PODE A CASA REAL DOS BRAGANÇA REINAR EM ESPANHA?

  • 74 Respostas
  • 26659 Visualizações
*

dawn_to_dusk_

  • 60
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #60 em: Março 03, 2008, 02:02:37 am »
Citação de: "HELLAS"
Citação de: "dawn_to_dusk_"
agora quem poderá reinar em espanha já não sei, pois não sei quando foi a ultima vez que um portugues se casou com um(a) rei(rainha)de espanha.


Acho que filipe II de espanha era filha de uma Isabel de Portugal, mas dai para a frente já não sei. Como os Halbsburgo (é assim que se escreve?) refinaram tanto o sangue até sair as qualidades dos genes recessivas, o ultimo descendente desta casa, transmitiu a sucessao a Frances que era neto de um rei qualquer de frança. Esse neto era casado com uma espanhola qualquer que tinha rescindido dos seus direitos de sucessão....

Nos tempos dos Reinos hispanicos da Iberia, praticamente tudos se nao tudos, tinhan ligaçoes entre as diferentes casas, por casamento ou por herença, de ai que este pensar que podem ter diretio a puder reinar em Espanha, mais que os Borbon,que ao final sao una casa estrangeira que conseguiran reinar em lutar e vencer a os Austria, tamben casa estrangeira. Os reis Catolicos acho que foram os ultimos de ligaçao estrictamente hispanica. Se esto errado podem corregir, pois nao mirei por ai esto e nao tenho contrastado.

Obviamente voces tem que saber o que melhor é para Portugal, mas alem dos ultimos 50 anos, Portugal foi un reino importante, com una gran historia que podem dar as graças a issos reis. Eles nao merecen que alguem quera esquecer-los.


certissimo.  Li á pouco tempo que a casa de bragança começou por um filho bastade do D.Joao, Mestre de Avis

http://books.google.com/books?id=AhUQAA ... CQ#PPP2,M1
 

*

dawn_to_dusk_

  • 60
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #61 em: Março 03, 2008, 02:06:59 am »
Citação de: "HELLAS"
Citação de: "JuanL"
No entiendo Hellas por que denominas a los Borbones como una casa "extranjera" y no consideras extranjera a la casa de Braganza puesto que el primer rey Borbón de Francia, Enrique IV es heredero de la casa real de Navarra y por tanto sería tan "local" como la casa de Braganza

Hola JuanL. perdona mi ignorancia, ya me gustaria saberlo todo. Pregunto, que tiene que ver la casa real de Braganza con la casa real de Navarra y los Borbon? me imagino que por lo que dices algo habra, pero no consigo ligarlo.
Guiandome por esto http://www.casareal.co.pt/casareal/duques/index.php, veo que los Braganza estan antes que los Borbon, por lo que de ser asi al menos yo considero mas hispanica la casa de Braganza que los Borbon, bueno, de echo los Borbon no tiene nada de hispanico.

Alem disto, quero preguntar a os amigos portugueses o motivo que tem para que o segundo escudo leve as armas de castela, aragao e sicilia num escudo portugues, ou e una manipulaçao? (estou a falar do segundo escudo? http://grandesp.org.uk/resources/pictar ... aganca.htm


acho que o D.João IV, rei de portugal, era sobrinho do Filipe IV de espanha... deve ter alguma ligação...
 

*

JuanL

  • Membro
  • *
  • 52
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #62 em: Março 04, 2008, 01:23:31 pm »
Citação de: "papatango"
A argumentação não procede, por várias razões.

A primeira, é que por esse tipo de raciocínio, estariamos perante uma única casa, a casa Adanina, de Adão e Eva.

Falamos de casas reinantes, considerando o seu significado político e não a simples linha de «sangue».

A II dinastia, correspondeu a um corte político com o passado e com a linha de Borgonha. A mudança do nome da casa reinante, tem também esse significado, e justifica do ponto de vista formal a mudança.

Em Portugal tivemos reis e casas reinantes portuguesas porque o povo não gostava de reis estrangeiros, ou então estrangeirados (como quiser).
Já em Espanha, a opção por governantes vindos de fora, tinha por objectivo evitar que as rivalidades entre os vários países que a constituissem levassem à sua separação.

