não for um, será outro, com o passar do tempo. Eu não penso no agora, mas no adiante, coisa de 25, 50 anos.

Citação de: "PCartCast"
Na realidade se houvesse uma União Portugal-Brasil como ficaria a questão da UE??? Como poderia Portugal continuar como membro da UE se este fosse assimilado pelo Brasil?? É claro que não podia.... Da mesma forma que duvido que a UE alguma vez aceitasse que 9/10 do território de um dos seus membros se situasse fora do espaço europeu.
A Dinamarca possui cerca de 9/10 de seu território fora da Europa. Conhece a Groenlândia? É grande, fica na América do Norte, e pertence à Dinamarca. E a Dinamarca faz parte da UE.

Citação de: "PCartCast"
Não sendo possível a conjunção UE/Brasil.... Portugal optaria sempre pela UE em detrimento do Brasil.... Uma União com o Brasil seria voltar a trás... a nível de qualidade de vida e a nível económico.
Quanto á questão da anexação por parte de Espanha, já existe um tópico a respeito do assunto.
Muitos sites portugueses criticam a "sujeição a Bruxelas" que se tornou a UE. Alguns analistas dizem que a UE não tem futuro. Já ouvi falar de um possível desligamento dos PIIGS da UE para aliviar a situação econômica europeia. E, apesar de ser off-topic, a anexação de Portugal por parte de Espanha é, sim, um perigo plausível.
E eu acho que a UE seria favorável à união Brasil/Portugal, imagine o mercado consumidor!

Citação de: "PCartCast"
Sou apoiante da autodeterminação dos Povos, desde que fundamentada, isso inclui a autodeterminação dos povos que, outrora, fizeram parte de Portugal.... Assim, uma vez mais, Uma Lusitânia seria algo artificial, tal como foram os Impérios coloniais... logo... condenados a fracassar.
Por quê? Porque o Brasil não está encostado na Europa? Porque, se for pensar por esse prisma, a Espanha e a Grã-Bretanha também são artificiais, pois são muitos países dentro de um só (E a Grã-Bretanha possui muitos territórios dependentes fora de seu continente).
Você acha que vai fracassar? Por que não experimentarmos primeiro? Vai que dá certo... :twisted:

Quando D João I iniciou a expansão portuguesa, com a conquista de Ceuta, ele pensava exactamente da mesma forma que você, no futuro.... Infelizmente a sociedade actual não tolera o colonialismo, a não ser por expresso consentimento das populações envolvidas. Uma das condições de acesso á então CEE (actual UE), era a recusa de possessão a quaisquer territórios, ditos, coloniais.

Efectivamente a Gronelândia fez parte da então CEE aquando da entrada da Dinamarca no espaço europeu. Mas também protagonizou a mais célebre saída da CEE. Depois de referendadas as populações foi pedida a exclusão do território (Gronelândia) como parte integrante da CEE. Actualmente, a Gronelândia, e apesar de pertencer  á Dinamarca, não faz parte da CEE. Existem outros territórios similares, como o arquipélago Finlandês de Häland que também não fazem parte do território da UE.
Na altura, para poder retirar a Gronelândia da CEE, a Dinamarca foi obrigada a suportar pesadas sanções.
Refiro também que aquando da entrada de Portugal na então CEE, Macau também não fazia parte desta.

No que que concerne ao resto da sua exposição, lamento mas também sou obrigado a discordar.
A Política Europeia assenta essencialmente nos lobis, dos quais o mais antigo deve ser a manutenção das estruturas parlamentares de Estrasburgo (França), quando formalmente o PE (Parlamento Europeu) se reúne em Bruxelas.
Existem muitas frentes de pressão que dão origem a lobis, o maior de todos é o número de deputados europeus a que cada país têm direito. Com cerca de 80 deputados a Alemanha têm consegue ter o maior número na assembleia, mas tal não significa que esteja em vantagem, pois mesmo que todos os deputados alemães votassem em bloco não conseguiriam só por si a aprovação. Isto significa que existe equilíbrio no PE. Na verdade os deputados tomam lugar em conjunto com o resto dos deputados que pertencem á mesma força política e não por países, por exemplo o PS (Partido Socialista Português) está filiado no Partido Socialista Europeu, e todos os deputados Socialistas tomam lugar na assembleia juntos, Já o PSD (Partido Social Democrata) toma lugar junto da estrutura do PPE (Partido Popular Europeu).
Ora, uma união Brasil/Portugal, destruiria este sistema de equilíbrio. O Brasil têm 190 milhões de habitantes, Portugal tem 10 milhõese a UE actual tem cerca de 340 milhões de habitantes. Como os deputados são eleitos de acordo com o método de Hondt (adaptado) isso significaria que Brasil/Portugal teriam direito a cerca de 40% do total de deputados do PE....
Sendo assim, tenho a certeza (devido aos lobis que já referi) que países como a Alemanha ou a França ou até mesmo o Reino Unido de certeza que não estariam disponíveis para tal façanha, simplesmente porque perderiam toda a influência para por em marcha os seus lobis. Outro factor é o factor da integração. actualmente integrar países novos na UE é economicamente penoso..... fazer o mesmo com um território com 190 milhões de habitantes é impensável.
Por último temos a atitude em relação á política, e acredita, a política aqui na Europa é bastante elitista, especialmente por parte da Alemanha e do Reino Unido.... Correr o risco de se eleger 1 Tiririca para o PE..... é....... algo que estes países não querem.
Título: Re: Uma Lusitania (e talvez o futuro de Portugal)
Enviado por: Daniel em Março 08, 2011, 04:13:29 pm
Thiago Barbosa
Citar
Quem escreve isso conhece pouco o Uruguai e os uruguaios, no mínimo. O Uruguai já foi um estado brasileiro

