LPD- Navio Polivalente Logístico

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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #3330 em: Junho 01, 2019, 09:15:11 am »
Não servia porque mal os EH101 aterrassem o piso da coberta cederia imediatamente. E o principal não dava para carregar os Leopard nem os M113.

O antigo Ocean não tinha problemas em receber EH101, no tempo dos britânicos recebeu Chinooks.

O Siroco é que padecia dessas limitações .

Abraços
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

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Miguel

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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #3331 em: Junho 01, 2019, 10:05:05 am »
Algums viram filmes de overlord e dos marines e julgam que podem brincar com 1 lpd ;D
 

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mafets

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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #3332 em: Junho 01, 2019, 10:18:39 am »
Algums viram filmes de overlord e dos marines e julgam que podem brincar com 1 lpd ;D

Outros viram muito a "Alice no pais das maravilhas" e experimentaram os "cogumelos". Assim nasceu o conceito do Mini LPD/NPO  a largar zebros... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

 

Cumprimentos  ::) ::)

P.S. Com a continuação com filmes tipo "Alice do Outro Lado do Espelho" ainda teremos mais uma visão original como o "Mini LPD Anfíbio Móvel", que dispensará o NPO "Lança Zebros"...  ;D ;D

"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #3333 em: Junho 01, 2019, 12:15:15 pm »
Não se chateiem por algo que nunca vai existir
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #3334 em: Junho 01, 2019, 12:30:24 pm »
Não servia porque mal os EH101 aterrassem o piso da coberta cederia imediatamente. E o principal não dava para carregar os Leopard nem os M113.

O antigo Ocean não tinha problemas em receber EH101, no tempo dos britânicos recebeu Chinooks.

O Siroco é que padecia dessas limitações .

Abraços

Eh pá Obrigado pelo esclarecimento.  :D
 

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nelson38899

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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #3335 em: Junho 06, 2019, 09:38:59 am »
Uma solução para o NPL de baixo custo

Not a valid youtube URL
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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #3336 em: Junho 06, 2019, 10:01:32 am »
Voltando ao LPD, neste momento não é uma prioridade se o reabastecedor a ser adquirido apresentar capacidade de transporte e desembarque de tropas, e hospital. Com base nisto, existe pelo menos um navio que se encaixa no perfil. Não é a solução ideal, mas com o orçamento que temos, este navio permitia que as verbas que outrora seriam postas na construção de um LPD, fossem desviadas para fragatas. Quando houve de facto margem para tal, aí sim adquire-se um LPD puro, ou até um LHD, seja novo ou em segunda-mão.

Discordo em absoluto. É um equipamento vital, peca por tardia a sua aquisição ou construção, e que não será nenhum elefante branco.

O LPD tem um valor Civil e Humanitário que vai sempre estar na agenda do governo e da FA.
O problema é que o valor estratégico para amanha é pouco, logo é onde se vai sempre buscar dinheiro para projetos mais pendentes.

Vale mais um "boneco" de um LPD a fazer uma missão de navio hospital a ajudar as crianças em África que qualquer barca de desembarque a operar junto dos US Marines.

Exactamente! A Marinha é que não está a saber - ou querer - vendê-lo como deve ser. Todos imaginam logo um navio de assalto anfíbio, cheio de helicópteros, para acções de combate, no entanto poucos realçam a sua capacidade de apoio civil a catástrofes, a evacuações, etc. E para um país que quer mais interoperabilidade com a Aliança Atlântica, ser mais relevante na cena internacional, geograficamente com arquipélagos, com os PALOP e diáspora, e que nem uma treta de um LST possui, é um sistema de armas absolutamente necessário.

Estar a dizer que "ah e tal, é melhor as verbas para este navio serem aplicadas em fragatas, patrulhas, etc" é estar a dar eco àqueles que não têm vontade nenhuma de ter por cá uma valência deste calibre, seja por ignorância ou por má vontade. Talvez, isso sim, fosse melhor começarem a perguntar-se como uma LPM que abrange um período temporal de 12 anos é dotada de uma verba ridícula, que nem os 5 mil milhões de euros atinge, tendo em conta os preços actuais praticados e a necessidade de importantes substituições/aquisições e modernizações nesse espaço de tempo para os 3 ramos. Isso sim é que deveria ser falado e não entrar no coro do "tira daqui e põe ali" que sempre nos leva a lugar nenhum. Além, claro, que nenhuma LPM tem uma execução de 100% e há muitos Centenos por aí à solta.
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #3337 em: Junho 06, 2019, 01:56:55 pm »
Mas há algum programa na Marinha e forças armadas que não peque por tardio? Eu teria dificuldades em apontar um que tenha sido realizado a tempo e horas...

