Mulher fura segurança da BA5

  • 28 Respostas
  • 10785 Visualizações
*

Jorge Pereira

  • Administrador
  • *****
  • 2235
  • Recebeu: 89 vez(es)
  • Enviou: 122 vez(es)
  • +59/-46
    • http://forumdefesa.com
(sem assunto)
« Responder #15 em: Novembro 09, 2006, 12:52:55 pm »
Citação de: "Subillaumbra"
Meus amigos,

A segurança, nas instalações militares portuguesas, é uma verdadeira anedota. Existem falhas de formação e o armamento utilizado é o que toda a gente sabe. Depois não sei qual é a admiração de acontecerem estas coisas.

A nossa sorte é que as coisas ainda vão correndo bem.

Qualquer maluco que queira assaltar um quartel é só ir lá e, para não dizer que vai desarmado, leve uma navalha.

1 abraço.


Olhe que não é bem assim, olhe que não. Acredite em mim. :)  no coração da mais importante base de meios mecanizados de um país do continente americano. Ainda por cima esse mesmo país acabara de receber meios blindados que eles negavam possuir. Pois bem, nós vimo-los, (por dentro e por fora) tiramos fotos (que obviamente não divulgamos) e saímos com a mesma tranquilidade com a que entramos.

Hoje em dia esse mesmo amigo é um alto oficial dentro dessa unidade, e ele próprio confessou-me, recordando velhos tempos, que a possibilidade de aquilo que nós fizemos voltar a acontecer é virtualmente impossível. E as medidas de segurança são iguais de “apertadas” como o eram na altura.

Estas situações são falhas isoladas que não são de forma alguma representativas do funcionamento da segurança de um modo geral. Acontece. Importa é tirar ilações para tentar que não voltem acontecer.

Não vamos dramatizar!
Um dos primeiros erros do mundo moderno é presumir, profunda e tacitamente, que as coisas passadas se tornaram impossíveis.

Gilbert Chesterton, in 'O Que Há de Errado com o Mundo'






Cumprimentos
 

*

Rui Elias

  • Investigador
  • *****
  • 1696
  • +2/-2
(sem assunto)
« Responder #16 em: Novembro 09, 2006, 01:22:02 pm »
Há cerca de 3 anos, fui de carro até à entrada da BA nº 6 no Montijo e para espanto meu não havia ninguem na guarita de entrada.

Eu dei a volta, mas se quisesse, poderia ter entrado e guiado aqueles km todos até à zona das pistas.

Pelo menos nesse dia, e era Sábado, a porta estava aberta e sem ninguém na entrada.
 

*

Subillaumbra

  • 94
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #17 em: Novembro 09, 2006, 02:16:00 pm »
Logicamente cada um fala da experiência que tem.

Quando estava a cumprir o serviço militar, no CFO, na especialidade puseram-me a fazer reforço, tinha uma G3 só com uma munição de salva e um carregador, selado, com uma munição de salva e o resto real. Todo o quartel era "guardado" nestes termos. Na prática isto, pura e simplesmente, não funciona.

Se agora as coisas são diferente óptimo, mas, ainda há pouco tempo, era como descrevi. Não se esqueçam que partimos sempre do príncipio que vai correr tudo bem, não nos preparando para o pior. É uma caracteristica nossa, vá-se lá saber porquê.

Um abraço.
 

*

migbar2

  • Perito
  • **
  • 334
  • Enviou: 1 vez(es)
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #18 em: Novembro 10, 2006, 12:31:22 am »
Citação de: "psychocandy"
Citação de: "migbar2"
Esta notícia é muito engraçada  :lol:  :lol:  :evil: .
Um ou dois ranhosos armados em muçulmanos radicais entram na base e rebentam com a nossa capacidade de defesa aérea com umas granadinhas de mão sem se esboçar a minima reacção da nossa parte, os nossos soldadinhos nem se apercebem do que se trata o fogo de artificio...ai cruz credo que ataque tão sofisticado  :lol:  :lol: .
Para quando acabarem as histórias tristes e a malta militar deixar de estar constantemente a dar tiros nos próprios pés ???
Não há semana que eu não mude em verdadeira conversa de campanha a mentalidade de um ou dois cidadãos, com os melhores argumentos que disponho a favor da existencia, manutenção e mais e melhor equipamento para a instituição militar. Mas para quê gastar latim neste Portugal que só nos dá noticias destas ?
Estou a imaginar a malta que me ouve a defender a instituição militar a rir-se como tola ao lêr uma notícia destas  :evil: ...estou a ficar cansado de fazer figura de urso...que porra de imagem é que vocês pensam que isto dá a um cidadão ou até ministro !!! que já são suficientemente avessos a gastar dinheiro na defesa, mesmo sem a porra destas burrices ?????
Já não tenho mais pachorra...cada vez mais quero é tratar da minha vidinha e o meu querido país que vá pastar, estou farto de duques e cenas tristes  :evil:  :evil: .

