Nova organização do nosso Exército

  • 1101 Respostas
  • 270344 Visualizações
*

PereiraMarques

  • Moderador Global
  • *****
  • 7931
  • Recebeu: 1267 vez(es)
  • Enviou: 345 vez(es)
  • +5171/-235
Re: Nova organização do nosso Exército
« Responder #1035 em: Julho 28, 2015, 04:59:58 pm »
RL2 começou a mudar-se para a Amadora e aparentemente ocorreu a extinção da UnApAMAS (não sei como é que pronunciava esta coisa  :mrgreen:  )

Citar
De acordo com a Diretiva N.º 65 de SExa o Gen CEME, o Regimento de Lanceiros N.º2, desde 01 de julho de 2015, assumiu a responsabilidade sobre o PM/02 Amadora, tendo realizado, nessa mesma data, a primeira formatura Regimental no novo aquartelamento.
Nas Forças em Parada, comandadas pelo 2º Comandante, Tenente Coronel  de Cavalaria José Manuel Carreiro Crespo, formaram o Grupo de Comando e Serviços e o Grupo de Polícia do Exército, sendo presidida a formatura pelo Exmo. Comandante do Regimento de Lanceiros N.º 2, Coronel de Cavalaria, Paulo Manuel Simões das Neves de Abreu.

Citar
No dia 07 de julho de 2015, tomou posse como Comandante do Grupo de Comando e Serviços o Tenente- Coronel de Cavalaria Carlos Manuel da Costa Machado.
A cerimónia decorreu perante formatura do Grupo de Comando e Serviços no Destacamento do Regimento de Lanceiros N.º 2 da Amadora, onde foi entregue o Guião ao novo Comandante do Grupo seguindo-se a primeira revista às forças e respetivo desfile.
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20259
  • Recebeu: 2991 vez(es)
  • Enviou: 2243 vez(es)
  • +1342/-3464
Re: Nova organização do nosso Exército
« Responder #1036 em: Julho 28, 2015, 05:40:58 pm »
Eu já andei a fazer a preparação psicológica ao meu conhecido que é Comando na disponibilidade... mas acho que a coisa está preta! Eu falei-lhe desta possibilidade à uns tempos atrás e tive que dizer-lhe que era apenas um cenário fictício porque ele começou a ficar vermelho, com os olhos esbugalhados, todo ele ficou possesso...
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

HSMW

  • Moderador Global
  • *****
  • 12774
  • Recebeu: 3106 vez(es)
  • Enviou: 7616 vez(es)
  • +804/-1321
    • http://youtube.com/HSMW
Re: Nova organização do nosso Exército
« Responder #1037 em: Julho 28, 2015, 09:10:17 pm »
Para o consolar informa que o Dia da Infantaria vai passar a ser comemorado no CTC.
https://www.youtube.com/user/HSMW/videos

"Tudo pela Nação, nada contra a Nação."
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20259
  • Recebeu: 2991 vez(es)
  • Enviou: 2243 vez(es)
  • +1342/-3464
Re: Nova organização do nosso Exército
« Responder #1038 em: Julho 29, 2015, 10:30:18 am »
Definitivamente?  :twisted:
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11095
  • Recebeu: 2355 vez(es)
  • Enviou: 3270 vez(es)
  • +741/-1033
Re: Nova organização do nosso Exército
« Responder #1039 em: Julho 29, 2015, 11:12:16 am »
Citação de: "Cabeça de Martelo"
Definitivamente?  :twisted:

Deve dizer algo do género "Que de Fxxx o dia da Infantaria, o que importa é o dia do Comando." :mrgreen: ) omitir não é mentir :wink: .
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20259
  • Recebeu: 2991 vez(es)
  • Enviou: 2243 vez(es)
  • +1342/-3464
Re: Nova organização do nosso Exército
« Responder #1040 em: Julho 29, 2015, 12:11:37 pm »
O que ele vai dizer é o que fazem estes #$%" na minha casa (para os dois casos)?

