Ingresso no Exército

  • 5547 Respostas
  • 1093637 Visualizações
*

taymer

  • Membro
  • *
  • 2
  • +0/-0
Re: Ingresso no Exército
« Responder #5475 em: Março 05, 2019, 08:06:55 pm »
Boa tarde,

Não sei se isto já foi perguntado anteriormente, mas tenho esta dúvida e gostava de saber se aqui alguém é capaz de me esclarecer.

Sei que atualmente todos os cursos para a classe de sargentos são ministrados na escola de sargentos do exército e que hoje em dia os cursos estão abertos tanto para militares como civis...

agora pelo que eu percebi militares que se inscrevam nos cursos serão praças para serem promovidos a sargentos dos quadros permanentes, enquanto que os civis que entrem na classe de sargentos serão em regime de contrato ou de voluntariado, certo? alguém que me confirme se é realmente isto que acontece.

Se sim, a minha dúvida prende-se no sentido de...se um civil entrar no concurso para sargentos (neste caso que será em RC/RV, poderá posteriormente ingressar no curso para os quadros permanentes da mesma classe de sargentos (neste caso tornando a sua situação permanente no exército) ou isto não é possível de se fazer?

Obrigado desde já.
 

*

militar03

  • Membro
  • *
  • 181
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +0/-0
Re: Ingresso no Exército
« Responder #5476 em: Março 08, 2019, 05:02:04 pm »
que grande confusão que anda  por ai nessa cabeça......
 

*

taymer

  • Membro
  • *
  • 2
  • +0/-0
Re: Ingresso no Exército
« Responder #5477 em: Março 08, 2019, 05:35:34 pm »
que grande confusão que anda  por ai nessa cabeça......

Então?  :-\
 

*

Artur_29

  • Membro
  • *
  • 2
  • Enviou: 1 vez(es)
  • +0/-0
Re:
« Responder #5478 em: Março 26, 2019, 05:13:21 pm »
Olá , antes de mais quero saudar o criador deste tópico pela excelente decisão de cria-lo.  :P

--------
Qualquer indivíduo que queira incorporar no Exército Português deve em primeiro lugar dirigir-se ao Centro de Recrutamento da sua Zona de Residência a fim de formular a sua candidatura.


As condições são as seguintes:

    * Ter nacionalidade portuguesa;

    * Ter pelo menos 18 anos de idade, à data da incorporação;

    * Ter aptidão psicofísica adequada;

    * Não estar inibido ou interditado do exercício de funções públicas;

    * Não ter sido condenado criminalmente em pena de prisão efectiva;

    * Possuir situação militar regularizada;

    * Possuir habilitações literárias adequadas;
   
    * Ter idade não superior a:

- 30 anos de idade, para os cidadãos possuidores de licenciatura em Medicina habilitados com internato geral;

- 27 anos de idade, para cidadãos possuidores de habilitação académica com grau de bacharelato ou licenciatura;

- 24 anos de idade, para os restantes casos.

    * Ter altura mínima de:

- 1,60m para o sexo masculino;

- 1,56 para o sexo feminino;

    * Não estar abrangido pelos critérios de pré-selecção.

    * Ter como habilitações literárias mínimas as seguintes:

-Curso de Formação de Praças (CFP) – 6º ano de escolaridade;

-Curso de Formação de Sargentos (CFS) – Bacharelato;

-Curso de Formação de Oficiais (CFO) – Licenciatura;

-Curso Especial de Formação de Oficiais (CEFO) – Licenciatura.

-----------------------------
-----------------------------

Após a candidatura Aprovada pelo Ministério da Defesa Nacional o candidato irá ser chamado ás PCS , no prazo de 3 Semanas.

Passando isto para " míudos " :

Conceito de Provas de Classificação e Selecção (PCS):
As PCS constituem um conjunto de exames e testes para avaliar a aptidão psicofísica dos cidadãos candidatos à prestação do serviço militar em Regime de Contrato/Regime de Voluntariado (RC/RV).

Duração das PCS:
Realizam-se por uma só vez durante dois ou três dias, excepto quando o cidadão interponha recurso hierárquico ou fique na situação de aguardar classificação (previsto nos artigos 26º e 27º do Decreto-Lei n.º 289/2000 de 14 de Novembro – Regulamento da Lei do Serviço Militar), casos em que, retoma as provas a partir daquela que motivou o recurso hierárquico ou a situação de aguardar classificação. Assim a duração é a seguinte:
Oficiais e Sargentos: 3 dias úteis;
Praças (Contingente Normal): 2 dias úteis;
Praças (Contingente Especial - Comandos, Operações Especiais e Pára-quedistas): 3 dias úteis.