O caso de Joana a Louca e da chegada dos Habsburgos é sintomático.
Segundo os historiadores espanhóis, a união dinástica entre a coroa de Castela e Leão e a Coroa de Aragão estava prestes a acabar e só um monarca estrangeiro poderia resolver a praticamente inevitável separação dos reinos, cujo matrimonio era (utilizando palavras de um Espanhol) tão natural como o casamento de um peixe com um ouriço.

Portanto, existem razões políticas para a situação actual, em que o Estado Espanhol continua a ter um monarca cujas raízes estão claramente em França.
Ninguém aceitaria um rei assumidamente catalão ou castelhano.

Pela mesma ordem de razões, ninguém aceitaria um rei português.


Pues no señor Papatango, por no variar quiere amoldar usted la historia a sus gustos e intereses, siendo el más claro el de que se trajo a un monarca extranjero cuando Juana se casa con Felipe de Habsburgo en 1496 y en ese momento el heredero de los Reyes Católicos era el principe Juan, a su muerte en 1497 la heredera pasa a ser Isabel, mujer del rey Manoel I de Portugal que muere durante el parto en 1498 con lo que el heredero de los reyes católicos sería hasta su muerte en 1.500 Miguel, hijo de Isabel y de Manoel de Portugal, Miguel recibió el mismo día de su nacimiento el título de Principe de Asturias, o sea el heredero en España así que SI, habría podido haber un rey portugues de haber vivido lo suficiente, otra cosa es que este rey portugues hubiese durado mucho ya que con un Portugal volcado hacia el Atlántico y con lo poco que gustaba en Castilla las guerras que se libraban en Italia es muy posible que para lograr la paz con Francia se hubiese abandonado Italia.
 

*

Bomfim

  • 3
  • +0/-0
    • http://www.reifazdeconta.com
(sem assunto)
« Responder #63 em: Maio 03, 2008, 11:05:04 pm »
 

*

Lancero

  • Investigador
  • *****
  • 4213
  • Recebeu: 83 vez(es)
  • +74/-3
(sem assunto)
« Responder #64 em: Maio 03, 2008, 11:16:52 pm »
Respeite a senhora Pia
Citar
«Sinceramente lhe digo, Sr...., que os portugueses são arraigadamente republicanos. E isso determina que não haja nenhuma viabilidade séria para a restauração da monarquia em Portugal. Só visões distanciadas das realidades autênticas do nosso país, e dominantes na política geral do ocidente actual, podem confundir a sensibilidade portuguesa com a espanhola, e, isto admitindo, longinquamente, que a monarquia de hoje em Espanha consiga, de algum modo, reflectir-se em Portugal» ( Diário Popular, 9/2/1983).
"Portugal civilizou a Ásia, a África e a América. Falta civilizar a Europa"

Respeito
 

*

Bomfim

  • 3
  • +0/-0
    • http://www.reifazdeconta.com
r
« Responder #65 em: Maio 04, 2008, 01:14:06 am »
Mas há que lutar
 

*

Kawa

  • 238
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #66 em: Maio 04, 2008, 02:07:21 am »
O momento onde o tivo máis fácil foi 1808 con Carlota Joaquina, filla de Carlos IV e esposa de Juan VI de Portugal, despois de que tanto o seu pai como todos os seus irmáns renunciaron en Bayona (Francia) ós seus dereitos ó trono español en beneficio de Napoleón, o seu pai e os seus irmáns podían renunciar ó trono pero non podían ceder este a Napoleón ó quedar unha herdeira sen renunciar ó mesmo, legalmente en 1808 despois das abdicacións de Bayona ela era reina de España, pero como se di por aqui, era corta de miras.
 

*

papatango

  • Investigador
  • *****
  • 7441
  • Recebeu: 949 vez(es)
  • +4508/-862
(sem assunto)
« Responder #67 em: Maio 07, 2008, 02:52:29 pm »
Citar
Pues no señor Papatango, por no variar quiere amoldar usted la historia a sus gustos e intereses, siendo el más claro el de que se trajo a un monarca extranjero cuando Juana se casa con Felipe de Habsburgo en 1496 y en ese momento el heredero de los Reyes Católicos era el principe Juan,

Pela enésima vez:

Segundo a tradição portuguesa, os direitos de sangue não têm precedência quando o monarca deixa de ser português.

