Pacto Molotov–Ribbentrop

  • 28 Respostas
  • 9979 Visualizações
*

Pedro E.

  • Investigador
  • *****
  • 1534
  • Recebeu: 23 vez(es)
  • Enviou: 18 vez(es)
  • +22/-219
Pacto Molotov–Ribbentrop
« em: Agosto 22, 2016, 01:22:06 pm »

Era apenas um pacto de não-agressão? Talvez um miúdo de 5 anos acredite em ti. Deixo-te só 3 fotos sobre o pacto de não agressão. A Primeira é sobre uma foto de uma parada militar conjunta, alemã e russa, depois de invadirem a Polónia. A 2ª mostra soldados alemães e russos em Liubliana. A 3ª mostra o mapa da divisão dos países de leste entre a Alemanha e a Rússia.



Parada militar da Wehrmacht e do Exército Vermelho em Brest no fim da Invasão Polaca (pertencia à Polónia até então). Ao centro o Major General Heinz Guderian e o Brigadeiro Semyon Krivoshein



Soldados alemães e soviéticos em Liubliana (capital da Eslovénia)

Aqui vai a foto com os planos de "não-agressão" como tentas vender a história:



Quanto aos milhões de mortos Russos na 2ª GM, quantos não foram fuzilados por ordem de Estaline? A Alemanha foi o 2º país que sofreu mais baixas, queres medalhas para os 2?

 

*

Pedro E.

  • Investigador
  • *****
  • 1534
  • Recebeu: 23 vez(es)
  • Enviou: 18 vez(es)
  • +22/-219
Re: Pacto Molotov–Ribbentrop
« Responder #1 em: Agosto 22, 2016, 09:53:04 pm »
Aqui encontras uma versao traduzida para ingles do Pacto
http://sourcebooks.fordham.edu/halsall/mod/1939pact.html

Nao e correcto falar duma alianca alema-sovietica como queres dar a entender. Uma alianca pressupoe lacos de confianca solidos. Este pacto tratou-se de um acordo de conveniencia para ambos os lados. A Alemanha prosseguia a sua expansao dentro da Europa, a Uniao Sovietica tambem tinha os seus interesses politicos e estrategicos no leste europeu. Nao estando as partes interessadas num conflito aberto optaram pela nao confrontacao e delimitaram as suas esferas de influencia, a semelhanca do Tratado de Tordesilhas. Como ja disse noutra ocasiao a alianca russa era com a a Franca precisamente para conter a ameaca nazi (tratado de mutua assistencia em 1935) que infelizmente afrouxou e teve reveses varios. E a essa luz que tem de se enquadrar o pacto Molotov-Ribbentrop de 1939 e a decisao pragmatica sovietica em nao entrar em guerra com a Alemanha (para ganharem tempo),. Mais tarde devido a ambicao de Hitler, que quebrou o pacto de nao-agressao, nao foi possivel evitar a guerra entre a alemanha nazi e a uniao sovietica.

Se achas que o pacto Molotov-Ribbentopp foi uma alianca o que chamas entao ao acordo de Munique celebrado em 1938?

olha que bonitos que eles sao, todos juntos
Chamberlain e Daladier (primeiros-ministro britanico e frances respectivamente) Hitler e Mussolini



Traduziu-se na capitulacao de potencias ocidentais as exigencias de Hitler e entrega de bandeja da checoslovaquia para dominio nazi.Os checos levaram uma monumental facada nas costas.
Pergunto-me a quanto horror teria sido poupada a Europa, se ingleses e frances tivessem honrado os seus compromissos de defesa para com a checoslovaquia e travado Hitler logo no inicio.