Não vejo porque motivo o Uruguai deve se juntar ao Brasil, depois tem a vontade da maioria do povo e seus políticos que dúvido queiram ser brasileiros ou algo parecido, o Uruguai é um dos países economicamente mais desenvolvidos da América Latina não deve ter muito a ganhar, mas não deixa de ser interessante essa sua pretensão isso é do sangue, quanto a história do Uruguai nós portugueses conhecemos muito bem.

Citar
Acho que não entendi. Falta de respeito por que? Não vê os estados brasileiros de forma digna? Pois eu sim.

Não percebeu ou não quer perceber um pouco de respeito não lhe fica mal, Portugal nunca será um estado brasileiro porque não diz a Inglaterra para ser um estado dos USA por exemplo, ou a Espanha para ser um estado da Argentina, mas é me claro aonde que chegar e eu percebo muito bem mas é pena.

Citar
De facto está longe de ser o ''país das maravilhas'', mas é um país em desenvolvimento, com grande capacidade e que com o passar das décadas sem dúvida resolverá os seus problemas. E Portugal? É como o Uruguai, boa qualidade de vida, bom IDH, mas condenado a falta de importância. Daqui a 20 ou 30 anos não estará melhor do que está agora e provavelmente, nem pior. Talvez seja anexado à Espanha, o que seria uma pena.

Eu diria antes, muito muito longe para não dizer mais e esse mais é a realidade actual, todos os países estão em desenvolvimento a grande China por exemplo mas vemos muito bem como vive o povo e como a sua riqueza é distribuída, claro com o passar das décadas é preciso é saber quantas décadas. c34x  :D  quanto aos seus dias estarem contados no Brasil já fico mais pessimista que sabe daqui a 100 anos. :D e vc Barbosa qual a sua origem? Adivinhe. rsrsrsrs

Citar
Quando digo que Portugal está a muito decadente, falo o comparando com nações que existem a muito mais tempo que o Brasil. Das grandes potências do XV, XVI, XVII, e etc., Portugal é a mais atrasada de todas, sem levar em consideração os fatores economicos.

Todos os países têm os seus problemas uns mais que outros devido a alguns factores como o seu tamanho, recursos naturais, questões políticas etc etc, somos um país pequeno estamos aonde a história nos colocou e não vamos fuzir da realidadade, mas a verdade é que hoje somos um país desenvolvido moderno de primeiro mundo e bem melhor que no passado, com trabalho e dedicação continuaremos no bom caminho.
Agora o Brasil é o maior país da américa do sul, dos maiores do mundo cheio de riquezas naturais, mas tanta pobreza e desigualdade, infelizmente continua com altos níveis de analfabetismo verdade se diga que muito tem sido feito e o números são bem melhores, continua a ser um país sem influência no conceito mundial, mas ao contrário de vc tanto eu como muitos portugueses desejamos o melhor para o Brasil.

Citar
Não tenho interesse nenhum na ruina de Portugal, até porque os países vizinhos foram colonizados pela Espanha, que esteve infinitamente melhor que Portugal na segunda metade do século XX e está no início do século XXI. Nos faz parecer baixos.

Mesmo que tenha esse interesse deixe que lhe diga não vai ter esse prazer, o século XX deve merecer todo o nosso respeito foi o século dos grandes massacres de que a história tem memória, para nós portugueses foi a revolução de Abril e ainda de notar as conquistas da civilização.
Bem claro está que vc ainda não disse nada de bom de Portugal mas percebo muito bem nem poderia ser de outra maneira, quanto a segunda metade do século XX a Espanha ter sido infinitamente melhor que Portugal :mrgreen: não será ao contrário no que diz respeito ao Brasil.
Fico por aqui pois acho este tópico surreal uma simples perda de tempo teminando com o seguinte, assim como soubemos estar no mundo e na história, saberemos de certeza continuar a estar a altura para resolver os desafios que surgirem pela frente e, seremos sempre Portugal.
Título: Re: Uma Lusitania (e talvez o futuro de Portugal)
Enviado por: Snowmeow em Março 08, 2011, 06:25:33 pm
Citação de: "PCartCast"
Quando D João I iniciou a expansão portuguesa, com a conquista de Ceuta, ele pensava exactamente da mesma forma que você, no futuro.... Infelizmente a sociedade actual não tolera o colonialismo, a não ser por expresso consentimento das populações envolvidas.
Exato, expresso consentimento. Acaso achava o que, que eu desejava a unificação na base das armas? O.o

Citação de: "PCartCast"
Efectivamente a Gronelândia fez parte da então CEE aquando da entrada da Dinamarca no espaço europeu. Mas também protagonizou a mais célebre saída da CEE. Depois de referendadas as populações foi pedida a exclusão do território (Gronelândia) como parte integrante da CEE. Actualmente, a Gronelândia, e apesar de pertencer  á Dinamarca, não faz parte da CEE. Existem outros territórios similares, como o arquipélago Finlandês de Åland que também não fazem parte do território da UE.
Na altura, para poder retirar a Gronelândia da CEE, a Dinamarca foi obrigada a suportar pesadas sanções.
Refiro também que aquando da entrada de Portugal na então CEE, Macau também não fazia parte desta.
Não há problema, temos a UNASUL que, espero, populistas à parte, consiga ser algo parecido com a UE. Mas, via Portugal, o Brasil teria um acesso maior ao mercado Europeu, essa seria uma enorme vantagem. E a recíproca também se aplica.

