Airbus da Air France desaparecido sobre o Atlântico

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André

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« Responder #15 em: Junho 03, 2009, 01:51:30 pm »
Air France sabe mais do que divulgou, dizem especialistas


O avião que desapareceu no Atlântico tem um sistema que transmite por satélite para a empresa aérea dados sobre os principais componentes da aeronave no decorrer do vôo, o que leva alguns especialistas a crer que a Air France tem mais informações do cenário da queda do A330 do que as que já divulgou, segundo a Folha de São Paulo.

Aqueles dados, porém, não substituem a caixa-negra do avião, uma vez a conversa entre os pilotos na cabine da aeronave, que fica gravada na caixa-preta, não é transmitida, e porque conjunto de dados sobre o avião não é tão completo quanto o que a caixa armazena.

No entanto, a companhia aérea tem condições de saber informações como consumo de combustível e de óleo, temperatura e potência dos dois motores e até a inclinação do avião, segundo disse à Folha Respicio do Espírito Santo, especialista em aviação da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro).

Foi esse sistema, que existe nalguns aviões mais modernos, que transmitiu a informação de avaria eléctrica e de despressurização no avião.

O especialista em segurança de voo Jorge Barros disse também que esse envio de dados é feito em tempo real e que, por isso, «a Air France provavelmente já tem todas as informações».

Lusa

 

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« Responder #16 em: Junho 04, 2009, 11:59:06 am »
Citação de: "Falcão"
O nosso ROV Luso não seria um contributo excepcional na difícil tarefa de tentar encontrar as “caixas negras”?

http://forumdefesa.com/forum/viewtopic. ... 66dc03fb1b

Só quando estas forem encontradas é que possivelmente teremos uma resposta para este mistério. Triste e infeliz mistério que interessa desvendar para evitar situações semelhantes no futuro.


Sim defacto era uma mais valia, relembro que so existem sete submarinos deste tipo no mundo, um ja foi a caminho um frances, o nosso governo ja se disponibilizou para ajudar nas buscas caso assim fosse pedido, temos os P3 Orion, Merlins e navios de Pesquisa Oceanografica da Classe Andromeda e D. Carlos.
"Aqui na Lusitanea existe um povo que não se governa nem se deixa governar" voz corrente entre os Romanos do Séc. I a.C
 

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André

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« Responder #17 em: Junho 04, 2009, 06:31:05 pm »
EASA alertou para falha de equipamento dos Airbus


Na sequência do incidente com um voo da Qantas, em Outubro de 2008, a Agência Europeia de Segurança da Aviação (EASA), lançou um alerta aos pilotos dos aviões Airbus A330 e A340 sobre ocorrências anormais no equipamento Ecam dessas aeronaves.

Em Outubro de 2008, mais de 50 pessoas ficaram feridas quando o voo da Qantas, que fazia a ligação entre Singapura e Perth (Austrália), registou uma queda abrupta de vários metros quando viajava em velocidade de cruzeiro. Na sequência desse acidente, a Agência Europeia de Segurança da Aviação (EASA) emitiu, a 16 de Janeiro último, um alerta para os pilotos dos Airbus A330 e A340.

De acordo com o alerta em causa, esses dois tipos de aviões registam ocorrências anormais no equipamento Ecam (Electronic Centralised Aircraft Monitor) o que levaria a um comportamento anormal que provocaria, por exemplo, mergulhos em pleno voo.

A situação, recordada pelo jornal americano The New York Times, sublinha que o problema foi detectado no voo da companhia australiana Qantas e teria sido precedido do desligamento do piloto automático.

Onze aeronaves estão mobilizadas na Base Aérea de Natal e em Fernando Noronha para realizar os trabalhos de busca dos destroços do voo 447. Segundo a Força Aérea brasileira (FAB), outros cinco aviões militares - três C-130 Hérculos da FAB, um P-3 Orion da Força Aérea americana e um Falcon50 da França – partiram de Natal em direcção à àrea de buscas.

Desde que ocorreu o acidente que as buscas prosseguem dia e noite para encontrar os destroços do avião sinistrado e, em especial, as caixas negras que poderão elucidar o que de facto aconteceu. Durante a noite, os militares da FAB, cujos aviões têm radares e equipamentos de busca por infravermelhos, identificam as áreas onde há destroços e, na manhã seguinte, dois aviões – um francês e um americano – partem para fazer a visualização dos objectos. Até agora nenhum corpo foi localizado, na área que é duas vezes o tamanho do estado de Pernambuco.