Conheco um pouco da historia da Eslovenia e achei estranho teres legendado a segunda foto como tropas sovieticas e alemas em Ljubliana. Qual foi a fonte que utilizaste? Como vem sendo habitual nas nossas conversas o teu rigor factual deixa muito a desejar.
Ha menos de um mes Putin visitou a ex-republica jugoslava a convite do seu homologo tendo tomado parte numa cerimonia de comemoracao dos soldados russos que pereceram em territorio esloveno em ambas as grandes guerras. Se queres falar de Historia convem que nao tenhas memoria curta. A Eslovenia tem gratidao pela contributo russo.
http://comita.net/en/russian-and-slovenian-presidents-at-vrsic-pass/

Tambem fazias melhor figura se mostrasses mais respeito pelas vitimas da 2 Guerra. As elevadas baixas sofridas pela nacao russa reflectem tao somente que foi este povo o mais martirizado por repelir a invasao nazi. Durante o cerco de Leningrado as pessoas recorreram a actos de canibalismo para sobreviver.Qualquer familia russa tem uma historia para contar de um ente querido que perdeu a vida nesta guerra  (conhecida na Russia, como a Grande Guerra Patriotica).Por isso mesmo e a data mais importante da memoria colectiva russa.  No dia 9 de Maio, data da rendicao da alemanha nazi,as pessoas marcham pelas ruas com fotografias e retratos dos seus familiares que faleceram nas diversas circunstancias do conflito  (na frente da batalha, pelos bombardeamentos ou privacoes da guerra)


 

*

Viajante

  • Investigador
  • *****
  • 4292
  • Recebeu: 2419 vez(es)
  • Enviou: 1394 vez(es)
  • +7369/-4444
Re: Pacto Molotov–Ribbentrop
« Responder #2 em: Agosto 23, 2016, 10:42:50 pm »
Não, a tua memória é que é selectiva, a pender sempre para um dos lados......

Tens aqui uma parte dos dados que recolhi: https://en.wikipedia.org/wiki/Molotov%E2%80%93Ribbentrop_Pact

Estão aí as fotos todas. Quantos aos factos históricos, apesar de ter aprendido já à quase 30 anos, recordo-me perfeitamente dos meandros da II GM e recordo perfeitamente da desconfiança quase total perante a Rússia. Até 1941, não havia uma única diferença entre a Alemanha Nazi e a ditadura estalinista da Rússia. Ambos os países esmagaram países para aumentarem as suas zonas de influências, sem nenhuma distinção.

A Rússia invadiu o leste da Polónia, a Finlândia em 1939 e depois sim, esta contra-atacou em 1941, quando a Alemanha lançou a operação Barbarossa.

Curiosamente, 70 anos depois, a Rússia continua com o mesmo tipo de postura ao anexar a Crimeia, Ossétia do Sul, Abcásia, leste da Ucrãnia..... e julgo que se conseguir convencer uma parte da população do leste da Alemanha que é descendente de Russos, ainda aproveita para dar uma dentada na Alemanha......

Não sei se as medidas de segurança alemãs com a manutenção dos bunkers e as instruções públicas, têem a ver só com o terrorismo do Daesh ou se incluí também a Rússia!!!!!
 

*

Pedro E.

  • Investigador
  • *****
  • 1534
  • Recebeu: 23 vez(es)
  • Enviou: 18 vez(es)
  • +22/-219
Re: Pacto Molotov–Ribbentrop
« Responder #3 em: Agosto 24, 2016, 11:51:14 pm »
Sim e se vires com atencao aquela segunda foto do primeiro post deste topico aparece no artigo da wikipedia que consultaste como sendo tirada em Lublin, que fica na Polonia, nao em Ljubljana, capital da Eslovenia como escreveste. Ai essa geografia. A confusao que nao deve ir nessa cabeca.

A Russia nao anexou a crimeia, foi decisao popular dos habitantes da peninsula reunificarem-se com a Federacao Russa. Nada de estranhar tendo em conta que em meados do seculo passado ja pertenciam a Russia e que a a populacao e etnicamente maioritariamente russa. Tao pouco anexou Ossetia do Sul ou Abecasia, antes sim reconhece essas republicas como estados independentes e garante Defesa se forem atacadas, como aconteceu em 2008 com a insanidade da Georgia. A Russia tambem nao anexou o leste da Ucrania. Putin nao reconheceu o caracter independentista dos referendos em Donbass. A posicao russa e muito clara e sensata nesta materia. Defendem que a esses territorios seja concedido um estatuto especial de autonomia dentro da Ucrania. Dentro da Ucrania, leste bem. Esse e um dos pontos chaves dos acordos de Minsk. No entanto em Kiev nao ha vontade politica em implementar o que foi acordado porque vao ter que mudar a constituicao.