Citação de: "PCartCast"
No que que concerne ao resto da sua exposição, lamento mas também sou obrigado a discordar.
A Política Europeia assenta essencialmente nos lobis, dos quais o mais antigo deve ser a manutenção das estruturas parlamentares de Estrasburgo (França), quando formalmente o PE (Parlamento Europeu) se reúne em Bruxelas.
Existem muitas frentes de pressão que dão origem a lobis, o maior de todos é o número de deputados europeus a que cada país têm direito. Com cerca de 80 deputados a Alemanha têm consegue ter o maior número na assembleia, mas tal não significa que esteja em vantagem, pois mesmo que todos os deputados alemães votassem em bloco não conseguiriam só por si a aprovação. Isto significa que existe equilíbrio no PE. Na verdade os deputados tomam lugar em conjunto com o resto dos deputados que pertencem á mesma força política e não por países, por exemplo o PS (Partido Socialista Português) está filiado no Partido Socialista Europeu, e todos os deputados Socialistas tomam lugar na assembleia juntos, Já o PSD (Partido Social Democrata) toma lugar junto da estrutura do PPE (Partido Popular Europeu).
Ora, uma união Brasil/Portugal, destruiria este sistema de equilíbrio. O Brasil têm 190 milhões de habitantes, Portugal tem 10 milhõese a UE actual tem cerca de 340 milhões de habitantes. Como os deputados são eleitos de acordo com o método de Hondt (adaptado) isso significaria que Brasil/Portugal teriam direito a cerca de 40% do total de deputados do PE....
Sendo assim, tenho a certeza (devido aos lobis que já referi) que países como a Alemanha ou a França ou até mesmo o Reino Unido de certeza que não estariam disponíveis para tal façanha, simplesmente porque perderiam toda a influência para por em marcha os seus lobis. Outro factor é o factor da integração. actualmente integrar países novos na UE é economicamente penoso..... fazer o mesmo com um território com 190 milhões de habitantes é impensável.
Ok, valeu pela aula.
Citação de: "PCartCast"
Por último temos a atitude em relação á política, e acredita, a política aqui na Europa é bastante elitista, especialmente por parte da Alemanha e do Reino Unido.... Correr o risco de se eleger 1 Tiririca para o PE..... é....... algo que estes países não querem.
CASO o Brasil entrasse na UE, e tivesse um número X de deputados para o Parlamento Europeu, só se a presidente fosse louca varrida pra deixar alguém como o Tiririca compor parte desse número. Eu já achei uma verdadeira idiotice dele ter sido eleito, de ele ter aceitado a proposta de candidatura do PR, e eu acho que tinha que ter no mínimo 2º grau completo para se candidatar a deputado.
Citação de: "Daniel"
Não vejo porque motivo o Uruguai deve se juntar ao Brasil, depois tem a vontade da maioria do povo e seus políticos que dúvido queiram ser brasileiros ou algo parecido, o Uruguai é um dos países economicamente mais desenvolvidos da América Latina não deve ter muito a ganhar, mas não deixa de ser interessante essa sua pretensão isso é do sangue, quanto a história do Uruguai nós portugueses conhecemos muito bem.
E o cara tá me devendo os links dos fóruns onde tem uruguaios querendo a anexação ao Brasil.

Citação de: "Daniel"
Não percebeu ou não quer perceber um pouco de respeito não lhe fica mal, Portugal nunca será um estado brasileiro porque não diz a Inglaterra para ser um estado dos USA por exemplo, ou a Espanha para ser um estado da Argentina, mas é me claro aonde que chegar e eu percebo muito bem mas é pena.
Já ouvi falar de algum movimento especulando a união USA/UK, mas não tô lembrado agora. E Portugal como estado brasileiro não interessa nem a Portugal, nem ao Brasil.

Citação de: "Daniel"
Eu diria antes, muito muito longe para não dizer mais e esse mais é a realidade actual, todos os países estão em desenvolvimento a grande China por exemplo mas vemos muito bem como vive o povo e como a sua riqueza é distribuída, claro com o passar das décadas é preciso é saber quantas décadas. :D
Para o Brasil vir a ser um USA tem pela frente muitos muitos e largos anos de trabalho, espero que consiga.
Todos os países, inclusive os USA. O Brasil não poderia nem em 20 anos gastar um trilhão de dólares ao ano só com "defesa" (Palavrinha irônica, né?), mas está chegando a um nível de destaque na economia mundial. Resta ao Brasil resolver seus problemas internos, principalmente no que tange à política, pois são os revanchismos e as maracutaias que atravancam o desenvolvimento do país.

