PE

  • 22 Respostas
  • 7525 Visualizações
*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20258
  • Recebeu: 2991 vez(es)
  • Enviou: 2243 vez(es)
  • +1341/-3463
(sem assunto)
« Responder #15 em: Agosto 19, 2007, 02:12:55 am »
O Lightning já disse muita coisa, esqueceu-se dizer que os Páras têm muito mais respeito pela PA do que pela PE (plo menos no meu tempo).

Não se esqueçam também que no tempo em que os Páras estavam na FAP muitas vezes era pessoal de Boina Verde que dava muita da instrução aos PA's. Havia rivalidade, mas tb muito respeito mutuo!
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

Sickness

  • 48
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #16 em: Agosto 19, 2007, 02:16:04 am »
Ja ouvi dizer ai pelos fóruns que alguns para quedistas ainda sentem um grande tristeza por agora estes pertencerem ao exercito e muitos queriam a reintegração na FAP , mas não compreendo muito o porque disso..
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20258
  • Recebeu: 2991 vez(es)
  • Enviou: 2243 vez(es)
  • +1341/-3463
(sem assunto)
« Responder #17 em: Agosto 19, 2007, 02:17:40 am »
Por muita razões meu rapaz...e olha que eu sou um chequita novo que não passou pela FAP!  :roll:
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

raphael

  • Investigador
  • *****
  • 1683
  • Recebeu: 396 vez(es)
  • Enviou: 347 vez(es)
  • +100/-45
(sem assunto)
« Responder #18 em: Agosto 19, 2007, 03:15:42 am »
Existem exemplos de Oficiais RC Páras dos anos 70/80 que foram para o QP da FAP para a especialidade de Polícia Aérea, entre outras especialidades, se bem que os que se deram melhor são os que actualmente estão na GNR sendo já do posto de Tenente-Coronel.
O porquê da opção?... Talvez devido ao facto de o QP de Oficiais Páras na altura estar preenchido e terem optado por assegurar o seu futuro, quer por motivos familiares quer outros! :D
Um abraço
Raphael
__________________
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11094
  • Recebeu: 2354 vez(es)
  • Enviou: 3267 vez(es)
  • +741/-1033
(sem assunto)
« Responder #19 em: Agosto 19, 2007, 12:12:49 pm »
Citação de: "Cabeça de Martelo"
O Lightning já disse muita coisa, esqueceu-se dizer que os Páras têm muito mais respeito pela PA do que pela PE (plo menos no meu tempo).

Não se esqueçam também que no tempo em que os Páras estavam na FAP muitas vezes era pessoal de Boina Verde que dava muita da instrução aos PA's. Havia rivalidade, mas tb muito respeito mutuo!


E acho bem que assim seja, rivalidade é saudavel porque incentiva a darmos o nosso melhor, um género de competição digamos, mas desde que não seja levada a extremos absurdos.
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20258
  • Recebeu: 2991 vez(es)
  • Enviou: 2243 vez(es)
  • +1341/-3463
(sem assunto)
« Responder #20 em: Agosto 20, 2007, 12:22:33 pm »
Exacto!  :wink:
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

Ferrus

  • 1
  • +0/-0
    • http://cantigasdeamigo2.blogs.sapo.pt/
(sem assunto)
« Responder #21 em: Março 03, 2008, 03:50:02 pm »
"Pelo que percebi a "lavagem" ao cérebro naquela altura era algo do género, o meu grupo de combate (pelotão) tem que ser o melhor da companhia, a minha companhia tem que ser a melhor do Batalhão, os pára-quedistas tem que ser os melhores de todos!!!
Por ai vê-se que quando alguma patrulha PA pedia identificação aos pára-quedistas e se tivessem com os copos eles era logo "Nós somos os melhores e tal se me chateias mais levas", e ao que parece levavam mesmo (ouve tristes cenas dessas nas colonias entre Pára-quedistas, Comandos, Fuzileiros que chegaram a provocar mortes penso talvez por causa dessa obcessão pela unidade que se pertence que até ultrapassava o sentido de que são todos portugueses). "


Boa tarde a todos!

Estive a ler este tópico e tem muito fundo de verdade, mas nem tudo é tão linear como isso e passo a explicar.
Fui PA nos anos de 1984/1986 e nesses dois anos nunca tive conflitos com Páraquedistas, antes pelo contrário.
É certo que essas rivalidades se cultivavam na recruta e curso e não exagero se disser que era nos dois lados, mas o Homem também tem cérebro e se quiser pode questionar certos princípios estabelecidos.
Tive que intervir nalgumas rondas e nunca foi preciso andar à tareia. Se andasse não sei se levava ou dava, mas numa situação de conflito, raras são as vezes que ninguém levou, mesmo dando, ou vice versa.
Conheci uns Páraquedistas na Ota em 1985 ( estavam a tirar um curso de comunicações e com eles convivi e bem (petiscos, bjecas, idas ao cinema...) e nunca lutámos. Porquê? Porque quando se é adulto, mesmo de tenra idade e quando se chega à conclusão que cada um tem a sua especialidade e deveres a cumprir de forma matura, os conflitos são evitados.
Ainda hoje os vejo como Camaradas, apesar de estarem no Exército.
Só por curiosidade, era eu ainda recruta na BA3 e estava com uns camaradas do curso da PA no combóio e andámos a aturar uns moços do exército ( em muito maior número que nós) a chamar nomes à malta, tipo: maçarico, rec, animal sem rumo, 40ºabaixo de cão e mais uma data de mimos. Comecei a ficar farto daquilo e pelo caminho vi uns bois a pastar e virei-me para um dos do exército e perguntei-lhe:
-Epá...sabes o que é aquilo? -apontando para os bois a pastar.
-Não! -disse ele.
-É o exército em manobras!- disse eu.
Aquilo ficou danado; eles eram mais que nós e quem nos safou foi uma malta dos Páras que vieram em nosso socorro.
Um dos Páras só me perguntou que especialidade estava a tirar e o que tinha acontecido e a rir pela minha resposta disse-me:
-Ó maçarico, essa foi fixe!...Agora chega para lá que isto é só para os homens!

Ás duas por três, era malta dos páras e malta da Pa a lutar juntos, sem olharem à cor das boinas.

Claro que isso fez-me pensar se havia necessidade de ter conflitos por causa de uma especialidade/boina.

Ainda hoje me dou com eles e digo-vos: São uns Camaradas 5*.
Eu respeito-os e eles respeitam-me. Conflitos? Porquê?

Naaaaaaaaaa
João Oliveira
Sold PA 067450-J
BA3/BA2
(Ferrus)
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20258
  • Recebeu: 2991 vez(es)
  • Enviou: 2243 vez(es)
  • +1341/-3463
(sem assunto)
« Responder #22 em: Março 04, 2008, 03:54:22 pm »
O meu pai foi da sua especialidade (anos 70), lembra-se de quando recebeu na BA-1 um reforço de 1 Companhia de Pára-quedistas e o pessoal tb dava-se lindamente. O problema era quando aparecia algum mais armado em chico esperto (tanto de um lado para o outro).

O que mais entristeceu o meu pai foi eu ter-me dado como voluntário para uma unidade do Exército, ele nem me queria ver com a farda...tinha-me de mudar na casa dos meus avós. :oops:
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.