Concurso para o SEF

  • 507 Respostas
  • 238949 Visualizações
Re: Concurso para o SEF
« Responder #435 em: Abril 29, 2010, 10:18:44 pm »
Constato que este público é pouco sensível à cabalística e predicção. Remeto-me ao silêncio dos prudentes.
 

*

tapita

  • 16
  • +0/-0
Re: Concurso para o SEF
« Responder #436 em: Abril 30, 2010, 01:48:41 pm »
Citação de: "Erich von Manstein"
Constato que este público é pouco sensível à cabalística e predicção. Remeto-me ao silêncio dos prudentes.

Ai Arlindo Arlindo!!!
Bailador de Fadas!!! :mrgreen:  :mrgreen:
 

*

Kraftwerg

  • 7
  • +0/-0
Re: Concurso para o SEF
« Responder #437 em: Maio 01, 2010, 06:29:17 pm »
Boas a todos os que pelos vistos ainda têm a paciência de aqui vir depois de tanto tempo com este tópico. É a primeira vez que venho a este fórum e achei curioso já que sou dos que fizeram o 5º curso. Como o S.E.F. não costuma ser falado nem debatido em lado nenhum revejo-me um bocadinho na ansiedade destas  pessoas que esperam há tanto tempo por ingressar na carreira.

Como são tantos a "postar" aqui apenas li uns quantos mais para o fim. Saudações a colegas que devem andar e já devem ter comentado tudo o que havia para comentar sobre o S.E.F. ou o testes.

Outra observação curiosa é os testes. Eu e só posso falar por mim, entreguei a papelada no último dia e fui fazer os testes sem ter estudado nada. Só quando soube mais ou menos o conteúdo da prova de conhecimentos específicos é que procurei me informar e ler umas coisas. Nem sabia que havia cursos de preparação (??!!!). Acho que ainda tenho as provas de conhecimentos gerais e específicos e inglês. Quem achar que estas provas foram difíceis é melhor desistir já. Como se estuda CG? talvez desenferrujar o inglês... de resto...

Outra coisa em relação às habilitações literárias que li que agora só licenciados e aqueles que não o forem estão excluidos à partida. Não sei como é que as coisas vão funcionar, no meu caso oficialmente só tinha o 12º ano e frequentava a faculdade que entretanto terminei já a trabalhar. É um facto que a grande parte já era licenciada, mas não acho que seja impeditivo. A não ser que anulem este concurso e mudem as regras.

Só gostava de saber, se houver alguém aqui que me possa esclarecer onde andarão as pessoas para ocupar as 10 vagas disponiveis para quem fez o estágio? (penso que seja assim que esteja a funcionar o concurso) Certamente não andaram este tempo todo à espera de serem colocados. Será que ainda estão disponíveis? Não li as regras do concurso mas estive a ver a listagem e mais uma vez muitas pessoas a concorrer.

Boa sorte a quem um dia (talvez... quem sabe) sejam chamados para os testes (também posso estar fora disto e já terem começado) e se começarem venho ver aqui o "feedback" que essas pessoas vão mandando sobre as provas.

A colegas, um bem haja
 

Re: Concurso para o SEF
« Responder #438 em: Maio 01, 2010, 10:06:09 pm »
De facto já é habito da "casa" tornarem os concursos da CIF intermináveis mas, infelizmente, na situação actual do SEF será de prever que dessa vez aguardam que o prazo do concurso caduque...E se as coisas continuarem como estão, qualquer dia acabam mas é mesmo com a actual CIF do SEF e integram os actuais Inspectores sabe-se lá aonde.
 