Citação de: "Daniel"
Todos os países têm os seus problemas uns mais que outros devido a alguns factores como o seu tamanho, recursos naturais, questões políticas etc etc, somos um país pequeno estamos aonde a história nos colocou e não vamos fuzir da realidadade, mas a verdade é que hoje somos um país desenvolvido moderno de primeiro mundo e bem melhor que no passado, com trabalho e dedicação continuaremos no bom caminho.
O problema é que Portugal precisa ficar importando bens essenciais de países meio instáveis, ou de vizinhos ambiciosos. E, me perdoe a colocação mas, se fecharem a vendinha, como fica Portugal?

Citação de: "Daniel"
Agora o Brasil é o maior país da américa do sul, dos maiores do mundo cheio de riquezas naturais, mas tanta pobreza e desigualdade, infelizmente continua com altos níveis de analfabetismo verdade se diga que muito tem sido feito e o números são bem melhores, continua a ser um país sem influência no conceito mundial, mas ao contrário de vc tanto eu como muitos portugueses desejamos o melhor para o Brasil.
Temos 10% de analfabetos, mesmo nível dos Emirados Árabes Unidos. Falta melhorar muito, eu sei, mas já estamos bem a frente dos tempos da Ditadura. E o Brasil já está começando a mostrar sua força, acho que o termo "sem influência" pode ser considerado coisa do passado.

Citação de: "Daniel"
Fico por aqui pois acho este tópico surreal uma simples perda de tempo teminando com o seguinte, assim como soubemos estar no mundo e na história, saberemos de certeza continuar a estar a altura para resolver os desafios que surgirem pela frente e, seremos sempre Portugal.
Pensar ideias novas nunca será perda de tempo. E, dentro ou fora da Federação, concordo contigo, Portugal sempre será Portugal.
Título: Re: Uma Lusitania (e talvez o futuro de Portugal)
Enviado por: Daniel em Março 08, 2011, 07:36:18 pm
Snowmeow
Citar
Todos os países, inclusive os USA. O Brasil não poderia nem em 20 anos gastar um trilhão de dólares ao ano só com "defesa" (Palavrinha irônica, né?), mas está chegando a um nível de destaque na economia mundial. Resta ao Brasil resolver seus problemas internos, principalmente no que tange à política, pois são os revanchismos e as maracutaias que atravancam o desenvolvimento do país.

Exactamente, estou completamente de acordo sabendo eu e mesmo vc já o afirmou, que o Brasil está chegando a um nível de destaque na economia, creio sendo já a sétima economia mundial ultrapassando a França e a Inglaterra.
Esse é o caminho a seguir e que o Brasil continu a fazer o trabalho de casa, para que possa cada vez mais ter mais destaque e influência no conceito mundial, nós portugueses ficamos alegres mas como disse cada um em sua casa.

Citar
O problema é que Portugal precisa ficar importando bens essenciais de países meio instáveis, ou de vizinhos ambiciosos. E, me perdoe a colocação mas, se fecharem a vendinha, como fica Portugal?

Bem gostava de saber acerca desses bens essenciais e desses países meio instáveis, creio que todos os países neste mundo do capitalismo correm riscos mas não vejo esse perigo sendo Portugal parte da EU, se fecharem a vendinha quem?

Citar
Temos 10% de analfabetos, mesmo nível dos Emirados Árabes Unidos. Falta melhorar muito, eu sei, mas já estamos bem a frente dos tempos da Ditadura. E o Brasil já está começando a mostrar sua força, acho que o termo "sem influência" pode ser considerado coisa do passado.

Eu próprio disse que era de admitir que muito tem sido feito e que os números estão bem melhores, esses 10% ainda equivale a mais ou menos 14 milhões da população, mas não esqueça que ainda tem o Analfabeto funcional e aí os níveis são bem maiores atinge cerca de 21% 28 milhões, mas o Brasil vai no bom caminho e se adivinha um futuro risonho assim o espero, quanto ao termo sem influência ser considerado coisa do passado depende da análise, o Brasil está mostrando a sua força e cada vez mais sendo uma potência e na minha opinião ainda não tem influência mas dizer que para lá caminha.
Título: Re: Uma Lusitania (e talvez o futuro de Portugal)
Enviado por: Lusitanian em Março 08, 2011, 11:32:00 pm
Citar
Sendo assim, tenho a certeza (devido aos lobis que já referi) que países como a Alemanha ou a França ou até mesmo o Reino Unido de certeza que não estariam disponíveis para tal façanha, simplesmente porque perderiam toda a influência para por em marcha os seus lobis. Outro factor é o factor da integração. actualmente integrar países novos na UE é economicamente penoso..... fazer o mesmo com um território com 190 milhões de habitantes é impensável.  