Se levarem um português para Espanha e lhe derem uma educação espanhola, então esse pretendente ao trono imediatamente perde a legitimidade para governar o país.

O que importa é a educação do futuro rei e não a linhagem de sangue.
A monarquia portuguesa, é, ou foi, em grande medida uma monarquia electiva, em que se escolheu o rei que mais interessava aos interesses do país.

Por essa mesma razão, o caso do mafioso italiano que diz que comprou um título, é em si mesmo um miserável insulto a Portugal e aos portugueses. É um insulto à História, e uma demonstração de sandice de todo o tamanho.

Teriamos o rei Poidimani I e como rainha provavelmente a Ciccionlina primeira. Haja vergonha!

Por mim dispenso comentários sobre o mafioso italiano. Portugal justifica a sua existência exactamente porque a monarquia seguiu a sua linha própria - nacional - com todas as vantagens e desvantagens que isso nos trouxe. A ideia de que se pode ser chefe de estado quando se tem outra nacionalidade, apenas porque se comprou um título é absurda e insultuosa, porque não faz parte da nossa tradição.

Esse palhaço italiano mete nojo. Mas também não devemos dar-lhe muita importância. Afinal trata-se de mais um maluco como aquele que comprou a Torre Eifel...

O disparatado, é que parece haver gente que sabendo que se trata de um tonto imbecil, continua a dar-lhe razão, não entendendo o ridículo da situação :mrgreen:
É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...
 

*

legionario

  • Investigador
  • *****
  • 1443
  • Recebeu: 319 vez(es)
  • Enviou: 338 vez(es)
  • +224/-4411
(sem assunto)
« Responder #68 em: Maio 23, 2008, 01:15:14 pm »
Citação de: "Bomfim"


e quem é voce ? quem é que lhe paga para voce sair do seu buraco ? Sao os seus amigos mafiosos italianos ?
e quem é que o apoia ? os pelintras a quem voce prometeu 'titulos de conde" ?

A Historia nunca ouvio falar de si, e o Povo Portugues tambem nao !!!!

Se algum dia a questao do sistema politico se colocar, é o Senhor Dom Duarte de Bragança quem o povo reconhece como herdeiro do trono de Portugal e nao um arrivista mafioso como você!
 

*

Heraklion

  • Membro
  • *
  • 299
  • +1/-0
(sem assunto)
« Responder #69 em: Dezembro 10, 2008, 08:38:18 pm »
Citação de: "legionario"
Citação de: "Bomfim"

e quem é voce ? quem é que lhe paga para voce sair do seu buraco ? Sao os seus amigos mafiosos italianos ?
e quem é que o apoia ? os pelintras a quem voce prometeu 'titulos de conde" ?

A Historia nunca ouvio falar de si, e o Povo Portugues tambem nao !!!!

Se algum dia a questao do sistema politico se colocar, é o Senhor Dom Duarte de Bragança quem o povo reconhece como herdeiro do trono de Portugal e nao um arrivista mafioso como você!


Concordo plenamente.
Sempre fui monárquico, e anseio pelo dia em que Portugal avance para uma monárquia, mas prefiro a republica a ter como rei esse maldito mafioso italiano. :D
A ele e á sua familia....
Viva Portugal!!
Viva a monarquia!!

PS: é este o meu primeiro post, registei-me hoje, em muito motivado pela presença do senhor Papatango, o autor do site que visito diariamente, o Area Militar.
Aproveito para lhge dar as minhas cordiais saudações.
Nos liberi sumus;
Rex noster liber est;
Manus nostrae nos liberverunt
 

*

TOMSK

  • Investigador
  • *****
  • 1445
  • Recebeu: 2 vez(es)
  • Enviou: 1 vez(es)
  • +1/-0
(sem assunto)
« Responder #70 em: Dezembro 10, 2008, 09:14:24 pm »
Citação de: "Heraklion"
PS: é este o meu primeiro post, registei-me hoje, em muito motivado pela presença do senhor Papatango, o autor do site que visito diariamente, o Area Militar.
Aproveito para lhge dar as minhas cordiais saudações.