A questão aqui é esta, se não há dinheiro (ou vontade) para substituir os meios existentes que estão ou obsoletos (fragatas) ou a cair de podre (Bérrio), acham que vai haver vontade para adquirir outro navio de grandes dimensões com um custo de aquisição de 300 milhões, fora os custos da guarnição mais operação mais manutenção? Quando se propôs algo mais em conta que conseguiria igualmente responder às nossas necessidades, diziam que não, porque queriam topo de gama... Tanto se falou nos Makassar ou semelhante, e não serve?

E se para ter um LPD forem necessários mais cortes a nível das fragatas e mais um adiamento no novo AOR, então a minha resposta é NÃO! Estar a arruinar o pouco que resta da Marinha para ter um LPD é puro mau gosto, porque é muito pior pedir ajuda externa para garantir a nossa soberania, do que pedir ajuda humanitária caso aconteça um desastre que nós não tenhamos capacidade de resolver.

O AOR além de mais barato, dependendo do modelo escolhido, poderá colmatar parte das lacunas que a ausência de um LPD trazem, mesmo que não na totalidade. Isto não quer dizer que o LPD seja inútil ou desnecessário, mas se formos a fazer uma lista das prioridades, bem podemos dizer que 10 mil milhões para um orçamento não chegam.

Se me dissessem que a Marinha estaria interessada num Makassar, aí aceitava de bom grado, já que o custo do Makassar somado ao custo do Maud, fazem o preço do LPD original (resolvemos 2 problemas pelo preço de 1 navio). Mas a realidade é que a Marinha não quer um Makassar, pois não? A ambição era ter algo grande, novo, vistoso e padrão NATO (mas ignora-se o facto das 5 fragatas já não corresponderem ao dito padrão), que custa 300 milhões de euros em preços praticados à mais de 10 anos, cujo equivalente moderno pode muito bem custar 400 milhões... Agora pergunto, um Makassar complementado por um Maud não chegavam?
 

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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #3338 em: Junho 06, 2019, 03:42:06 pm »
Mas há algum programa na Marinha e forças armadas que não peque por tardio? Eu teria dificuldades em apontar um que tenha sido realizado a tempo e horas...

A questão aqui é esta, se não há dinheiro (ou vontade) para substituir os meios existentes que estão ou obsoletos (fragatas) ou a cair de podre (Bérrio), acham que vai haver vontade para adquirir outro navio de grandes dimensões com um custo de aquisição de 300 milhões, fora os custos da guarnição mais operação mais manutenção? Quando se propôs algo mais em conta que conseguiria igualmente responder às nossas necessidades, diziam que não, porque queriam topo de gama... Tanto se falou nos Makassar ou semelhante, e não serve?

E se para ter um LPD forem necessários mais cortes a nível das fragatas e mais um adiamento no novo AOR, então a minha resposta é NÃO! Estar a arruinar o pouco que resta da Marinha para ter um LPD é puro mau gosto, porque é muito pior pedir ajuda externa para garantir a nossa soberania, do que pedir ajuda humanitária caso aconteça um desastre que nós não tenhamos capacidade de resolver.

O AOR além de mais barato, dependendo do modelo escolhido, poderá colmatar parte das lacunas que a ausência de um LPD trazem, mesmo que não na totalidade. Isto não quer dizer que o LPD seja inútil ou desnecessário, mas se formos a fazer uma lista das prioridades, bem podemos dizer que 10 mil milhões para um orçamento não chegam.

Se me dissessem que a Marinha estaria interessada num Makassar, aí aceitava de bom grado, já que o custo do Makassar somado ao custo do Maud, fazem o preço do LPD original (resolvemos 2 problemas pelo preço de 1 navio). Mas a realidade é que a Marinha não quer um Makassar, pois não? A ambição era ter algo grande, novo, vistoso e padrão NATO (mas ignora-se o facto das 5 fragatas já não corresponderem ao dito padrão), que custa 300 milhões de euros em preços praticados à mais de 10 anos, cujo equivalente moderno pode muito bem custar 400 milhões... Agora pergunto, um Makassar complementado por um Maud não chegavam?