Primeiro não entendo o que a UE tem a ver com isto. Eles são os `nossos pais´? Se nós quisermos juntar-nos e criar uma Lusitania, é connosco. Eles que se metam o nariz noutro sitio. Não nos podem impedir nem fazer nada contra isso. Simplesmente que se danem, não devemos nada a eles e não os tememos. Quanto á economia, a Lusitania teria (pobre no inicio, mas mas iria melhorar bastante mais á frente) uma moeda prórpria, como os EUA (porque dizem USA? Isso é em Ingles :roll: ) têm os dólares. Portanto integrar novos países na UE...não haveria...haveria era sim um território lusófono no espaço europeu, e esse território (Portugal) teria moeda lusófona e a sua politica (a Lusitania seria um país com territorios em quatro cantos do mundo, com uma moeda propria. Não faz sentido um com o euro, outro com o real outro com etc etc). Portanto a Alemanha e o Reino Unido podem estar descansados que nada acontece +a sua influencia na Europa. Fora dela, sim podem ficar muito preocupados....isto só mostra como podemos ser poderosos e bastante intimadores. Mas temos medo de ter isso vá se lá saber porquê...
Temos que olhar, preocupar, e fazer por nós caramba, e não saber o que o estrangeiro pensa ou quer ou teme. Por isso é que não evoluimos. Porque temos medo de dar o `tal´ passo. Irra, vamos pensar por nós, que se danem os alemães, ingleses e americanos. É cuspir neles. Aí até ficam com uma inveja do caraças, de nós.
Título: Re: Uma Lusitania (e talvez o futuro de Portugal)
Enviado por: PCartCast em Março 09, 2011, 10:57:51 am
Citação de: "Lusitanian"
Citar
Sendo assim, tenho a certeza (devido aos lobis que já referi) que países como a Alemanha ou a França ou até mesmo o Reino Unido de certeza que não estariam disponíveis para tal façanha, simplesmente porque perderiam toda a influência para por em marcha os seus lobis. Outro factor é o factor da integração. actualmente integrar países novos na UE é economicamente penoso..... fazer o mesmo com um território com 190 milhões de habitantes é impensável.  

Primeiro não entendo o que a UE tem a ver com isto. Eles são os `nossos pais´? Se nós quisermos juntar-nos e criar uma Lusitania, é connosco. Eles que se metam o nariz noutro sitio. Não nos podem impedir nem fazer nada contra isso. Simplesmente que se danem, não devemos nada a eles e não os tememos. Quanto á economia, a Lusitania teria (pobre no inicio, mas mas iria melhorar bastante mais á frente) uma moeda prórpria, como os EUA (porque dizem USA? Isso é em Ingles :).

Não me agrada nada a ideia de perder a soberania, mas se países como o Reino Unido ou a França estão receptiveis... porque não Portugal????

E ao contrário da sua ideia, a Lusitânia, a inexistência de tarifas aduaneiras, entre outras vantagens, é um grande benefício para um país que apenas faz fronteira com um outro :).

A sua ideia da Lusitânia seria voltar atrás..... Mais concretamente a mesma filosofia responsável pelos problemas económicos que temos actual..... Sim, estou a falar da Política do ''Orgulhosamente Sós''. Na altura não resultou.... e houve pessoas que esperaram 40 anos por uma mudança. Desculpe-me, mas não estou disponível para começar a andar como os caranguejos.... de lado.
Título: Re: Uma Lusitania (e talvez o futuro de Portugal)
Enviado por: Snowmeow em Março 09, 2011, 01:10:46 pm
Citação de: "PCartCast"
O problema é que ninguém quer criar uma Lusitânia..... excepto você.

Os portugueses não querem ser brasileiros...... e os brasileiros não querem ser colónia..... E ao que parece o resto dos Palop também não jogam muito com essa ideia.
Já fizeste uma pesquisa completa para ter essa certeza, ou você está baseando a ideia geral na tua própria opinião?

Citação de: "PCartCast"
Uma vez mais.... A Época da nações pluricontinentais (colonialismo) já acabou.
Só faltou avisar a Grã-Bretanha, pois o Canadá, a Austrália, a Nova Zelândia e uma penca de ilhas reconhecem a majestade britânica como chefe de governo. E a França, que tem a Guiana Francesa cá na América do Sul e a Polinésia francesa e as ilhas Wallis e Futuna na Oceania. Ah, os EUA tem Guam e o Hawaii, também na Oceania. E o Chile tem a Ilha de Páscoa, também na Oceania. Hummm... Acho que devíamos começar pela anexação de Timor Leste, hehehe...

Citação de: "PCartCast"
O que nos resta é apenas a UE, que ao contrário do que você diz, é um projecto com pernas :).
Fonte?

Citação de: "PCartCast"
A sua ideia da Lusitânia seria voltar atrás..... Mais concretamente a mesma filosofia responsável pelos problemas económicos que temos actual..... Sim, estou a falar da Política do ''Orgulhosamente Sós''. Na altura não resultou.... e houve pessoas que esperaram 40 anos por uma mudança. Desculpe-me, mas não estou disponível para começar a andar como os caranguejos.... de lado.
Se esta é a tua opinião, não posso fazer nada para mudá-la. Eu continuarei a fazer a minha parte, e já estou elaborando material para campanha. :roll: )[/quote]
Só para lembrar do trocadilho "Quem te USA não te ama". :mrgreen:
Título: Re: Uma Lusitania (e talvez o futuro de Portugal)
Enviado por: PCartCast em Março 09, 2011, 04:44:39 pm
Citação de: "Snowmeow"
Citação de: "PCartCast"
O problema é que ninguém quer criar uma Lusitânia..... excepto você.

Os portugueses não querem ser brasileiros...... e os brasileiros não querem ser colónia..... E ao que parece o resto dos Palop também não jogam muito com essa ideia.
Já fizeste uma pesquisa completa para ter essa certeza, ou você está baseando a ideia geral na tua própria opinião?
Estou-me a basear na receptividade deste tópico.... nula.

