Este parece ser de facto um dos melhores 8x8 do mercado. Não só pelas suas linhas, mas pelas suas características e modularidade.
Seguramente um substituto á altura para o 6x6 URUTU.
No entanto não sei muito bem como é que está a industria automóvel no Brasil relativamente aos motores de veículos pesados. A Mercedes Benz continua a fabricar motores :?:
Sei que o URUTÚ e o CASCAVÉL tinham um motor Mercedes Benz que também foi utilizado na modernização dos M-113 Brasileiros (que passaram de gasolina a Diesel e ficaram practicamente Brasileiros)
Aliás, a empresa que modernizou os M-113, ficou de tal forma capacitada para trabalhar na área que fabricou um prototipo de um VBTP chamado Charrúa, que era em grande parte um M-113 mais baixo, mais rápido e que resultou numa coisa que parecia um cruzamento entre BMP-2 e M-113.
A substituição dos actuais 6x6 da "falecida" Engesa começa a ser urgente (Isto se o Brasil não fizer a mesma coisa que Portugal, ou seja extender a vida dos Chaimite até á exaustão
).
Esta sería seguramente uma opção muito interessante para fabricação no Brasil.
O outro problema no Exército Brasileiro é a questão dos carros de combate (vulgo tanques) dado que co-existem dois modelos (LEOPARD-1 e M60-A3TTS) e ainda há os "idosos" M41
Uma das possibilidades que do meu ponto de vista deveria ser estudada era a adaptação da torre do EE-T1 OSÓRIO num M-60, aumentando-lhe igualmente a protecção balística. Isto permitiria começar a desenvolver um "meio tanque", e permitiria no futuro voos mais ousados.
Mas como tudo é uma opção estratégica, sobre onde investir primeiro. E como se sabe a Força Aérea Brasileira é o ramo que está mais precisado de modernizações.
Cumprimentos