Dúvidas Polícia Aérea

  • 98 Respostas
  • 41118 Visualizações
*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11015
  • Recebeu: 2328 vez(es)
  • Enviou: 3206 vez(es)
  • +731/-1031
(sem assunto)
« Responder #60 em: Maio 20, 2009, 10:08:09 pm »
Citação de: "raphael"
A única hipótese com o 12º ano para ser oficial penso que só Piloto RC (espero não estar a dar um daqueles valentes tiros no pé), mas pelo menos era...


Exacto era...

... é que há mais de um ano (talvez dois) que não abre curso de PIL (piloto RC).
 

*

tiagu25

  • 26
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #61 em: Maio 20, 2009, 10:22:20 pm »
ai posso ser piloto com o 12 mesmo que seja em regime de contracto???

ps: 25 e um numero que me atribuiram numa actividade e gostei
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11015
  • Recebeu: 2328 vez(es)
  • Enviou: 3206 vez(es)
  • +731/-1031
(sem assunto)
« Responder #62 em: Maio 20, 2009, 10:36:44 pm »
Citação de: "tiagu25"
ai posso ser piloto com o 12 mesmo que seja em regime de contracto???


Sim claro, é esperar (sentado para não se cansar) que abra o curso para você concorrer, porque como eu já referi, há mais de um ano que não abre esse curso.
 

*

Mercurio

  • 83
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #63 em: Maio 23, 2009, 12:07:28 pm »
Atenção:

Os Oficiais da Força Aérea têm todos um curso superior. Os que não entraram com um curso superior tiram-no lá dentro! Ou seja, os RC são licenciados e os que vão para a Academia podem ir com o 12º Ano, porque tiram lá o curso superior.

Efectivamente existe uma excepção para pilotos e navegadores RC onde, QUANDO O NÚMERO DE LICENCIADOS NÃO PREENCHE AS VAGAS, se autorizam candidatos com o 12º Ano. Mas estes têm prioridade 2 em relação aos licenciados.
 

*

ribadeaves

  • 10
  • +0/-0
Re: Dúvidas Polícia Aérea
« Responder #64 em: Novembro 17, 2009, 05:06:16 am »
boas,

vi aqui falarem que normalmente PA não tem futuro fora da vida militar e é dificil concorrer a sargento.

Eu vou agora pra FAP mas ainda n m decidi o que queria, mas estava interessado, mas perdi um pouco o interesse com o que li aqui.. entao é o seguinte:

Comunicações têm futuro  fora da FAP? e dentro?

Secretariado tem futuro na FAP? fora tem de certeza, pois podemos trabalhar em qualquer escritorio.. mas ha boas vagas para sargento?

e Informatica?

E assistencia e socorro?

e metereologia?

estas sao as minhas opções..

cumprimentos
 

*

Malina

  • 531
  • +0/-0
Re: Dúvidas Polícia Aérea
« Responder #65 em: Novembro 19, 2009, 05:43:59 pm »
Acho que isso é tudo muito subjectivo e depende de ano para ano... nisso não te posso ajudar porque não estou lá dentro, certamente outras pessoas te podem responder quanto a vagas para sargentos.

No entanto, para cá fora, caso não fiques lá dentro, Comunicações é capaz de ter algum futuro, já que é uma coisa sempre em evolução. Assistência e socorro será mais para trabalhos nos bombeiros, ou ajuda em ambulâncias, o que a meu ver não é muito promissor já que muita gente vai para os bombeiros hoje em dia... Quanto a informática, aconselho, há muito trabalho cá fora em informática, quase todos os dias recebo quase uma dezena de propostas de emprego para informática, sobretudo no que toca a programação (como tenho um curso de informática pûs nos sites de emprego para me enviarem também). Meteorologia não te sei dizer, é algo bastante específico, mas isso é como o controlo de tráfego aéreo e por aí adiante, são coisas muito específicas que só se oferece emprego em locais muito específicos, não é propriamente algo que seja linear e preciso em qualquer lado.
Secretariado não sei, porque hoje em dia metem qualquer um a trabalhar em secretariado mesmo que não tenha cursos, e ainda assim há quem tire cursos disso. Mas pelo menos é uma coisa que qualquer empresa precisa, sempre há alguma oferta.