Citação de: "Snowmeow"
Citação de: "PCartCast"
Uma vez mais.... A Época da nações pluricontinentais (colonialismo) já acabou.
Só faltou avisar a Grã-Bretanha, pois o Canadá, a Austrália, a Nova Zelândia e uma penca de ilhas reconhecem a majestade britânica como chefe de governo. E a França, que tem a Guiana Francesa cá na América do Sul e a Polinésia francesa e as ilhas Wallis e Futuna na Oceania. Ah, os EUA tem Guam e o Hawaii, também na Oceania. E o Chile tem a Ilha de Páscoa, também na Oceania. Hummm... Acho que devíamos começar pela anexação de Timor Leste, hehehe...
A guiana e restantes territórios franceses, Ingleses e Holandeses foram referendados e preferiram permanecer sob administração das já respectivas potências.

Quanto ao Canadá, Austrália e Nova-Zelândia tecnicamente são países independentes que mantêm a Rainha como chefe de estado apenas por questões de conveniência, não lhe sendo atribuídas quaisquer competências (mesmo a nível de representatividade internacional). Há uns tempos atrás até surgiu a hipótese de se fazer um referendo na Nova-zelândia para se alterar essa situação nesse território.
 
Citação de: "Snowmeow"
Citação de: "PCartCast"
O que nos resta é apenas a UE, que ao contrário do que você diz, é um projecto com pernas :).
Fonte?
Uma vez mais digo, o seu desconhecimento sobre a realidade europeia é surreal..... e neste ponto até cómico, porque você falou sem qualquer conhecimento de causa. Mas eu  explico....

Dentro da União Europeia não existem quaisquer tarifas aduaneiras..... Como a Espanha também é membro só temos a ganhar.

Antes de fazer comentários pesquise.... e nem pense em pedir-me links lol.

Citação de: "Snowmeow"
Citação de: "PCartCast"
A sua ideia da Lusitânia seria voltar atrás..... Mais concretamente a mesma filosofia responsável pelos problemas económicos que temos actual..... Sim, estou a falar da Política do ''Orgulhosamente Sós''. Na altura não resultou.... e houve pessoas que esperaram 40 anos por uma mudança. Desculpe-me, mas não estou disponível para começar a andar como os caranguejos.... de lado.
Se esta é a tua opinião, não posso fazer nada para mudá-la. Eu continuarei a fazer a minha parte, e já estou elaborando material para campanha. :twisted:

Boa sorte.
Título: Re: Uma Lusitania (e talvez o futuro de Portugal)
Enviado por: HSMW em Março 09, 2011, 05:06:27 pm
A meu ver este conceito de Lusitânia deveria ser o mais aproximado possível a uma Commonwealth.
Título: Re: Uma Lusitania (e talvez o futuro de Portugal)
Enviado por: Daniel em Março 09, 2011, 05:31:08 pm
PCartCast

Citar
Mas eu explico..... O projecto de construção europeia é exactamente nesse sentido, dentro de 200 anos não vai existir Portugal, Espanha nem Alemanha etc.... etc e tal. Era a isso que me estava a referir.

Pois eu não acho que esse projecto seja o melhor para país, inclusive repudio essa idéia de aqui 200 anos não haver mais Portugal, não concordo, até porque haverá graves problemas como por exemplo, a língua, nossa identidade própria e nossa cultura certamente será destruída, e isso será muito mau.
O mais importante é preservarmos a nossa cultura e o nosso idioma, o que daqui a 200 anos prevejo que nesse projecto já esteja morta, nesse caso prefiro uma lusitania em que a nossa cultura e língua é preservada, depois em que o mercado está em grande desenvolvimento, uma moeda única que teria entre 300 a 400 milhões de habitantes, é um projecto que realmente se deve pensar nele. c34x
Título: Re: Uma Lusitania (e talvez o futuro de Portugal)
Enviado por: Snowmeow em Março 09, 2011, 06:45:37 pm
Citação de: "PCartCast"
Estou-me a basear na receptividade deste tópico.... nula.
A receptividade deste tópico foi nula, ou seja, não foi favorável... Nem desfavorável (Exceto por tua parte).

Citação de: "PCartCast"
A guiana e restantes territórios franceses, Ingleses e Holandeses foram referendados e preferiram permanecer sob administração das já respectivas potências.
Esse foi o erro de Portugal, não fez um referendum, simplesmente abriu a porteira e disse "Vão!", e o que se seguiu foi um descontrole. Creio eu, um referendum bem elaborado poderia mostrar um resultado bem diferente.

Citação de: "PCartCast"
Quanto ao Canadá, Austrália e Nova-Zelândia tecnicamente são países independentes que mantêm a Rainha como chefe de estado apenas por questões de conveniência, não lhe sendo atribuídas quaisquer competências (mesmo a nível de representatividade internacional). Há uns tempos atrás até surgiu a hipótese de se fazer um referendo na Nova-zelândia para se alterar essa situação nesse território.
Mas a Commonwealth existe. E não por meras questões de conveniência.
 
Citação de: "PCartCast"
Alemanha, Reino-Unido, França e até mesmo a Itália 5 das maiores potências económicas do mundo.... Têm dúvidas???
A Itália faz parte dos PIIGS, junto com Portugal, Irlanda, Grécia e Espanha. Estão no "Grupo de Risco" da UE, e a continuidade dos PIIGS na UE (ou não) depende do que for decidido em Bruxelas.

