NRP F 335 Pero Escobar

  • 10 Respostas
  • 7658 Visualizações
*

Elias

  • 7
  • +0/-0
NRP F 335 Pero Escobar
« em: Dezembro 03, 2012, 12:18:03 am »
Amigos

Em primeiro lugar o meu nome é José Elias tenho 60 anos e estou reformado.

Porque desde sempre me interessei por tudo o que tinha a vêr com o mar, aproveito o tempo de que agora disponho para me dedicar ao modelismo náutico.

Sou associado do GAMMA- Grupo de Amigos do Museu de Marinha, o qual tem uma Oficina Viva à entrada do Planetarium, em Belém.

Este grupo de amigos modelistas vai dar inicio à construção da célebre fragata Pêro Escobar número de amura F335, mais conhecida por "Gina".

Foi como sabem navio único na sua classe e infelizmente já desaparecido. Possuimos os desenhos geométricos, mas, há uma grande falta de fotografias, sobretudo de pormenores, por onde nos possamos guiar para construir o modelo à Escala de 1:50.

Assim venho solicitar a vossa ajuda, no sentido de publicarem aqui ou se preferirem me enviarem por mail, ou outra forma que entenderem fotografias que eventualmente possuam e onde se vejam pormenores exteriores daquele navio.

Desde já os meus maiores agradecimentos.

mail   joelias@sapo.pt


José Elias
 

*

HSMW

  • Moderador Global
  • *****
  • 12750
  • Recebeu: 3088 vez(es)
  • Enviou: 7581 vez(es)
  • +770/-1303
    • http://youtube.com/HSMW
Re: NRP F 335 Pero Escobar
« Responder #1 em: Dezembro 03, 2012, 01:40:01 pm »
Bem vindo caro Elias.
Finalmente algo sobre um dos navios que me deixa mais fascinado e que me desperta muitas duvidas.

Já agora para quem não souber de que navio se trata:  :arrow: http://areamilitar.net/DIRECTORIO/NAV.aspx?NN=60
https://www.youtube.com/user/HSMW/videos

"Tudo pela Nação, nada contra a Nação."
 

*

Elias

  • 7
  • +0/-0
Re: NRP F 335 Pero Escobar
« Responder #2 em: Dezembro 04, 2012, 11:21:59 pm »
Pois dúvidas é o que mais tenho.
Estive toda a tarde no Museu a pesquisar e a estudar os planos, para tentar chegar a conclusões, mas, sem fotografias há aspectos impossíveis de confirmar e ainda por cima algumas folhas dos planos estão bastantes "sumidas".

Outra coisa que ainda não consegui identificar é a figura que a Gina tinha na chaminé. Presumo que seja o brasão do navio, que não consta dos registos do Gabinete de Heráldica da marinha, porque quando saiu a legislação regulamentadora foi em 1973 . Também não encontrei nenhuma "cresta" com o brasão.

Por isso se alguem tiver alguma informação sobre o Brasão, agradeço. Numa primeira análise e nas fotos que tenho parece-me ser uma "cara", mas, não posso ter a certeza.

Espero para a semana ter mais alguma informação do Arquivo de Navios.

José Elias
 

*

Elias

  • 7
  • +0/-0
Re: NRP F 335 Pero Escobar
« Responder #3 em: Dezembro 17, 2012, 12:25:35 am »
Boa noite a todos.

Tenho-me esforçado bastante, já tenho bastante informação sobre a Gina, mas, aquele "Brasão" ou talvez, mais própriamente um desenho, que me parece de figura humana, não consegui ainda identificar. No Entanto e para agravar, já detectei, na chaminé, numa posição menos elevada e por cima de uma estrutra que se assemelha a uma grelha, outro emblema, este sim seemelhante a um brasão com umas ondas na parte inferior.

Também não dá para identgificar.

Mais uma vez se algum de vós me puder fornecer algum elemento mesmo que pequenino, a "Gina" ficaria eternamente grata.
Entretanto, já comecei a cortar as bitolas para a construção do casco e só estamos à espera que chegue a madeira.

Saudações
 

*

Elias

  • 7
  • +0/-0
Re: NRP F 335 Pero Escobar
« Responder #4 em: Dezembro 23, 2012, 02:01:46 am »
Olá

Boa noite a todos.

Desta vez trago noticias. Em vez de uma já descobri duas crestas da Pero Escobar.