*

Kraftwerg

  • 7
  • +0/-0
Re: Concurso para o SEF
« Responder #439 em: Maio 03, 2010, 08:02:12 pm »
Em resposta ao anterior post. Tem razão em relação ao tempo desde a abertura do concurso até ao fim. Mesmo para mim (5ª curso) achei demasiado tempo que intervalou as provas e depois o tempo dos recursos, depois o estágio e mais recursos para a classificação final. Este então também me parece que não vá para a frente nem para trás. Quanto ao fim do CIF do SEF já na altura se ouvia alguns rumores da pretenção da passagem para o Ministério da Justiça onde provavelmente a ideia seria a extinção do SEF integrando os Inspectores nos quadros da PJ já que as carreiras remuneratórias são parecidas. Mas como são muitas "capelinhas" não sei se essa ideia algum dia andará para a frente ou se apenas foram meras especulações.
 

*

olrocha

  • 6
  • +0/-0
Re: Concurso para o SEF
« Responder #440 em: Maio 04, 2010, 04:22:17 pm »
Com os cortes que o estado se vê obrigado a fazer, não será dificil que isso venha a acontecer!

Agora, se o concurso não é para a avançar, não percebo como na página inicial do Sef continua a lista de admitidos a concurso. Seria mais facil começar já por retirar essa informação da página, e assim só os mais atentos teriam presente este concurso, daqui algum tempo emitiam um comunicado a informar a fim do concurso.

Cumprimentos a todos e boa sorte para o concurso se este alguma vez avançar.
 

*

Kraftwerg

  • 7
  • +0/-0
Re: Concurso para o SEF
« Responder #441 em: Maio 05, 2010, 11:16:51 pm »
Bem, venho aqui mais uma vez depois de ter falando com colegas (fiquei curioso com esta história) fazer aqui um ponto de situação em relação ao concurso que ainda está anunciado.
Daquilo que me foi relatado aqui ficam as más notícias. Estas vagas foram abertas para a admissão para o Aeroporto de Beja. Como não é difícil perceber, Aeroporto de Beja(!!!!) não tem voos comerciais, logo não é necessário funcionários do SEF. Depois não há verba para o ingresso de mais pessoas nesta altura. Já o 4º e 5º curso demoraram anos até as pessoas entrarem na carreira, este não será diferente, provavelmente a espera será maior. Como se costuma dizer "É melhor esperar sentado para não cansar muito" Eu que sou do 5º curso e ainda vou também ficar à espera de alguma vez abrirem os concursos para Inspector ou Inspector Adjunto Principal, quer dizer o pessoal do 4º e 5º curso vão continuar mais 50000 anos como adjuntos de nível 1 e daqui não saímos (a carreira começa no 3). Só o dos cursos anteriores é que conseguiram subir na carreira. Por isso não me vai surpreender a anulação do concurso. O mais certo será apenas para a altura do novo aeroporto de Lisboa, claro se for construido. Não desanimem, mas também não fiquem à espera. Cumprimentos e boa sorte
 

Re: Concurso para o SEF
« Responder #442 em: Maio 08, 2010, 02:45:39 am »
Cancelar um concurso devido à situação do aeroporto de Beja?! É uma boa desculpa… Remete-se o ónus para cima dos políticos e da economia e está tudo resolvido. Mas não me parece que se abra/feche um concurso apenas com esse objectivo. Mesmo sem descartarmos essa hipótese, há uma conjuntura a ter em conta. Para o SEF foram transferidos 67 funcionários de outros organismos públicos nos últimos dois anos (40 em 2008 e 27 no ano passado) – só do Ministério da Agricultura vieram 19, do INETI 6, da Universidade do Minho 5, etc… Por outro lado, no final do ano passado foi regularizado o ingresso nos quadros de 117 assistentes técnicos e 16 técnicos superiores. Ou seja, os quadros engordaram nos últimos tempos, mas sem reforço de inspectores. Em certo sentido, é a opção lógica, pois estes reforços ganham geralmente metade do salário e ocupam-se das funções administrativas, libertando os inspectores para as funções para as quais receberam formação – investigação/fiscalização. Mas também há que ter em conta que desde o último concurso já saíram 8 inspectores para a aposentação e 3 foram exonerados a seu pedido, além de que há sempre inspectores em licença sem vencimento (3 ou 4). Há ainda dois ou três que por motivos vários estão na porta de saída.
Estamos, pois, perante um jogo de equilíbrios, pelo que afigura-se-me a explicação do aeroporto de Beja um pouco simplista, para não dizer mesmo naif.
 