La' tinha de vir a famosa marcha do "diz-mal" de Portugal.

Calma.... Isso para mim eh um tiro no pe' também. Aprontam-se a disparar para todo o lado antes de sequer se apurar responsabilidades.

Primeiro ainda vai ser investigado.
Depois devem haver muitas cameras de vigilância que podem comprovar onde estão os erros.

Coisas como estas acontecem em todo o mundo, em todo o lado onde haja uma zona de segurança. Não se lembram quando uma equipa de um jornal entrou no palácio real em Londres? Quando se detecta uma falha corrige-se, punem-se responsáveis.

Conhecendo como conheço a BA5, acho muito estranho que tenha entrado pela porta de armas.







Eu sei e concordo que ao ser tão negativista estou tambem a dar tiros no próprio pé do nosso País, mas a verdade é que estou farto porque sei que isto está muito longe de ser um caso isolado. Eu próprio já há bastantes anos atrás, enquanto escoteiro saí com uns amigos a meio da noite do acampamento aonde nos encontrávamos e caminhamos praia fora e ria fora durante muito tempo, sempre na galhofa e na brincadeira, a noite estava muito escura e não se via nada, ás tantas ouvimos um "ALTO, QUEM VEM LÁ" sabem o que era ???? um garboso pára quedista e nós na porra da brincadeira a fazer um barulhão do camano quando as luzes se acenderam vimos que estavamos em plena base de São Jacinto já entre as diversas estruturas da base mesmo encostadinhos a um Hangar !!!!!  
Nesse mesmo dia soube por um sargento que para ter chegado aonde cheguei, eu e os meus colegas passamos por TRES postos de vigilancia que estavam montados nessa noite !!!! Verdade ou não, não sei, mas qual era o interesse do sargento pára quedista em dizer mal da sua própria unidade ????  Tinha eu 17 anos e foi a minha primeira grande desilusão em relação a unidades ditas de elite das nossas forças armadas. Devo acrescentar que nessa altura os páras ainda eram da FAP e nem sequer se imaginava que um dia seriam exército.
 E se em vez de sermos um grupo de escoteiros sem sabermos aonde estavamos e a fazer um enorme barulhão sempre na brincadeira, fosse-mos um grupinho de terroristas silenciosos ???? Quantas centenas de mortos ???? Quanta humilhação ???? Quanto baixar mais o moral, já tão baixo de há anos para cá no nosso pobre País ????
 E isto que eu disse é mais um tiro no pé ??? Então vou andar para aqui a fazer de conta que não sei o que se pássa e está tudo bem ??
Se não querem tiros no pé então cada um que faça a sua obrigação, ainda para mais agora, que só para lá vai quem quer  :evil: .
 

*

blackrider

  • 3
  • +0/-0
    • http://pimentelonline.no.sapo.pt
(sem assunto)
« Responder #19 em: Novembro 12, 2006, 11:28:53 pm »
Se nos pseudo psicotécnicos (para a admissão de pessoal) a competência superasse a cunha, situações destas talvez não se passassem…
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20217
  • Recebeu: 2983 vez(es)
  • Enviou: 2233 vez(es)
  • +1327/-3460
(sem assunto)
« Responder #20 em: Novembro 13, 2006, 12:36:17 am »
Citação de: "blackrider"
Se nos pseudo psicotécnicos (para a admissão de pessoal) a competência superasse a cunha, situações destas talvez não se passassem…


Queres elaborar um pouco mais?
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

blackrider

  • 3
  • +0/-0
    • http://pimentelonline.no.sapo.pt
(sem assunto)
« Responder #21 em: Novembro 17, 2006, 09:23:41 pm »
Não há muito mais para dizer acerca do que afirmei. Conheço pessoas que foram "passadas para trás" nos testes para ingresso na força aérea quando estavam a concorrer com "amor à camisola", enquanto pessoas com pedidos feitos (cunhas, isto dito pelas mesmas) fizeram os testes na boa e entraram com o objectivo de concorrerem à Univ. pelo contigente epecial para militares (por exemplo) largando a FAP assim que possível, isto porque, segundo os mesmos o objectivo era atingir um determinado curso de um forma mais simples.
 