Voltando ao tema da discussao

O teu fanatismo anti-russo ofusca-te a lucidez necessaria para enquadrar e interpretar os acontecimentos deste periodo.

Enquanto lancas as tuas manchetes de jornal - Russia invadiu o leste da Polonia e Finlandia (1939) continuas a ignorar a caixa de pandora que foi o acordo de Munique (1938). E um dado historico um pouco esquecido mas a polonia que tu queres fazer vitima da uniao sovietica ( nao tinha a polonia ja invadido entre as guerras parte da ucrania e bielorussia?) tambem invadiu a checoslovaquia, a meias com a alemanha nazi e hungria

tanques polacos em tesin (checoslavaquia)


altas patentes polacas e alemas (Smigla e Studnitz respetivamente)



Nesse mesmo ano apos Munique da-se o acordo de nao agressao entre a franca e a alemanha nazi

canto superior direito
http://archives.chicagotribune.com/1938/12/07/page/1/article/france-signs-no-war-pact-with-germany

captacoes da epoca
http://footage.framepool.com/en/shot/589673708-declaration-of-franco-german-friendship-georges-bonnet-non-aggression-pact-foreign-ministry

O Reino Unido tambem acabou por fazer um acordo semelhante com Hitler.

Fracassado o pacto anti nazi em 1939 entre uniao sovietica ,franca/ru Stalin teve a decisao pratica de firmar o acordo conhecido como Molotov- Ribbentrop que na posicao sovietica garantiu

- adiar a guerra enquanto for possivel
- definir as linhas vermelhas da uniao sovietica

Digo-te mais a cidade polaca de Bialystok que passou primeiramente por maos sovieticas, depois caida para dominio nazi e finalmente libertada pelos sovieticos foi devolvida a Polonia


Finlandia .O que e que aconteceu?

 A Uniao Sovietica ganhou a guerra mas a Finlandia manteve a sua independencia . A Uniao Sovietica nao estava interessada em conquistar a Finlandia (os territorios que perdeu foram em zona fronteiricas). Os sovieticos sabiam que era uma questao de tempo ate a alemanha nazi chegar as suas fronteiras e comecaram a exigir aos finlandeses que a fronteira a norte de leningrado avancasse mais uns km para norte para garantir a defesa da cidade. Em contrapartida ofereceram territorio sovietico (mais do que reclamavam) aos finlandeses. Andaram neste ping pong de negociacoes ate que a Finlandia recusou qualquer acordo e a Uniao Sovietica por medida de precaucao viu-se forcada a avancar.  Em 1941 pouco mais de um ano apos o acordo de paz de Moscovo os medos sovieticos confirmaram-se. Finlandeses e Nazis eram aliados contra a Uniao Sovietica e seguiu-se guerra ate 1944. Embora estando do lado perdedor a Finlandia nao perdeu a sua independencia.
« Última modificação: Agosto 24, 2016, 11:56:21 pm por Pedro E. »
 

*

Alvalade

  • Especialista
  • ****
  • 1073
  • Recebeu: 271 vez(es)
  • Enviou: 79 vez(es)
  • +51/-13
Re: Pacto Molotov–Ribbentrop
« Responder #4 em: Agosto 25, 2016, 01:36:28 am »
Falou como um bom leitor do Sputnik.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Viajante

*

Pedro E.

  • Investigador
  • *****
  • 1534
  • Recebeu: 23 vez(es)
  • Enviou: 18 vez(es)
  • +22/-219
Re: Pacto Molotov–Ribbentrop
« Responder #5 em: Agosto 25, 2016, 10:19:45 am »

Ninguem citou o Sputnik aqui.