Mas se queres pensar num futuro cá fora, aconselho-te informática.

Eu cá não penso nisso, no meu futuro depois cá fora, já que tenho dois cursos, um deles superior, basicamente penso apenas naquilo que quero fazer lá dentro (daí ter-me candidatado sem medo a PA). Agora se no teu caso não tens nenhum curso, seja superior, seja tecnológico/profissional, deves e muito bem pensar nisso!
 

*

ribadeaves

  • 10
  • +0/-0
Re: Dúvidas Polícia Aérea
« Responder #66 em: Novembro 21, 2009, 12:12:48 pm »
Pois, o que eu queria mesmo era PA, porque eu não me dou bem em curso muito teóricos, adoro desporto e estar sempre em movimento, por isso que não segui os cursos que andei a tirar..tirei um curso tecnico de informatica , concluí mas não gostei, entao entrei na universidade de coimbra pra desporto, mas mesmo assim preciso de mais acção, algo que puxe por mim então PA é sem dúvida o melhor pra mim, se bem que em oficiais não existem grandes vagas(mas eu agora entro para praça, so num futuro é que sera oficial).

Mas gostava muito de trabalhar no controlo de trafego aére, é algo que desperta muito o meu interesse, mas tenho medo que também seja muito de estar sentada num lugar a olhar para ecrãns, e isso pra mim não da.

thanks
 

*

Malina

  • 531
  • +0/-0
Re: Dúvidas Polícia Aérea
« Responder #67 em: Novembro 22, 2009, 05:43:14 pm »
Olha pelo que já me disseram (alguém que confirme ou não) nem na PA tens "muita acção". basicamente pelo que me disseram passa-se a maioria do tempo em Porta de Armas, tipo a controlar as entradas e saídas. Claro que é sempre mais acção do que as outras especialidades, mas ainda duvido que seja todos os dias ou coisa que se pareça.
 

*

ribadeaves

  • 10
  • +0/-0
Re: Dúvidas Polícia Aérea
« Responder #68 em: Novembro 22, 2009, 10:26:53 pm »
Citação de: "Malina"
Olha pelo que já me disseram (alguém que confirme ou não) nem na PA tens "muita acção". basicamente pelo que me disseram passa-se a maioria do tempo em Porta de Armas, tipo a controlar as entradas e saídas. Claro que é sempre mais acção do que as outras especialidades, mas ainda duvido que seja todos os dias ou coisa que se pareça.

pois, estive a falar com um amigo meu que anda la e ele disse-me o mesmo!! disse m tambem que depois para subir de posto ou pra ir pros quadros abrem bue poucas vagas e ha sempre muita gent!!! Vou concorrer a secretariado, abastecimento, controlador de trafego aereo, radarista de detenção e por ultimo policia.

Mas ainda vou pensar mais um pouco!!!
 

*

Malina

  • 531
  • +0/-0
Re: Dúvidas Polícia Aérea
« Responder #69 em: Novembro 22, 2009, 11:19:50 pm »
Sim, é verdade, mas podes candidatar-te nos quadros a outra especialidade que não a tua!
Pelo menos é o que tenho lido por aqui.
Por exemplo agora concorres a Praça PA e depois para sargento dos QP ou oficial dos QP podes candidatar-te a outra coisa qualquer...
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11015
  • Recebeu: 2328 vez(es)
  • Enviou: 3206 vez(es)
  • +731/-1031
Re: Dúvidas Polícia Aérea
« Responder #70 em: Novembro 23, 2009, 07:01:07 pm »
Citação de: "Malina"
Sim, é verdade, mas podes candidatar-te nos quadros a outra especialidade que não a tua!
Pelo menos é o que tenho lido por aqui.
Por exemplo agora concorres a Praça PA e depois para sargento dos QP ou oficial dos QP podes candidatar-te a outra coisa qualquer...