DN

 

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Scarto

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« Responder #18 em: Junho 05, 2009, 01:00:40 am »
Não duvido de ti André,mas essa noticia tem algo de mentira..

O ECAM(ECAM (Electronic Centralised Aircraft Monitor) is a system that monitors aircraft functions and relays them to the pilots. It also produces messages detailing failures and in certain cases, lists procedures to undertake to correct the problem)só monitoriza,logo não tem influencia nenhuma para estabilidade/movimentos do avião.
 

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André

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« Responder #19 em: Junho 05, 2009, 02:07:07 am »
FAB revela que destroços recuperados não são do aparelho da Air France


Os destroços recuperados esta quinta-feira pela Marinha do Brasil não pertencem ao Airbus da Air France que desapareceu sobre o Atlântico, revelou o brigadeiro Ramon Cardoso, director do departamento de Controle do Espaço Aéreo da Aeronáutica.

"Não havia paletes de madeira neste voo. Não faziam parte da aeronave", disse o brigadeiro sobre a peça de madeira (utilizada para acomodação de cargas) recolhida na tarde de hoje no mar.

"Até ao momento, nenhum pedaço da aeronave (da Air France) foi recuperado", destacou o brigadeiro Ramon Cardoso.

O brigadeiro afirmou ainda que o óleo encontrado hoje também não é do Airbus. "O óleo que encontramos hoje não é de avião, é de navio. Era óleo, não querosene".

Durante a manhã, o brigadeiro Cardoso tinha informado que a Marinha recuperara um fragmento do Airbus A330 utilizado para acomodar bagagens.

O voo AF-447 desapareceu no domingo passado, com 228 pessoas a bordo, quando realizava o trajecto Rio-Paris.

SAPO / AFP

 

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André

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« Responder #20 em: Junho 05, 2009, 06:27:10 pm »
França envia submarino nuclear para procurar caixas-negras


A França vai enviar um submarino nuclear de ataque para participar nas buscas pelas "caixas negras" do avião da Air France desaparecido há cinco dias sobre o oceano Atlântico. anunciou hoje o ministro francês da Defesa, Hervé Morin.

"Graças aos seus sistemas de detecção o submarino poderá ajudar a recuperar as caixa negras", disse o ministro francês da Defesa, Hervé Morin aos jornalistas, numa altura em que, ao contrário do anteriormente anunciado pelas autoridades brasileiras, os destroços do Airbus A330 ainda não foram localizados.

O ministro francês reiterou que a hipótese de um atentado terrorista não pode ainda ser colocada de parte como motivo do desaparecimento do avião. "Não há qulquer elemento ou pista que nos permita afirmar essa hipótese, mas a investigação em curso nunca excluiu a possibilidade (de um atentado), porque a principal ameaça dos dias de hoje contra as democracias é o terrorismo", adiantou Hervé Morin.

O Airbus A330, que fazia o voo AF 447 entre o rio de Janeiro e Paris, desapareceu 650 quilómetros a norte do arquipélago brasileiro de Fernando de Noronha, com 228 pessoas a bordo.

Os primeiros dados recolhidos pela investigação sobre o desaparecimento do avião dão conta de uma série de avisos automáticos sobre problemas e contradições na leitura da velocidade do avião pos vários instrumentos e confirmam a existência de condições atmosféricas tempestuosas na zona da rota que o avião deveria seguir sobre o Atlântico.

Lusa

 

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MERLIN

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« Responder #21 em: Junho 05, 2009, 10:07:31 pm »
O submarino em questão é o EMERAUDE que zarpou de Lisboa esta semana.
http://www.defense.gouv.fr/marine/base/ ... _de_l_a330

Cumptos
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Padrea Antonio Vieira
 

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Paisano

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« Responder #22 em: Junho 06, 2009, 06:15:01 pm »
Aeronáutica anuncia resgate de dois corpos de ocupantes do Airbus

Fonte: http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,, ... IRBUS.html

Citar
Avião da Air France desapareceu no trajeto entre Rio e Paris.
Estavam a bordo 228 pessoas, entre passageiros e tripulantes


A Aeronáutica anunciou neste sábado (6), durante entrevista no Recife (PE), que encontrou dois corpos de ocupantes do Airbus da Air France que desapareceu na noite do último dia 31 no trajeto entre o Rio de Janeiro e Paris. Segundo a Aeronáutica, na manhã deste sábado foram resgatados na água peças e corpos de vítimas do voo 447 da Air France.