Locais de realização:
Estas provas são dirigidas e em parte realizadas num Gabinete de Classificação e Selecção (Lisboa, Porto ou, no caso dos arquipélagos dos Açores e da Madeira, Ponta Delgada e Funchal, respectivamente). Para os cidadãos que pretendem ingresso no Contingente Especial (Comandos, Operações Especiais e Pára-quedistas) as Provas Complementares Físicas são realizadas em Mafra (Centro de Tropas Comandos), Lamego (Centro de Tropas de Operações Especiais) e Tancos (Escola de Tropas Pára-quedistas). Estes órgãos fornecem alimentação e alojamento (se necessário) durante o período da sua realização.

Tipos gerais de Provas:
- Prova de Aptidão Física
- Provas Complementares Físicas (somente para os cidadãos que pretendem ingresso no Contingente Especial)
- Prova de Aptidão Psicológica
- Prova Médica de Selecção
- Entrevista Individual
 ------------------------------------
-------------------------------------

Após ter realizado as provas existe 3 cenários possíveis:

Apto, quando satisfaça o perfil psicofísico necessário para a prestação de serviço militar efectivo;

Inapto, quando não satisfaça o perfil psicofísico necessário para a prestação de serviço militar efectivo;

A aguardar classificação, quando não preencha de imediato o perfil psicofísico exigido, mas revele possibilidade de evolução susceptível de o poder atingir nos três meses seguintes à prestação de provas.

----------------------------------
----------------------------------

Conteúdo das Provas Físicas:

Contingente Normal:


Extensões de braços no solo :
Masculino- 15
Feminino- 7
 
Abdominais em 1 minuto:
Masculino- 25
Feminino- 18

Passagem do pórtico:
Masculino- Sim
Feminino- Sim

Salto do Muro ( 60cm ):
Masculino: Sim
Feminino: Sim

Teste de Cooper:
Masculino: Correr 2000 metros em 12 minutos
Feminino: Correr 1650 metros em 12 minutos

----------------------------------
----------------------------------

Os Candidatos destinados ao Contingente Especial terão que realizar as seguintes Provas Complementares:

Pára-Quedistas:

Corrida de 2500 Metros:
Masculino: 12 minutos
Feminino: 13.30 minutos

Flexão e extensão de pernas:
Masculino: 35
Feminino: 30

Abdominais em 2 Minutos:
Masculino: 35
Feminino: 30

Elevações do corpo numa barra fixa:
Masculino: 5
Feminino: Não

Flexão e extensão de braços no solo:
Masculino: 20
Feminino: 14

Prova de Agressividade:
Masculino: Sim
Feminino: Não

Salto da vala:
Masculino: 3 metros
Feminino: 2.80 metros

Passagem do pórtico duplo de 5 e 8 metros:
Masculino: Sim
Feminino: Sim

Salto da torre:
Masculino: Sim
Feminino: Sim

Passagem de túnel encurvado com 10 metros:
Masculino: Sim
Feminino: Sim

Boas pessoal, tenho uma questão que provavelmente já devem estar fartos de responder, mas vou ser bem direto, tenho uma  desnivelação da anca, mas  não sinto dores, será que na avaliação médica poderei chumbar, por causa do mesmo?
Cumps!
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20052
  • Recebeu: 2925 vez(es)
  • Enviou: 2199 vez(es)
  • +1225/-3447
Re: Ingresso no Exército
« Responder #5479 em: Março 28, 2019, 12:38:28 pm »
Boa tarde,

Não sei se isto já foi perguntado anteriormente, mas tenho esta dúvida e gostava de saber se aqui alguém é capaz de me esclarecer.

Sei que atualmente todos os cursos para a classe de sargentos são ministrados na escola de sargentos do exército e que hoje em dia os cursos estão abertos tanto para militares como civis...