Ficaste assim com tao poucos argumentos?

 

*

Viajante

  • Investigador
  • *****
  • 4292
  • Recebeu: 2419 vez(es)
  • Enviou: 1394 vez(es)
  • +7369/-4444
Re: Pacto Molotov–Ribbentrop
« Responder #6 em: Agosto 25, 2016, 11:07:12 am »
Mas que argumentos? Já toda a gente percebeu que tentas arranjar todo o tipo de argumentos para defenderes as causas Russas. Não sei se Pro Bono ou se recebes mesmo alguma coisa por isso. O que me incomoda é a tua deturpação da realidade!!!!

Então a Rússia foi defender os descendentes russos na Ucrânia e Geórgia e anexou territórios..... mas não foi isso que fez Hitler? Ao anexar países e terras da antiga grande Germânia? Qual é a diferença para o que a Rússia fez? Na tua linha de pensamento, Portugal tem direito a anexar o Luxemburgo, porque temos lá muitos portugueses, parte de Paris, Newark nos Estados Unidos e por aí a fora.....
 

*

Pedro E.

  • Investigador
  • *****
  • 1534
  • Recebeu: 23 vez(es)
  • Enviou: 18 vez(es)
  • +22/-219
Re: Pacto Molotov–Ribbentrop
« Responder #7 em: Agosto 25, 2016, 12:48:43 pm »


Mete pena ver alguem querer falar de Historia a cometer erros basicos de Geografia. Talvez a tua legiao de facciosos anti russsos acredite nos disparates que espalhas mas nao tem suporte na realidade historica.

Nao vos levo a mal. Voces estao endocrinados pela poderosa maquina de propaganda ocidental e ha muito que perderam capacidade critica e de analise. Nao conseguem sair da teia.Cada um e como e.

A Russia nao anexou territorios. A ossetia do sul e a abecasia sao reconhecidas pela russia como estados independentes.
A Russia defende que o Donbass esteja integrado na Ucrania mas com um estatuto especial de autonomia.
A crimeia tem presenca russa desde o tempo de Catarina, a grande. Pertencia a Uniao Sovietica ate 1954 quando foi transferida ilegalmente para a Republica da Ucrania. Houve um referendo em marco de 2014 e os crimeanos votaram em massa para se reunificarem com a Federacao Russa.

Sim a alemanha nazi anexou territorios no pretexto da etnicidade (sudetas) e sabes quem e que pactuou com isso? Reino Unido e Franca!! A checoslovaquia nem foi convidada para as negociacoes, nem a Uniao Sovietica.

Franceses e britanicos fecharam os olhos aos acordos de defesa que tinham com a checoslovaquia e entregaram o pais a Hitler. Traicao, e como se chama em portugues. Britanicos e nazis entendiam-se bem, quem diria?

Chamberlain e Hitler


Chamberlain (meio) visita Hitler (esquerda) no seu retiro em Berchtesgaden
 

*

Viajante

  • Investigador
  • *****
  • 4292
  • Recebeu: 2419 vez(es)
  • Enviou: 1394 vez(es)
  • +7369/-4444
Re: Pacto Molotov–Ribbentrop
« Responder #8 em: Agosto 25, 2016, 04:53:35 pm »


Mete pena ver alguem querer falar de Historia a cometer erros basicos de Geografia. Talvez a tua legiao de facciosos anti russsos acredite nos disparates que espalhas mas nao tem suporte na realidade historica.

Nao vos levo a mal. Voces estao endocrinados pela poderosa maquina de propaganda ocidental e ha muito que perderam capacidade critica e de analise. Nao conseguem sair da teia.Cada um e como e.

A Russia nao anexou territorios. A ossetia do sul e a abecasia sao reconhecidas pela russia como estados independentes.
A Russia defende que o Donbass esteja integrado na Ucrania mas com um estatuto especial de autonomia.
A crimeia tem presenca russa desde o tempo de Catarina, a grande. Pertencia a Uniao Sovietica ate 1954 quando foi transferida ilegalmente para a Republica da Ucrania. Houve um referendo em marco de 2014 e os crimeanos votaram em massa para se reunificarem com a Federacao Russa.