Tu és um cortes... :twisted:

Então e a MINHA felicidade?! Esta situação é parecida à da vez que perguntei ao meu pai se tinha visto o desfile militar do Dia de Portugal. Quando ele disse que não mostrei-lhe... só a parte da PA... foi linda a reacção! :mrgreen:

Eu sou uma espécie de pica miolos... :mrgreen:
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11095
  • Recebeu: 2355 vez(es)
  • Enviou: 3270 vez(es)
  • +741/-1033
Re: Nova organização do nosso Exército
« Responder #1041 em: Julho 29, 2015, 04:12:31 pm »
Citação de: "Cabeça de Martelo"
O que ele vai dizer é o que fazem estes #$%" na minha casa (para os dois casos)?

Tu és um cortes... :twisted:

Então e a MINHA felicidade?! Esta situação é parecida à da vez que perguntei ao meu pai se tinha visto o desfile militar do Dia de Portugal. Quando ele disse que não mostrei-lhe... só a parte da PA... foi linda a reacção! :mrgreen:

Eu sou uma espécie de pica miolos... :twisted: .

E o teu pai não gostou do desfile da PA?
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20259
  • Recebeu: 2991 vez(es)
  • Enviou: 2243 vez(es)
  • +1342/-3464
Re: Nova organização do nosso Exército
« Responder #1042 em: Julho 29, 2015, 05:06:30 pm »
Se gostou? Ador... brincadeira, odiou! :twisted:  :lol:

PS2: aos PA cá do fórum... não liguem, isto é mesmo para picar o meu pai e ele a mim. Sempre foi assim, sempre será assim e em tudo.
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11095
  • Recebeu: 2355 vez(es)
  • Enviou: 3270 vez(es)
  • +741/-1033
Re: Nova organização do nosso Exército
« Responder #1043 em: Julho 29, 2015, 11:37:01 pm »
Citação de: "Cabeça de Martelo"
Se gostou? Ador... brincadeira, odiou! :twisted:  :lol:

PS2: aos PA cá do fórum... não liguem, isto é mesmo para picar o meu pai e ele a mim. Sempre foi assim, sempre será assim e em tudo.

Tal pai tal filho lol.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Cabeça de Martelo

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20259
  • Recebeu: 2991 vez(es)
  • Enviou: 2243 vez(es)
  • +1342/-3464
Re: Nova organização do nosso Exército
« Responder #1044 em: Julho 30, 2015, 12:42:43 pm »
ENTREVISTA COM O GENERAL CARLOS JERÓNIMO, CHEFE DO ESTADO-MAIOR DO EXÉRCITO

Por Miguel Machado

O Operacional publica hoje e amanhã uma entrevista com o General Carlos Jerónimo, Chefe do Estado-Maior do Exército. Tendo tomado posse a 18 de Fevereiro de 2014, coube-lhe comandar o Exército neste difícil período histórico em que vivemos, com reflexos em todos os sectores da sociedade e naturalmente também no ramo terrestre das Forças Armadas, as quais estão mais uma vez a adaptar-se a novo pacote legislativo. Colocamos as questões que nos pareceram mais importantes para transmitir aos leitores o que se passa com a componente operacional do Exército, alguns aspectos que directamente a influenciam, e o que se pode prever num futuro próximo.

 :arrow: http://www.operacional.pt/entrevista-co ... conclusao/

Partes importantes:

Citar
Operacional: Que alterações estão previstas nas três brigadas do Exército? Vamos assistir a alguma mudança em termos de capacidades? No produto final que o Exército dispõe para emprego real, qual é diferencial entre a atualidade e o fim destas mudanças?