Para sargento QP a regra é seguir a mesma especialidade de praça (apesar de haver exepções que tem a ver com a não existência de sargentos de certas especialidades, por exemplo só há praças condutores, estes militares se quiserem ir para sargento tem que ir para mecânico de material terrestre, outra razão é as necessidades da Força Aérea de falta de pessoal em certas especialidades e o exesso em outras e isso varia de ano para ano, mas normalmente mesmo os que mudam de especialidade quando vão para sargento é porque foram em praça de uma especialidade parecida, um mecânico de uma coisa muda para mecânico de outra, um electricista de uma coisa muda para electricista de outra, um operador de uma coisa muda para operador de outra, mas não há pessoal a mudar de operador para mecânico, ou mecânico para secretariado, secretariado para electricista, etc

Para oficial é que se pode mudar para uma especialidade qualquer, dependendo de qual a licenciatura que possui.
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11015
  • Recebeu: 2328 vez(es)
  • Enviou: 3206 vez(es)
  • +731/-1031
Re: Dúvidas Polícia Aérea
« Responder #71 em: Novembro 23, 2009, 07:14:52 pm »
Citação de: "Malina"
Olha pelo que já me disseram (alguém que confirme ou não) nem na PA tens "muita acção". basicamente pelo que me disseram passa-se a maioria do tempo em Porta de Armas, tipo a controlar as entradas e saídas. Claro que é sempre mais acção do que as outras especialidades, mas ainda duvido que seja todos os dias ou coisa que se pareça.

Se você for PA e estiver colocado numa Esquadrilha/Esquadra de PA de uma qualquer unidade, o seu serviço vai ser tratar da segurança dessa mesma unidade, e a maior parte desse trabalho é atraves do controlo das entradas e saidas feito nas portas-de-armas e com rondas, não é todos os dias, mas é a maior parte dos dias.

Agora se for colocado na UPF é outra história, ai vai frequentar diversos cursos, participar em exercicios e em missões, mas a UPF são uns 30 elementos.

Outra sub-especialidade da PA é a cinófila, a maior parte também faz serviços de segurança, mas há pessoal que integra a equipa de demonstração da Força Aérea que faz shows com os cães nos dias de cerimónia (bobi senta, rebola, faz de morto :lol: .

Gostava de saber em que é que se baseia para dizer "Claro que é sempre mais acção do que as outras especialidades", vai-me dizer que no TACP não há acção? Ou que nas diversas esquadras de voo da FAP não há acção? :mrgreen: (mauzinho...).

Por exemplo sei de sargentos PAs que estão no TACP e outros que são recuperadores no EH101, estavam fartos de "acção"  :wink: .
 

*

Malina

  • 531
  • +0/-0
Re: Dúvidas Polícia Aérea
« Responder #72 em: Novembro 24, 2009, 01:21:09 am »
Eu o que respondi em relação aos QP foi o que li algures por aqui que até aconselharam alguém a fazer isso... não foi resposta da minha parte e como não encontro a citação, simplesmente escrevi!

Quanto a acção, tenho a impressão que o rapaz referia-se a acção física. Porque ele falava que estar sentado atrás de uma secretária a olhar para computadores ou sossegado não era coisa para ele. Portanto por "acção" penso que ele referia-se a física mesmo, mexer-se, fazer exercício, participar em combate, etc?
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11015
  • Recebeu: 2328 vez(es)
  • Enviou: 3206 vez(es)
  • +731/-1031
Re: Dúvidas Polícia Aérea
« Responder #73 em: Novembro 24, 2009, 04:08:47 pm »
Citação de: "Malina"
Eu o que respondi em relação aos QP foi o que li algures por aqui que até aconselharam alguém a fazer isso... não foi resposta da minha parte e como não encontro a citação, simplesmente escrevi!

Muito bem, mas então nesse aspecto leia o que eu escrevi que está certo, não li em lado nenhum, sei que é assim, mais de 90% (não digo um valor maior só por descargo de consciência :shock:  :wink:
 

*

Malina

  • 531
  • +0/-0
Re: Dúvidas Polícia Aérea
« Responder #74 em: Novembro 25, 2009, 12:13:10 am »
Estamos a falar em probabilidades.
Além disso de certeza que um PA tem mais probabilidades de "entrar em combate" do que um tipo atrás de uma secretária...
Digo eu!