Bem-vindo aqui ao "Reino" do ForumDefesa, amigo Heraklion.
Participe, que ele anda muito calminho, e precisamos de sangue novo!
Abraço!
 

*

komet

  • Investigador
  • *****
  • 1662
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +0/-1
(sem assunto)
« Responder #71 em: Dezembro 11, 2008, 03:58:18 am »
Citação de: "Luso"
Citação de: "papatango"
A legitimidade de uma Casa Real, não vêm do sangue, mas sim do reconhecimento do povo.
Se é a República que o povo quer então que seja feliz com a escolha.
Apesar de monárquico, estou convicto que este povo hodierno É republicano. Até um dia.


Sim, até voltar o tal messias!  c34x

ou não...
"History is always written by who wins the war..."
 

*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 18013
  • Recebeu: 5407 vez(es)
  • Enviou: 5715 vez(es)
  • +7061/-9428
(sem assunto)
« Responder #72 em: Dezembro 11, 2008, 08:15:35 am »
Citar
Bem-vindo aqui ao "Reino" do ForumDefesa


realmente agora o FD parece a sala de convivio da familia do sr. Duarte c34x
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

*

alphaiate

  • Membro
  • *
  • 196
  • Recebeu: 21 vez(es)
  • Enviou: 3 vez(es)
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #73 em: Dezembro 11, 2008, 10:38:21 am »
antes de mais, este tem sido um dos temas que mais me tem dado prazer ler, por isso, antes de mais os meus parabéns aos seus participantes!

Sou republicano por educação, e em grande parte por convicção, mas guardo à casa de Bragança um carinho e um respeito que creio ser transversal a todo a nação. afinal o proprio D. Duarte tem sido uma figura ponderada e oportuna no "teatro" politico nacional, uma figura constante, quase como se esperaria de um monarca constitucional, e sempre, à sua maneira, soube mostrar o seu amor a Portugal e às suas gentes, mesmo com o perigo de sacrificio da propria vida (afinal andou por terras do ultramar... coisa que poucos politicos do pos 25 de abril se poderão gabar e que primam por quase fazer parecer que seria mais honrado fugir que ficar e lutar, fazendo parecer aqueles que ao chamar da patria responderam com sacrificio como criminosos), por tudo isso creio que a ser instituido um dia um regime monarquico em Portugal, a chamada seria clara! Até porque, como já aqui foi lembrado, o regime de cortes sempre prevalesceu em na nossa historia, e não estou, sinceramente, a ver a possibilidade de um italiano que mal conhece portugal sair eleito de cortes :) ou quase) não antevejo o dia em que se coloque a questão de quem reinará :)
 

*

nelson38899

  • Investigador
  • *****
  • 5316
  • Recebeu: 717 vez(es)
  • Enviou: 713 vez(es)
  • +497/-2603
(sem assunto)
« Responder #74 em: Dezembro 11, 2008, 10:53:05 am »
Citar
O erário público pagava a um apontador para apontar as datas do acasalamento real, mas ele tinha pouco trabalho. Isso não impedia D. Carlota Joaquina de ter filhos com regularidade e, ao mesmo tempo advogar inocência e dizer que era fiel a D. João VI, gerando assim filhos da imaculada Conceição.
No caso de D. Miguel, havia cerca de 2 anos que D. João VI não acasalava com a sua mãe. Mas uma coisa é saber-se que não era o pai, outra é dizer quem era o pai, porque D. Carlota Joaquina, não era fiel nem ao marido nem aos amantes.

D. João VI chega mesmo a proferir um desabafo: “Na vida de Carlota a moralidade morreu”

No Brasil, o nosso rei para evitar escândalos recompensava os amantes da mulher com a comenda da Torre-e-Espada, mas não podendo dizer o porquê da condecoração, escrevia dos “ justos e particulares motivos que tenho presentes”
http://www.reifazdeconta.com/



o site é muito bom para rir

 :lol:  :lol:  :shock:  :shock:
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva