Arneses/correames portugueses

  • 1 Respostas
  • 1697 Visualizações
*

PedroPato

  • 1
  • +0/-0
Arneses/correames portugueses
« em: Março 09, 2009, 11:03:06 pm »
Boa noite, depois de ter procurado no fórum e não tendo encontrado decidi abrir este tópico com o intuito de recolher informação que não encontro em parte alguma.

  A minha questão é relativa a dois sistemas de arneses que equiparam o exército português, nem sei se a palavra correcta na nossa designação militar seja arnês.

  O primeiro sistema que estava a tentar documentar e do qual possuo algumas peças é o chamado M-64 aligeirado que ao que sei ainda se encontra ao serviço. O outro sistema é o anterior à adopção do modelo de 1964 e que aparece nas fotografias do início do conflito do Ultramar

  O arnês mais antigo parece-me muito semelhante ao pattern 37 inglês com os característicos porta carregadores de Bren à frente mas não encontro nenhuma foto de pormenor que me permita identificar os objectos correctamente.

  O que desejava saber era a designação correcta dos itens e a constituição completa do sistema de arnês para o modelo de 1964 e para o anterior como por exemplo os bornais, porta-carregadores, cantis, etc..
 

*

drum major

  • 28
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #1 em: Março 27, 2009, 07:09:49 pm »
Olá
Pedro Pato

Bom possívelmente devo ter alguns elementos sobre o que procura, nomeadamente até talvez do tempo da monarquia, tipo fim do século XIX, é uma questão de procurar, mas no seu caso e se não for indescrição da minha parte, qual o objectivo desse interesse? Coleccionismo? Modelismo?
Seja como for eu tenho alguns elementos que talvez o possam ajudar.

Cumprimentos
Drum Major