Novo blindado 4x4

  • 1128 Respostas
  • 364966 Visualizações
*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 19967
  • Recebeu: 2887 vez(es)
  • Enviou: 2184 vez(es)
  • +1161/-3445
(sem assunto)
« Responder #15 em: Setembro 26, 2007, 06:52:04 pm »
Há tb LAV com esse sistema, por isso não é só o Hummer.
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

sturzas

  • Membro
  • *
  • 120
  • Recebeu: 3 vez(es)
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #16 em: Setembro 27, 2007, 04:16:03 am »
Viva a todos:

Deixo aqui uma tabela com as versões de viaturas 4x4, com blindagem, por país:



Mais uma achega para a especulação...

Acho estranho os franceses terem, ou irem, ficar de fora. Todavia é necessário distinguir viaturas tácticas ligeiras 4x4 e viaturas tácticas blindadas 4x4. A diferença ainda é alguma. A primeira com "facilidade  engenho" se pode transformar na segunda; o inverso já é mais difícil.

Acho interessante, como viatura táctica 4x4 (mesmo com blindagem ligeira), o modelo francês Panhard VPS:



... e o modelo alemão SERVAL:



Excelentes para Reacção Rápida.
NA PAZ E NA VIDA... QUE RESERVA TÃO CALMA E TRANQUILA... MAS SE OUVIRES O TROAR DA GUERRA... ENTÃO IMITA O TIGRE...
 

*

Mar Verde

  • Membro
  • *
  • 228
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #17 em: Setembro 27, 2007, 07:48:28 am »
os Ingleses estão a substituir o Land Rover



pelo Supacat HMT400 /MWMIK







 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 19967
  • Recebeu: 2887 vez(es)
  • Enviou: 2184 vez(es)
  • +1161/-3445
(sem assunto)
« Responder #18 em: Setembro 27, 2007, 10:05:41 am »
Tens mais dados sobre este veiculo? Parece-me um projecto muito interessante.
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

dero

  • Membro
  • *
  • 56
  • +0/-0
projecto
« Responder #19 em: Setembro 27, 2007, 11:42:12 am »
Boas
a mim tambem me parece um bom projecto mas questiono me a utilidade destes veiculos pois quando dizem que os hummer sao muito fracos e que nao servem para cenarios como o Iraque e Afeganistão e andam a comprar veiculos á pressa com maior blindagem qual a utilidade destes veiculos quando os tripulantes vao expostos sem blindagem nenhuma? é que mesmo com o armamento que eles carregam com uma simples arma pessoal podem atigir os tripulantes.
os mais entendidos que me expliquem o porque destes veiculos

tks
 

*

Daniel

  • Investigador
  • *****
  • 3134
  • Recebeu: 416 vez(es)
  • Enviou: 208 vez(es)
  • +644/-8579
(sem assunto)
« Responder #20 em: Setembro 27, 2007, 12:01:57 pm »
Realmente este veiculo não sei para que possa servir, pois blindagem zero, e alem que seus tripulantes vão bastante expostos.
Talvez tanha sido feito para andar na praia, penso eu de que.  :mrgreen:
 

*

TaGOs

  • Membro
  • *
  • 229
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #21 em: Setembro 27, 2007, 12:21:32 pm »
Se este concurso for para viaturas blindadas aposto que as três propostas que a Fabrequipa recebeu foram da General Dynamics. E devem ser o hummer (USA) , eagle (Suíço) e o rg-32M (Sul Africano). Isto é o meu palpite.
 

*

LM

  • Investigador
  • *****
  • 2442
  • Recebeu: 879 vez(es)
  • Enviou: 3064 vez(es)
  • +512/-71
(sem assunto)
« Responder #22 em: Setembro 27, 2007, 12:47:34 pm »
Este é um assunto que os gostava muito que os nossos "especialistas residentes" investissem algum tempo a explicar - quais os vários tipos (não modelos em concreto) de veiculos possiveis e as suas aplicações...

Friamente? como a "mão-de-obra" militar nos paises ocidentais é um recurso escasso julgo que estamos a assistir a uma tendencia para qualquer veiculo (salvo 4x4 de ligação) ter uma protecção balistica no minimo ao 7,62mm - ora esta opção tem custo (na estrutura e no custo do veiculo).

Outro problema é a necessidade de veiculos especificos para os conflitos que temos agora - no tempo da guerra fria ninguem projectou veiculos HUMMER para ir à linha da frente, mas agora que temos necessidade de patrulhas constantes e guerras de guerrilha com RPG/IED claro que este veiculo não é o ideal (nem foi projectado para isso!). Exemplo: o Bushmaster:
Citar
It is designed to be capable of carrying an entire infantry section (9 men) over a 1000k's without refuelling and carry enough food, water, ammunition etc to allow the section to operate for up to 3 days without resupply.
- não se pode pedir que seja um bom veiculo para patrulhar o Iraque...

O perigo é equipar as unidades apenas com veiculos do tipo necessário para estes cenários e esquecer que a função primária de um exercito ainda é combater de forma convencional outro exercito - um veiculo tipo Dingo talvez não deva estar a equipar de forma permanente uma unidade mas sim ser entregue à unidade quando ela for para o terreno.

Disse muita asneira...?
Quidquid latine dictum sit, altum videtur
 

*

turkiko

  • Membro
  • *
  • 21
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #23 em: Setembro 27, 2007, 02:32:22 pm »
http://www.army-technology.com/contract ... dyne1.html

Feio como o caraças, mas se calhar efeciente.

Cumprimentos,
 

*

André

  • Investigador
  • *****
  • 3555
  • Recebeu: 2 vez(es)
  • +110/-1
(sem assunto)
« Responder #24 em: Setembro 27, 2007, 02:58:05 pm »
Citação de: "turkiko"
http://www.army-technology.com/contractors/ballistic_protection/ceradyne/ceradyne1.html

Feio como o caraças, mas se calhar efeciente.

Cumprimentos,


Parece um Buggy blindado.  :shock:

Na minha opinião o veículo 4x4 as opções para serem adquiridos pelo exército português é o Dingo, o Golan ou o Bushmaster, isto se os quer utilizar no Afeganistão ou no Líbano caso contrário o que não falta por aí são Land Rovers, Hummers ou UMMs.

 

*

LM

  • Investigador
  • *****
  • 2442
  • Recebeu: 879 vez(es)
  • Enviou: 3064 vez(es)
  • +512/-71
(sem assunto)
« Responder #25 em: Setembro 27, 2007, 03:09:43 pm »
Citar
Na minha opinião o veículo 4x4 as opções para serem adquiridos pelo exército português é o Dingo, o Golan ou o Bushmaster, isto se os quer utilizar no Afeganistão ou no Líbano caso contrário o que não falta por aí são Land Rovers, Hummers ou UMMs.


Será...? A primeira questão deverá ser: qual o uso que a BRR irá dar ao veiculo? Se for para reconhecimento (ligeiro, não é para um Esq Rec de cavalaria) da brigada ou de um Bat PARA um Dingo (ou Golan ou Bushmaster) será demasiado grande e lento...

Golan: "The mission of the Golan is to provide maximum protection to its passengers and crew. The Golan platform may be adapted to serve as an armored personnel carrier, command vehicle, ambulance or intelligence collection vehicle. In the personnel carrier role, it has capacity of up to 10 soldiers

Bushmaster: "It is designed to be capable of carrying an entire infantry section (9 men) over a 1000k's without refuelling and carry enough food, water, ammunition etc to allow the section to operate for up to 3 days without resupply."

É isso que a BRR quer...? Ou quer veiculos ligeiros, relativamente bem armados (1x7,62 + 1x12,7/40mm por ex) com 3/4 tripulantes para reconhecimentos? Com outros do mesmo modelo-base para actividade fora da linha da frente?
Quidquid latine dictum sit, altum videtur
 

*

LM

  • Investigador
  • *****
  • 2442
  • Recebeu: 879 vez(es)
  • Enviou: 3064 vez(es)
  • +512/-71
(sem assunto)
« Responder #26 em: Setembro 27, 2007, 03:20:56 pm »
Já agora: não será a familia "Panhard VBL um bom compromisso entre 4x4TT e os "Dingos"? Ou é uma especie destinada à extinção na evolução dos veiculos ligeiros militares?
Quidquid latine dictum sit, altum videtur
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 19967
  • Recebeu: 2887 vez(es)
  • Enviou: 2184 vez(es)
  • +1161/-3445
(sem assunto)
« Responder #27 em: Setembro 27, 2007, 03:21:23 pm »
A BRR quer é um veiculo que dê boa protecção aos seus militares, que tenha alguma capacidade de transporte e que leve do ponto A ao ponto B.

O Golan é na minha opinião muito grande, não estou a ver os Comandos a andar numa coisa tão grande. O ideal seria um veiculo mais pequeno, já que a BRR tb vai poder contar com o Pandur (no ERec).
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

PereiraMarques

  • Moderador Global
  • *****
  • 7888
  • Recebeu: 1222 vez(es)
  • Enviou: 342 vez(es)
  • +5149/-234
(sem assunto)
« Responder #28 em: Setembro 27, 2007, 03:40:30 pm »
Citação de: "Cabeça de Martelo"
a BRR tb vai poder contar com o Pandur (no ERec).


Onde é que isso está previsto? Os Pandur não vão todos para BrigInt e o EREC da BrigRR continua com os M-11 Panhard? Nem que seja porque este últimos podem ser lançados de paraquedas.

Já o que acredito mais, é que os BIPara ou Agrupamentos com origem na BrigRR possam receber Pandur numa base ad-hoc, conforme tem acontecido nas missões nos Balcãs.
 

*

papatango

  • Investigador
  • *****
  • 7384
  • Recebeu: 930 vez(es)
  • +4435/-848
(sem assunto)
« Responder #29 em: Setembro 27, 2007, 03:46:28 pm »
A minha humilde opinião, é de que veículos como o Hummer / Vamtac / Land Rover / Supacat são neste momento ultrapassados.

O Supacat exactamente pelo que já aqui foi referido, parece um veículo absordo. Ele é apenas um Buggy com esteroides e em ponto grande.
A sua função serve para assalto a posições inimigas, para envolvimento de tropas e para operações de surpresa. Caso contrário, cada uma das gaiolas (porque o Supacat não é mais que isso) transforma-se num caixão.

Os Hummer e os seus derivados estão no fim da sua vida útil e são neste momento projectos com 30 anos de vida, que tiveram a sua utilidade no passado, mas que perante as novas ameaças aparecem como de pouca utilidade quando falamos de veículos para missões de paz.

Os Pandur-II podem receber blindagem adicional, mas a sua protecção inferior e o seu perfil balistico, embora não seja "chato" não é dos mais adequados, por isso é necesário qualquer coisa melhor que os Hummer e com melhor perfil balístico que os Pandur-II.

Os mais avançados neste campo são os sul africanos, que desde os anos 70 que desenvolvem veículos que podem servir para várias funções e ao mesmo tempo ter capacidade para operar em ambientes onde houver áreas minadas.

Por isto tudo, a opção mais interessante das acima descrita parece-me ser a da "BAE Systems South Africa" RG-31 Nyala
http://www.areamilitar.net/DIRECTORIO/ter.aspx?NN=137
Para haver uma proposta sul africana, eu diria que se trata exactamente deste veículo. É o mais leve de todos e os outros são 6x6 (embora com versões 4x4).


Dos Estados Unidos pode até vir um Hummer, mas acho que seria um disparate, porque é um veículo claramente ultrapassado. Vejam a imagem de um teste feito a um Hummer com blindagem que está no areamilitar.net na última matéria sobre veículos anti-minas.
ver aqui: http://www.areamilitar.net/analise/analise.aspx?NrMateria=47&p=4

Destino de Hummers no Iraque:




Isto vale tanto para o Hummer, como para o Vamtac, como para o veículo italiano derivado. São projectos interessantes e de qualidade muito aceitável, mas que não têm hipoteses quando a ameaça está no chão sob a forma de bomba.

Para opções americanas, acharia que estas duas opções seriam muito mais aceitáveis:
http://www.areamilitar.net/DIRECTORIO/ter.aspx?NN=144
http://www.areamilitar.net/DIRECTORIO/ter.aspx?NN=136
Qualquer destes dois estaria interessado em colocar um seu modelo num país da NATO, porque é sempre um grande argumento de vendas.

Mas com a capacidade de produção dos fabricantes completamente cheia por causa das inumeras encomendas de emergência colocadas pelo governo americano...
Acho que os fabricantes não deve estar para aí virados.

Quanto aos alemães, há versões blindadas do Pizgauer:
É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...