CEME: As Brigadas Mecanizada, de Intervenção e de Reação Rápida passam a estar organizadas de acordo com um novo paradigma. Cada uma das Brigadas passará a disponibilizar um Comando de Brigada cuja responsabilidade é contribuir para assegurar a aptidão de projetar e empenhar, de forma sustentada e autónoma, até uma força de escalão brigada (UEBrig), num único teatro de operações, estando cada uma das brigadas orientada para missões que requeiram o emprego de forças pesadas (BrigMec), médias (BrigInt) ou ligeiras (BrigRR). Os elementos de apoio de fogos, apoio de combate e de apoio de serviços necessários para o emprego tático de uma UEBrig serão atribuídos em função dos empenhamentos concretos. Neste contexto as Brigadas têm a responsabilidade de, em exclusivo, aprontar as suas subunidades específicas estando a responsabilidade de aprontamento e enquadramento das componentes de apoio, não orgânicas, atribuídas a unidades da componente territorial, constituindo-se como o seu Encargo Operacional. No que diz respeito aos impactos concretos da reorganização da componente operacional do Sistema de Forças, importa referir os seguintes elementos mais significativos em cada Brigada: a extinção do 2º BIMec da Brigada Mecanizada, à qual se atribuiu a responsabilidade de aprontamento do Batalhão de Apoio de Serviços; a criação do Batalhão de Transmissões e do Grupo de Reconhecimento na BrigInt, que também apronta o Grupo de Artilharia Antiaérea; a criação do Agrupamento ISTAR e a reorganização das Forças de Operações Especiais em consonância com a doutrina OTAN. A reorganização, como não podia deixar de ser, garante o cumprimento dos níveis de ambição estabelecidos na conceptualização enquadrante.


Citar
Projeto Equipamento Individual – Visa Iniciar o processo de modernização do Equipamento Individual (Soldier System), baseado na aquisição de uma nova arma ligeira e que inclui o uniforme, proteção balística individual e comunicações, de forma a ampliar a Commom Operating Picture, o C2 e o apoio mútuo entre combatentes de pequenas Unidades, quando as missões do Exército se desenrolam no seio da população, sem stand-off, acarretando riscos cada vez mais imprevisíveis e dificilmente mitigáveis;

Projeto Viaturas Táticas Ligeiras Blindadas – Visa garantir mobilidade tática terrestre com proteção, conferindo maior coerência e flexibilidade às forças terrestres, facultando-lhes proteção blindada ligeira (até 10 Ton) e facilidade de projeção dos seus equipamentos orgânicos principais.

Em particular o projeto VTLB tem por objetivo:

- Contribuir para a edificação da Capacidade de Forças Ligeiras do Exército, principalmente na sua mobilidade tática terrestre e proteção, imprescindível à tipologia de cenários e missões de combate característicos do contexto atual [e.g. TO do Afeganistão] equipando um Batalhão de Infantaria;

- Contribuir para a edificação da Capacidade de Operações Especiais do Exército, dotando as unidades de Operações Especiais com VTLB 4×4 SOF, para equipar as Special Operation Task Units (SOTU);

- Contribuir para a edificação da Capacidade de Sustentação Logística da Força Terrestre, através da aquisição de VTLB 4×4 necessárias para o Módulo de Emergência e Evacuação do Agrupamento Sanitário;

- Contribuir para a edificação da capacidade de Forças Médias do Exército, através da aquisição de VTLB 4×4 Anticarro (ACar).

Projeto SIC-T – Visa dotar o Exército Português com uma plataforma de comunicações, associada a um conjunto de serviços e aplicações que permita aos comandantes táticos, dos vários escalões, a troca e partilha da informação tática (e administrativa) e que permita a produção e a manutenção de uma visão comum da situação operacional (COP) permanentemente atualizada. Este investimento tem por base a abertura de um processo de industrialização de módulos do Sistema de Informação e Comunicações Tático (SIC-T), que se constituirá como a terceira fase do projeto de desenvolvimento, produção em série, de modernos módulos de comunicações desenvolvidos pela Arma de Transmissões.

