L-ATV no Exército ?

  • 207 Respostas
  • 41775 Visualizações
*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10355
  • Recebeu: 5654 vez(es)
  • Enviou: 4348 vez(es)
  • +8472/-1840
Re: L-ATV no Exército ?
« Responder #195 em: Novembro 10, 2020, 10:00:09 pm »
POST TRANSFERIDO DO TOPICO PANDUR II

É verdade, assim de forma rápida é o que faz mais falta, admitindo que a LPM é cumprida integralmente e que essas lacunas são resolvidas. Quanto aos helicópteros, podem ficar na FAP que não me choca, desde que sejam adquiridos...


Sim, de preferência os BlackHawk.

A longo prazo, na sua opinião quais deveriam ser os "target" para aquisição de material para o EP ?

Abc,

Boa questão. Em primeiro lugar, é necessário que o que está previsto para a atual LPM seja cumprido de forma integral, assim como outros ajustes programados (como completar a frota dos Leo, por exemplo) pois tudo isso são enormes lacunas atuais. Depois, acho que o objetivo deveria ser:
-SAM medio alcance (NASAMS preferencialmente, para utilizarmos os mesmos modelos de misseis)
-Himars, pois possui uma capacidade de apoio de fogo e de dissuasão que é difícil igualar.
-IFV mecanizado, com o Lynx/ASCOD/CV90 com lançador spike integrado. 60 unidades já era bom, para o BIMec e o Erec da BrigMec, sendo que o ideal eram cerca de 100/120 para voltar a levantar o segundo Bimec.
-Equipar a BrigInt com uma viatura de apoio de fogo como o Centauro, preferencialmente o Centauro II que tem canhão de 120mm.
(volto a lembrar que isto é após cumprir integralmente a LPM, onde há coisas fundamentais como o L-ATV, o sistema shorad, a conversão dos pandur e a substituição do m114.)


Concordo com as opções a 200 %, para já vir o LATV, o SHORAD ( CAMM-ER ?), conversão dos PANDUR ( 30 mm + SPIKE) e a minha aposta seria o M-777, mas se o Exército quiser CAESAR, não me oponho.

A meu ver, seria interessante também aero-mecanizar a BRR, com sistemas tipo Weasel/M-113, LATV, M-119 etc.

Cumprimentos,   
CAMM-ER infelizmente não será possível com o orçamento atual... talvez o Avenger ou o novo sistema da Boeing para o L-ATV ou então o MPCV nos ST5, na pior das hipóteses.
Quanto a mecanizar a BRR, não acho que deva passar por Weasel ou M113. É importante  que os L-ATV venham nas várias versões que faltam neste momento, como PM, ACar (há uma versão bastante interessante com RCWS 30mm que integra spike ou javelin) entre outras.  Para o ERec, há  uma versão anfíbia do ST5  para reconhecimento,  talvez fosse o melhor e permitia arrumar os Panhard... Isso, e instalar RWS nos ST5.

RABN, mas porquê adquirir os LATV e não mais ST5 ??
Não seria bem mais indicado adquirir mais uma centena de Porta armas/Porta Morteiros/versão AAA/Rec, do que termos mais uma VBL ??

Abraços   
Ter um modelo de VBL para o exército todo faria sempre mais sentido.  Mas há outras questões que também são importantes:
- O L-ATV sempre foi e continua a ser a preferência da generalidade do exército, mesmo depois da compra do ST5
-O L-ATV é mais barato, além de que a Urovesa abusou no contrato de venda dos ST5.
-o L-ATV tem mais versões, e mais capazes, sendo que tem algumas que fazem muita falta no exército.
« Última modificação: Novembro 10, 2020, 10:08:02 pm por tenente »
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: HSMW

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10355
  • Recebeu: 5654 vez(es)
  • Enviou: 4348 vez(es)
  • +8472/-1840
Re: L-ATV no Exército ?
« Responder #196 em: Novembro 10, 2020, 10:06:58 pm »
É verdade, assim de forma rápida é o que faz mais falta, admitindo que a LPM é cumprida integralmente e que essas lacunas são resolvidas. Quanto aos helicópteros, podem ficar na FAP que não me choca, desde que sejam adquiridos...


Sim, de preferência os BlackHawk.

A longo prazo, na sua opinião quais deveriam ser os "target" para aquisição de material para o EP ?

Abc,

Boa questão. Em primeiro lugar, é necessário que o que está previsto para a atual LPM seja cumprido de forma integral, assim como outros ajustes programados (como completar a frota dos Leo, por exemplo) pois tudo isso são enormes lacunas atuais. Depois, acho que o objetivo deveria ser:
-SAM medio alcance (NASAMS preferencialmente, para utilizarmos os mesmos modelos de misseis)
-Himars, pois possui uma capacidade de apoio de fogo e de dissuasão que é difícil igualar.
-IFV mecanizado, com o Lynx/ASCOD/CV90 com lançador spike integrado. 60 unidades já era bom, para o BIMec e o Erec da BrigMec, sendo que o ideal eram cerca de 100/120 para voltar a levantar o segundo Bimec.
-Equipar a BrigInt com uma viatura de apoio de fogo como o Centauro, preferencialmente o Centauro II que tem canhão de 120mm.
(volto a lembrar que isto é após cumprir integralmente a LPM, onde há coisas fundamentais como o L-ATV, o sistema shorad, a conversão dos pandur e a substituição do m114.)


