Projecto Embraer KC-390

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Re: Projecto Embraer C-390
« Responder #1095 em: Maio 10, 2018, 10:44:13 am »
Fonix...  :o :-[
















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Parece que a lenhada do KC-390 em Gavião Peixoto foi bem pior do que noticiaram !!

https://www.facebook.com/sergio.carneirocorrea.5?hc_ref=ARTV5F43O3oxJSY626WHAY4a5PjELcTWKijDqFWo5UoRcgwAoPkCk4fecXtO3d8csWw&fref=nf

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"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

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Re: Projecto Embraer C-390
« Responder #1096 em: Maio 10, 2018, 11:58:34 am »
Fonix...  :o :-[



Já tinha visto as fotos ontem e reparado que até foi necessário activar a RAT, embora também possa estar de fora devido à violência do embate.
Depois só me ocorreu o seguinte: C-130J/J-30...
« Última modificação: Maio 10, 2018, 06:20:18 pm por HSMW »
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Re: Projecto Embraer C-390
« Responder #1097 em: Maio 10, 2018, 12:03:47 pm »

Já tinha visto as fotos ontem e reparado que até foi necessário activar a RAT, embora também possa estar de fora devido à violência do embate.
Depois só me ocorreu o seguinte: C-130J/J-30...

Será que foi uma falha electrica e o fight-by-wire falhou e por isso é que o RAT está activado?
Esta célula já tinha sofrido danos importantes e a sua reparação não terá influênciado este acidente?
 

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Vitor Santos

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Re: Projecto Embraer C-390
« Responder #1098 em: Maio 10, 2018, 12:27:20 pm »
Tudo, até o momento não passa de especulações.

A Embraer até agora nada divulgou com maior riqueza de detalhes o que aconteceu.

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Depois só me ocorreu o seguinte: C-130J/J-30...

Está cedo para cravar um veredicto final acerca do KC-390. Muito cedo.

Será que os espanhóis, alemães, franceses e ingleses também disseram C-130J/J-30 / C-17 quando o A400 espatifou no chão durante os testes na Espanha?
 

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Re: Projecto Embraer C-390
« Responder #1099 em: Maio 10, 2018, 02:06:50 pm »
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Depois só me ocorreu o seguinte: C-130J/J-30...

Está cedo para cravar um veredicto final acerca do KC-390. Muito cedo.

Será que os espanhóis, alemães, franceses e ingleses também disseram C-130J/J-30 / C-17 quando o A400 espatifou no chão durante os testes na Espanha?

Quando o A400M tragicamente se despenhou em Sevilha não, mas sem ser a Espanha todas as outras forças aéreas europeias que mencionou operam ou irão operar o C-130J, isto já sem falar de Itália, Dinamarca, Noruega e, claro, Estados Unidos e Canadá. Porque será? ;)

Torno a dizer: é demasiado prematura a aquisição do KC-390 para a Força Aérea Portuguesa.
« Última modificação: Maio 10, 2018, 02:08:31 pm por Charlie Jaguar »
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Re: Projecto Embraer C-390
« Responder #1100 em: Maio 10, 2018, 02:15:33 pm »
Bem, os ingleses vão manter os seus J para além do previsto, os franceses adquiriram 4 J novos e os alemães planeiam adquirir ouros 6. As actos falam mais alto que as palavras. Quanto ao Brasil, tem uma frota relativamente grande de C-130, portanto pode esperar um pouco mais, não se encontrando na mesma situação desesperada da FAP.

O facto do KC-390 ser um sistema novo é só mais um detalhe que demonstra a irracionalidade da sua aquisição por parte da FAP. As FFAA portuguesas normalmente dão-se mal com sistemas novos e pouco testados operacionalmente — como aliás a maioria da FFAA por esse mundo fora.
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Re: Projecto Embraer C-390
« Responder #1101 em: Maio 10, 2018, 02:21:33 pm »
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Depois só me ocorreu o seguinte: C-130J/J-30...

Está cedo para cravar um veredicto final acerca do KC-390. Muito cedo.

Será que os espanhóis, alemães, franceses e ingleses também disseram C-130J/J-30 / C-17 quando o A400 espatifou no chão durante os testes na Espanha?