Segundo a Aeronáutica, os destroços foram avistados entre 5h e 6h da manhã por um avião da FAB. O primeiro corpo foi retirado da água às 9h30 pela tripulação de um dos navios que participam da busca e reconhecido como sendo do sexo masculino.

Uma poltrona azul com número de série 237011038331-0 também foi recolhida, mas a Aeronáutica informa que ainda aguarda a confirmação da Air France se ela corresponde à aeronave.

O local onde foram encontrados os corpos e os destroços fica a cerca de 69,5 km do ponto onde houve o ultimo reporte eletrônico automático de falha do Airbus e a cerca de 900 quilômetros de Fernando de Noronha.

Segundo informou à GloboNews, Marco Tulio Moreno, parente de um dos passageiros, também foram encontradas uma valise de couro com um bilhete da Air France e uma mochila de nylon. Antes de repassar as informações à imprensa, a Aeronáutica informa os parentes dos passageiros.

A aeronave transportava 228 pessoas de 32 nacionalidades, entre passageiros e tripulantes.

O voo 447 da Air France deixou o Rio de Janeiro às 19h30 (horário de Brasília) e fez o último contato de voz às 22h33. Às 22h48, o avião saiu da cobertura do radar de Fernando de Noronha. De acordo com investigadores franceses, em um intervalo de quatro minutos, o avião emitiu 24 mensagens automáticas com sinais de anomalias no voo, das quais 14 entre 23h10 e 23h11.

Toda a estrutura pra receber os corpos já foi montada na base da aeronáutica em Fernando de Noronha.

Na manhã deste sábado, peritos da Polícia Federal, especialistas em identificação humana, desembarcaram em Fernando de Noronha.

Vídeo:

http://video.globo.com/Videos/Player/No ... OS,00.html
As pessoas te pesam? Não as carregue nos ombros. Leva-as no coração. (Dom Hélder Câmara)
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Volta Redonda
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André

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« Responder #23 em: Junho 07, 2009, 04:19:08 pm »
Mais três corpos resgatados, e outros avistados


A Aeronáutica brasileira resgatou mais três corpos nas buscas relacionadas ao acidente com o avião da Air France, elevando para cinco o total até agora, e também avistou outros, informou neste domingo o porta-voz oficial Gilsemar Tabosa, indicando que os corpos chegarão ao arquipélago de Fernando de Noronha (nordeste) na segunda-feira.
"Outros três corpos foram localizados nesta madrugada e estão a ser transferidos para a fragata "Constituição", que já transportava os corpos de dois homens recuperados no mar ontem à tarde", indicou o porta-voz da Aeronáutica em entrevista à imprensa.

O sexo dos corpos recuperados neste domingo ainda não foi determinado.

"Outros corpos foram avistados pelos navios e devem ser recolhidos do mar nas próximas horas", acrescentou o porta-voz.

"Os corpos chegarão a Fernando de Noronha segunda-feira", concluiu.

No total, 14 aeronaves francesas e cinco navios participam na operação, que se concentra a cerca de 70km a noroeste do último ponto de contacto com o avião Airbus 330 da Air France que desapareceu na noite de domingo para segunda-feira com 228 pessoas a bordo, a 1.100 km da costa brasileira.

Os corpos e restos do avião começaram a ser recuperados no sábado e estão a ser levados para Fernando de Noronha (a 350 km de Recife), o local povoado mais próximo da zona do acidente.

Lá, os corpos e objectos serão catalogados e examinados por peritos, mas a identificação das vítimas será feita na cidade de Recife, disse a Aeronáutica.

Segundo a Aeronáutica, ainda não há data prevista para a chegada dos corpos e dos destroços a Recife.

O secretário de Estado francês dos Transportes, Dominique Bussereau, afirmou neste domingo que por enquanto "não se pode privilegiar nenhuma das hipóteses" na investigação desta catástrofe, mas o resgate de corpos pode ajudar muito nesta missão.

"Desintegração em voo, choque ou impacto contra a superfície do oceano, por enquanto, não existe nenhuma indicação que permita privilegiar uma ou outra hipótese", indicou Bussereau à emissora de rádio RTL.

O escritório francês de Investigação e Análise (BEA por suas siglas em francês), encarregado deste caso, está investigando um possível problema nos sensores de velocidade dos aviões A330, cuja substituição foi acelerada pelo fabricante Airbus.

"Imaginemos que houve uma falha desses sensores, não somente com esta falha podemos explicar o problema do desaparecimento do voo AF447", considerou a autoridade francesa.