Concordo com as opções a 200 %, para já vir o LATV, o SHORAD ( CAMM-ER ?), conversão dos PANDUR ( 30 mm + SPIKE) e a minha aposta seria o M-777, mas se o Exército quiser CAESAR, não me oponho.

A meu ver, seria interessante também aero-mecanizar a BRR, com sistemas tipo Weasel/M-113, LATV, M-119 etc.

Cumprimentos,   
CAMM-ER infelizmente não será possível com o orçamento atual... talvez o Avenger ou o novo sistema da Boeing para o L-ATV ou então o MPCV nos ST5, na pior das hipóteses.
Quanto a mecanizar a BRR, não acho que deva passar por Weasel ou M113. É importante  que os L-ATV venham nas várias versões que faltam neste momento, como PM, ACar (há uma versão bastante interessante com RCWS 30mm que integra spike ou javelin) entre outras.  Para o ERec, há  uma versão anfíbia do ST5  para reconhecimento,  talvez fosse o melhor e permitia arrumar os Panhard... Isso, e instalar RWS nos ST5.

RABN, mas porquê adquirir os LATV e não mais ST5 ??
Não seria bem mais indicado adquirir mais uma centena de Porta armas/Porta Morteiros/versão AAA/Rec, do que termos mais uma VBL ??

Abraços   
Ter um modelo de VBL para o exército todo faria sempre mais sentido.  Mas há outras questões que também são importantes:
-O L-ATV sempre foi e continua a ser a preferência da generalidade do exército, mesmo depois da compra do ST5
-O L-ATV é mais barato, além de que a Urovesa abusou no contrato de venda dos ST5.
-o L-ATV tem mais versões, e mais capazes, sendo que tem algumas que fazem muita falta no exército.


RABN, ou eu sou muito burro, ou então não nos estamos a entender......
Se o LATV é o preferido do ExPort porque compramos o ST5 ??
Se a Urovesa abusou do preço porque se avançou com a compra dos ST5 ??
Quais são as versões que o LATV tem que o ST5 não tem ou não pode vir a ter ???
Já alguém garantiu essas limitações do ST5, e, quais as versões que o ST5 não pode ter comparativamente ao LATV ??
É muito fácil escrever o que quer que seja no forum mas de onde vem a comprovação dessas afirmações ?

Abraços
« Última modificação: Novembro 10, 2020, 10:09:35 pm por tenente »
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 8255
  • Recebeu: 3730 vez(es)
  • Enviou: 703 vez(es)
  • +4939/-774
Re: L-ATV no Exército ?
« Responder #197 em: Novembro 10, 2020, 10:15:17 pm »
O L-ATV não ganhou o concurso porque nem sequer participou. Pelo menos não fazia parte dos dois finalistas. Há quem diga que as opções eram muito limitadas pelo orçamento disponível face aos veículos a adquirir, o que de facto faz sentido quando vemos que os principais concorrentes europeus do Vamtac não entraram. No fim o orçamento acabou por não dar na mesma para o número de veículos planeados, ficando a quantidade final nos 139, certo?
 

*

Clausewitz

  • Membro
  • *
  • 225
  • Recebeu: 245 vez(es)
  • Enviou: 291 vez(es)
  • +101/-25
Re: L-ATV no Exército ?
« Responder #198 em: Novembro 10, 2020, 10:26:57 pm »
O L-ATV não ganhou o concurso porque nem sequer participou. Pelo menos não fazia parte dos dois finalistas. Há quem diga que as opções eram muito limitadas pelo orçamento disponível face aos veículos a adquirir, o que de facto faz sentido quando vemos que os principais concorrentes europeus do Vamtac não entraram. No fim o orçamento acabou por não dar na mesma para o número de veículos planeados, ficando a quantidade final nos 139, certo?

O orçamento não deu foi para a comissão a pagar à NPA, foi isso que levou à redução do número de veículos. Se o orçamento era curto e foi isso que levou a que não houvesse mais concorrentes, nomeadamente o L-ATV, então não faz sentido dizer que a vantagem deste sobre os URO é o preço.
 

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 8255
  • Recebeu: 3730 vez(es)
  • Enviou: 703 vez(es)
  • +4939/-774
Re: L-ATV no Exército ?
« Responder #199 em: Novembro 10, 2020, 10:56:57 pm »
Mas que bela comissão, para a quantidade de veículos a adquirir ter reduzido tanto.  ::)
 

*

Clausewitz

  • Membro
  • *
  • 225
  • Recebeu: 245 vez(es)
  • Enviou: 291 vez(es)
  • +101/-25
Re: L-ATV no Exército ?
« Responder #200 em: Novembro 12, 2020, 01:12:32 pm »
Mas que bela comissão, para a quantidade de veículos a adquirir ter reduzido tanto.  ::)

Cerca de 16%, contas por alto, a NPA não anda aqui para se perder. No fundo foi o que pagámos para não ter chatices e garantir que o material vem mesmo, dado que o histórico de concursos militares made in Portugal é o que se conhece de impugnações, cancelamentos, atrasos, dinheiro por fora...
 