Re: Concurso para o SEF
« Responder #443 em: Maio 10, 2010, 01:27:40 pm »
Boas.

Tem alguma ideia do periodo médio de abertura de concursos?

Pelo que tenho verificado a PJ abre concurso de 2 em 2 anos (em termos médios...alguns casos de 3 em 3 anos).

E o SEF?
 

*

Kraftwerg

  • 7
  • +0/-0
Re: Concurso para o SEF
« Responder #444 em: Maio 10, 2010, 02:15:38 pm »
Boas para si

Em relação aos concursos do SEF como já deve ter constatado por aqui não têm a periodicidade regular que outras forças ou serviços de segurança têm.  Como já deve ter reparado este concurso de admissão continua em aberto e pelos vistos ainda vai demorar a ser realizado os testes para admissão e para o preenchimento de vagas. São tudo questões orçamentais e de necessidades que o serviço possa ter. Não havendo nesta altura necessidade (novas competências, novos locais) para a admissão de novos inspectores estes concursos têm tendência a se prolongar eternamente. Se não for dos que concorreram a este ultimo curso (se porventura forem chamados) e constar da lista  não vale a pena pensar em entrar nos tempos mais próximos, a não ser claro, que este concurso deixe de ter efeito e haja um novo ao qual possa concorrer.

Obrigado e disponha
 

*

Kraftwerg

  • 7
  • +0/-0
Re: Concurso para o SEF
« Responder #445 em: Maio 10, 2010, 05:40:00 pm »
Citação de: "Erich von Manstein"
Cancelar um concurso devido à situação do aeroporto de Beja?! É uma boa desculpa… Remete-se o ónus para cima dos políticos e da economia e está tudo resolvido. Mas não me parece que se abra/feche um concurso apenas com esse objectivo. Mesmo sem descartarmos essa hipótese, há uma conjuntura a ter em conta. Para o SEF foram transferidos 67 funcionários de outros organismos públicos nos últimos dois anos (40 em 2008 e 27 no ano passado) – só do Ministério da Agricultura vieram 19, do INETI 6, da Universidade do Minho 5, etc… Por outro lado, no final do ano passado foi regularizado o ingresso nos quadros de 117 assistentes técnicos e 16 técnicos superiores. Ou seja, os quadros engordaram nos últimos tempos, mas sem reforço de inspectores. Em certo sentido, é a opção lógica, pois estes reforços ganham geralmente metade do salário e ocupam-se das funções administrativas, libertando os inspectores para as funções para as quais receberam formação – investigação/fiscalização. Mas também há que ter em conta que desde o último concurso já saíram 8 inspectores para a aposentação e 3 foram exonerados a seu pedido, além de que há sempre inspectores em licença sem vencimento (3 ou 4). Há ainda dois ou três que por motivos vários estão na porta de saída.
Estamos, pois, perante um jogo de equilíbrios, pelo que afigura-se-me a explicação do aeroporto de Beja um pouco simplista, para não dizer mesmo naif.

