Coreia do Norte sai do EIXO DO MAL

  • 1 Respostas
  • 2928 Visualizações
*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 18014
  • Recebeu: 5408 vez(es)
  • Enviou: 5717 vez(es)
  • +7062/-9429
Coreia do Norte sai do EIXO DO MAL
« em: Setembro 03, 2007, 03:48:49 pm »
Coréia do Norte é retirada de lista de países terroristas
Há 52 minutos

SEUL (AFP) — Os Estados Unidos decidiram retirar a Coréia do Norte de sua lista de países que apóiam o terrorismo, anunciou nesta segunda-feira o governo norte-coreano, para quem a medida é uma exigência-chave para o prosseguimento de seu processo de desnuclearização.

A decisão foi tomada após negociações entre autoridades americanas e norte-coreanas realizadas neste final de semana em Genebra, segundo um representante do ministério das Relações Exteriores citado pela agência oficial norte-coreana KCNA.

"Ambas as partes discutiram sobre medidas concretas a serem adotadas para neutralizar as instalações nucleares da Coréia do Norte no prazo de um ano e chegaram a um acordo sobre este tema", acrescentou.

"Em troca, os Estados Unidos decidiram adotar medidas de compensação econômicas e políticas retirando a Coréia do Norte da lista de Estados que apóiam o terrorismo e suspendendo as sanções impostas pela lei sobre o comércio com os países inimigos", completou.

A Coréia do Norte havia sido incluída em 2002 pelo presidente George W. Bush entre os países do "Eixo do Mal" acusados de apoiar redes terroristas, ao lado de Irã e Iraque.

Depois da reunião de Genebra, o regime ditatorial comunista norte-coreano aceitou declarar por completo seus programas nucleares e desarticulá-lo antes do final do ano, segundo o principal negociador americano neste tema, Christopher Hill.

As negociações a seis partes (as duas Coréias, Japão, Estados Unidos, Rússia e China) para que a Coréia do Norte abandonasse seus programas nucleares começaram em agosto de 2003.

Pyongynag pôs em marcha sua desnuclearização dentro de um acordo assinado em fevereiro em Pequim que prevê, em troca, uma importante ajuda energética para o regime norte-coreano.

O acordo também estipula garantias nos setores de segurança e de relações diplomáticas, concretamente no que diz respeito à normalização de relações entre a Coréia do Norte e os Estados Unidos.

O regime norte-coreano satisfez, ainda em meados de julho, a exigência primordial da comunidade ao fechar sua principal usina nuclear, Yongbyon.

A segunda exigência, ou seja, a declaração e posterior desativação de todos os programas atômicos, foi fixada neste final de semana em Genebra.

No final desta reunião, Hill não fez referência explícita à retirada do país comunista da lista americana dos Estados que apóiam o terrorismo, mas afirmou que ambas as partem tinham mantido "boas discussões" sobre este assunto.

O representante americano também disse que os debates prosseguiram dentro das negociações a seis partes, cuja próxima reunião está revista para outubro em Pequim.

Bush, por sua vez, tinha declarado na última sexta-feira sua esperança de que o caso nuclear norte-coreano termine antes do final de sua presidência, em janeiro de 2009, confirmando um otimismo pouco freqüente sobre este tema.

Bush reiterou já em várias ocasiões a continuação das negociações com os norte-coreanos.

"A Coréia do Norte é um assunto que ainda não foi fechado. Diria que está a ponto disso acontecer. Em outras palavras, estamos progredindo. As discussões entre os seis países prosseguem", afirmou há vários dias.


AFP
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

*

routechecker

  • Membro
  • *
  • 93
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #1 em: Setembro 03, 2007, 07:43:37 pm »
Cada vez mais os Estados Unidos me fazem lembrar aquelo puto grande e gordo no recreio da escola.
Fala grosso, o tamanho do corpo é inversamente proporcional ao tamanho do cerebro e acha muito divertido dar pontapés no rabo dos miudos mais pequenos.
No dia em que um dos garotos franzinos se lembra de lhe dar uma chapadita na cara, ele achandra-se. Muito depressa.
Continua a chatear toda a gente, mas ao puto que lhe deu a chapada nunca mais o chateia.
E o recreio da escola està cheio de gente a olhar... e a aprender....

rgds
When people speak to you about a preventive war, you tell them to go and fight it. After my experience, I have come to hate war. War settles nothing: Dwight David Eisenhower : 34th president of the United States, 1890-1969