Polícia (alternativas)

  • 19 Respostas
  • 7761 Visualizações
*

LaraClimb

  • 11
  • +0/-0
Polícia (alternativas)
« em: Janeiro 07, 2009, 12:20:39 am »
Boa noite a todos!! Sou nova neste fórum e ainda estou a sondar os temas!! Concorri ao CFA em 2008, mas infelizmente não passei das provas físicas... No entanto, a minha caminhada até às Forças de Segurança, não irá ficar por aí, uma vez que espero concorrer quando abrir novo concurso! Mas, até esse dia chegar, tenho em vista a Polícia Municipal (mas não desisto da PSP)... A PM é uma alternativa... Gostava que, se souberem da abertura de algum concurso de certa Autarquia, que me avisassem, por favor!! Disseram-me que em Vila Nova de Gaia abriria em 2009; não sei se alguém me pode confirmar isso. Tenho duas colegas com a mesma dúvida e projecção de futuro!! Obrigada pela vossa atenção!! Cumprimentos e força para todos :)
"Em tempo de guerra não se limpam armas nem se desperdiçam ideias ou sugestões!"
 

*

JPereira

  • 36
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #1 em: Janeiro 07, 2009, 01:22:01 pm »
Bem Vinda Lara

Desde já as minhas desculpas aos moderadores se não for aqui o local apropriado para a resposta mas aqui vai.

O meu conselho é não te agarres só a PSP ou á PM! Se queres realmente seguir uma carreira na segurança tens muito mais forças policiais e algumas até com melhores condições que a PSP!
Se queres fazer "rua" e lidar com o cidadão comun tens a GNR e Policia Maritima, se não podes optar também pela Policia Aerea, pela Policia do Exercito, pela Policia Prisional ou até mesmo pelo SEF.

Tenta acima de tudo abrir horizontes e procurar outras carreiras!
Espero ter ajudado, alguma duvida que tenhas se puder ajudar estás a vontade!
 

*

LaraClimb

  • 11
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #2 em: Janeiro 07, 2009, 01:53:30 pm »
Olá JPereira... desde já agradeço a simpatia... De facto sempre foi um sonho, ou talvez uma ambição seguir carreira militar!! Mas tento sempre ponderar os´prós e contras quanto às minhas escolhas!!  PSP sempre foi uma grande opção para mim!! concorri ao CFA07, mas infelizmente ñ passei... Pensei em concorrer ao Exército, mas as projecções futuras deixam a desejar, uma vez k, pelo k me informaram, é por contrato e posso concorrer aos quadros e ter a infelicidade de ñ entar. Mas tb sei k é uma "porta aberta" para concorrer a outras forças de segurança!! Para o SEF penso k o concurso já terminou não é? Polícia Marítima tb era opção, moro na costa, mas confesso que nunca pensei nisso!!! e se ñ for incómodo, podes dizer-me se há ou haverá concurso e quais as provas de admissão?? Muito obrigada... cmpts :)
"Em tempo de guerra não se limpam armas nem se desperdiçam ideias ou sugestões!"
 

*

Trafaria

  • Investigador
  • *****
  • 2117
  • Recebeu: 139 vez(es)
  • Enviou: 112 vez(es)
  • +54/-1
(sem assunto)
« Responder #3 em: Janeiro 07, 2009, 02:21:56 pm »
LaraClimb,
Isso que o JPereira disse é uma verdade, mas só em parte, estas coisas nao sao nada lineares. Existe sempre a verdade dos outros, a nossa verdade e a verdade propriamente dita. Neste caso rege-te pela tua verdade.

De facto nao deves olhar para apenas uma força, deves alargar os teus horizontes.

Todavia lembra-te que essas forças têm como denominador comum a "segurança" (no caso da PM nem assim é) mas todas elas são muito diferentes entre si, com idiossincrasias muito proprias, regulamentos, estatuto, organização, tradições e culturas muito desiguais, dispares mesmo.

Mas nem é preciso muito para que essa diferenças contribuam e façam toda a diferença entre uma vida profissional - já que é de uma vida que se trata - interessante, e até desafiante, estimulante, e no mínimo feliz e aceitável ou uma vida de azedume, cinzenta, chata, difícil de tragar. São 30 anos, pelo menos...

Digo isto porque anda por aqui gente que parece escolher entre PSP e GNR como se da simples opção entre duas sobremesas se tratasse. Isso preocupa-me, é leviano, roça a irresponsabilidade.

Informem-se e escolham em consciência. É da vossa vida que se trata!
::..Trafaria..::
 

*

LaraClimb

  • 11
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #4 em: Janeiro 07, 2009, 02:52:35 pm »
Olá Trafaria!! Obrigada por,também,expressar a sua opinião qt ao assunto!! Eu tenho plena consciência que para ser polícia (PSP, GNR etc) são necessários dois critérios importantíssimos no carácter de qq agente: a humildade e a justiça!! Sei que há pessoas que apenas vêm a força policial como um deslumbramento pessoal! Uma farda vestida, uma arma na mão e sentem-se confiantes demais e por vezes não foi a vocação que os levou a enveredar por esses caminhos das forças de segurança, mas sim a visibilidade!! Isso é mt mau... Cm já tinha referido, a PSP sempre me cativou e agora que colegas meus estão activos em Lisboa (CFA06), mesmo com o conhecimento que eles me transmitem, de que nem td é "um mar de rosas", eu não desisto... Mas é sempre bom ter conhecimento de outros caminhos... Obrigada por tudo... e gostei mt da sua visão qt "aos pratos de sobremesa"!.... Cmpts
"Em tempo de guerra não se limpam armas nem se desperdiçam ideias ou sugestões!"
 