Citação de: "PCartCast"
O seu desconhecimento da realidade europeia é surreal....
Mas eu explico..... O projecto de construção europeia é exactamente nesse sentido, dentro de 200 anos não vai existir Portugal, Espanha nem Alemanha etc.... etc e tal. Era a isso que me estava a referir.
E você ainda acha que isso vai dar certo? Há muito nacionalismo incrustado no povo europeu, inclusive das partes mais "desenvolvidas". Eu não acho que os portugueses vão querer que Portugal seja dissolvido e perca sua identidade dentro da Europa. E o mesmo eu digo dos espanhóis, alemães, suíços, e até dos liechtensteinenses.

Citação de: "Snowmeow"
Dentro da União Europeia não existem quaisquer tarifas aduaneiras..... Como a Espanha também é membro só temos a ganhar.
Eu duvidei disso por acaso? Já em relação à Espanha, bem... Vou reservar meus comentários a mim mesmo, já que você diz que eu desconheço a realidade Europeia de modo surreal e até cômico, mas você pode ver por aí o que muitos foristas acham dessa "relação íntima" de Portugal com Espanha.

Citação de: "PCartCast"
Boa sorte.
Obrigado. Sei que não será fácil, mas se fosse fácil não seria legítimo.
Título: Re: Uma Lusitania (e talvez o futuro de Portugal)
Enviado por: PCartCast em Março 09, 2011, 08:46:36 pm
Citação de: "Snowmeow"
Citação de: "PCartCast"
Estou-me a basear na receptividade deste tópico.... nula.
A receptividade deste tópico foi nula, ou seja, não foi favorável... Nem desfavorável (Exceto por tua parte).

Já houve reacções menos favoráveis.... :( .
Como já disse noutro tópico reconheço no entanto a má descolonização em relação a alguns territórios.

Citação de: "Snowmeow"
Citação de: "PCartCast"
Quanto ao Canadá, Austrália e Nova-Zelândia tecnicamente são países independentes que mantêm a Rainha como chefe de estado apenas por questões de conveniência, não lhe sendo atribuídas quaisquer competências (mesmo a nível de representatividade internacional). Há uns tempos atrás até surgiu a hipótese de se fazer um referendo na Nova-zelândia para se alterar essa situação nesse território.
Mas a Commonwealth existe. E não por meras questões de conveniência.

Penso que a CPLP deve caminhar nesse sentido e tem o meu apoio incondicional. Em qualquer dos meus post nunca disse que sou contra a Lusofonia  :), são sim membros da EFTA, juntamente com a Islândia e a Noruega. é de referir que a Suíça nem sequer aderiu a zona económica europeia, aproveitando-se dos acordos estabelecidos com o Licheinstein para contornar e parcialmente usufruir da mesma.

Eu também não quero que Portugal seja dissolvido, os que já leram os meus posts neste forúm sabem que defendo o meu País com unhas e dentes (e com o sangue destes também). Mas a construção europeia é uma construção de e com respeito, não se pretende eliminar culturas (existem leis comunitárias contra isso, as mesmas que deram um puxão de orelha á Espanha na questão de Olivença).... A construção é sim uma construção de cooperação social e económica de todos para todos. Tenho bastante mais medo que os filhos dos meus filhos falem espanhol devido a uma fusão (ou anexação como lhe quiser chamar) com a Espanha (já tive algumas picardias aqui neste forúm por causa desta temática), do que simplesmente deixarem de usar o português, simplesmente porque, como já disse, a construção europeia não é no sentido de eliminar culturas.... mas sim de as preservar, algo que a Espanha ainda não compreendeu.

Citação de: "Snowmeow"
Citação de: "Snowmeow"
Dentro da União Europeia não existem quaisquer tarifas aduaneiras..... Como a Espanha também é membro só temos a ganhar.
Eu duvidei disso por acaso? Já em relação à Espanha, bem... Vou reservar meus comentários a mim mesmo, já que você diz que eu desconheço a realidade Europeia de modo surreal e até cômico, mas você pode ver por aí o que muitos foristas acham dessa "relação íntima" de Portugal com Espanha.

Queira você comprovar, que por mera coincidência do acaso, eu sou um deles :)
Título: Re: Uma Lusitania (e talvez o futuro de Portugal)
Enviado por: Lusitanian em Março 09, 2011, 10:01:30 pm
Bom apesar de ter sido interessante e já estarem mais calmos  :twisted:

 :mrgreen:  Fique bem e vá em paz  :lol:
Título: Re: Uma Lusitania (e talvez o futuro de Portugal)
Enviado por: PCartCast em Março 09, 2011, 11:42:24 pm
Citação de: "Lusitanian"
Está a falar a sério? Ainda não conpreendeu os objectivos de uma Lusitânia? É juntar aquilo que devia ser um povo, não tem nada a haver com nós a sermos brasileiros e vice-versa. Daí eu ter dito, mais uma vez, que se devia preservar a cultura de cada país lusofono (ou região como refiro no primeiro post deste tópico), e não andar a promover cultura de outros noutras regiões, para evitar choques culturais. Se não, o Alentejo por esta altura já estava a reclamar, e os Açores tambem. E até Barrancos com os seus touros (mas isso já é outra história).

Eu compreendo os objectivos de uma CPLP, que apoio, apoio também os desenvolvimento económico mútuo dos PALOP....