Primeiro ou vais para o Curso de Formação de Praças ou para o Curso de Formação de Sargentos:

http://assets.exercito.pt/SiteAssets/DARH/RR/sargentos/Regulamento%201CFS_2019.pdf

Já para o CFS QP, precisas de já ser militar em qualquer Ramo das Forças Armadas:

http://assets.exercito.pt/SiteAssets/ESE/Concurso_de_admissao_CFS/Diario_da_Republica_2serie_n74_de_16abr18%20aviso%204998_2018.pdf#search=%E2%80%8BRegulamento%20do%20Concurso%20para%20o%20CFS%20QP
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20052
  • Recebeu: 2925 vez(es)
  • Enviou: 2199 vez(es)
  • +1225/-3447
Re:
« Responder #5480 em: Março 28, 2019, 12:39:38 pm »
Boas pessoal, tenho uma questão que provavelmente já devem estar fartos de responder, mas vou ser bem direto, tenho uma  desnivelação da anca, mas  não sinto dores, será que na avaliação médica poderei chumbar, por causa do mesmo?
Cumps!

Lê:

http://assets.exercito.pt/SiteAssets/DARH/RR/PDF/TabeladeInaptidao.pdf
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

Artur_29

  • Membro
  • *
  • 2
  • Enviou: 1 vez(es)
  • +0/-0
Re:
« Responder #5481 em: Março 30, 2019, 05:42:56 pm »
Boas pessoal, tenho uma questão que provavelmente já devem estar fartos de responder, mas vou ser bem direto, tenho uma  desnivelação da anca, mas  não sinto dores, será que na avaliação médica poderei chumbar, por causa do mesmo?
Cumps!

Lê:

http://assets.exercito.pt/SiteAssets/DARH/RR/PDF/TabeladeInaptidao.pdf
Boas li o documento todo e sinceramente não fiquei com a ideia que isto seja algum problema, pois não sinto não dores nem limitações por isso penso que não haja problema!
Muito obrigado pelo envio do documento para tirar as dúvidas..
Cumps
 

*

PereiraMarques

  • Moderador Global
  • *****
  • 7896
  • Recebeu: 1224 vez(es)
  • Enviou: 344 vez(es)
  • +5154/-235
Re: Ingresso no Exército
« Responder #5482 em: Abril 26, 2019, 10:42:58 am »
Aviso n.º 7315/2019 - Diário da República n.º 81/2019, Série II de 2019-04-26 122169600
Defesa Nacional - Exército - Gabinete do Chefe do Estado-Maior do Exército
Normas para o concurso de admissão ao 48.º Curso de Formação de Sargentos do Quadro Permanente do Exército

https://dre.pt/web/guest/home/-/dre/122169600/details/maximized?serie=II&parte_filter=31&dreId=122169590
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: HSMW

*

Jadai

  • Membro
  • *
  • 2
  • +0/-0
Re: Ingresso no Exército
« Responder #5483 em: Abril 27, 2019, 11:21:58 pm »
Boa noite, tenho como objetivo entrar na Academia Militar no próximo concurso, tenho notas acima da média, preparação física mais que suficiente e personalidade para tal. No entanto, sofro de Rinite Alérgica e após analisar as tabelas de inaptidão vi que estava na lista. Apesar de sofrer da doença, fui intervencionado cirurgicamente e não apresento quaisquer sintomas desde então, levando uma vida normal. Tudo o que eu quero saber é, há volta a dar? Posso mesmo candidatar-me à Academia Militar?
 

*

davidmiguel97

  • Membro
  • *
  • 33
  • Enviou: 3 vez(es)
  • +0/-0
Re: Ingresso no Exército
« Responder #5484 em: Maio 12, 2019, 12:54:36 pm »
Boa tarde,
Se um militar for considerado INAPTO em alguma das provas para a ESE ( Formação de Sargento do Exército QP ) ele não pode concorrer mais?
Ou no ano seguinte pode concorrer como se fosse a 1ª vez?
 

*

soldacaparica

  • Membro
  • *
  • 1
  • +0/-0
Re: Ingresso no Exército
« Responder #5485 em: Maio 21, 2019, 09:24:54 pm »
Boa noite,
Pretendo ingressar no exército para o ano que vem (faço 24 em Agosto mas estou a contar que abram antes disso), mas há várias questões que se colocam.

1ª é preciso saber nadar?
2ª estive a ver a tabela que mostra quais as situações de saúde que impedem de ingressar e uma delas (disfunções na tiróide) eu tenho. Mais concretamente, fui operada e não tenho tiróide. Tomo reposição hormonal diária. Sabem se eles são muito picuinhas com estas questões? Á parte disso não tenho mais problemas de saúde a não ser o facto de, entramos no ponto 3....
3º  Tenho excesso de peso e sei perfeitamente como me livrar dele. Estou focada e com vontade de me tornar capaz para conseguir ultrapassar as provas físicas iniciais. Mas tenho receio que não seja suficiente... Ao fim ao cabo, tenho 1 ano para me preparar e também não tenho assim taaaanto peso a mais quanto isso. 
 