*

JPereira

  • 36
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #5 em: Janeiro 07, 2009, 03:50:55 pm »
Ai o que o camarada Trafaria diz também é verdade, para quem anda dentro da PSP sabe bem que a nivel de estatuto, método e área de intervenção somos completamente diferentes de qualquer tipo de força, sendo a mais proxima a GNR.
Mas basta assentar este ponto, a GNR é uma força militarizada que se rege pelo código e estatuto militar e é representada ao governo por um general, isto parecendo que não mas muda muita coisa. A PSP por outro lado é uma força "civil", ainda á pouco tempo fomos equiparados a um funcionário público que trabalha nas finanças, que é representada por um Director Nacional nomeado pelo Ministro do MAI, ora isto aqui também muda muita coisa! c34x  cheio de energia e vontade, isso passa  ys7x9
 

*

LaraClimb

  • 11
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #6 em: Janeiro 07, 2009, 05:13:11 pm »
Expliquei-me mal... :)

Acho que em tudo na vida, a fase inicial é motivante e desafiante...

Compreendo o desânimo, não por experiência própria, mas por colegas (PSP) que no seu 1o ano de rua, passaram POR diversas experiências das quais levaram a algum desânimo!

Mas é uma profissão digna e que merece mt respeito! "Ad augusta per augusta" - "Todos os grandes feitos exigem grandes sacrifícios"

Obrigada pela sua disponibilidade em me esclarecer...

:)

Estou ansiosa pelo novo concurso!! Mas felizmente tenho plena consciência de que pode não estar para breve e posso voltar a ter a infelicidade de reprovar!!!

cmpts
"Em tempo de guerra não se limpam armas nem se desperdiçam ideias ou sugestões!"
 

*

Pipinhas

  • 152
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #7 em: Janeiro 07, 2009, 10:10:03 pm »
Lara, as minhas aspirações prendem-se com as tuas, e moramos perto ;)
bjinhus
 

*

LaraClimb

  • 11
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #8 em: Janeiro 07, 2009, 10:46:13 pm »
Olá pipinhas!! é sempre bom ter alguém com as mesmas convicções!! Estou ansiosa para que chegue a hora do novo concurso!! Cm ja referi, concorri ao concurso anterior, não passei por falta de treino! Tenho plena consciência k se treinasse mais, conseguia! E tu, já concorreste? Qd "a hora chegar", é claro que podemos treinar as duas! Sempre é um apoio!! Mt obrigada pela simpatia!! bjs
"Em tempo de guerra não se limpam armas nem se desperdiçam ideias ou sugestões!"
 

*

Pipinhas

  • 152
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #9 em: Janeiro 07, 2009, 10:59:24 pm »
Nao tens de agradecer ;) nao concorreste ao sef?
 

*

LaraClimb

  • 11
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #10 em: Janeiro 07, 2009, 11:08:53 pm »
Qd soube ja estava mesmo em cima da hora... e tu concorreste?? pois é... acredita k qd fiz as minhas provas físicas, o factor C esteve presente! Vi lá pessoas a passar à fase seguinte, mesmo tendo reprovado naquela prova específica! Foi qd me deparei com algo injusto... pk mts de nós temos vocação para servir o país na PSP ou em qq outra força de segurança e depois ficamos desmotivados ao ver k essas pessoas  ñ precisam fazer o mínimo esforço para atingir o objectivo!!! Se calhar é por ser Balança que o que mais me intriga é a injustiça!!! bjs
"Em tempo de guerra não se limpam armas nem se desperdiçam ideias ou sugestões!"
 

*

powerrad

  • 30
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #11 em: Janeiro 07, 2009, 11:35:18 pm »
Olá Lara. Não te esqueças que podes treinar o pórtico e o muro no quartel de Beiriz (Póvoa de Varzim). Boa Sorte.
 

*

LaraClimb

  • 11
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #12 em: Janeiro 07, 2009, 11:40:15 pm »
Olá powerrad... não sabia disso!!! mas é uma boa alternativa de treino!!! és lá militar?? Obrigada.... cmpts
"Em tempo de guerra não se limpam armas nem se desperdiçam ideias ou sugestões!"
 

*

powerrad

  • 30
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #13 em: Janeiro 07, 2009, 11:46:57 pm »
Não sou militar. Mas já acompanhei um candidato que foi lá fazer os treinos e que correram muito bem diga-se de passagem. No quartel foram muito prestáveis e não pagas nada. Apenas tem de marcar uma hora compatível com a pessoa que te vai acompanhar e assinar um documento de responsabilidade pessoal. Espero ter ajudado.
 

*

Pipinhas

  • 152
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #14 em: Janeiro 09, 2009, 05:32:57 pm »
Pois é lara, como te compreendo... Muitas vezes pessoas que têm capacidades para fazer carreira nas forças de segurança, não passam, enquanto que outras, que nem fazem ideia do que e o conceito de justiça, vao passando porque sao filhas ou primas deste e daquele. enfim, e o pais que temos.
Sim, eu ainda fui a tempo de mandar os papeis :) confesso que estou entusiasmada, pois sempre quis ser inspectora :p com ou sem max... ahaha lool