Mas não concordo que se voltem a cometer erros do passado apenas por causa de orgulho estúpido.... Erros como o ''Orgulhosamente Sós?'' que nos impediu de ser, quiçá, uma potência europeia, isto apesar de termos beneficiado, minimamente mas beneficiamos, do plano Marshall do pós 2ª Guerra Mundial....

Economicamente, e também politicamente, estamos mais perto da Europa do que do mar de Timor ou dos trópicos....
Salazar cometeu o seu maior erro ao presumir que poderia sobreviver apenas com os, seus, territórios Ultramarinos, foi o maior erro de Portugal no séc XX :twisted: [/quote]

Veja as declarações recentes do Exm.º Sr. Presidente de Angola. E depois diga-me se pensa que ainda é possível.
Título: Re: Uma Lusitania (e talvez o futuro de Portugal)
Enviado por: Lusitanian em Março 10, 2011, 10:39:07 pm
Citar
Eu compreendo os objectivos de uma CPLP, que apoio, apoio também os desenvolvimento económico mútuo dos PALOP....

Mas não concordo que se voltem a cometer erros do passado apenas por causa de orgulho estúpido.... Erros como o ''Orgulhosamente Sós?'' que nos impediu de ser, quiçá, uma potência europeia, isto apesar de termos beneficiado, minimamente mas beneficiamos, do plano Marshall do pós 2ª Guerra Mundial....

Economicamente, e também politicamente, estamos mais perto da Europa do que do mar de Timor ou dos trópicos....
Salazar cometeu o seu maior erro ao presumir que poderia sobreviver apenas com os, seus, territórios Ultramarinos, foi o maior erro de Portugal no séc XX .
Porque haveria eu de querer que o mesmo erro do passado volte a ensombrar a alma dos portugueses??? Cria-se uma Lusitânia e em vez de se dar um passo em frente, mesmo que vagarosamente, damos dois atrás, e cometemos os mesmos erros do passado??

A convivência das nações Lusas sob uma única tutela já aconteceu, e não correu bem. O Brasil separou-se de Portugal de livre e espontânea vontade. Goa e os restantes territórios da Índia foram capturados. E os restantes países que outrora foram parte de Portugal nem com a garantia de que seriam independentes do pó 25 de Abril deixaram de fazer emboscadas e aos militares portugueses que por essa altura estavam apenas a assegurar a transição. Pergunto eu, ''O mar Salgado, quantas gotas do teu Mar Salgado são lágrimas de Portugal???''


Entendo perfeitamente o que disse...aliás nem posso contrariar mesmo que o quisesse. Tem razão e concordo com o que disse (quando li o que está a sublinhado e lembrei de tudo o que Portugal fez e sofreu apeteceu-me deitar uma lágrima de tristeza e nostalgia).

Citar
Ainda á dois dias atrás vi o Eduardo dos Santos a acusar Portugal dos movimentos recentes em Angola.... e você fala-me em Lusitânia??? Uma vez mais, concordo com a CPLP e até com algo mais..... Não concordo com mais sofrimento.... apenas por orgulho.
Citar
Veja as declarações recentes do Exm.º Sr. Presidente de Angola. E depois diga-me se pensa que ainda é possível.
Isso deixou-me surpreso e curioso. Não ouvi nem li essa noticia, se é que ela foi noticiada em Portugal. Consegue arranjar um artigo (link) para eu ver? Estou curioso em ler essa noticia, no entanto vou pesquisá-la. Não dúvido do que diz, mas quando um Presidente diz isso tenho que ver com os meus próprios olhos.  :|
Título: Re: Uma Lusitania (e talvez o futuro de Portugal)
Enviado por: PCartCast em Março 11, 2011, 01:35:34 am
Infelizmente também não encontro nada, mas eu li no CM (em papel) e também vi algo na TV :), não encontro as outras.
Título: Re: Uma Lusitania (e talvez o futuro de Portugal)
Enviado por: Snowmeow em Março 11, 2011, 02:56:19 pm
Meus dois cêntimos (Ou centavos, tanto faz) a respeito de Angola:

--Quem teria interesse na desestabilização da política de Angola, sabendo que o país está se desenvolvendo rapidamente, com investimento estrangeiro, na maioria português e brasileiro?
--Quem desejaria ver o fracasso na política de um país "filho" de Portugal e "irmão" do Brasil, causando complicações econômicas também em brasileiros e portugueses?
--Quem tem o poder de corromper até as pessoas mais santas, fazendo-as acreditarem que elas estão fazendo o correto, quando elas estão pondo tudo a perder?
--Quem conhece a possibilidade da potência que se pode tornar a federação formada a partir de Brasil, Portugal e Angola, e faria de tudo para impedir que isso acontecesse?
--Quem "divide para conquistar"?

Tenho dois suspeitos, com a possibilidade de uma terceira hipótese, que seria a dos dois suspeitos agindo juntos. E, creio eu, muitos aqui sabem de quem estou a suspeitar.

Se estou a falar besteira, me corrijam.
Título: Re: Uma Lusitania (e talvez o futuro de Portugal)
Enviado por: Lusitanian em Março 11, 2011, 03:39:30 pm
Lol esse Bento é passado da cabeça. Como é que ele sabe que os angolanos que manifestaram em Portugal e noutros países (se realmente houve manifestação) não são angolanos? Chama-se isso Paranónia Cerebal Politica  :(  A sério, não sei mesmo.