"Na verdade, hoje ainda não sabemos nada. Então, por enquanto, não podemos privilegiar nenhuma hipótese", disse Bussereau.

"A novidade é que foram encontrados os destroços, o que nos permitirá, se for confirmado, investigar mais", acrescentou.

Sapo / AFP

 

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Raul Neto

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« Responder #24 em: Junho 07, 2009, 05:45:37 pm »
E se assim é esperemos que se consigam descobrir as caixas "negras".
 

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André

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« Responder #25 em: Junho 08, 2009, 01:14:09 am »
17 corpos e dezenas de partes do avião recuperados do mar


Um total de 17 corpos e "dezenas de componentes estruturais" do Airbus da Air France que desapareceu na última segunda-feira com 228 pessoas a bordo foram recuperados neste fim-de-semana no oceano Atlântico, informou um porta-voz oficial no Recife.

"Um total de 17 corpos foram resgatados na área de buscas, assim como dezenas de novos componentes estruturais da aeronave" entre sábado e domingo, indicaram a Força Aérea e a Marinha do Brasil.

O porta-voz da Força Aérea Brasileira (FAB), o tenente coronel Henry Munhoz, indicou numa entrevista colectiva na tarde deste domingo que nove corpos foram recuperados pela fragata brasileira 'Constituição' - dois deles tinham sido recolhidos antes por outro navio brasileiro no sábado - e oito pela fragata francesa 'Ventose'.

Os corpos resgatados no sábado são do sexo masculino, e entre os 15 encontrados neste domingo, pelo menos quatro são mulheres e quatro são homens. As autoridades indicaram que não conseguiram identificar o género de um dos corpos, e não há informações sobre os cadáveres recolhidos pela embarcação francesa.

A fragata 'Constituição' está a caminho do arquipélago de Fernando de Noronha, a 350 km da costa e 825 km a leste da área de buscas, onde deve chegar na terça-feira, informaram as autoridades.

A maior parte dos cadáveres e restos foram localizados em uma área a 1.150 quilômetros da cidade de Recife.

O Airbus A330 da Air France que fazia a rota Rio-Paris desapareceu na madrugada da última segunda-feira sobre o oceano Atlântico, por causas ainda não esclarecidas.

Sapo / AFP

 

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« Responder #26 em: Junho 10, 2009, 05:40:49 pm »
Airbus terá enfrentado condições piores que um furacão


Uma imagem de satélite revela que o voo 447 da Air France cruzou com uma tempestade de nuvens muito compactas e uma temperatura de 83°C negativos antes de se despenhar no Atlântico.

Os dados foram captados pelo satélite Meteosat-9 da Organização Europeia para a Exploração de Satélites Meteorológicos às 23 horas do dia 31 de Maio.

Catorze minutos depois da captação da imagem de satélite, o A330 da Air France enviou a última mensagem automática com indicação de despressurização.

Segundo o meteorologista Humberto Alves Barbosa, o coordenador da estação que analisou as imagens, estes elementos apontam para uma nova explicação para o acidente.

Humberto Alves Barbosa acredita que o avião pode ter enfrentado condições climáticas inéditas em rotas de voo.

"Alguns dos aglomerados de nuvens podem ter-se intensificado muito rapidamente durante a passagem do avião. As temperaturas de brilho nos topos das nuvens apresentaram valores de -83 ºC. Pode ter havido condições únicas encontradas pelo avião na passagem da região, que apresentava alta turbulência", explicou o especialista, citado pelo portal UOL.

"Isso leva à especulação de que turbulências nas proximidades das tempestades de rápido desenvolvimento podem ter desempenhado um papel no acidente", acrescentou, sublinhando que "é a primeira vez que vi uma situação destas numa rota de voo".

O perito nota ainda que o avião pode ter enfrentado condições mais adversas do que as de um furacão, caso tenha sido sujeito à temperatura calculada pela estação.

"Um furacão, em média, alcança 70°C negativos. Isto pode ter reduzido significativamente a velocidade do avião. Então, o piloto automático teria de corrigir esta perda de velocidade por meio dos sensores, que também podem ter entrado em colapso com a tempestade", afirmou.

A avaria dos sensores de velocidade já tinha sido confirmada pela comissão francesa que investiga as causas do acidente com o A330 da Air France.

O A330 tem três sensores de velocidade e pelo menos um deles mostrava uma velocidade diferente dos outros - uma diferença superior a 50 quilómetros por hora.