*

psychocandy

  • Membro
  • *
  • 103
  • +1/-0
(sem assunto)
« Responder #22 em: Novembro 18, 2006, 04:02:48 am »
O mais provável eh ter sido algum "xerife" que entrou com a dita "senhora" e a descartou depois de um acordar repentino, agora a culpa cai em quem  secalhar tava sóbrio a cumprir funções e reconheceu o militar acompanhado. Muitas historias como estas existem, isto depois de eu ter ido "procurar" informações a alguns PA's que conheço. As vezes existem coisas que dão barraca, mas que não se deviam saber...
"The nation which forgets its defenders will be itself forgotten."
 

*

Jorge Pereira

  • Administrador
  • *****
  • 2235
  • Recebeu: 89 vez(es)
  • Enviou: 122 vez(es)
  • +59/-46
    • http://forumdefesa.com
(sem assunto)
« Responder #23 em: Fevereiro 24, 2007, 11:11:46 am »
Um dos primeiros erros do mundo moderno é presumir, profunda e tacitamente, que as coisas passadas se tornaram impossíveis.

Gilbert Chesterton, in 'O Que Há de Errado com o Mundo'






Cumprimentos
 

*

ricardonunes

  • Investigador
  • *****
  • 4874
  • Recebeu: 407 vez(es)
  • Enviou: 81 vez(es)
  • +266/-5965
(sem assunto)
« Responder #24 em: Fevereiro 24, 2007, 11:42:12 am »
Citação de: "Jorge Pereira"
:shock:

http://youtube.com/watch?v=Op0ewp4LMME


x2 :shock:
Potius mori quam foedari
 

*

typhonman

  • Investigador
  • *****
  • 5146
  • Recebeu: 743 vez(es)
  • Enviou: 1632 vez(es)
  • +8536/-4167
(sem assunto)
« Responder #25 em: Fevereiro 24, 2007, 02:58:50 pm »
LOL!!
 

*

psychocandy

  • Membro
  • *
  • 103
  • +1/-0
(sem assunto)
« Responder #26 em: Fevereiro 24, 2007, 03:30:44 pm »
The orgin of this video is http://www.stillfree.com/

From their legal disclaimer:
"You, the viewer of the preceeding are hereby advised that the video does not depict a real event. It is intended for the sole, limited and express purpose of entertainment and to induce you, the viewer of the video, to think critically about freedom of expression and speech and the government's responses to the same. Therefore, and by reason of the foregoing, the producers, creators and distributors of this video hereby verily certify that the foregoing fictionalization and dramatization was not real."
"The nation which forgets its defenders will be itself forgotten."
 

*

samwarrior

  • 47
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #27 em: Maio 04, 2009, 02:40:09 pm »
Realmente a senhora ate poderia estar ali a mando de Deus,pra dizer que a segurança em Portugal vale zero.
 

*

Instrutor

  • Investigador
  • *****
  • 1309
  • Recebeu: 3 vez(es)
  • Enviou: 1 vez(es)
  • +0/-1
(sem assunto)
« Responder #28 em: Maio 04, 2009, 03:50:51 pm »
É bom que estes casos aconteçam... servem de alerta, um dia destes é mesmo sério... pode ser que com o fim do serviço militar obrigatorio, o serviço de segurança é feito com militares RC e RV com muita mais experiencia e responsabilidade, e que de facto as patrulhas sejam feitas com munições reais e nao de salva.... Fiz inumeras vez de Sargento da Guarda e minha Walther tinha muniçoes reais com o carregador devidamente selado, agora ja os militares que estavam na porta de armas e noutros locais estratégicos dentro da unidade brincavam eles com as muniçoes de salva.......... Como eram militares em regime de SMO até compreendo esta passividade, agora como isso acabou e muito bem na minha opinião os militares profissionais deverao ser devidamente responsabilizados sobre as suas funçoes e brincadeiras dentro do serviço. De momento não sei bem como se processa as ditas patrulhas, mas posso confirmar que a minha unidade fazia patrulhas fora da unidade em tempo de Verão na vigilancia das florestas e as nossas armas andavam devidamente municiadas..... la esta a patrulha era constituida por 1 sargento, 1 cabo e um soldado Rc ou Rv...
"Aqui na Lusitanea existe um povo que não se governa nem se deixa governar" voz corrente entre os Romanos do Séc. I a.C