Metro do Porto: PM adiou arranque da segunda fase do projeto
O primeiro-ministro, José Sócrates, fez este sábado depender o avanço da segunda fase do metro do Porto de um conjunto de circunstâncias relacionadas, nomeadamente com a definição de prioridades em termos de ligações e com questões de financiamento.
José Sócrates falava na inauguração do troço final (1,6 quilómetros) da Linha E/Violeta do Metro do Porto, que liga as estações Aeroporto Francisco Sá Carneiro ao Estádio do Dragão.
«A segunda fase irá nascer quando todos soubermos quais as linhas mais importantes. Quando isso for evidente faremos imediatamente tudo para que este projecto progrida», sublinhou o primeiro-ministro, referindo também a necessidade de assegurar a forma de financiamento da obra e a revisão do modelo empresarial da metro.
Em causa estão os projectos, nomeadamente para as linhas de Gondomar, Boavista, Trofa e Gaia que foram suspensas o ano passado pelo Executivo para análise da sustentabilidade e viabilidade financeira da obra.
Considerando que «andar depressa deve significar andar com segurança», Sócrates anunciou que, nesta fase, apenas avançará, em Gaia, a construção de uma zona de interface e a extensão da linha Amarela, entre Santo Ovídeo e Laborim.
«Esta obra é prioritária porque tem como objectivo a criação de um interface de transportes públicos», disse o primeiro-ministro.
O Ministro dos Transportes e Obras Públicas, Mário Lino, assegurou também o empenho do Executivo no avanço da segunda fase do projecto, mas frisou que «o Governo tem a responsabilidade de avançar com uma obra segura para ter a certeza do seu sucesso».
«Trata-se de um projecto absolutamente essencial para resolver problemas de mobilidade na Área Metropolitana do Porto, mas há questões essenciais a resolver», disse o ministro, apontando também a introdução de alterações no modelo de gestão e a necessidade de assegurar a forma de financiamento do projecto.
Nesta fase, as boas notícias, segundo Mário Lino, referem-se ao início do funcionamento, em Junho, do passe social associado ao «Andante» (que abrange metro, STCP e operadores privados) e à encomenda de 30 veículos rápidos para circular na linha da Póvoa de Varzim.
Ficou assim sem resposta o apelo do presidente do Conselho de Administração da Metro do Porto, Valentim Loureiro, para que, finda esta primeira fase, se avançasse para a fase seguinte.
«Pode contar com a metro do Porto para o desenvolvimento da região e do país, mas para isso a obra tem de continuar», disse Valentim Loureiro, acrescentando: «Digam o que querem que façamos já a seguir. Estudem, definam as prioridades, mas avancem, porque o Porto e o Norte precisam e querem obra».
A Linha Violeta - com uma frequência estimada em cerca de 30 mil passageiros/dia - liga a partir de hoje a estação Aeroporto à Estação Estádio do Dragão, partilhando o canal da Linha Vermelha desde a Estação Verdes até à Senhora da Hora e, daí em diante, circulando também em paralelo com as linhas Azul e Verde.
Com esta linha, a rede fica ligada a todos os destinos com origem no Aeroporto Internacional Francisco Sá Carneiro, estabelecendo, pela primeira vez em Portugal, uma verdadeira intermodalidade nos sistemas de transporte de articulação europeia.
O Sá Carneiro é o primeiro aeroporto português a fazer uma ligação directa com uma rede ferroviária ligeira (o Metro) e com uma rede ferroviária pesada (as Estações da CP de Campanhã, de S.Bento e de General Torres, em Gaia, acessíveis através da rede do Metro).
Este facto representa uma inovação significativa mesmo à escala europeia, havendo na Península Ibérica apenas um outro aeroporto, o de Barajas (Madrid), nas mesmas circunstâncias.
A Estação Aeroporto do Metro fica situada em frente à zona de chegadas daquela infra-estrutura aeroportuária, em paralelo com as duas vias rodoviárias existentes, e está totalmente coberta por uma estrutura de aço revestida a vidro, esteticamente integrada no aeroporto.
Diário Digital / Lusa
27-05-2006 16:40:36
de:
http://diariodigital.sapo.pt/dinheiro%5 ... news=67612Fico contente que finalmente tenham inaugurado a linha para o Aeroporto...sim porque estar a pagar Taxi 20 euros para chegar lá é um pouco chato..
Relativamente a este adiamento...se for para poupar dinheiro é mau...se realmente o que se diz é verdade, então que reorganizem os projectos..de preferencia mais rapido que a da LPM..