Portugal em Guerra

  • 0 Respostas
  • 2290 Visualizações
*

dremanu

  • Investigador
  • *****
  • 1254
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +7/-18
Portugal em Guerra
« em: Julho 15, 2004, 02:19:15 pm »
Anunciamos desde já o lançamento do próximo livro da colecção Batalhas de Portugal, da Tribuna da História, que ocorrerá no dia 20 de Julho no Museu Militar de Lisboa.



OLIVENÇA – 1801
Portugal em Guerra do Guadiana
ao Paraguai


A guerra de 1801 entre Portugal e a Espanha aliada à França, é conhecida sobretudo por ser o momento em que se perdeu o território de Olivença. Mas este conflito, conhecido por “Guerra das Laranjas”, esteve longe de ter como preocupação fundamental aquela antiga vila Alentejana. Na realidade, as operações desenrolaram-se tanto ao longo das fronteiras de Portugal, como das do Brasil e no Oceano Atlântico.
Esta obra apresenta uma visão nova do desenrolar das hostilidades no território europeu, não só abordando os teatros de operações em que o exército português se confrontou com o espanhol, em, Trás-os-Montes, no Algarve e no Alto Alentejo, mas também a abordando a estratégia desenvolvida à época face ao que já se via com uma possível primeira invasão francesa do território nacional. Relata-se o desenrolar da guerra na América do Sul, onde Portugal conquistou um imenso território, tanto no estado do Rio Grande do Sul como no de Mato Grosso, delimitando quase definitivamente as actuais fronteiras do Brasil.
Se Portugal perdeu Olivença, logo no início das hostilidades, conseguiu, no entanto, realizar os seus objectivos estratégicos neste conflito. Foi esta a última guerra travada por Portugal com a vizinha Espanha.


O autor Manuel Amaral, é licenciado em História pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, da Universidade Nova de Lisboa, é Professor da cadeira de História das Teorias Político-Sociais no Instituto de Novas Profissões desde 1993. Dirigiu o sector de documentação da Mediateca da TVI de 1994 a 1998. É o criador e responsável d’ “O Portal da História”, na Internet desde 2001. Colaborador do Instituto de Defesa Nacional, tem vários trabalhos publicados sobre História Militar, sobretudo referentes ao período compreendido entre 1793 e 1823.


FICHA TÉCNICA

Colecção: Batalhas de Portugal
Data de lançamento: 20 de Julho de 2004 pelas 18H 30m
Local: Museu Militar de Lisboa
Título: Olivença – 1801 – Portugal em Guerra do Guadiana ao Paraguai
Autor: Manuel Amaral
Código de Barras: 9789728799199
Preço c/IVA: 22 € Preço s/IVA: 20,95 €
N.º páginas: 112
"Esta é a ditosa pátria minha amada."