O irónico é que nenhuma delas corresponde ao desebho da chaminé do navio.

Aqui fica o link.
e
aqui


Vamos continuar a tentar saber que emblema era aquele.

Feliz Natal para todos.
 

*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 18015
  • Recebeu: 5409 vez(es)
  • Enviou: 5717 vez(es)
  • +7064/-9429
Re: NRP F 335 Pero Escobar
« Responder #5 em: Dezembro 23, 2012, 06:39:25 pm »
Caro Elias,

Já experimentou contactar o Luis Miguel Correia, do blog http://lmcshipsandthesea.blogspot.pt/   ?

Ele é capaz de ter informação que o possa ajudar.

Fica aqui a sugestão.

Boas Festas! ;)
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

*

Turlu

  • Membro
  • *
  • 224
  • Recebeu: 102 vez(es)
  • Enviou: 199 vez(es)
  • +36/-1
Re: NRP F 335 Pero Escobar
« Responder #6 em: Dezembro 24, 2012, 11:49:30 am »
No Grupo "Filhos da Escola", no Facebook, tem algumas fotografias da Pero Escobar embora não se consigam ver grandes detalhes do navio.
 

*

Elias

  • 7
  • +0/-0
Re: NRP F 335 Pero Escobar
« Responder #7 em: Janeiro 11, 2013, 12:54:22 am »
Citação de: "Turlu"
No Grupo "Filhos da Escola", no Facebook, tem algumas fotografias da Pero Escobar embora não se consigam ver grandes detalhes do navio.

Obrigado pela informação. Já estive a ver e de facto as que lá aparecem não tem grande interesse, porque quase nada se vê.
De qualquer forma já temos muito material, apesar de alguns angulos e cantos do navio, serem desconhecidos para nós.

A Gina teve uma vida um bocado triste pois passou cerca de nive anos em fabricos e navegou muito pouco. A primeira versão a fragata parecia uma árvore de Natal cheia de recantos e armamento.

A segunda já mais racional, aligeirou bastante o navio, tornando-o ainda mais bonito a meu ver.

Vamos começar a construção em breve. As madeiras já estão compradas e as bitolas para o alinhamento do casco já estão feitas. Tenho andado a estudar os planos e ainda estou à espera de algum material que ha-de chegar do arquivo de navios.

Agora vou para a Terceira durante duas semanas e quando voltar espero começar a construção.

Um abraço e muito obrigado. Irei dando noticias. Só não sei como colocar fotos aqui mas, se forem ao Facebook procurem por  NRP Pero Escobar F335 que eu vou lá colocando algumas fotos. Tambem existe um blogue chamado Oficina Viva onde podem seguir os nossos trabalhos.



Elias
 

*

Elias

  • 7
  • +0/-0
Re: NRP F 335 Pero Escobar
« Responder #8 em: Janeiro 11, 2013, 12:59:48 am »
Vamos lá ver se fica aqui o link:





Esta é a versão mais recente.

Elias

========
Basta colocar -> e já está.
 

*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 18015
  • Recebeu: 5409 vez(es)
  • Enviou: 5717 vez(es)
  • +7064/-9429
Re: NRP F 335 Pero Escobar
« Responder #9 em: Janeiro 11, 2013, 11:26:32 am »
A título de curiosidade, aqui fica um foto da corveta italiana AIRONE da classe ALBATROS, a Pero Escobar parece ter sido um projecto aumentado destes navios:



 e a ALCIONE

"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

*

Elias

  • 7
  • +0/-0
Re: NRP F 335 Pero Escobar
« Responder #10 em: Janeiro 19, 2013, 09:25:56 pm »
Citação de: "P44"
A título de curiosidade, aqui fica um foto da corveta italiana AIRONE da classe ALBATROS, a Pero Escobar parece ter sido um projecto aumentado destes navios:



e a ALCIONE


De facto a semelhança é muito grande em termos das linhas gerais do casco. Não tenho dúvidas que a matriz da Gina é essa.

A propósito, uma vez encontradas duas crestas, ando agora à procura do emblema, penso que um retrato do Pêro Escobar, que se encontrava pintado na chaminé. O autor do original terá eventualmente sido o Sr. Cmdt Raul Sousa Machado que terá pintado um retrato a óleo do célebre piloto de Cabral.

Se alguém tiver noticias agradeço.

José Elias