De acordo com os especialistas franceses, a incoerência desses dados pode ter feito com que alguns sistemas electrónicos deixassem de funcionar, como o piloto automático, e levado o avião a atravessar a tempestade com uma velocidade mais baixa do que o necessário.

Diário Económico

 

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André

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« Responder #27 em: Junho 11, 2009, 07:08:32 pm »
Polícia francesa nega hipótese terrorista no voo 447


O Submarino nuclear Emeraude integra a "armada" que, há dez dias, tenta recuperar corpos e destroços do avião da Air France. Ao todo já foram resgatados 41 corpos, 16 dos quais são identificados hoje em Recife, enquanto os outros 25 serão objecto de uma primeira análise em Fernando de Noronha.

"Simples homónimos." Foi assim que a polícia francesa afastou, ontem, a hipótese de que dois dos passageiros do voo 447 tivessem ligações ao terrorismo islâmico. A hipótese fora avançada pelo L'Express online, citando fontes dos serviços secretos de França.

Desde a madrugada do passado dia 1, quando o Airbus 330 da Air France desapareceu no Atlântico com 228 pessoas a bordo, que todas as hipóteses têm sido avançadas para explicar a tragédia. Explicações que, afinal, só serão conseguidas quando encontradas as caixas negras do avião sinistrado.

Ontem, porém, a revista L'Express revelava que os serviços secretos franceses, ao verificarem a lista dos passageiros do voo 447 notaram que "dois nomes correspondiam a pessoas conhecidas pelas suas ligações com o terrorismo islamita". Mas, para que a identificação fosse completa, era necessário - avança a publicação - conhecer a data de nascimento, ou poderia estar-se perante homónimos. Situação, aliás, confirmada mais tarde pela polícia francesa. Embora, e como sublinhou o próprio ministro da Defesa de Nicolas Sarkozy, nenhuma hipótese está posta de parte. Nem a do atentado.
"Nunca excluí o terrorismo, embora nenhum elemento ou pista nos permite corroborá-lo, mas a investigação em curso nunca o excluiu", disse Hervé Morin , adiantando não ter sido informado de qualquer ameaça relativa ao voo em causa ou de qualquer reivindicação.

Mas, sublinhou o ministro francês, "na maior parte dos casos, quando houve actos terroristas em aviões, não houve reivindicação".

Enquanto isto, intensificam-se as buscas no local da tragédia onde o submarino nuclear francês Emeraude se juntou já a uma autêntica armada para tentar encontrar e resgatar as caixas negras da aeronave, os corpos que vão emergindo, assim como destroços do avião. Com 72 pessoas a bordo, o Emeraude - um dos cinco submarinos nucleares franceses - tem como programa diário "pesquisar uma área de 20 milhas náuticas sobre 20 milhas, ou seja, 36 km sobre 36 km", disse um porta-voz militar francês.

Ao todo, e para além do Emeraude, estão no local seis navios, entre os quais a fragata francesa Ventôse, 12 aviões e helicópteros brasileiros e dois aviões franceses. Foi graças ao seu esforço contínuo que, dez dias após a maior tragédia da história da Air France, foram resgatados 41 corpos das águas do Atlântico.

Dos 41 corpos resgatados, 16 encontram-se já em Fernando de Noronha, onde foram analisados por peritos e de onde serão transportados hoje para Recife para serem identificados no Instituto médico-legal da cidade. A Fernando de Noronha devem chegar hoje outros 25 corpos que foram resgatados e estão a bordo da fragata Bosísio da Marinha brasileira.

A França, que tem 400 militares envolvidos nas operações de resgate dos corpos e dos destroços da aeronave, enviou uma equipa de dois investigadores e cinco peritos para ajudar os técnicos brasileiros na identificação das vítimas do voo 447. Uma equipa da Interpol (polícia internacional) está também a colaborar na identificação dos corpos. Ronald Noble, secretário-geral da referida polícia, explicou a razão da cooperação: "Como as vítimas desta tragédia são originárias de diversas partes do mundo, a colaboração internacional será essencial para garantir que a sua recuperação e a sua identificação sejam feitas de forma confiável, digna e rápida."

Entretanto, prossegue a saga sobre a substituição das sondas de velocidade, suspeitas de serem uma das causas da tragédia. Ontem e em comunicado, a Airbus afirma ter enviado, na segunda-feira, uma nota a todos os seus clientes do A330 e A340, garantindo que os seus aviões são seguros mesmo com as sondas velhas.

DN