Sim a alemanha nazi anexou territorios no pretexto da etnicidade (sudetas) e sabes quem e que pactuou com isso? Reino Unido e Franca!! A checoslovaquia nem foi convidada para as negociacoes, nem a Uniao Sovietica.

Franceses e britanicos fecharam os olhos aos acordos de defesa que tinham com a checoslovaquia e entregaram o pais a Hitler. Traicao, e como se chama em portugues. Britanicos e nazis entendiam-se bem, quem diria?

Chamberlain e Hitler


Chamberlain (meio) visita Hitler (esquerda) no seu retiro em Berchtesgaden


Fazes-me lembrar o Goebbels e o Rasputin, não sei porquê.........

Mas quem é que queres enganar? O Estaline foi um santo, é isso que queres dizer? A Rússia libertou a Europa de Leste? Não, o muro é que implodiu para bem dos países de leste, que agora querem ver a Rússia bem longe........ se pudessem, esses países remavam para bem longe da Rússia.....

Eu acho que escolheste mal o fórum para converteres alguém à causa do Czar Putin!

 

*

Pedro E.

  • Investigador
  • *****
  • 1534
  • Recebeu: 23 vez(es)
  • Enviou: 18 vez(es)
  • +22/-219
Re: Pacto Molotov–Ribbentrop
« Responder #9 em: Agosto 25, 2016, 05:50:09 pm »


E o que era para ser um topico de discussao sobre historia da 2 Guerra Mundial acaba com tu a postares videos de palhacadas. Voces os russofobos sao tao previsiveis. Palavra,estou estarrecido com os teus conhecimentos.

Eu disse que o Estaline era santo? Nao disse. Achas que a Hillary Clinton e uma santinha e que se for eleita presidente vai continuar a missao americana de levar a boa-nova da democracia para o mundo? Poupa-me a este tipo de conversa de chacha.

A Uniao Sovietica (com todas as suas falhas) libertou a Europa do Leste do nazismo alemao. Devias reconhecer ao menos isso.

Eu compreendo perfeitamente o porque do teu odio desinformado em relacao a russia . A tua prisao mental (e a da legiao de foristas que partilha das tuas mesmas visoes) baseia-se na seguinte logica
Russia=Uniao Sovietica= Comunistas= Demonio.

Ate posso dar o beneficio da duvida com os ultimos 3/4 do raciocinio. Mas se eu continuar comparar a Russia (pos queda do muro de berlim) a Uniao Sovietica estaria a parar no tempo e ser basico.

A minha preocupacao neste forum e tao somente trocar ideias, impressoes sobre os temas que me interessam. Infelizmente a qualidade do feedback continua a ser minima, mas eu vou tentando por mais uns tempos de qualquer das formas.
 

*

Viajante

  • Investigador
  • *****
  • 4292
  • Recebeu: 2419 vez(es)
  • Enviou: 1394 vez(es)
  • +7369/-4444
Re: Pacto Molotov–Ribbentrop
« Responder #10 em: Agosto 25, 2016, 08:58:08 pm »


E o que era para ser um topico de discussao sobre historia da 2 Guerra Mundial acaba com tu a postares videos de palhacadas. Voces os russofobos sao tao previsiveis. Palavra,estou estarrecido com os teus conhecimentos.

Eu disse que o Estaline era santo? Nao disse. Achas que a Hillary Clinton e uma santinha e que se for eleita presidente vai continuar a missao americana de levar a boa-nova da democracia para o mundo? Poupa-me a este tipo de conversa de chacha.

A Uniao Sovietica (com todas as suas falhas) libertou a Europa do Leste do nazismo alemao. Devias reconhecer ao menos isso.