Quando o A400M tragicamente se despenhou em Sevilha não, mas sem ser a Espanha todas as outras forças aéreas europeias que mencionou operam ou irão operar o C-130J, isto já sem falar de Itália, Dinamarca, Noruega e, claro, Estados Unidos e Canadá. Porque será? ;)

Até mesmo a FAB, financiadora e idealizadora do projeto KC-390, opera o C-130 (versão anterior ao J). Portanto, não está posto aqui em cheque a confiabilidade e robustez do estimado 'J'. Pelo contrário.

O prematuro é julgar o comprometimento do KC-390 em face do incidente em questão.

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Torno a dizer: é demasiado prematura a aquisição do KC-390 para a Força Aérea Portuguesa.

Poder ser. Como estrangeiro não posso opinar sobre tal.

Apenas acho que, se vosso País contribui na fabricação/fornecimento de componentes estruturais importantes do KC-390, por qual razão as autoridades civis e militares portuguesas não confiariam em um avião de transporte militar cujo projeto, desde sua fase embrionária, envolve mão-de-obra lusa altamente especializada? ;) 
« Última modificação: Maio 10, 2018, 02:42:34 pm por Vitor Santos »
 

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Re: Projecto Embraer C-390
« Responder #1102 em: Maio 10, 2018, 02:44:41 pm »
Quanto ao Brasil, tem uma frota relativamente grande de C-130, portanto pode esperar um pouco mais, não se encontrando na mesma situação desesperada da FAP.

De fato. Gostaria apenas de acrescentar um adendo: A urgência da FAB pelo KC-390 neste momento pesa mais em relação a sua capacidade REVO.

Até porque a Força Aérea Brasileira vai demandar várias atribuições do KC-390. Depois do transporte tático (ou estratégico), dentre suas atribuições secundárias (missões SAR, Apoio médico, transporte, operações anti-incêndio florestais e lançamento de cargas e tropas) a de reabastecimento aéreo será a de maior destaque.

 

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Re: Projecto Embraer C-390
« Responder #1103 em: Maio 10, 2018, 03:17:14 pm »
Mas que grande papada o tipo fez foi lindo foi, este já era !!!!!

Abraços
« Última modificação: Maio 10, 2018, 06:23:14 pm por HSMW »
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Re: Projecto Embraer C-390
« Responder #1104 em: Maio 10, 2018, 09:35:39 pm »
Eu não sou especialista, mas o acidente do stall deve ter afectado a estrutura e os sistemas desta célula de forma mais profunda do que a Embraer e a FAB conseguiram antever.

@Vítor  Não penso (nem desejo) que estes dois acidentes venham a colocar em causa o futuro do programa KC-390. Simplesmente, não acho que, no futuro imediato, esta seja a aeronave que faz falta à FAP. Portugal já optou demasiadas vezes por sistemas novos e não testados (por vários anos de utilização) que só trouxeram problemas, passando por elevados níveis de inoperacionalidade ao cancelamento de programas.

Se há, como parece haver, vontade política para adquirir o KC-390, então que se façam as coisas de forma pensada. O que, quanto a mim, passaria pela modernização da actual frota de C-130H ou, melhor ainda, pela aquisição de 4 J ou J-30 novos e, posteriormente (5 a 10 anos), pela aquisição de 2 ou 3 KC-390 (de preferência de uma versão B, alongada e com maior raio de acção, cujo desenvolvimento pela Embraer penso ser inevitável para o sucesso do programa).
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Re: Projecto Embraer C-390
« Responder #1105 em: Maio 10, 2018, 10:14:54 pm »
Eu não sou especialista, mas o acidente do stall deve ter afectado a estrutura e os sistemas desta célula de forma mais profunda do que a Embraer e a FAB conseguiram antever.

@Vítor  Não penso (nem desejo) que estes dois acidentes venham a colocar em causa o futuro do programa KC-390. Simplesmente, não acho que, no futuro imediato, esta seja a aeronave que faz falta à FAP. Portugal já optou demasiadas vezes por sistemas novos e não testados (por vários anos de utilização) que só trouxeram problemas, passando por elevados níveis de inoperacionalidade ao cancelamento de programas.