*

PereiraMarques

  • Moderador Global
  • *****
  • 7896
  • Recebeu: 1224 vez(es)
  • Enviou: 344 vez(es)
  • +5154/-235
Re: Ingresso no Exército
« Responder #5486 em: Julho 29, 2019, 10:42:59 am »
Aviso n.º 12121/2019 - Diário da República n.º 143/2019, Série II de 2019-07-29 123544681
Defesa Nacional - Exército - Comando do Pessoal
Concurso de admissão de voluntários para a prestação de serviço militar em regime de contrato na categoria de oficial

https://dre.pt/web/guest/home/-/dre/123544681/details/maximized?serie=II&parte_filter=31&dreId=123508460

Aviso n.º 12122/2019 - Diário da República n.º 143/2019, Série II de 2019-07-29 123544682
Defesa Nacional - Exército - Comando do Pessoal
Concurso de admissão de voluntários para a prestação de serviço militar em regime de contrato na categoria de Sargento

https://dre.pt/web/guest/home/-/dre/123544682/details/2/maximized?serie=II&parte_filter=31&dreId=123508460
« Última modificação: Julho 29, 2019, 10:45:27 am por PereiraMarques »
 

*

Tatti

  • Membro
  • *
  • 2
  • Recebeu: 2 vez(es)
  • Enviou: 2 vez(es)
  • +0/-0
Re: Ingresso no Exército
« Responder #5487 em: Julho 30, 2019, 04:32:39 pm »
Aviso n.º 12121/2019 - Diário da República n.º 143/2019, Série II de 2019-07-29 123544681
Defesa Nacional - Exército - Comando do Pessoal
Concurso de admissão de voluntários para a prestação de serviço militar em regime de contrato na categoria de oficial

https://dre.pt/web/guest/home/-/dre/123544681/details/maximized?serie=II&parte_filter=31&dreId=123508460

Aviso n.º 12122/2019 - Diário da República n.º 143/2019, Série II de 2019-07-29 123544682
Defesa Nacional - Exército - Comando do Pessoal
Concurso de admissão de voluntários para a prestação de serviço militar em regime de contrato na categoria de Sargento

https://dre.pt/web/guest/home/-/dre/123544682/details/2/maximized?serie=II&parte_filter=31&dreId=123508460
Boa tarde, eu tenho uma dúvida que não sei se me poderá esclarecer... e que até me está a deixar muito nervosa...
Segunda feira, dia 5 de agosto, vou realizar as PCS. Estou um pouco apreensiva acerca da altura... Ultimamente em todas as consultas médicas, carta de condução e cartão de cidadão (tudo realizado entre maio e junho deste ano) a minha altura é 1.56m. Hoje medi-me em casa e tenho 1.53m... É possível eu não ser admitida na instituição devido à altura? Mesmo que todos os meus outros testes/exames que serão realizados estejam positivos e me mostrem apta para servir no exército?
Muito obrigada desde já pela compreensão e atenção dada.
Atenciosamente aguardo uma resposta.
Obrigada.
 

*

PereiraMarques

  • Moderador Global
  • *****
  • 7896
  • Recebeu: 1224 vez(es)
  • Enviou: 344 vez(es)
  • +5154/-235
Re: Ingresso no Exército
« Responder #5488 em: Julho 30, 2019, 04:41:49 pm »
Não sei. Com a falta de candidatos não deve ser um factor muito importante... Só indo às provas pode ter a certeza.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Tatti

*

raphael

  • Investigador
  • *****
  • 1617
  • Recebeu: 358 vez(es)
  • Enviou: 326 vez(es)
  • +97/-42
Re: Ingresso no Exército
« Responder #5489 em: Julho 30, 2019, 05:56:41 pm »
É favor perder metade desse nervosismo...senão isso ainda será a causa da inaptidão e não a altura...autoconfiança em si e nas suas capacidades é o mais importante. ir para lá nervosa e a roer as unhas é meio caminho para não ter sucesso.

pelo positivo...ah e tal você é pequena para servir no exercito...desculpe a minha altura é uma vantagem...nos veiculos blindados não terei problemas em movimentar-me e a capacidade de camuflagem é incrementada...porque quanto maior o alvo maior a hipotese deste ser atingido primeiro.

É abordar os testes como um copo meio cheio em vez de meio vazio como a maioria aborda os desafios na vida...
Um abraço
Raphael
__________________
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Cabeça de Martelo, Tatti