Eu compreendo perfeitamente o porque do teu odio desinformado em relacao a russia . A tua prisao mental (e a da legiao de foristas que partilha das tuas mesmas visoes) baseia-se na seguinte logica
Russia=Uniao Sovietica= Comunistas= Demonio.

Ate posso dar o beneficio da duvida com os ultimos 3/4 do raciocinio. Mas se eu continuar comparar a Russia (pos queda do muro de berlim) a Uniao Sovietica estaria a parar no tempo e ser basico.

A minha preocupacao neste forum e tao somente trocar ideias, impressoes sobre os temas que me interessam. Infelizmente a qualidade do feedback continua a ser minima, mas eu vou tentando por mais uns tempos de qualquer das formas.

Houve lá, tira as palas para não dizer outra coisa pior.
És uma nulidade em história, tiveste de ir estudar o que foi o pacto Molotov-Ribbentrop, e ficaste surpreendido pelas conquistas militares russas na IIGM ao lado da Alemanha nazi, chamas ao pacto um acordo de não agressão!? Vai enfiar as orelhas a outro, não tens qualquer credibilidade!

Queixas-te que este tópico deveria ser sobre factos da IIGM e vens mais uma vez com a Hilary! A tua patologia não se cura aqui no fórum!

As tuas afirmações são avaliadas por todos os que aqui acedem e como todos podemos comprovar, deixam muito a desejar!

A Rússia libertou a Europa de Leste? Estás a falar a sério! Todos os países foram esmagados militarmente e quem reclamou, como aconteceu com a Checoslováquia que tanto aclamas por ter sido conquistada pela Alemanha, foi esmagada pelo exército Russo quando tentaram reformar o estado, e isto tudo no fim dos anos 60, já muito depois da IIGM!!!

Olha, emigra antes para a Rússia em vez da Inglaterra, assim estás mais perto de quem te financia para dizeres asneiras na internet.
 

*

Pedro E.

  • Investigador
  • *****
  • 1534
  • Recebeu: 23 vez(es)
  • Enviou: 18 vez(es)
  • +22/-219
Re: Pacto Molotov–Ribbentrop
« Responder #11 em: Agosto 25, 2016, 11:25:36 pm »
olhe que nao camarada olhe que nao

Quem comecou por se desviar do tema foi o senhor Viajante que gosta de mencionar a ossetia do sul,abecasia, a crimeia. qual e a outra? ah o leste da ucrania a torto e a direito. a sua falta de argumentos culminou com o video das palhacadas.

Nao sei porque mas palpita-me que Historia nao e o forte do Dr. Viajante. Desde a calinada geografica, a desconhecimento de factos ,ate a incapacidade de relacionar eventos ( como e que se pode entender parte significativa da historia da 2 guerra mundial sem falar no acordo de munique de 1938 it's beyond me)
Pactos de nao agressao eram comuns nessa epoca - houve o franca-alemanha, alemanha-polonia, o polonia-uniao sovietica, entre outros.Desenganas-te se estou a falar de futebol.

Entende isto (vai ler um pouco). Houve esforcos para uma alianca anti nazi entre russos,britanicos e franceses que fracassaram em 1939 (poucos meses antes do pacto Molotov-Ribbentrop) So um toto nesta altura do campeonato e que nao percebia qual era a ambicao do Hitler. Esse pacto de nao agressao entre sovieticos e alemaes, garantiu por dois anos a Uniao Sovietica duas coisas fundamentais

- evitou guerra contra uma super potencia
- puxou as fronteiras russas para mais oeste (primeiras barreiras de defesa)

Chamas-lhe conquistas militares conjuntas eu chamo-lhe visao e geoestrategia sovietica (defesa por meios agressivos)


A checoslovaquia de que falas foi em 1968. eu disse que a uniao sovietica libertou a europa do leste do nazismo alemao ( que se rendeu em maio de 1945).Sabes ler portugues?  Livra....

Nao me espanta que as minhas avaliacaoes estejam com saldo negativo.Eu sei bem qual e a geral sensibilidade portuguesa para com estes temas quentes da Russia/EUA  Pode ser que quem me anda a dar negas seja sempre o mesmo troll que fica incomodado quando algumas realidades sao expostas. Se queres saber, isso do mais e do menos nao me interessa para nada.