*

typhonman

  • Investigador
  • *****
  • 5146
  • Recebeu: 743 vez(es)
  • Enviou: 1631 vez(es)
  • +8536/-4167
« Última modificação: Março 07, 2021, 07:36:22 pm por typhonman »
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: HSMW, perdadetempo

*

typhonman

  • Investigador
  • *****
  • 5146
  • Recebeu: 743 vez(es)
  • Enviou: 1631 vez(es)
  • +8536/-4167
Re: L-ATV no Exército ?
« Responder #202 em: Abril 30, 2021, 07:39:59 pm »
Viva,


Está neste momento em LX, o USS Cartel Hall, a descarregar LTVS com cor do deserto.


Foi-me dito, que na retração do A-Stan, algum material poderá vir cá parar, agora não sei se estes já fazem parte do "pacote".


Abc,
 

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10355
  • Recebeu: 5654 vez(es)
  • Enviou: 4348 vez(es)
  • +8472/-1840
Re: L-ATV no Exército ?
« Responder #203 em: Abril 30, 2021, 08:01:30 pm »
March 25, USS Carter Hall departed Norfolk for a scheduled deployment, as part of the USS Iwo Jima ARG.

April 3, The Carter Hall conducted a replenishment-at-sea with the USNS Supply (T-AOE 6), while underway in the eastern Atlantic Ocean; Conducted a replenishment-at-sea again, while underway in the Celtic Sea, on April 12; Moored at Wharf 14, Her Majesty's Naval Base (HMNB) Devonport in Plymouth, England, from April 17-26; Conducted a replenishment-at-sea with the USNS Supply on April 27.

April 30, USS Carter Hall moored at Rocha Conde d'Obidos Cruise Terminal in Lisbon, Portugal, for a three-day port visit.

http://www.uscarriers.net/lsd50history.htm



https://www.navy.mil/Press-Office/News-Stories/Article/2576693/uss-carter-hall-arrives-at-plymouth-england/#images-1

Pelo que li nada refere que tenham carregado no Carter Hall, LATV's para nós.

Abraços
« Última modificação: Abril 30, 2021, 08:07:31 pm por tenente »
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

*

nelson38899

  • Investigador
  • *****
  • 5306
  • Recebeu: 715 vez(es)
  • Enviou: 706 vez(es)
  • +487/-2598
Re: L-ATV no Exército ?
« Responder #204 em: Abril 30, 2021, 11:48:00 pm »
Estou admirado!

O que li nas noticias foi que a NATO decidiu doar todo o equipamento que lá se encontrava ao Afeganistão.

https://www.publico.pt/2021/04/24/mundo/noticia/eua-nato-entregam-equipamento-militar-afeganistao-retirada-1959906
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva
 

*

typhonman

  • Investigador
  • *****
  • 5146
  • Recebeu: 743 vez(es)
  • Enviou: 1631 vez(es)
  • +8536/-4167
Re: L-ATV no Exército ?
« Responder #205 em: Maio 01, 2021, 12:04:43 am »
Estou admirado!

O que li nas noticias foi que a NATO decidiu doar todo o equipamento que lá se encontrava ao Afeganistão.

https://www.publico.pt/2021/04/24/mundo/noticia/eua-nato-entregam-equipamento-militar-afeganistao-retirada-1959906

Eu disse "poderá!".
 

*

NVF

  • Investigador
  • *****
  • 5315
  • Recebeu: 3951 vez(es)
  • Enviou: 9759 vez(es)
  • +8442/-245
Re: L-ATV no Exército ?
« Responder #206 em: Maio 01, 2021, 05:20:12 am »
Como é óbvio , pelo post do tenente, este LSD da USN veio dos States e não do Mar Arábico. Agora a questão é porque é que os Marines iriam doar viaturas relativamente novas? Poderá ser uma entrega para Rota, porque o navio não vai para o Mediterrâneo? Claro que se viessem viaturas novas — provavelmente para os Fuzileiros, dado o baixo número — era muito bom.
Talent de ne rien faire
 

*

typhonman

  • Investigador
  • *****
  • 5146
  • Recebeu: 743 vez(es)
  • Enviou: 1631 vez(es)
  • +8536/-4167
Re: L-ATV no Exército ?
« Responder #207 em: Maio 01, 2021, 02:55:30 pm »
Como é óbvio , pelo post do tenente, este LSD da USN veio dos States e não do Mar Arábico. Agora a questão é porque é que os Marines iriam doar viaturas relativamente novas? Poderá ser uma entrega para Rota, porque o navio não vai para o Mediterrâneo? Claro que se viessem viaturas novas — provavelmente para os Fuzileiros, dado o baixo número — era muito bom.

Pode ser algum exercício com os fuzileiros, vamos aguardar a ver se aparecem fotos ou notícias sobre o assunto.

Abc,
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: NVF