Se há, como parece haver, vontade política para adquirir o KC-390, então que se façam as coisas de forma pensada. O que, quanto a mim, passaria pela modernização da actual frota de C-130H ou, melhor ainda, pela aquisição de 4 J ou J-30 novos e, posteriormente (5 a 10 anos), pela aquisição de 2 ou 3 KC-390 (de preferência de uma versão B, alongada e com maior raio de acção, cujo desenvolvimento pela Embraer penso ser inevitável para o sucesso do programa).

Não podia estar mais de acordo contigo !!!
Arrisco-me a acrescentar que nós, FAP, com quatro C's ou 390's ficávamos servidos mas, e digo mas, continuamos a necessitar de uma aeronave com maiores capacidades,  Payload e raio de acção para o Transporte estratégico, que estaria para a FAP como o NPL estaria para a Marinha !

Abraços
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Re: Projecto Embraer C-390
« Responder #1106 em: Maio 11, 2018, 04:10:14 am »
Daí o meu sonho antigo de dois A330 MRTT para a FAP. Mais baratos de operar que um cargueiro puramente militar, mais confortável para transporte de tropas, capacidade de projectar e reabastecer uma força de 4 ou 6 Vipers  (incluindo pessoal de terra), transporte VIP, etc.

Cargueiros pesados, maiores que os C-130 ou KC-390, parecem-me estar para além das nossas possibilidades. Onde é que íamos arranjar dinheiro para adquirir e operar algo tipo C-17 ou A400M? Aliás não entendo como é que ainda não nos juntámos a uma das várias parecerias NATO de partilha de meios aéreos de projecção estratégica. Bem até percebo: custa guito e depois não havia desculpa para não empenhar mais forças.
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Re: Projecto Embraer C-390
« Responder #1107 em: Maio 11, 2018, 09:23:08 am »
Enquanto isso caiu um C-130 nos EUA. Acidentes acontecem todos os dias, o importante é saber o que se passou e como se pode prevenir que volte a acontecer.
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 
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Re: Projecto Embraer C-390
« Responder #1108 em: Maio 11, 2018, 10:03:47 am »
Que algunos países como Francia compren C-130 mientras operan grandes flotas de A-400 puede deberse a que según los diferentes tipos de escenarios pueden ser de utilidad diferentes capacidades.

Recientemente leí como en un gran ejercicio multinacional desarrollado en el Chad, el componente aéreo proporcionado por Canadá (2 C-130) destruía el primer día de maniobras la pista del pequeño aeropuerto. Las lluvias habían ablandado el terreno y los aviones dejaron grandes surcos.

Ante la imposibilidad del transporte aéreo de las tropas ya se iba a suspender el ejercicio, pues hacer el transporte por tierra era imposible, cuando alguien se acordó de un C-295 estacionado en Dañar.

Llevaron al piloto del C-295 en una Twin Otter a ver como estaba la pista y este dijo que el C-295 si podía aterrizar allí. El ejercicio pudo continuar con toda normalidad.

¿Que hubiera sucedido en una situación real de guerra? Pues que un poderoso ejercito como el de USA haría el ridículo en el medio de África por no tener los medios adecuados y mas baratos.
 
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Re: Projecto Embraer C-390
« Responder #1109 em: Maio 11, 2018, 10:58:17 am »
Eu não sou especialista, mas o acidente do stall deve ter afectado a estrutura e os sistemas desta célula de forma mais profunda do que a Embraer e a FAB conseguiram antever.

@Vítor  Não penso (nem desejo) que estes dois acidentes venham a colocar em causa o futuro do programa KC-390. Simplesmente, não acho que, no futuro imediato, esta seja a aeronave que faz falta à FAP. Portugal já optou demasiadas vezes por sistemas novos e não testados (por vários anos de utilização) que só trouxeram problemas, passando por elevados níveis de inoperacionalidade ao cancelamento de programas.

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Penso que seria preferível uma solução desse tipo, ou mesmo 4 C130H modernizados e mais dos Kc390, se existe assim tanta vontade de comprar o Cargueiro. Aliás, com o que se poupava se calhar já permitia a vinda do Super Tucano e do ERJ, que no meu entender fazem falta à FAP, e são também da Embraer (sonhos antigos como o C17, A400 ou Airbus, não estou a ver pois neste país grandes compras militares só em "situações muito específicas  ;D ).  ;)




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