Acredita que podia ir viver para a Russia e ter uma vida melhor da que tenho em Londres. Mas eu sou daqueles que tenta mudar as coisas para melhor. Estou contente pelo Brexit (dei o meu pequeno contributo para a vitoria no referendo). Ha muita coisa errada na Gra Bretanha.

Ninguem me financia homem ( ve se cresces um bocado). Quer dizer, apenas a minha entidade patronal, mas essa nada tem a ver com a Russia, bem antes pelo contrario

E ja agora. Ouve la ( do verbo ouvir) e sem h. Um pontape na ortografia que deste no inicio do teu ultimo comentario. Deixa la eu tambem os dou que o meu teclado e uma miseria.
« Última modificação: Agosto 25, 2016, 11:33:29 pm por Pedro E. »
 

*

Pedro E.

  • Investigador
  • *****
  • 1534
  • Recebeu: 23 vez(es)
  • Enviou: 18 vez(es)
  • +22/-219
Re: Pacto Molotov–Ribbentrop
« Responder #12 em: Agosto 27, 2016, 01:01:49 am »
Va la alguem entender o pacto Molotov-Ribbentrop !

A Polonia e uma santa. Tao santa que o presidente polaco Kaczyński ate pediu desculpas pelas patifarias que o seu pais fez na Checoslovaquia em 1938.

Czechs praise Kaczynski’s apology for 1938 annexation
http://www2.polskieradio.pl/eo/print.aspx?iid=115168


A Polonia e um anjo. Tao inocente que fez um pacto com o lobo nazi em 1934.

Ao meio Chefe de Estado polaco Piłsudski e o ministro da propaganda nazi Goebbels num encontro em Varsovia pouco depois do pacto de nao-agressao entre polonia e alemanha




A Polonia e uma paz de alma, nao magoa ninguem. E tao uma vitima sovietica que em 1919 capturou Minsk

http://cdnc.ucr.edu/cgi-bin/cdnc?a=d&d=SU19190812.2.44
https://news.google.com/newspapers?nid=1946&dat=19190430&id=GGw1AAAAIBAJ&sjid=WIUFAAAAIBAJ&pg=5808,5213900&hl=en
http://trove.nla.gov.au/newspaper/article/63762142

 e em 1920 atacou Kiev, ambas cidades sob dominio sovietico.

tropas polacas em kiev







« Última modificação: Agosto 27, 2016, 01:04:12 am por Pedro E. »
 

*

Pedro E.

  • Investigador
  • *****
  • 1534
  • Recebeu: 23 vez(es)
  • Enviou: 18 vez(es)
  • +22/-219
Re: Pacto Molotov–Ribbentrop
« Responder #13 em: Agosto 27, 2016, 09:44:35 pm »

Um dado de muito relevo a que ja fiz referencia para se entender o pacto molotov-ribbentrop. Proposta sovietica em 1939 para deter em conjunto com franceses e britanicos a Alemanha Nazi fracassou.

Stalin 'planned to send a million troops to stop Hitler if Britain and France agreed pact'
http://www.telegraph.co.uk/news/worldnews/europe/russia/3223834/Stalin-planned-to-send-a-million-troops-to-stop-Hitler-if-Britain-and-France-agreed-pact.html

Citar
Papers which were kept secret for almost 70 years show that the Soviet Union proposed sending a powerful military force in an effort to entice Britain and France into an anti-Nazi alliance.

Citar
The offer of a military force to help contain Hitler was made by a senior Soviet military delegation at a Kremlin meeting with senior British and French officers, two weeks before war broke out in 1939.
The new documents, copies of which have been seen by The Sunday Telegraph, show the vast numbers of infantry, artillery and airborne forces which Stalin's generals said could be dispatched, if Polish objections to the Red Army crossing its territory could first be overcome.
But the British and French side - briefed by their governments to talk, but not authorised to commit to binding deals - did not respond to the Soviet offer, made on August 15, 1939. Instead, Stalin turned to Germany, signing the notorious non-aggression treaty with Hitler barely a week later.