Projeto ISTAR – Visa edificar o Agrupamento ISTAR, enquanto elemento agregador das restantes valências que integram a capacidade Informações, Vigilância, Aquisição de Objetivos e Reconhecimento Terrestre, para apoiar uma unidade de escalão Brigada, permitindo responder às exigências operacionais neste domínio, no quadro da conflitualidade atual e dos Targets NATO 2013. Em particular salienta-se a aquisição, a partir de 2016, de sistemas Mini-UAV.
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

PereiraMarques

  • Moderador Global
  • *****
  • 7931
  • Recebeu: 1267 vez(es)
  • Enviou: 345 vez(es)
  • +5171/-235
Re: Nova organização do nosso Exército
« Responder #1045 em: Julho 31, 2015, 09:55:17 am »
DECRETO REGULAMENTAR N.º 11/2015 - DIÁRIO DA REPÚBLICA N.º 148/2015, SÉRIE I DE 2015-07-3169920323
Ministério da Defesa Nacional
Aprova a orgânica do Exército
https://dre.pt/application/conteudo/69920323


2 — Os regimentos que integram a estrutura do aprontamento de forças são os seguintes:

a) O Regimento de Infantaria n.º 1;
b) O Regimento de Infantaria n.º 10;
c) O Regimento de Infantaria n.º 13;
d) O Regimento de Infantaria n.º 14;
e) O Regimento de Infantaria n.º 15;
f) O Regimento de Infantaria n.º 19;
g) O Regimento de Artilharia n.º 4;
h) O Regimento de Artilharia n.º 5;
i) O Regimento de Artilharia Antiaérea n.º 1;
j) O Regimento de Cavalaria n.º 3;
k) O Regimento de Cavalaria n.º 6;
l) O Regimento de Lanceiros n.º 2;
m) O Regimento de Engenharia n.º 1;
n) O Regimento de Engenharia n.º 3;
o) O Regimento de Transmissões;
p) O Regimento de Comandos;
q) O Regimento de Paraquedistas;
r) O Regimento de Guarnição n.º 1;
s) O Regimento de Guarnição n.º 2;
t) O Regimento de Guarnição n.º 3;
u) O Regimento de Apoio Militar de Emergência.

3 — O regimento referido na alínea f) do número anterior é extinto após a transferência do Regimento de Engenharia n.º 3 para o aquartelamento de Chaves.

Artigo 60.º
Centro de Tropas de Operações Especiais
O CTOE é uma unidade do tipo regimento, tendo as competências previstas no n.º 1 do artigo anterior.
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20259
  • Recebeu: 2991 vez(es)
  • Enviou: 2243 vez(es)
  • +1342/-3464
Re: Nova organização do nosso Exército
« Responder #1046 em: Julho 31, 2015, 10:31:21 am »
YES! Já se andava a falar nisso. :G-beer2:
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

PereiraMarques

  • Moderador Global
  • *****
  • 7931
  • Recebeu: 1267 vez(es)
  • Enviou: 345 vez(es)
  • +5171/-235
Re: Nova organização do nosso Exército
« Responder #1047 em: Julho 31, 2015, 10:41:42 am »
Se a ex-ETP é Regimento de Paraquedistas, o que é que são o RI10 e o RI15? E porque raio o CTOE não é Regimento de Operações Especiais?
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20259
  • Recebeu: 2991 vez(es)
  • Enviou: 2243 vez(es)
  • +1342/-3464
Re: Nova organização do nosso Exército
« Responder #1048 em: Julho 31, 2015, 10:47:17 am »
São respectivamente Regimento de Infantaria n.º10 e 15... :mrgreen:

Na minha perspectiva esta mudança de designação prende-se mais com o peso histórico da dita unidade do que outra coisa. Na prática nada muda.

O CTOE não é herdeiro de um regimento de Infantaria? Provavelmente não mudam porque querem distinguir a dita unidade do resto (o que eu até compreendo).
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11095
  • Recebeu: 2355 vez(es)
  • Enviou: 3270 vez(es)
  • +741/-1033
Re: Nova organização do nosso Exército
« Responder #1049 em: Julho 31, 2015, 03:02:58 pm »
Citação de: "PereiraMarques"
3 — O regimento referido na alínea f) do número anterior é extinto após a transferência do Regimento de Engenharia n.º 3 para o aquartelamento de Chaves.

E o que acontece ao quartel de Espinho onde está o RE3?