Não tinha visto o seu post e respondo-lhe com aquilo e apenas pelo que sei ou que se ouve dizer. Como calcula sou apenas um Inspector-Adjunto e obviamente que decisões políticas, concursos ou o que seja lá o que for não passa por mim nem por colegas e apenas falo daquilo que se ouve dizer. Mesmo os superiores não podem nunca dar certezas nem dizer taxativamente o que se passa com os concursos e os motivos que levam à sua não abertura, ou neste caso de estar aberto não se proceder à chamada das pessoas.
Sim, é verdade que veio bastante gente para a área administrativa (acho que além destes que falou acho que ainda abriu um concurso externo, não tenho tomado muita atenção) e a meu ver com muita lógica já que por exemplo não se justifca estarem no CNAI (apoio ao imigrante) que quando lá passei por pouco tempo em 2005 haverem tantos Inspectores para ajudarem a preencher papelada e com funções absolutamente burocráticas. Aquilo era o horário quase à função pública (só faltava ser das 9 às 5 e fins de semana, folga)

Sim, mas a verdade é que foi aquilo que me disseram. As novas vagas seriam para a abertura do aeroporto de Beja a alguns voos comerciais. Não havendo isso, não fazia sentido chamar mais pessoas. Depois como disse já, são tudo questões orçamentais. Não esquecer que o SEF tem um orçamento próprio. E tem razão, as vagas administrativas libertam os Inspectores para a sua função. Mesmo que haja alguns elementos que se reformem, que tenham saído ou que estejam de baixa, o que for, mas você sabe mais do que eu, não fazia ideia dos numeros exactos de pessoas que tinham entrado, provavelmente aqueles que foram libertados e eu conheço alguns que agora estão ao serviço em aeroportos quando antes estavam em gabinetes suprimem com menos custos aqueles que vão saindo. Eu não defendo a instituição com um sentido corporativista, para mim era bem melhor que entrassem mais pessoas até porque tenho alguns conhecidos nesta listagem que gostavam de entrar. Como está mais por dentro disto do que eu (não sei se já é Inspector ou mais um da lista, que se preocupa e informa). Vou aguardando notícias suas até para poder informar melhor as pessoas que andam à espera do concurso. Um bem haja
« Última modificação: Maio 11, 2010, 01:51:36 am por Kraftwerg »
 

*

Rui_L

  • 122
  • +0/-0
Re: Concurso para o SEF
« Responder #446 em: Maio 10, 2010, 09:18:06 pm »
Eu sou mais um dos que espera e se tudo correr bem entrarei primeiro para a PSP apesar de tudo.
Acho um absurdo e até de algum mau gosto criarem um concurso à ano e meio, admitirem as pessoas a concurso e depois deixarem cair o assunto no esquecimento.
À cerca de um ano, reuni matéria, estudei e treinei julgando que seriam semanas ou um par de meses para sermos chamados a prestar provas mas até hoje nada.

Relativamente à relação das saídas de pessoal e a entrada de novo pessoal secalhar ao ritmo a que saem pessoas do SEF ainda não justifica nova admissão de pessoal, sobretudo do ponto de vista financeiro e da operacionalidade, com todos os cortes não me admirava que só voltassem a ser admitidos inspectores-adjuntos quando a operacionalidade do SEF estivesse comprometida.


Cumprimentos
 

*

Xameco

  • 16
  • +0/-0
Re: Concurso para o SEF
« Responder #447 em: Maio 17, 2010, 05:30:08 pm »
NOVIDADE!!!!

Já há data para as provas escritas!!!

Tomem nota na vossa agenda,


dia 19 de Junho de 2010, entre as 14h e as 18h.


Não me perguntem como sei. Sei e pronto!
 

*

quinto

  • 11
  • +0/-0
Re: Concurso para o SEF
« Responder #448 em: Maio 17, 2010, 07:46:47 pm »
Citação de: "Xameco"
NOVIDADE!!!!

Já há data para as provas escritas!!!

Tomem nota na vossa agenda,


dia 19 de Junho de 2010, entre as 14h e as 18h.


Não me perguntem como sei. Sei e pronto!

Obrigado, é a notícia que mais esperava no último ano e meio.

Um bem haja!
 

Re: Concurso para o SEF
« Responder #449 em: Maio 18, 2010, 09:18:08 pm »
Lamento ser desmancha prazeres mas sou obrigado a introduzir um elemento de realismo na conversa: Teixeira dos Santos.