Citar
The Soviet offer - made by war minister Marshall Klementi Voroshilov and Red Army chief of general staff Boris Shaposhnikov - would have put up to 120 infantry divisions (each with some 19,000 troops), 16 cavalry divisions, 5,000 heavy artillery pieces, 9,500 tanks and up to 5,500 fighter aircraft and bombers on Germany's borders in the event of war in the west, declassified minutes of the meeting show.

Citar
"Had the British, French and their European ally Poland, taken this offer seriously then together we could have put some 300 or more divisions into the field on two fronts against Germany - double the number Hitler had at the time," said Gen Sotskov, who joined the Soviet intelligence service in 1956. "This was a chance to save the world or at least stop the wolf in its tracks.

Citar
The Soviet attempt to secure an anti-Nazi alliance involving the British and the French is well known. But the extent to which Moscow was prepared to go has never before been revealed.
Simon Sebag Montefiore, best selling author of Young Stalin and Stalin: The Court of The Red Tsar, said it was apparent there were details in the declassified documents that were not known to western historians.
"The detail of Stalin's offer underlines what is known; that the British and French may have lost a colossal opportunity in 1939 to prevent the German aggression which unleashed the Second World War. It shows that Stalin may have been more serious than we realised in offering this alliance."

Citar
The declassified archives - which cover the period from early 1938 until the outbreak of war in September 1939 - reveal that the Kremlin had known of the unprecedented pressure Britain and France put on Czechoslovakia to appease Hitler by surrendering the ethnic German Sudetenland region in 1938.
"At every stage of the appeasement process, from the earliest top secret meetings between the British and French, we understood exactly and in detail what was going on," Gen Sotskov said.
"It was clear that appeasement would not stop with Czechoslovakia's surrender of the Sudetenland and that neither the British nor the French would lift a finger when Hitler dismembered the rest of the country."

Citar
The top secret discussions between the Anglo-French military delegation and the Soviets in August 1939 - five months after the Nazis marched into Czechoslovakia - suggest both desperation and impotence of the western powers in the face of Nazi aggression.
Poland, whose territory the vast Russian army would have had to cross to confront Germany, was firmly against such an alliance. Britain was doubtful about the efficacy of any Soviet forces because only the previous year, Stalin had purged thousands of top Red Army commanders.

Citar
"It was clear that the Soviet Union stood alone and had to turn to Germany and sign a non-aggression pact to gain some time to prepare ourselves for the conflict that was clearly coming," said Gen Sotskov.
A desperate attempt by the French on August 21 to revive the talks was rebuffed, as secret Soviet-Nazi talks were already well advanced.
It was only two years later, following Hitler's Blitzkreig attack on Russia in June 1941, that the alliance with the West which Stalin had sought finally came about - by which time France, Poland and much of the rest of Europe were already under German occupation.
 

*

Pedro E.

  • Investigador
  • *****
  • 1534
  • Recebeu: 23 vez(es)
  • Enviou: 18 vez(es)
  • +22/-219
Re: Pacto Molotov–Ribbentrop
« Responder #14 em: Setembro 03, 2016, 11:10:45 pm »

Faz hoje 77 anos que o Reino Unido declarou guerra a Alemanha na sequencia da invasao da Polonia pelos alemaes dois dias antes.
http://news.bbc.co.uk/onthisday/hi/dates/stories/september/3/newsid_3493000/3493279.stm

Uma medida que se entende ao abrigo do acordo de defesa entre Reino Unido e Polonia assinado em finais de agosto de 1939.
http://avalon.law.yale.edu/wwii/blbk19.asp

Pergunto. Se a Uniao Sovietica invadiu a Polonia (poucas semanas depois dos alemaes) porque e que nao houve semelhante declaracao de guerra e assistencia dos aliados da Polonia contra a Uniao Sovietica?