Se fossemos a juntar todos os programas, de todos os ramos e ainda pôr o que é preciso e não está contemplado em programa nenhum, bem podes crer que 10 mil milhões mão chegavam!
Mas como sabemos tem de se ter reservas para manter os bancos á tona com o hérario publico.....
 :-X
 

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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #3339 em: Junho 06, 2019, 04:22:48 pm »
Só por curiosidade. Lembram-se do Siroco? Então vamos lá a contas: 85 milhões custava ele sobrando 65 milhões dos tais 150 milhões alocados na LPM para o LPD (ou Navpol como por cá a marinha gosta de chamar). Resumindo: 65 milenas não dava para fazer o upgrade com equipamento compatível com o das fragatas da marinha (e já agora reforçar o deck e modificar o hangar, se bem que os tais 5 helis de evacuação podiam perfeitamente ser usados no navio)? Pois, tem de ser tudo na hora e xpto, depois Chuxcham no dedo (já para não falar das capelinhas que grassam nos ramos das F.A. ).  :o ::)



Já agora, o dito fazia Reabastecimento, pelo que podia poupar o Bérrio até 2000 e troca o passo como a marinha quer...  :mrgreen: ;)



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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #3340 em: Junho 06, 2019, 05:45:18 pm »
Voltando ao LPD, neste momento não é uma prioridade se o reabastecedor a ser adquirido apresentar capacidade de transporte e desembarque de tropas, e hospital. Com base nisto, existe pelo menos um navio que se encaixa no perfil. Não é a solução ideal, mas com o orçamento que temos, este navio permitia que as verbas que outrora seriam postas na construção de um LPD, fossem desviadas para fragatas. Quando houve de facto margem para tal, aí sim adquire-se um LPD puro, ou até um LHD, seja novo ou em segunda-mão.

Discordo em absoluto. É um equipamento vital, peca por tardia a sua aquisição ou construção, e que não será nenhum elefante branco.

Quando o CJ fala (escreve, mas vocês entendem...) eu oiço e tenho sempre em conta as suas palavras. Não discuto a necessidade de um LPD, tanto militarmente (apesar dessa vertente ser cada vez menos relevante para para o MDN) como para possíveis (e, infelizmente, previsíveis) catástrofes (HADR); mas a questão é que o vamos sacrificar ao investir 300 milhões... confesso continuar a preferir um "Maude" e utilizar os 300 milhões para parte das tão necessárias fragatas... se considerarem não ter lógica ficarmos dependentes de apenas 1 navio (o "Maude") talvez concorde em ter 2 ou arranjar um LPD no mercado usados (ou um Makassar)... mas o estado das nossas fragatas complica aceitar um LPD.       
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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #3341 em: Junho 06, 2019, 07:56:01 pm »
Toda esta questão é irrelevante. Primeiro, porque nunca se vão gastar 300 milhões num LPD — a verba até já foi reduzida a metade — nem na renovação, ou aquisição de fragatas. Depois, porque existem opções no mercado com 20 anos, ou menos, já com MLU feito, em que seria possível adquirir um LPD e um AOR por um total de cerca de 100 milhões de euros — apesar do MDN e das chefias afirmarem o contrário! E tratam-se de navios 'a sério', construídos na Europa, não havendo lugar para as  desculpas do tipo "Makassar não, porque não segue os padrões NATO".
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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #3342 em: Junho 06, 2019, 08:18:01 pm »
Desculpem lá a pergunta estúpida mas eu perdi-me algures no tempo e no espaço, o que é o Maud?  :-[
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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #3343 em: Junho 06, 2019, 08:20:47 pm »
É o novo AOR norueguês (versão mais pequena dos ingleses) que tem muitos adeptos no FD.
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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #3344 em: Junho 06, 2019, 10:29:31 pm »
O HNoMS Maud tem sido muito discutido aqui por duas razões acima de tudo: primeiro porque o preço assenta quase como uma luva no orçamentado (ok, isto é mentira, por custa mais 10 milhões ou algo do género que os 150 do orçamento), e porque tem além da capacidade óbvia de reabastecimento, também capacidade de transportar veículos e se não estou em erro, lanchas de desembarque e um pequeno hospital. É um navio bastante versátil pelo que tem sido falado aqui.
 
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